O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 109 Compartilhado 558 Comentários

Saiba como corrigir o erro de sobreposição de tela

O Android 6.0 Marshmallow trouxe alguns problemas com o sistema de permissões de aplicativos. Um deles é a incompatibilidade entre apps que se sobrepõem na tela do dispositivo e que solicitam acessos semelhantes, como a agenda de contatos ou a localização. Se você recebeu um aviso com o erro "sobreposição de tela detectado", continue lendo este artigo e saiba como resolvê-lo.

Erro "sobreposição de tela detectado": diagnóstico

O problema: O sistema notifica o usuário sobre um erro chamado "sobreposição de tela detectado"repentinamente. Em aparelhos com o idioma em inglês o erro vem escrito da seguinte maneira: "Screen overlay detected".

O motivo: Este problema acontece quando algum aplicativo flutuante é utilizado pela primeira vez, enquanto o mesmo solicita permissões de uso. Esses apps são os chats "bolha" do Messenger e entre outras aplicações que se sobrepõem à interface do sistema.

AndroidPIT screen overlay detected 1
A mensagem de erro (em inglês) / © AndroidPIT

Smartphones afetados: O erro já foi relatado em vários aparelhos através do nosso fórum, contudo, o problema parece ser mais frequente em modelos da Samsung e da Motorola que rodam com o Marshmallow.

Aplicativos problemáticos: Além do já mencionado Messenger, outros aplicativos demostraram conflito com a permissão de sobreposição de tela, como o Drupe, o CleanMaster, o Lux, o Messenger e o Twilight.

O motivo técnico: A sobreposição de tela também é uma permissão, que deve ser concedida pelo usuário, assim como outros acessos que são solicitados pelo sistema, como agenda, fotos e localização, por exemplo. Quando ativada, a sobreposição de tela pode cortar o diálogo feito entre o app e as demais permissões que foram concedidas. Para resolver o problema é preciso desabilitar a sobreposição para corrigir os demais acessos.

Erro "sobreposição de tela detectado": correção

Etapa 1: encontrando o menu de sobreposição de apps

Primeiro, você precisará encontrar os aplicativos que solicitam permissão de sobreposição de tela no sistema. Se você possui um aparelho da Samsung, tente os passos abaixo:

  • Configurações do sistema;
  • Toque na lupa no canto superior direito do sistema;
  • Pesquise por "sobrepor outros apps".

Para demais aparelhos, siga:

  • Configurações do sistema;
  • Vá até a seção de ''Aplicativos'';
  • Clique no ícone de engrenagem ao canto superior direito;
  • Selecione "sobrepor a outros apps".
sobreporapps
Permissões de aplicativos do Android Marshmallow / © AndroidPIT

Etapa 2: Identificando o aplicativo problemático

Uma lista de aplicativos que se sobrepõem a tela do dispositivo será exibida. Agora, você precisará identificar o aplicativo causador do problema e aqui te passou algumas dicas. Aplicativos que ficam como pop up e bolhas na tela podem ser o problema, como os exemplos que citamos acima. Além disso, se o mesmo altera o comportamento do sistema, como o aumento do brilho ou as cores da tela, significa que existe um conflito entre permissões.

De acordo com nossos testes, o CleanMaster foi o app que apresentou o maior números de problemas nesse sentido, alterando o comportamento do sistema. Este app, por exemplo, você pode desativar a permissão de sobrepor.

dropesobreporap
Permissão solicitada pelo app Drupe / © AndroidPIT

Etapa 3: Reabrindo o app e resolvendo o problema

Reabra o aplicativo que foi desativado e aguarde seu funcionamento. Se o mesmo solicitar sobreposição, opte por negar. Caso seu funcionamento continue sem apresentar demais problemas, continue utilizando o mesmo. Agora, se o mesmo precisar dessa permissão para funcionar, procure conceder a função de sobrepor aos apps que você julga como útil.

Lembre-se: quanto mais o app sobreposto alterar o comportamento do sistema, mais suspeito o mesmo será. Verifique as permissões do sistema e não conceda permissões iguais para apps sobrepostos.

Você já teve algum problema com apps sobrepostos?

109 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • José Roberto C. J. há 7 meses

    Tem uma solução!

    A solução pra quem não deu certo, nem o que foi dito no tutorial é ALGUM aplicativo que esta causando isso.. programas que apresentam esse problema:

    CLEAN MASTER
    MXPLAYER
    Du Speed Booster
    Algumas "FlashLights" app Lanternas não originais

    mas pode ter outros app tbm, apague todos os duvidosos!

    E deixem um comentário usando o "RESPONDER" mostrando aqui quais app vcs desinstalaram para resolver e ajudar o pessoal aqui..

    Só dando um UP pra ajudar o pessoal.. LEIAM e desinstalem esses Programas e RESOLVIDO !!! Garanto ! :)

  • Niedja A. há 1 mês

    Por essas e outras peguei ranço do Android M

  • Paulo César Ramos de S. há 1 mês

    Depois que atualizei para o Nougat nunca mais sofri com esse mal e outros tbm. O Android 6 é meio bugado.
    Eu me recusava a abrir mão de apps pagos que uso há anos, mas só passaram a apresentar problema com o Android 6 como o Swapp.

  • Daniel há 1 mês

    Quando usava o Android M tive problemas com sobreposição de tela usando o aplicativo Lux auto Brightness.

  • Victor Lima há 1 mês

    graças a Deus não tive... mas sei lá né... bom saber

558 Comentários

Escreva um comentário:

  • Nossa, super feliz! Até que enfim consegui resolver esse problema, já não aguentava mais não ter acesso a quase nenhum app. O meu caso resolveu com a desativação do app Babel Fonts. Nossa, tudo de bom!


  • BOA NOITE AMIGOS, COMO VEJO HÁ MUITA RECLAMAÇÕES AQUI SOBRE ESSA QUESTÃO, VAMOS LÁ. SOU TÉCNICO DE INFORMÁTICA E CELL. A EXPLICAÇÃO É SIMPLES, NORMALMENTE, O QUE CAUSA ISTO SÃO OS PRÓPRIOS APPS INSTALADOS, O CONSELHO É DESINSTALAR TODOS OS APLICATIVOS APÓS O PROBLEMA DA SOBRE POSIÇÃO DE TELA, FAÇA ISSO E TUDO VOLTARÁ O NORMAL, DEPOIS E SÓ REINSTALAR OS APPS NOVAMENTE, PORÉM SÓ TENHAM CUIDADO COM OS APPS QUE VCS INSTALAM NO CELULAR, LEIAM SOBRE ELES POIS ELES E QUE FAZEM ISTO E NÃO A ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA COMO FOI CITADO, ACIMA...............ACABEI DE FAZER O PROCEDIMENTO NO J5 E DEU CERTO AQUI COMIGO....OK...FICA A DICA....................QUALQUER COISA E SO CHAMAR NO ZAP 2199256 9754


  • Eu tenho um Xperia Z3 Compact e a parte inferior do touch parou de funcionar, exatamente onde fica o "menu rápido". Pra resolver o problema eu comecei a usar o App "Simple Control" que consegue abrir um Pop-up de um "menu rápido" de onde você você configurou na sua tela, mas quando Android atualizou esse App começou a dar conflito com todos os outros Apps, agora não consigo fazer um monte de coisa por culpa desse update do Android! :/


    • Tambem tenho um Xperia Z3 Compact e tive o mesmo problema com o não funcionamento do menu rápido, tive que baixar o "Simple Control". Quando atualizei meu Android começou a dar o problema de sobreposição de tela, imaginei que poderia ser esse app que estava causando, então, desabilitei a sobreposição de tela para ele e mais alguns apps que poderiam ser os causadores, e deu certo!


      • Então, a solução que encontrei foi descobrir quais aplicativos precisavam de autorização, desativei o "Simple Control", dei todas as autorizações e reativei o SC e desde então não tive mais problemas! :)


  • Tentei todos os métodos e nenhum funcionou,mas agora resolvi,vamos lá....... com a atualização do android,apareceu um balão azul na tela inicial que não sai por nada,esse balão é do TalkBack,,ele é o causador desses problemas! vá em aplicativos ou gerenciador de app e procure por "TalkBack" clique nele e em Desativar!, (essa foi minha solução) espero ter ajudado,abraço!


  • Desabilitei todos os aplicativos, inclusive os do sistema, e mesmo assim continua com o erro. O que fazer neste caso?


  • Gente comprei um tal de um QBEX JOY, mas quando dei permissão pra o whatsapp bloqueou os outros apps... O que faço?


  • Não resultou, eu literalemente tentei desativar todas as apps e ainda assim o problema permaneceu


  • Tive um problema de sobreposição de tela. Quebrei bastante a cabeça até descobrir que a causa do problema era um app de modo noturno(que cria um filtro para a luz da tela do celular para cansar menos a vista). Não precisei desinstalar o aplicativo, só desativei-o e as coisas funcionaram normalmente.


  • Tive esse problema com um Moto X2 com Android M, no começo deste ano. O pior é que as opções de desativar sobreposição de tela, estavam todas desabilitadas, cinzas. Nada funcionava direito, Whatsapp e Messenger só enviavam texto, apk do Facebook nem abria, só pelo browser. A solução foi resetar o aparelho para as configurações de fábrica, mas também limpando o cache.


  • De novo esta matéria?!


  • Comigo já aconteceu. Tanto no lg G3, como no J7 metal, mas resolvi rapidamente.


  • Muito interessante esse artigo.


  • Nunca aconteceu comigo.


  • Por onde anda o brother Andreu, a Sister Vilma, brother Arthur e etc?
    Alguma noticia Brothers?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi