O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 8 Compartilhado 2 Comentários

Como usar o Wi-Fi do seu smartphone Android

Com o tempo de uso, alguns recursos vão ficando corriqueiros aos olhos dos usuários, porém, são de extrema relevância para quem ingressou no universo dos smartphones Android. Pensando nestes marinheiros de primeira viagem, o AndroidPIT dará início a uma série de artigos que têm por objetivo esclarecer funções e recursos presentes em um smartphone e que podem ser bastante funcionais uma vez que o usuário entenda como estes funcionam. Neste primeiro artigo, você fica sabendo como ativar e desativar o Wi-Fi de um smartphone rodando Android 4.0.4.

wi fi android

No menu de configurações, o recurso Wi-Fi é o primeiro do tópico Redes sem Fio e Outras. Ao clicar sobre esta opção, você pode ligar ou desligar o Wi-Fi. Ao ativar o Wi-Fi, uma relação de redes sem fio disponíveis aparecerão na tela do seu dispositivo. Neste momento, você pode fazer um refresh das redes clicando em “Procurar”/ “Verificar” ou mesmo adicionar rede. 

Adicionar rede wi fi

Ao optar por adicionar uma rede Wi-Fi, você terá uma caixa de diálogo na qual é possível adicionar uma rede sem fio inserindo o SSID (nome da rede) e o tipo de segurança (implementado na rede). Assim, você pode se conectar automaticamente quando ela estiver disponível. Este recurso é utilizado somente quando a rede que você deseja utilizar não aparece automaticamente na relação de redes disponíveis.

Configurações avançados de Wi-Fi

wi fi smartphones android

Notificação de rede

Esta é a primeira opção do menu avançado de Wi-Fi e ao selecioná-la, o usuário informa ao aparelho que gostaria de ser notificado quando uma rede aberta estiver disponível. Porém, muito cuidado, pois sempre que o dispositivo estiver utilizando o plano de dados e o Wi-Fi estiver ligado, o consumo de bateria aumenta, pois o aparelho estará procurando torres distantes e decidindo com qual se conectar o tempo todo.

Manter Wi-Fi quando inativo

Sempre que o aparelho estiver inativo - quando a tela estiver travada, por exemplo - você pode optar por usar ou não o Wi-fi, o que significa continuar recebendo ou não  e-mails, tweets, mensagens do Facebook. Ao configurar seu smartphone para manter o Wi-fi sempre ativo, você economizará bateria já que o aparelho não precisa procurar redes para se conectar sempre que for destravado:

manter wi fi smartphone inativo

PS.: A opção “Nunca” aumenta o uso de dados do plano de dados do cartão SIM (3G/2G).

Endereço MAC

Este recurso é o endereço de controle de acesso à mídia (MAC) do seu telefone ao se conectar com redes Wi-Fi. É uma espécie de identidade virtual para acesso à mídias.

Endereço IP

O número indicado no endereço IP (Protocolo de Internet) é aquele que será atribuído pela rede Wi-Fi à qual o aparelho está conectado, a não ser que esteja utilizando as configurações de IP atribuídas a um endereço de IP fixo.

Economize dados e bateria

Lembrando que, caso você não esteja utilizando a cobertura Wi-Fi - casa, trabalho ou universidade - seu aparelho vai procurar redes constantemente e gastar bateria caso o Wi-Fi esteja ligado. Logo, se sair do Wi-Fi, desligue o recurso. no entanto, enquanto você usa a rede sem fio, deixe-a sempre ativa no aparelho.

Agora que você ficou por dentro do significado de alguns recursos relacionados ao Wi-Fi de um smartphone Android, aplique algumas destas dicas e economize bateria e o plano de dados do dispositivo.

8 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações