O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 2 Compartilhado 10 Comentários

Computerspielemuseum - Como entender a evolução dos jogos de vídeogame!

OUYA, GamePop, Project Shield, M.O.J.O., PS4, Xbox One, Wii... o que todos estes consoles têm em comum? O passado. Para entender melhor o universo destas máquinas super poderosas disponíveis hoje no mercado e capazes de processar dados de rastreamento de asteróides da NASA, é preciso voltar no tempo e ver que para temos a pequena caixa que é o OUYA, foi preciso um computador que ocupava metade de uma sala. Passei uma tarde no Computerspielemuseum, em Berlim, e pude perceber que estamos caminhado para consoles cada vez menores e mais poderosos.

Controles
No Computerspielemuseum percebemos que os controles usados no passado, são quase maiores que os consoles construídos hoje. / © AndroidPIT

O museu do vídeogame ou dos jogos de computador, fica na Avenida Karl Marx, número 93a, em Berlim, e é parada obrigatória para quem é fã de  jogos e tecnologia. O museu foi reaberto ao público em 2011, depois de ter as portas fechadas três anos após a fundação, que ocorreu em 1997. No Computerspielemuseum, além de máquinas da década de 50, os visitantes encontram também postais trocados entre jogadores, revistas e cartuchos de memória usados nos consoles. Tem cada coisa!

Controle remoto da década de 50

Controles antigos
© AndroidPIT

Para se ter uma ideia, antes de você controlar seus games via toque na tela, como é o caso de jogos para mobile, nos idos de 1950, este era o controle remoto mais moderno da época. Este modelo foi introduzido junto com a televisão com canais.

Brown Box

Brown box
© AndroidPIT

Sim, a Brown Box é um vídeogame. Como dizem por aí, este "console" pode ser considerado a mão dos jogos de computadores. Lançada em 1972, a Brown Box é o protótipo do populares jogos Odyssey.

Computer Space

Computerspielemuseum
© AndroidPIT

A Computer Space é um arcade de 1971, criado pelos fundadores da Atari. Esta máquina foi a precursora dos jogos eletrônicos comerciais e, para tanto, foi a primeira máquina a funcionar com moedas. Nela, se pode jogar o Spacewar. Infelizmente, não pude experienciar o Computer Space por que faz parte de uma exibição especial, que ocorre em horários e dias específicos. Por isso, se você estiver pensando em dar uma passadinha no museu, primeiro verifique os dias de exibição especial no site do Computerspielemuseum.

Arcade Pong

Pong
© AndroidPIT

O Pong é um jogo desenvolvido pela Atari, em 1972, e virou sensação no quesito arcade. O jogo consiste em uma partida de tênis, onde os jogadores utilizam raquetes ou paletas para não deixa a bolinha furar o "bloqueio". Este também é um jogo que faz parte de uma exibição especial!

PainStation

PainStation
© AndroidPIT

Sem dúvidas, esta é uma das máquinas mais curiosas de toda a exposição: a PainStation, que, como o próprio nome já diz, causa dor. Se você é um jogador bastante competitivo, pode deixar até seu sangue na mesa. Mas você só saberá mais sobre este fantástico game, assistindo o vídeo abaixo, pois não quero acabar com as expectativas já de cara.

Uma visita ao Computerspielemuseum

Link para o vídeo no YouTube.

Confesso que não sou uma super fã dos games, sempre gostei, mas nunca foi uma febre como comprar fitas k7 na minha adolescência ou gadgets via internet na contemporaneidade. Porém, bastou uma tarde no Computerspielemuseum para me fazer querer ter de fato um console (especificamente, um Wii U). O interessante de se estar em um lugar como este é poder entender o quanto evoluímos em termos tecnológicos, pois uma máquina gigante, como o Nimrod - primeiro computador exclusivamente criado para rodar jogos - foi compactado e melhorado e, por isso, hoje é possível termos um jogo como o Real Racing 3 ou Dead Trigger rodando, de boa, em um dispositivo móvel.

O primeiro jogo que tive contato foi um game de boxe, em um Atari, e ele guardava surpresinhas ao ganhador... era novidade por que o pai de um amigo tinha trazido dos EUA, nos idos de 1990. E aí, qual foi o seu primeiro vídeogame ou o primeiro jogo que você jogou na vida? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

2 Compartilhado

10 Comentários

Escreva um comentário:

  • com certeza, Arthur Guzzo! Eu só baixei o emulador de SNintendo para meu simples GAD,por conta do clássico e sensacional "Bomberman",até tbm, por ter me posto neste mundo mágico dos games.


  • com certeza,Arthur Guzzo! Eu instalei o emulador de SNintendo no meu simples GAD,só pelo "bomberman",além de ser um jogo muito bom,até pra hoje,foi o jogo q me pós nesse mundo mágico dos games.


  • +Leandro Marques, Bomberman é o que há...até hoje sou viciado


  • o meu foi "super bomberman 3"em 96,97...descobrir este mundo tarde,mais até hoje estou nesse vício enfadonho.


  • Uma vez que a diversão te prende, você não quer parar tão cedo! Engraçado né, Camila, apesar dos videogames terem mudado e evoluído tanto em relação ao Nimrod e Pong, o comportamento, aquela vontade de "espera!! deixa eu tentar de novo que agora vai!!", de não querer passar o controle pro outro, continuam iguaizinhos desde os primeiros (e devem continuar assim por muito tempo)...: )


  • Uau, que boa lembrança, hein, Carlos! Agora que tu falou que divertia toda a família, me lembrei que meu irmão nunca me deixava usar o Atari dele... :(


  • Valeu pela reportagem!! Muito agradável de se ler!
    O meu primeiro VG foi um Telejogo II, fabricando pela Philco (curioso, né?)... e que divertia a familia -toda, com parentes e tudo- por vários dias e noites!!
    http://www.victortrucco.com/Diversos/Telejogo2AV/telejogo2.jpg
    Ele aparece a venda nos mercados livres da vida, mas, com as tecnologias da atualidade, só ficando na lembrança já está bom!!


  • O meu primeiro jogo foi Enduro, para ATARI, há muito tempo, em uma galáxia distante. Eu e minhas irmãs ganhamos de presente de natal da minha avó.


  • meu primeiro foi um "atari", versão cce...

    adorei esse museu!! passei horas jogando muitas coisas! mas também não fui na exposição oficial :/


  •   60

    hahaha, muito bom ,deu vontade de voltar pra infância, meu primeiro game foi um odissey , idos de 80 até tinha cor nos risquinhos rsrsrsr

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi