É assim que vejo o WhatsApp substituindo o Android como sistema operacional

androidpit facebook messenger vs whatsapp vs telegram
© nextpit

E se WhatsApp tornar-se o único aplicativo que você utiliza no Android, ou mesmo virar uma espécie de sistema operacional? Isto pode soar um pouco forçado, mas os apps de mensagens estabeleceram-se rapidamente como as plataformas móveis do futuro. Logo, cabe a pergunta: será que o Android pode sair de moda?

A onda de interesse em "mensagens como uma plataforma” vem aumentando nos últimos anos. O desenvolvimento de softwares para smartphones e a forma como os serviços são oferecidos online, estão transformando as interfaces mobile. E essa mudança está atualmente centrada em torno de conversas baseadas em texto.

Na chamada “era pós-pesquisa”, aplicativos de mensagens como WhatsApp, WeChat, Facebook Messenger e Snapchat estão mostrando sinais claros de que eles poderão, em breve, competir com sistemas operacionais móveis como Android e iOS. Como eles se tornam ecossistemas inteiros em si próprios, a necessidade de um SO para hospedá-los se tornaria menos relevante.

WhatsApp, WeChat e Facebook Messenger poderão competir com sistemas operacionais

Há até mesmo o argumento de que plataformas de mensagens poderiam substituir interfaces gráficas tradicionais, tornando Android totalmente obsoleto. Mas como isso aconteceria? Com balões de diálogo e emojis? Não é bem assim, claro.

  • Ter o NET Vírtua como operadora de celular seria uma boa ideia?
whatsapp002
Passamos boa parte do nosso dia no WhatsApp / © NextPit

A coisa funcionaria mais como uma “Interface de conversação do usuário”. Seria possível reservar um Uber, encomendar uma pizza ou utilizar qualquer serviço em que você, hoje, usa um aplicativo para fazê-lo. Só que nesse novo mundo você faria tudo isso através de um aplicativo de mensagens. Uma ideia bastante poderosa.

Benedict Evans escreveu no ano passado que, até agora, o WeChat foi único que obteve sucesso real nesse conceito. Trata-se de um aplicativo de mensagens, mas também um lugar onde os desenvolvedores podem construir serviços. E esses serviços podem acessar a identidade, localização, pagamento e outras informações para executar funções diversas.

A coisa funcionaria mais como uma “Interface de conversação do usuário”

Estamos falando aqui de uma segunda revolução do e-commerce, que substituiria todas as atividades que, normalmente, usam aplicativos. Só que, nesse novo mundo, faríamos tudo isso através de uma plataforma de mensagens.

ANDROIDPIT facebook 6
O Facebook Messenger já permite você fale com as marcas nos EUA / © ANDROIDPIT

Pense em todo o tempo que você já gasta em messengers. Eu, por exemplo, passo a maior parte do meu dia no WhatsApp e Facebook Messenger. Mas se os desenvolvedores podem conectar os aplicativos e serviços que eu uso em uma plataforma de mensagens de grande porte, eu abandonaria os apps sem pensar duas vezes.

Tome o Uber como um exemplo: eu reservei um carro no Rio de Janeiro dia desses. Abri o aplicativo, ele me localizou e disse quantos os motoristas estavam por perto. Eu escolhi um, ele cobrou no meu cartão de crédito e informou quanto tempo demoraria para chegar.

Minha interação com Uber foi, essencialmente, um diálogo de mensagens. E considerando que eu só vou usá-lo quando precisar de uma carona, por que precisaria de um app independente? Existe um enorme potencial nos aplicativos de mensagens para oferecer plataformas de interações como esta.

Uber
O Uber já pode ser usado no Facebook Messenger / © ANDROIDPIT

Mas, claro, também encontramos problemas para levar isso em frente. Os desenvolvedores podem enfrentar limitações em como construir todo esse ecossistema e oferecer os seus serviços, sem a liberdade para criar aplicativos independentes e com todas as restrições que as interfaces com base em diálogo poderiam representar. 

Construir serviços nos apps de mensagens pode ser um problema, já que essa plataforma também tem limitações

E outra limitação está na possibilidade de que as plataformas de mensagens podem atender somente empresas de marketing e e-commerce, como aqueles em que a plataforma M do Facebook mira. Isso pode tornar dificultar a expansão dos messengers como um sistema onipresente.

Mas com o enorme potencial de plataformas de mensagens tornando-se ainda mais entrelaçados com a experiência móvel, mais dia, menos dia veremos elas tentando uma “vida própria” e deixando para trás grandes empresas como Google e Apple. Isso pode demorar meses ou anos. Mas vai acontecer

Você já pensou na possibilidade de plataformas de mensagens substituírem o Android ou os aplicativos tradicionais?

Ir para o comentário (91)
Omar Hamwi

Omar Hamwi
Diretor de conteúdo

Omar é um usuário dedicado do Android desde 2011. Ele começou sua carreira como jornalista dos media impressos antes de passar para as publicações digitais. Ele adora tecnologia e, desde sua mudança de Sydney para Berlim, compartilha seus interesses com a equipe do AndroidPIT. Sua missão agora é ajudar os leitores do site a encontrar os melhores aparelhos e serviços para as suas necessidades.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
91 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Kiritsu Yakagami 16
    Kiritsu Yakagami 25/03/2016 Link para o comentário

    Seria como estar num filme de terror se um OS do Facebook ou do WhatsApp fosse muito influente como o Android e o iOS é hj


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 25/03/2016 Link para o comentário

    Existem alguns casos de matérias no AndroidPIT onde você lê o título e solta aquele "WTF?", mas depois entra na matéria e percebe que o título era propositalmente chamativo, para algo mais "diferente/interessante" (o que não é novidade, pois muitos sites, dos mais variados "temas", fazem isso).
    Achei que essa não seria uma delas, mas me enganei.

    A possibilidade pode até existir, mas, será? Será mesmo?
    As chances de fracasso são bem maiores que as de sucesso, vide quem já tentou fazer isso (Facebook, que desistiu da ideia antes mesmo de abordá-la com força total, prevendo os prejuízos; e o Firefox com o FirefoxOS).
    Se nem mesmo o Windows Phone/atual Windows 10 conseguiu embargar totalmente ao mesmo nível do Android e do iOS (por melhor que o mesmo seja atualmente), um "novato" faria um estrago desse, principalmente levando em conta o histórico de quem já tentou?
    Acho difícil.
    Não, na verdade, acho quase impossível.


  • Jefferson Frazao 13
    Jefferson Frazao 25/03/2016 Link para o comentário

    Isso me lembra do Facebook Home...

    Arthur S.Leonardo Alves


  • Diego 35
    Diego 25/03/2016 Link para o comentário

    E aí,se cair o WhatsApp como sempre acontece, cai todos os serviços juntos! Maravilhoso

    Arthur S.


    • Leonardo Alves 56
      Leonardo Alves 25/03/2016 Link para o comentário

      Estranho... Fora quando a justiça o bloqueou, nunca caiu comigo ou com quem tenho contato.

      Diego


      • Arthur S. 40
        Arthur S. 26/03/2016 Link para o comentário

        VC não deve ser usuário ativo entao, já uso faz 3-4 anos e já caiu umas 10 vezes


      • Leonardo Alves 56
        Leonardo Alves 28/03/2016 Link para o comentário

        Imagino eu que uma pessoa que utilize o aplicativo diariamente por cerca de 12 horas por dia desde o lançamento do mesmo seja um usuário ativo..


  • Ramon Carvalho 2
    Ramon Carvalho 25/03/2016 Link para o comentário

    Mais absurdo que essa idéia foi eu perder meu tempo lendo parte dela.

    Denilson GolfetoDiego


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 25/03/2016 Link para o comentário

    Pra mim seria meio inútil porque os apps de mensagens são os que menos uso.


  • Thiago S. Araújo 1
    Thiago S. Araújo 25/03/2016 Link para o comentário

    Pode simbyam era top e hoje nada, Android e top até parece um sistema melhor.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 25/03/2016 Link para o comentário

    Acho realmente forçado
    mas... Quem sabe


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 25/03/2016 Link para o comentário

    Seria perfeito ter que eliminar vários aplicativos e usar apenas um pra outras funções. Uma ideia que tem futuro com certeza!!!


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 25/03/2016 Link para o comentário

    a vantagem que o WhatsApp tem atualização quase todo dia! hahaha


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 25/03/2016 Link para o comentário

    Se WhatsApp fazer isso, acredito que seria um forte concorrente para: android e iphone


  • 6
    Maike Abreu 24/03/2016 Link para o comentário

    Não tinha pensado nisso!


  • João Pedroca 6
    João Pedroca 24/03/2016 Link para o comentário

    Eu não duvido totalmente disso, mas é um pensamento muito ''avançado''.
    O quê eu acho mais fácil e que provavelmente acontecerá é a saída dos apps do Facebook (Facebook, Instagram, Whatsapp, Facebook Mentions, etc) da PlayStore e a criação de uma loja própria, sem depender da GooglePlay e de suas limitações e políticas internas.

    Mas partir para um SO próprio é algo muito avançado, precisaria fazer acordo com várias fabricantes. Se isso um dia pudesse ocorrer, acredito que seria como uma Cyanogen OS da vida, em quê é baseada no Android Open Source Project. Criar um SO do zero é MUITO complicado e por quê fazer isso se tem o Android com o código aberto, ali pronto?

    Porém novamente acredito que a priori eles vão oferecer algo parecido com a Amazon Store, porém somente com os apps da Facebook Inc., um SO pode ser daqui a 5 anos. Até porquê enquanto isso, o próprio Google está estendendo seus tentáculos para os carros, com o Android Auto, para as TVs, com o Android TV, e para os relógios, com o Android Wear.

    E o Google não é como a Blackberry ou a Nokia que ficaram paradas vendo a concorrência avançar.

    Wanderson SepulchroJúlio Gama


  • 8
    Wellington Jonny 24/03/2016 Link para o comentário

    kkkkkkkkkkkkkkkkk


  • Maurício Rodrigues 25
    Maurício Rodrigues 24/03/2016 Link para o comentário

    Não vejo isso com o Whatsapp mas com o telegram já tem bom caminho andado, com o uso de bots por sua vez da pra se livrar de vários apps, como de notícias, baixar mídias e etc.


    • Marco Túlio 17
      Marco Túlio 27/03/2016 Link para o comentário

      O whatsapp também tem boots, pouca gente sabe disso e muito menos usam, mas está lá, apesar de serem bem poucos e bem limitados.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 24/03/2016 Link para o comentário

    Nesse mundo não podemos dizer nunca.
    O Whatsapp pode virar Sistema Operacional tal qual qualquer um pode fazer qualquer coisa, basta programar.
    Mas vamos convir, com o Telegram sendo muito melhor que o Whatsapp, que credibilidade esse pseudo sistema pode ter?


  • 82
    Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

    Errado! O Telegram é melhor! ELE vai substituir o Android! 😅

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Ahuhhuhuaaugaaaa
      Ta impossível hj einh brother!!

      Leonardo Alves


    • David CD 80
      David CD 24/03/2016 Link para o comentário

      Sim, ele eh melhor em todos os quesitos, mas não eh popular.


  • 22
    Tairo P. 24/03/2016 Link para o comentário

    Nessa linha pensamento/opinião, eu acho muito mais provável que o Telegram consiga esse feito com seus bots, que hoje automatizam funções e substituem até mesmo alguns apps!

    Deivis Schuman


    • Eduardo Rocha 37
      Eduardo Rocha 24/03/2016 Link para o comentário

      Concordo Tairo!


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Pois é Tairo!


    • Eric Romero 39
      Eric Romero 24/03/2016 Link para o comentário

      Pois é. Mas o aplicativo acaba tornando-se inútil devido à menos de 5% da minha lista de contatos ter baixado o Telegram pelo menos uma vez, e quase ninguém utilizá-lo.


  • FUNKY DESEMPREGADO C. 22
    FUNKY DESEMPREGADO C. 24/03/2016 Link para o comentário

    como adoro ver o pessoal do androidPIT viagar na maionese kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Wallace MarquesConta desativada


  • Alysson Mogno 6
    Alysson Mogno 24/03/2016 Link para o comentário

    Não faz sentido nenhum.

    Aí você tem o "WhatsAppOS" e como no exemplo da matéria diz, para verificar o Uber, você teria que acessar a página deles dentro do sistema whatsapp e usar uma interface desenvolvida por eles, onde mostraria os carros próximos. Essa interface serio o APP desenvolvido pela equipe do Uber e APP o Android já tem.

    E mesmo que digam, "O WhatsAppOS vai oferecer a interface para várias necessidades". Isso é infinitamente pior que o Android. O desenvolvedor tem uma idéia, mas a interface do sistema não tem suporte e não permite que você desenvolva do jeito que quiser.

    Idéia sem pé, nem cabeça.

    LucasDeivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      bem explicado alysson


  • Helder Coutinho 28
    Helder Coutinho 24/03/2016 Link para o comentário

    Galera tá ardida nos comentários...

    Mas vamos manter o mínimo de cordialidade e respeito ao próximo aqui.

    Se alguns simplesmente olhassem a página do staff do AP, veriam quantas pessoas estão envolvidas diretamente no editorial da versão Brasil do site, e quanto tempo eles gastam por dia para verificar a veracidade de notícias, elaborar matérias, isso quase que 24h por dia. Não estou puxando o saco de ninguém, mas ser ríspido como alguns leitores soam em seus comentários não ajuda em nada o crescimento da comunidade.

    Pode parecer uma idéia meio exagerada demais o 'ZapZapOS', mas nada que não seja impossível, assim como já tivemos o FIrefoxOS.

    Vale frisar um comentário da Camila sobre a exemplo do Facebook ( http://www.androidpit.com.br/como-whatsapp-poderia-substituir-android?c=2060903#comment2060903 )

    Mais empatia e menos reatividade, povo.

    Arthur Guzzo


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Mas quem aqui está desrespeitando brother Helder?


      • Helder Coutinho 28
        Helder Coutinho 24/03/2016 Link para o comentário

        Ilustre, volte alguns comentários e veja uma certa acidez que não é necessária.

        Sei que não é possível agradar a todos, mas dar o mínimo de valor ao trabalho de outras partes já seria muito importante.

        Temos o livre direito sim de realizar apontamentos e até mesmo críticas caso a pauta trabalhada aqui fuja dos parâmetros, mas a partir do momento que você trata com grosserias e rispidez desnecessária, qualquer resquício de razão deixa de existir em sua argumentação.


    • Leonardo Alves 56
      Leonardo Alves 25/03/2016 Link para o comentário

      Helder, é uma possibilidade, sim. Mas uma possibilidade mínima, e que, caso ocorra, terá grandes chances de fracasso, apenas.

      Como disse antes, o Facebook tentou abordar isso de uma forma inicial/breve com o HTC First, apenas para obter péssimos resultados e desistir da ideia que traria mais prejuízo que lucro.
      A própria Firefox, com seu tamanho e qualidade, tentou com o FirefoxOS como você disse (e que, inclusive, não sei se já foi descontinuado), e nada conseguiu.


  • Não Sou Capaz de Opinar 13
    Não Sou Capaz de Opinar 24/03/2016 Link para o comentário

    WhatsApp é bom, não dá para ficar sem ele, mas substituir o Android não. O Android é muito necessário.

    Conta desativada


  • 73
    Jairo rios 24/03/2016 Link para o comentário

    Um pouco utópico , mas.......não impossível , grana para tal empreendimento o Zuckerberg possue.

    Camila Rinaldi


  • 2
    Luca 24/03/2016 Link para o comentário

    nao concordo


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      24/03/2016 Link para o comentário

      Lucas, você tem que entender a diferença entre uma notícia e uma opinião. O redator está falando de algo que ele acredita que pode acontecer no futuro com base naquilo que ele vivencia no dia-a-dia dele. Você necessariamente não precisa concordar com ele, mas também não precisa ofender ninguém aqui para dizer que você não pensa o mesmo.

      Jonny E.Denis


      • Gerson Santos 6
        Gerson Santos 24/03/2016 Link para o comentário

        A verdade eh q o AndroidPit vive alfinetando o Whatsapp o tempo todo. Cansa isso, precisamos de conteúdos diferentes!


      • 12
        Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

        Gerson, não concordo com seu comentário todo, mas o site vive alfinetando uma coisa ou outra sim, como o iOS. A questão ao meu ver é que às vezes parece que somente os editores podem ter criticas ou opiniões, os usuários não. Não vi ofensa nenhuma no que o cara ali em cima disse, já vi comentarios piores e que permanecem "imunes".


      • Camila Rinaldi 67
        Camila Rinaldi
        • Admin
        • Equipe
        24/03/2016 Link para o comentário

        Gerson, assim como você acha que estamos alfinetando o WhatsApp (o que não é o caso deste artigo), outros pensam que fazemos isso com o Facebook, com o Facebook Messenger, com o Telegram, com a Sony, com a Samsung, com a Motorola... e é bem difícil agradar a gregos e troianos! ;)

        Jonny E.Helder Coutinho


      • 82
        Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

        Só vejo um não concordo do Luca. Ñ vejo ofensa nisso. Foi editado o comentário?


      • 12
        Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

        Foi, Andeu Vasconcelos. Porem, não tinha ofensa nenhum no anterior, somente disse que a ideia era ridícula e que o androidpit tinha caido no conceito dele.

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

        Então pra q td isso...


      • 16
        Pablo Silva 24/03/2016 Link para o comentário

        #esperando o diário do mi5😕


    • Diego Scorpion 28
      Diego Scorpion 24/03/2016 Link para o comentário

      O site do AndroidPit estava suspenso ontem. Deve ter ocasionado pelas últimas matérias.
      Caiu a ficha...


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

        Aahuaauhauhauhauhauhauhaa!


  • Kevin Couto 21
    Kevin Couto 24/03/2016 Link para o comentário

    😓😓


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

    Que Brisa einh!!
    Tomou chá de trombeta?

    Conta desativada


  • 6
    Rubens Costa 24/03/2016 Link para o comentário

    AndroidPIT deveria fazer aquele artigo em busca de pessoais interessadas em escrever para o site, porque os atuais, tão forçando demais nas matérias. Que viagem foi essa? #legalizaSTF


  • Denis 57
    Denis 24/03/2016 Link para o comentário

    Não consigo enxergar algo assim acontecendo. Facebook e Firefox já tentaram e não foram à lugar nenhum. Até mesmo o Tizen que poderia ser uma alternativa ainda não encontrou o seu lugar ao sol. Portanto, para tomar o lugar do Android, os desenvolvedores ainda precisam comer muito feijão com arroz ou aparecer com algo realmente surpreendente e revolucionário.

    Conta desativadaArthur GuzzoCamila RinaldiKelly BarbosaMichael DavidVirgílio SantiagoeduardoDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Realmente brother, penso da mesma forma!

      Denis


  • 10
    Fabio souza 24/03/2016 Link para o comentário

    Kkkk daq a pouco vamos ter top 10 dos artigos mais sem noção do androidpit

    LucasConta desativadaKelly BarbosaMichael DavideduardoDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Aahuahuauhauhauhauhauha!


    • Augusto Silva 34
      Augusto Silva 24/03/2016 Link para o comentário

      Esse aqui é forte candidato.


  • 5
    Diogo de Oliveira Bastos 24/03/2016 Link para o comentário

    Tá mais pro fim do AndroidPit do que do OS. Lamentável isso, e o pior é que não acreditei que perdi meu tempo lendo!

    Cassiano Geduardo


    • 10
      Fabio souza 24/03/2016 Link para o comentário

      Concordo, androidpit ta falido, credo... So matéria ruim

      eduardo


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Relaxa brothers!


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      24/03/2016 Link para o comentário

      Olha Diogo, o Facebook começou como uma rede social, certo? Hoje, o serviço possui uma loja de apps, oferece aplicativos e já se falou sim na possibilidade de se ter um sistema operacional do Facebook. Me impressionaria se o WhatsApp ou qualquer outro serviço com o mesmo número de usuários não estivesse pensando lá na frente e estudando a possibilidade de oferecer algo neste sentido.

      Se você nunca parou para pensar nisso, ou nunca ouviu falar sobre isso, como disse antes, não significa que não esteja acontecendo. E, sinceramente, não acho que o Android vá ser substituído por este ou aquele SO, mas nada é insubstituível, certo?

      Lucas Goulart F.Lígia B.Jonny E.Eric RomeroBruno SalutesHelder CoutinhoArthur Guzzo


      • Augusto Silva 34
        Augusto Silva 24/03/2016 Link para o comentário

        O fato de algumas empresas expadirem o alcance dos seus produtos não é uma novidade, a Mozilla, por exemplo, criou o FirefoxOS que certamente tem um certo respaldo pela boa reputação que o navegador deles tem. Então a questão que eu acho sem nexo não é essa, e sim o fato de que até então não há nenhum esboço real, pelo menos não até agora, por parte do Facebook em criar um "WhatsAppOS" ou algo do gênero. Há possibilidades? Claro, mas nada que faça o assunto virar uma matéria dessas.


      • Leonardo Alves 56
        Leonardo Alves 25/03/2016 Link para o comentário

        Na verdade, o Facebook chegou bem próximo disso com o HTC First, apenas para ver que não deu resultado.
        Acha que arriscariam de novo pra ter o mesmo resultado?


  • 5
    Xperia Man 24/03/2016 Link para o comentário

    kkk, que viajem! Atualização do Z3 que é bom nada né! 😒

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Logo sai brother!


  • 43
    Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

    What?????? O.o


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      ^^


  • Lê C. 16
    Lê C. 24/03/2016 Link para o comentário

    Será que somente eu acredito no contrário? Não foi o que o Facebook tentou e não teve sucesso?

    Camila Rinaldi


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Facebook tentou, Mozila tentou e não deu em nada!


  • Jeffersom Benvindo 21
    Jeffersom Benvindo 24/03/2016 Link para o comentário

    Aquele HTC do facebook mostrou que isso é diferente

    Camila Rinaldi


  • Akjmed Tarqui 18
    Akjmed Tarqui 24/03/2016 Link para o comentário

    Tava indo tão bem as matérias...


  • Jeffersom Benvindo 21
    Jeffersom Benvindo 24/03/2016 Link para o comentário

    Que viagem foi essa na matéria ? huehue

    eduardo


  • 82
    Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

    Poura meu! Cê tá loko! Delirou

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Viajou legal!
      Aauhauhahuauhauhaaa

      Conta desativada


  • Julinho 14
    Julinho 24/03/2016 Link para o comentário

    Irmão, a erva que vocês estão consumindo está forte hein?! pqp

    Rubens Costaeduardo


    • 10
      Fabio souza 24/03/2016 Link para o comentário

      Poe dessa pra mim kkk


    • 6
      Rubens Costa 24/03/2016 Link para o comentário

      Quero

      Lucas Goulart F.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Aaauhauhauhauhauhauhauhaa!


  • 13
    Lucas 24/03/2016 Link para o comentário

    A falta de assunto nesse site tá demais ein

    Deivis Schumaneduardo


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Relaxa de hoje pra amanha aparece noticia do Ios ou Iphone!

      Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

        kkkkkk


      • Eric Romero 39
        Eric Romero 24/03/2016 Link para o comentário

        Ou talvez pensamos não só no presente, mas no futuro também. ;)


      • Lucas Goulart F. 46
        Lucas Goulart F. 25/03/2016 Link para o comentário

        Poderiam postar matérias do Windows Phone só pra gerar treta.


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 24/03/2016 Link para o comentário

    Eu particularmente não consigo pensar nessa possibilidade!

    Lucas Goulart F.Deivis SchumanSaymon Silva


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Nem eu brother!


  • Augusto Silva 34
    Augusto Silva 24/03/2016 Link para o comentário

    Sem dúvidas foi um artigo muito forçado e com pouco, ou nenhum, nexo. Demorei pra acreditar que o corpo do artigo realmente se trata exatamente do titulo da matéria.

    Deivis SchumaneduardoFabio souzaLucas


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Pois é! Li duas vezes!

      Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 24/03/2016 Link para o comentário

        Vc é um herói Deivis 😅

        Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

        Aaahuauhauauhauhauhauhaa!


  • Arthur Numeriano 22
    Arthur Numeriano 24/03/2016 Link para o comentário

    Também achei bem sem noção esse artigo, mas beleza, né? 😂

    Jonny E.Deivis SchumanFabio souzaSaymon SilvaLucas


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      E como foi!


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 24/03/2016 Link para o comentário

    Que viagem esse artigo, vai para a lista dos mais mais de 2016.

    Jonny E.Deivis SchumaneduardoSaymon SilvaLucas


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/03/2016 Link para o comentário

      Viagem até a lua!
      aauauahahuhauauhauhaaa

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.