Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

5 min para ler 55 Comentários

OnePlus: cinco curiosidades sobre a marca que virou sonho de consumo

Ela não vende oficialmente no Brasil, mas você com certeza já ouviu falar da OnePlus. Uma empresa que chegou de mansinho e até hoje, com apenas dois aparelhos lançados por ano, consegue causar furor. E hoje vamos conhecer alguns fatos interessantes sobre essa empresa que é admirada por muitos.

1. A OnePlus é uma subsidiária da OPPO

Essa não pega todos de surpresa, mais vai impressionar alguns. Muitas vezes você, que acompanha marcas asiáticas, deve ter pensado que a OnePlus copia bastante a OPPO, e esse é o segredo. Muitas vezes, linhas da OPPO como a R acabam antecipando o que vai chegar no próximo lançamento da OnePlus.

oppo oneplus
OnePlus 5 e Oppo R11: muito parecidos / © GizChina

De certa forma a OnePlus é como um spin-off, uma startup da OPPO, e por ter investimento 100% vindo da empresa maior, pode ousar e trazer toda uma nova filosofia de produção, lançamento e vendas para seus aparelhos. E, como vimos pelo recente Find X, a OPPO não fica atrás em inovação e novidades para o mercado.

2. Os primeiros smartphones lançados precisavam de convite para a compra

Quando foi fundada em 2013, a OnePlus não tinha a intenção de gerar lucro, e foi assim por dois anos, justamente para poder primeiro conquistar clientes, e depois agradar os acionistas (a própria OPPO no caso, que bancava tudo). E o corte de gastos incluía até mesmo o marketing e as vendas por terceiros.

Assim sendo, a OnePlus vendeu seus dois primeiros aparelhos somente através do seu site e, mais curioso ainda, apenas quem tinha um convite poderia realizar a compra. Somente os fãs mais ferrenhos recebiam convites da empresa, ou uma distribuição de convites acontecia esporadicamente. 

androidpit OnePlus 2 hero 3
No lançamento do OnePlus 2, se você quisesse um precisaria de um convite para comprar / © AndroidPIT

Fora dessas regras, meros mortais precisavam mendigar um convite a alguém que já tivesse ganhado um. Vender apenas pelo seu site gerava menos gastos e fazia com que a empresa pudesse atender a demanda grande, e o esquema do convite aumentava a curiosidade das pessoas quanto aos aparelhos. Uma boa sacada, arriscada, que deu certo.

3. A OnePlus é a rainha das frases de efeito

Quando lançou seu primeiro modelo, o OnePlus One, a empresa o apelidou de "Flagship killer", ou matador de topos de linha em português. Essa expressão passou a ser utilizada largamente pela mídia, e com isso a empresa queria dizer que, custando menos, podia bater de frente e "matar" concorrentes como os Galaxy S e iPhones.

oneplus x screen 1
Esse é o OnePlus X, o budget phone da empresa / © AndroidPIT

Atualmente, o slogan da empresa é o "Never Settle", que em nosso idioma quer dizer "Nunca se acomode". Com isso, a companhia espera que os usuários nunca se acomodem a com a dita baixa qualidade dos produtos de outra empresas. "Nunca seremos diferentes apenas por sermos diferentes. Tudo que é feito tem que melhorar a experiência real do usuário no uso do dia-a-dia", afirmou Pete Lau, um dos criadores da marca.

Os dois objetivos da empresa são produzir smartphones melhores e acessíveis para todos e produzir aparelhos de alta qualidade, que tenham a capacidade de lutar com qualquer smartphone no mercado atual, dando foco em produtos com alta qualidade e com design simples e amigo do usuário.

4. Estamos no OnePlus 6, mas já foram oito smartphones

Apesar de manter uma linha bem pequena, foi apenas no primeiro ano de lançamentos que a OnePlus apresentou somente um aparelho. No mesmo ano do OnePlus 2 foi lançado o OnePlus X, o primeiro "budget phone"da empresa, com as especificações do primeiro modelo dentro de um aparelho menor e mais barato.

No ano do lançamento do OnePlus 3, eles começaram sua nova tradição de lançar uma versão T do mesmo aparelho, meses mais tarde, com especificações mais poderosas, mantendo a atualização da tecnologia e barateando o primeiro modelo. Estamos aguardando o OnePlus 6T ainda em 2018.

AndroidPIT OnePlus 6 5919
Este é o OnePlus 6 / © AndroidPIT by Irina Efremova

5. Eles não são sempre bons em campanhas

Se os convites fizeram sucesso, não é possível dizer o mesmo  de algumas outras campanhas da empresa. Em uma delas, os convites para compra dos aparelhos foram destinados apenas a mulheres, sendo acusados posteriormente de sexistas.

Uma outra campanha, mais polêmica, chamada "Smash the Past" (esmague o passado, no português) dizia que a pessoa que destruísse seu atual smartphone em um vídeo poderia comprar o novo OnePlus por apenas um dólar. Porém, a campanha não foi bem explicada, e pessoas não selecionadas destruíram seus aparelhos "de graça".

oneplus invites counter
Os convites deram certo e ajudaram a empresa. Mas nem tudo o que ela pensou deu certo / © ANDROIDPIT

Depois de serem criticados pela geração inútil de lixo eletrônico perigoso pela destruição errada de baterias e outros componentes, a empresa permitiu que os smartphones antigos fossem doados. No final, foram 140 mil participantes e apenas 100 vencedores.

Bônus

  1. Diferente de outras fabricantes, acessar o root dos smartphones da OnePlus não viola a garantia do mesmo.
  2. Os primeiros modelos lançados vinham com a ROM CyanogenMod embarcada, que depois passou a ser a Cyanogen OS. A parceria foi desfeita, e para a venda dos aparelhos fora da China a OnePlus envia sua própria versão modificada do Android, conhecida como OxygenOS, embarcada.

E aí? Conheceu um pouco mais sobre essa pequena grande marca?

Os comentários favoritos dos leitores

55 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

Artigos recomendados