O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

6 min para ler 7 Compartilhado 78 Comentários

Comparação entre o HTC One (M8), o Galaxy S5 e o Xperia Z2

Chegou a hora de comparar os três primeiros carros-chefe do ano. Uma verdadeira guerra entre gigantes do Android. Depois da apresentação do HTC One (M8), muitos já arriscam dar-lhe o título de melhor smartphone de 2014. Mas será que a afirmação procede? Vamos tirar a prova com a seguinte comparação entre o HTC One (M8), o Samsung Galaxy S5 e o Sony Xperia Z2.

teaser galaxy s5 xperia z2 htc one m8
© AndroidPIT

Design

Esses três smartphones tem linhas de design bastante distintas. Eles possuem apenas uma coisa em comum nesse quesito: mantiveram o estilo dos respectivos predecessores. Esse trio está  formado pelo Xperia Z2 fabricado em cristal, o S5 em plástico fosco e o HTC One (M8) com uma carcaça unibody de alumínio. Cada um desses materiais tem seus prós e contras, que dependerão do gosto dos usuários.

galaxy s5 watermark 15
A traseira do Samsung Galaxy S5. / © AndroidPIT

A grande vantagem do Samsung Galaxy S5 diante de seus competidores é o fato de a tampa traseira ser removível, e com ela também a bateria. Por sua vez, tanto o Xperia Z2 quanto o HTC One (M8) são elogiados pelo bom gosto e elegância do design, além da qualidade dos materiais.

Tela

Nesse departamento todos seguem o padrão, ou seja, uma tela de 5 polegadas (ou maior) com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). O HTC One (M8), tendo a menor tela dos três, é o que oferece maior densidade de pixels por polegadas, mas essa diferença pouco se percebe a olho nu.

Cabe destacar algo que realmente marca a diferença entre eles: a tecnologia do display. A Samsung segue fiel ao seu Super AMOLED, ao passo que a Sony e a HTC optam por telas LCD. Para mais informações sobre o que cada tecnologia oferece, recomendamos este artigo comparativo.

sony xperia z2 design 2
A Sony oferece cores espetaculares e bons ângulos de visão com a sua tela LCD.  / © AndroidPIT

Câmera

Uma das característcas mais importantes dos smartphones de última geração é a câmera. Com efeito, muitos usuários baseiam a sua escolha nesse aspecto. Não por acaso, as três fabricantes dedicaram um interesse especial às suas câmeras. Cada uma à sua maneira.

Comecemos com o Galaxy S5. O aplicativo da câmera mudou a sua interface, além de trabalhar mais rápido e de ter novas funções como o modo HDR em tempo real. O sensor também foi melhorado e alcança os 16 megapixels.

galaxy s5 watermark 23
A nova interface da câmera do Samsung Galaxy S5 com o modo HDR em tempo real. / © AndroidPIT

A HTC tirou um Ás da manga ao incorporar em seu One (M8) um sensor duplo que oferece resultados impressionantes. A finalidade da segunda câmera é captar informações de profundidade de campo, permitindo a troca do ponto de foco a posteriori. Além disso, a fabricante reempregou a sua tecnologia UltraPixel, capaz de oferecer melhores resultados em condições de pouca luz. É importante também destacar que a câmera frontal do aparelho tem 5 megapixels com grande angular.

htc one 2014 kamera
A câmera dupla do HTC One (M8). / © AndroidPIT

Por fim, é a vez da Sony, cuja câmera considero a menos ousada. A fabricante repetiu sua câmera de 20,7 megapixels, que representa um dos melhores sensores, e incluiu a possibilidade de gravar vídeos em 4K.

Por enquanto, é difícil dizer qual delas é melhor na prática. Para isso será preciso um teste mais intenso, levando as três câmeras a situações-limite.

Bateria

A Sony também leva aqui alguns pontos extras por ser a que oferece uma maior capacidade (e com grande diferença) com relação ao restante. O Xperia Z2 tem uma bateria de 3.200 mAh, diante dos 2.800 mAh do Galaxy S5 e dos 2.600 do HTC One (M8). Devemos ter em conta que todos eles oferecem quase o mesmo tamanho de tela e resolução, portanto a capacidade do Z2 promete ser mais duradoura. Mas aqui um teste mais demorado também será necessário, pois tanto a Samsung quanto a HTC projetaram novos modos de economia de bateria.

Sistema

Os três dispositivos trazem de série a última versão do sistema operacional do Google, ou seja, o Android 4.4.2 KitKat. A diferença está nas interfaces de usuário e nas funções que acrescentam a seu próprio software. Em resumo, a Samsung decidiu mudar ligeiramente o design da TouchWiz e incorporar novas funções relacionadas com a saúde (o S Health foi renovado e um sensor de frequência cardíaca foi incluído) e com a segurança (sensor de impressão digital que permite a certificação de pagamentos através do PayPal, entre outros).

galaxy s5 watermark 4
O novo design do menu de Configurações do Samsung Galaxy S5. / © AndroidPIT

Nem a HTC nem a Sony adotaram a tendência do sensor de impressão digital, algo que muitos acharam estranho, pois ao menos o HTC One Max trazia o sensor biométrico. Ambas as fabricantes preferem se concentrar em soluções para os problemas concretos dos usuários. Por um lado, a HTC incorporou o controle de gestos à tela de standby: por outro, a Sony se concentrou em aplicativos de multimídia. Tanto o HTC One (M8) quanto o Sony Xperia Z2 trazem alto-falantes estéreo, localizados na parte superior da tela.

Especificações técnicas em comparação

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2 HTC One (M8)
Sistema Android 4.4.2, TouchWiz Android 4.4.2, Xperia UI Android 4.4.2, Sense 6
Tela 5,1 polegadas, Super AMOLED, 1920 x 1080 pixels, 432 ppi 5,2 polegadas, LCD TRILUMINOS, 1920 x 1080 pixels, 423 ppi 5 polegadas, LCD 3, 1920 x 1080 pixels, 441 ppi
Processador Snapdragon 801, Quad-Core, 2,5 GHz Snapdragon 801, Quad-Core, 2,3 GHz Snapdragon 801, Quad-Core, 2,3 GHz
RAM 2 GB 3 GB 2 GB
Memória interna 16 / 32 GB + microSD 16 GB + microSD 16 / 32 GB + microSD

Bateria

2800 mAh, removível 3200 mAh 2600 mAh
Câmera 16 MP / Frontal 2,0 MP 20,7 MP, Vídeo 4K / Frontal 2,2 MP UltraPixel, câmera dupla / Frontal 5 MP
Conectividade 4G / LTE Cat 4, HSPA+, Bluetooth 4.0 LE, IrDA, NFC, USB 3.0 UMTS HSPA+, 4G / LTE, Bluetooth 4.0, NFC, WiFi, USB 2.0 4G / LTE Cat 3, HSPA+, Bluetooth 4.0, IrDA, NFC, USB 2.0
Dimensões 142 x 72,5 x 8,1 mm 146,8 x 73,3 x 8,2 mm 146,4 x 70,6 x 9,35 mm
Peso 145 g 163 g 160 g
Extras Sensor de digital, HDR em tempo real, certificado IP67 Fones de ouvido de alta qualidade MDR-NC31EM, vídeo 4K, certificado IP55 e IP58 (água) e IP55 (poeira)  Câmera frontal de 5 MP com grande angular e BIS, Modo Xtreme para economizar energia (5% de consumo durante 15 horas), controle de gestos em standby
14 Xperia Z2 Water
O Sony Xperia Z2 é resistente à água e à poeira. / © Sony

Conclusão

Eu poderia continuar mencionando pequenas diferenças entre os três, mas minha intenção foi concentrar-me no que considero as características mais importantes. Uma coisa é clara: nenhuma fabricante quis arriscar-se muito e apresentar um produto totalmente novo, apesar de encontrarmos mudanças em aspectos muito importantes como a bateria ou a câmera.

Esse debate está só no começo. Convido-o a escrever nos comentários o que cada aparelho tem de bom e de ruim na sua opinião. Pessoalmente, estou entre o Xperia Z2 e o HTC One (M8). E você?

7 Compartilhado

78 Comentários

Escreva um comentário:

  • Na teoria, toda essa comparação parece deixar claro o melhor smartphone. Mas na prática, vejo smartphone da Samsung pecarem com suas baterias que com o tempo descarrega muito rápido, e assim também a da Sony. Porém eu tenho meu htc one m8 a 2 anos e posso dizer que a bateria é a melhor, ela tem uma durabilidade sensacional.


  • Esses Smarts estão cada vez próximos das dimensões dos tablets, e andar com um desses no bolso da calça, não é algo muito confortável, sem falar no volume. Digo isso, devido ter um S4, e olha que ele é ainda menor que esses, e já causa um desconforto. imagine, esses , principalmente o HTC (muito bonito) e Sony, que são os maiores.


  • no exterior ja esta vendendo o z2,logo esta aqui no brasil.


  • tudo bem que existem muitos cometarios dos fanaticos mais a verdade que todos estam vendo e que a sony e o melhor dos tres.


  • Pagar mas de 2 conto em um aparelho q eh de plastico, q esse ano eh resistente a agua, enquanto o z2 e a'prova (desde 2012 encorpora isso em seus smartphones) e de cristal, e o htc e aluminio... tive que rir do comentario ali em cima do carinha dizendo q a camera desse xperia n tao boa assim, kkkkkkkkkkkkkkkkk


  • os melhores do momento e lg e sony,podem falarem ao contrario mais essa e a realidade.


  • Tenho um One M7 e estava ansioso pelo M8... Mas fiquei um pouco desiludido com a câmera que embora faça boas imagens não consegue competir com as câmeras de 13,16,20 e mesmo a de 8 do iPhone. Quanto ao design ficou mais bonito mas uma coisinha boba está fazendo com que eu me vire para o Z2. Gostava dos botões capacitativos e não tenho nada contra a mudança dos mesmos para a tela. Mas acho que a parte com o logo da HTC ficou muito grande deixando o celular desproporcional e um pouco longo. Adoro meu M7 mas em princípio vou mudar para o Z2 que embora não tenha o BoomSound chega perto com a implementação dos auto- falantes estéreo. A interface também me agrada embora goste muito do Sense. Minha única ressalva para o Z2 é quanto ao vidro traseiro que parece ficar sempre sujo e manchado por digitais, gordura e qualquer coisa que possa sujar aquela superfície. Mas acho que posso conviver com isso.


  • concerteza o z2 e melhor o samsung ja era.


  • HTC esse ano mais uma vez deve ser o mais premiado e merece !!


  • HTC fez uma obra de arte incomparável . Sense 6 é perfeito de certeza é o melhor .


  • Tenho um galaxy S3 e na minha opinião a Samsung não foi feliz no S4 e no S5!
    Não teve nenhuma novidade surpreendente, nesses lançamentos, não aposentaria meu S3 pra comprar um deles!
    As Outras fabricantes estão surpreendendo nos novos lançamentos. A HTC com sua dupla câmera traseira e a Xperia z2 a prova d'agua estão melhores, e se pudesse comprar um deles seria o HTC.


  • Olha, já tive vários aparelhos top da Samsung. Recentemente peguei meu primeiro Sony: o Z1. E posso dizer o seguinte: O design é realmente quadradão e consideravelmente mais pesado que os concorrentes, mas o conjunto final é espetacular!!

    A perfeição da construção e a qualidade do aparelho realmente são incomparáveis com qualquer Samsung. Premium: essa é a palavra que define tudo. A primeira opinião sobre design quadradão logo muda para "aparelho superior, sólido, perfeito". A câmera é sem dúvida a melhor que eu já vi em um smartphone. As fotos delas são incríveis. Quanto à tela: depois de passar um tempo com uma LCD, pegar uma AMOLED na mão faz tudo parecer artificial e com cores irreais (tudo parece verde).

    Nunca tive um HTC, mas entre Samsung e Sony, depois de ter um Z1 e passar uns meses com ele,...com certeza Sony.


    • Márcio Zamboni. Eu tenho o One M7 e acho fantástico. Tive um S3 que rachou a tela quando cai de uma altura de 50 cm (minha cama). Mudei para o HTC e faço das suas palavras as minhas quanto a design , construção e tela. Em princípio vou mudar do M7 para o Z2 ... Mas esta sendo difícil escolher entre o M8 e o Z2.


  • Compraria tranquilo o HTC M8 se ele tivesse uma câmera melhor, já o Z2 me pareceu um pouco grande e quadradão demais, apesar de muito bonito. Resumindo: nenhum dos fabricantes fez nada muito diferente de versões anteriores em termos visuais, então o que vale é o gosto de cada um. Em apenas um quesito não haverá competição: no sucesso de vendas. O troféu será do S5. A HTC não tem o poder de marketing da Samsung e luta para sair da crise (já li afirmações que condenaram o M8, uma obra prima do design, devido à câmera fraca, e cujos os truques da tal câmera extra não passam de truques, a qualidade das imagens ainda deixa a desejar) e a Sony, ao meu ver, não conseguiu estabelecer ainda um nome suficientemente forte para seus flagships, apesar da qualidade dos mesmos. Gosto dos aparelhos da Samsung (desde o S2 Lite, depois o S3 e agora o S4), e não tenho reclamações relativas ao seu funcionamento, mas acho muito legal haver diversidade, para que cada um possa adquirir o que mais lhe agradar.


  • #HTCNOBRASIL.....kero muito um desses


  • z2 para mim é o melhor, depois o s5 ....


  • O HTC é o mais lindo de todos, pena que não vende aqui no Brasil, se vender eu troco meu S4 rapidinho.


  • eu fico entre o M8 e o Z2, mais puxado pro Z2 por conta da bateria e a RAM, o M8 tem a câmera frontal bem legal (pelo que li parece ser boa) mas não sou de tirar foto curto mais jogos então a RAM ajuda muito, ainda mais com apps que fica rodando ocultos e deixa o celular mais lento, com ele não vai ter problemas =D


  • Dentre os 3 aparelhos fico com o Sony Xperia Z2.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações