Consulte o consumo do seu plano de dados e evite ficar sem internet no fim do mês

dados moveis problemas solucoes
© nextpit

Consultar o consumo de internet não é uma tarefa simples, seja para planos pré ou pós-pagos. As operadoras nem sempre comunicam seus clientes sobre o consumo da franquia contratada, fazendo com que o usuário seja surpreendido com o corte da internet. Reunimos nessa lista as alternativas oficiais de cada operadora para você consultar o consumo de sua internet móvel.

Atalho para a consulta por operadora

Claro - Consulta do consumo de internet

A Claro costuma notificar seus clientes sempre quando o pacote diário, semanal ou mensal contratado atinge 80% e 100% da franquia contratada. Mas, caso você esteja fazendo uso excessivo de dados, e deseja acompanhá-los de perto, é possível consultar o consumo da internet acessando: consumo.claro.com.br.

Lembrando que você precisa estar utilizando os dados no momento em que acessar a página de consulta da Claro. No Wi-Fi, é preciso que o modo de avião esteja desabilitado para que a operadora identifique o número do cliente e envie a estatística de consumo correta.

Como consultar o consumo de internet da Claro via SMS

  • Ligue para #1052#
  • Responda com o número 4 (Medidor de internet)
consultainternetclaro
Ferramenta de consulta do consumo de internet móvel da Claro / © ANDROIDPIT

TIM - Consulta do consumo de internet

A TIM oferece diversas opções para o usuário consultar o consumo de internet. A opção mais fácil é enviando um SMS grátis, no entanto, além desta mensagem, a TIM oferece a opção de consultar pela internet e também ligando para a central eletrônica de atendimento da operadora.

Com o MEU TIM é possível cadastrar o número do celular e realizar diversas consultas, como saldo, pacotes contratados e o consumo de dados de internet. O cadastro é feito nesta página e o aplicativo MEU TIM pode ser baixado pela Play Store através do botão abaixo:

${app-br.com.timbrasil.meutim}

Como consultar o consumo de internet da TIM via SMS e ligação

  • Envie um SMS gratuito com a palavra CONSUMO WEB para 4141;
  • Para ver o consumo de internet na tela ligue para *144*5*5#
consultainternetoi
Ferramenta de consumo da internet móvel da TIM / © ANDROIDPIT

Vivo - Consulta do consumo de internet

A Vivo oferece métodos parecidos com as demais operadoras para consultar o consumo de internet móvel. É possível ligar para a operadora, mandar um SMS gratuito ou consultar pelo próprio app da operadora, o Meu Vivo. Você pode baixar o aplicativo da Vivo na Play Store pelo botão abaixo.

${app-br.com.vivo}

Como consultar o consumo de internet da Vivo via SMS e ligação

  • Ligue para *8486 e ouça o consumo pelo atendimento eletrônico
  • Envie um SMS grátis com a palavra DADOS para o número 1515
  • O canal alternativo *888# também oferece o consumo da internet na tela

Oi - Consulta do consumo de internet

A Oi é uma das empresas que mais diferenciou o método de consulta do consumo de internet. É possível instalar um discador em computadores com Windows 7 ou superior para receber uma notificação SMS quando o usuário atingir 50%, 80% e 100% da franquia contratada. Você pode baixar o Discador Móvel Oi através deste link.

O usuário também pode consultar a franquia cadastrando um e-mail no site Minha Oi, assim, o relatório do consumo é enviado para o usuário. Com o cadastro feito no site é possível baixar o app Minha Oi no Google Play e consultar o consumo de dados através dele.

Como consultar o consumo de internet da Oi via ligação

  • Você pode consular sua franquia de internet e o consumo geral ligando para *805

Por que eu devo consultar o consumo da minha internet com a operadora?

Desde que o bloqueio da internet após o consumo da franquia foi estabelecido pelas operadoras, a Anatel exigiu que todas oferecessem pelo menos duas ferramentas automáticas para que o usuário pudesse consultar o consumo de internet de seus planos e pacotes contratados. Todos devem apresentar o saldo em valor, franquia contratada e dados restantes.

Todos nós, como consumidores, devemos conhecer esses canais, independente da forma como controlamos nosso pacote de dados, seja por apps de terceiros ou pelo próprio monitoramento de dados do Android. Assim, conseguimos entender melhor nosso modo de consumo e acompanhar o gasto de dados de acordo com o pacote contratado.

Qual operadora é a sua e de forma você acompanha seu consumo de internet?

Ir para o comentário (41)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
41 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Alvacir Terezinha Bastos 23/12/2019 Link para o comentário

    Quero saber se minha franquia da oi já caiu. Pois todos os meses entra dia 23 e me avisam. Está vez não avisaram.
    Minha internet está muito lenta.
    Obrigada.


  • 6
    Davi Fernandes 25/02/2016 Link para o comentário

    Não consigo me cadastrar no aplicativo na Minha Oi e muito menos no site, aparece todo tempo que o serviço está indisponível e pra eu tentar mais tarde, um mais tarde que está durando 2 semanas.


  • 2
    Giovani Martins 18/02/2016 Link para o comentário

    Que otima dica! vou baixar pra nao ficar sem net todo fim de mes!


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 17/02/2016 Link para o comentário

    Matéria que ajuda a controlar a franquia, mas gostaria de uma que explicasse como pagar por um plano 4G e não acabar usando dados no Edge ou H+


    • Thiago Sabaia 19
      Thiago Sabaia 17/02/2016 Link para o comentário

      basta mudar a configuração para fazer que o celular aceite apenas o LTE.


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 16/02/2016 Link para o comentário

    Claro, sistem error


  • Eduardo Araújo 2
    Eduardo Araújo 16/02/2016 Link para o comentário

    Faltou citar o aplicativo da claro! Dá pra ver o consumo nele também.


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 16/02/2016 Link para o comentário

    esse app MEU TIM tento e acessar ele à meses e nunca entra...bosta


    • Artur Cardoso 18
      Artur Cardoso 19/02/2016 Link para o comentário

      Eu consigo usar de boa.


  • Wagnão 15
    Wagnão 16/02/2016 Link para o comentário

    Matéria Muito Boa Com Informações Básicas Sobre Ações do Cotidiano De Todos...
    Achei Bem Útil...
    Parabéns a Equipe!


  • 5
    Cláudio Carneiro 16/02/2016 Link para o comentário

    Esse APP Meu Tim é um lixo, não funciona!!!

    Wagnão


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 16/02/2016 Link para o comentário

    Nunca usei planos de dados!
    Qual o melhor?


  • 26
    Johnnys 16/02/2016 Link para o comentário

    Hoje coloquei 20 reais de crédito para renovar com o plano pré da vivo (de 17,99 R$), e quando consultei o saldo tava com 16 sem eu gastar nada. E por causa disso vou ter que gastar mais para renovar o plano. Eu só acho que eles estão cobrando imposto de recarga agora ou estão me roubando.

    Diogo Paulo


  • Sousa 23
    Sousa 16/02/2016 Link para o comentário

    Gostaria de saber como faz para saber a franquia de minutos da vivo, essa informação você não encontra facil


  • Rodolfo Cristiano 28
    Rodolfo Cristiano 15/02/2016 Link para o comentário

    Já tive Oi e hoje to com a Nextel. A consulta tbm eh razoável.


    • Thiago Sabaia 19
      Thiago Sabaia 17/02/2016 Link para o comentário

      4G dela a velocidade é boa?


  • 32
    Luiz Carlos Magno Coelho 15/02/2016 Link para o comentário

    Eu uso Vivo e faço o controle do consumo pelo app , nessa última att melhorou muito os gráficos e informações dos planos e pacotes.


  • 22
    airton 15/02/2016 Link para o comentário

    Eu uso o aplicativo da Vivo no plano controle, muito bom!
    Já no pré-pago não acho que seja vantagem.


  • 3
    Evanei Ramos 15/02/2016 Link para o comentário

    Eu troquei meu plano da Vivo pelo Tim Controle 50, com 1GB de dados e que não desconta do WhatsApp, porém, agora com três meses de plano tenho quase certeza que eles vão descontando tudo de forma única, aí quando acaba os 1GB só deixam liberado o Whats, ao meu ver isso é completamente errado pq na verdade não configura que esses dados são somente pra outros usos, alguém mais com esse plano notou algo assim?


  • 19
    Juliano Locatelli 15/02/2016 Link para o comentário

    Tiarles Nagata concordo com o comentario dele realmente é vergonhoso se cobrar 2,99 R$ Por miseraveis 50MB aqui no Paraguay na Tigo são 300MB e na Personal desde 1,5GB a 3,5GB por esse mesmo valor. Pra mim a Vivo é uma mafia de ladrôes rouba descaradamente e a internet é um lixo. Fiquei com vontade de adquirir um chip da TIM ou da Claro por terem planos melhores pras minhas viagems pro MT mais tem um problema ambas são pessimas em cobertura nesse estado então pra não ficar sem internet tenho que ser obrigado a passar raiva com a VIVO por ser a unica com boa cobertura por la. A Oi é boa mais a cobertura dela deixa muito a desejar em alguns pontos.


  • ABSOLUTO64 13
    ABSOLUTO64 15/02/2016 Link para o comentário

    Na CLARO É *1052#
    OPÇÃO 3


    • 17
      santosrs 15/02/2016 Link para o comentário

      3 é saldo e recarga 4 q é o medidor


  • Diego Janjão (diegojanjao) 4
    Diego Janjão (diegojanjao) 15/02/2016 Link para o comentário

    o aplicativo da Nextel também é super útil além de outras funcionalidades


  • Paulo Roberto 17
    Paulo Roberto 15/02/2016 Link para o comentário

    A matéria é interessante, mas o código USSD (esse é o nome correto da funcionalidade, pois não é um sms) da Claro esta incorreto, o certo é *1052#, opção 3 (medidor de internet), pelo menos para quem tem o plano controle.

    Utilizando o código #1052# no meu aparelho apareceu a mensagem System Error.


  • 9
    Rodrigo Santos 15/02/2016 Link para o comentário

    Artigo bem útil. Entretanto, faltou falar de outras operadoras como, por ex., a Nextel e a Algar.


  • Rodrigo Reinaux 27
    Rodrigo Reinaux 15/02/2016 Link para o comentário

    O problema é consultar seu consumo e descobrir que você usa mais do que o seu plano te oferece, e que se você quiser mais te cobram uma exorbitância =/


  • 1
    Fabricio Finotti 15/02/2016 Link para o comentário

    E como consultar o consumo de plano de dados da Algar Telecom? Alguém sabe? No site deles não tem nenhuma dica.


  • Tiarles N. 46
    Tiarles N. 15/02/2016 Link para o comentário

    Muito bom saber disso.... Mas quem garante que essas operadoras são honestas ? Mes passado eu quase não usei dados da operadora e quando consultei vi que estava estourado. Como isso se eu estou 99% do tempo conectado ao wifi ? Tem trambicagens ae! É bom ficarem de olho pessoal 👀 👀

    Diogo PauloJohnnysThays SantosFernanda Santos


    • Guilherme Lourenço 23
      Guilherme Lourenço 16/02/2016 Link para o comentário

      Se você usa lollipop ou o marshmallow você consegue verificar o quanto foi usado de dados, uso sempre no meu limite para me avisar quando ativo os 100% da minha franquia além do sms que a operadora me envia o celular junto avisa que passei porém ao passar do limite eu não ativei bloquear os dados apenas deixei alertado mesmo sendo que minha operadora não bloqueia minha conexão. E sempre ambos os dados de uso foi o mesmo que a da operadora.

      Tiarles N.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 15/02/2016 Link para o comentário

    Medidas que não precisariam ser tomadas se as operadoras respeitassem os clientes e disponibilizasse um plano decente.

    Tiarles N.


    • Tiarles N. 46
      Tiarles N. 15/02/2016 Link para o comentário

      É verdade, acho que é só aqui no BR que pagamos MB absurdos. Onde já se viu um mero 50mb por 2,99? Rsrs. Nos tempos de hoje MB já não rende mais nada... (Agora vou sonhar) se pelo menos o pacote de 1GB de internet custasse 2,99 estaria ótimo. Rsrs

      Thays SantosFernanda Santos


  • Rogério Vignoli 12
    Rogério Vignoli 15/02/2016 Link para o comentário

    Pra galera que usa VIVO, ta valendo muito a pena baixar o app meu vivo agora, redefiniram todo o layout do app.. esta muito mais funcional agora

    Camila Rinaldi


  • Joadson Gonçalves 12
    Joadson Gonçalves 15/02/2016 Link para o comentário

    Na Claro é possível tb consultar via Minha Claro e pela Url consumo.claro.com.br


    • 38
      Douglas 15/02/2016 Link para o comentário

      Eu tinha o app Minha claro ate aparecer pop up's toda hora na tela do smartphone,esse app não recomendo,muito invasivo.
      Ja o do site e uma excelente alternativa.


  • Washington Lobo 19
    Washington Lobo 15/02/2016 Link para o comentário

    Minha experiência com a Oi está sendo muito boa. Meu plano me atende muito bem, com preço bacana. Qualidade do sinal excelente e a velocidade do 4G é muito boa.
    Pago 130 reais, tenho 10 gb de internet e 500 min. para outras operadoras.


    • Rogério Vignoli 12
      Rogério Vignoli 15/02/2016 Link para o comentário

      Contente-se pois nunca mais terá essa sorte com a Oi
      kkkk


    • 3
      Evanei Ramos 15/02/2016 Link para o comentário

      Qual estado e cidade?


  • Guilherme Lourenço 23
    Guilherme Lourenço 15/02/2016 Link para o comentário

    Quanto a isso tô tranquilo pois a Oi não corta a Internet fica de boa passou do limite mantém o uso e não vi diferença quando passa do limite. Uso plano pós pago da oi só para constar.


  • Kaique Iglesias 28
    Kaique Iglesias 15/02/2016 Link para o comentário

    No meu caso eu tenho que resolver direto com a TIM.. pois vejo o consumo web, diz que eu tenho o direito de usar "23mb" disponiveis até a 00h00, e mesmo assim fico sem conexão de internet, tanto whatsapp quanto demais serviços! Uno cocozito!

    Camila Rinaldi


  • Arthur S. 40
    Arthur S. 15/02/2016 Link para o comentário

    Lenta? Os caras nem deixar lenta deixam, cortam na cara dura!

    Victor LimaCamila Rinaldi


    • Victor Lima 78
      Victor Lima 15/02/2016 Link para o comentário

      concordo... nem.mensagem de whatsapp da pra enviar

      Arthur S.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.