Realme: curiosidades sobre a novata das chinesas que já faz barulho

AndroidPIT realme 3 pro back
© nextpit

Já ouviu falar da Realme? Esse nome tem aparecido com frequência entre as notícias de tecnologia móvel, e não pudemos deixar passar em branco. Acanhada, a empresa está orquestrando sua expansão para países asiáticos e vem recebendo elogios sobre os seus aparelhos.

Quer saber quem é a Realme? Se os produtos são confiáveis? De onde surgiu essa empresa super nova? Separamos para você algumas curiosidades sobre ela. E não deixe de conferir fatos curiosos de outras empresas nos artigos abaixo:

Por que o nome Realme?

Os aparelhos da Realme têm como foco os jovens, principalmente os jovens indianos. A marca planeja uma expansão mundial mas seu objetivo é, de acordo com a própria empresa, "oferecer aos jovens em todo o mundo  smartphones que combinem desempenho poderoso e design elegante. A marca oferece aos jovens experiências que integram “tecnologia” e “estilo” para reconhecer e satisfazer seus profundos desejos de personalização e auto-expressão".

AndroidPIT realme 3 pro fron2
Este é o produto mais novo da empresa, o Realme 3 Pro / © NextPit

Pegando essa explicação, o nome Realme, ao ser separado e traduzido, fica claro: Real eu, o eu verdadeiro. Os produtos da empresa ajudam os jovens a se expressarem e mostrarem quem eles realmente são. No começo, o nome da empresa era OPPO Real. Sim, Oppo.

Tem dedo da Oppo nesse angu

Você já deve ter ouvido falar que a OnePlus é uma subsidiária, ou seja, uma marca-filha, da Oppo. Pois bem, o mesmo ocorre com a Realme, que é outra marca que nasceu sob o guarda chuva da empresa chinesa. E não é à toa que só estamos ouvindo mais sobre ela agora, pois é uma empresa muito nova, fundada em 4 de maio de 2018.

O primeiro modelo da empresa, o Realme 1, tinha esse nome apenas na Índia. No restante do mundo, foi vendido como Oppo F7 Youth. Porém, o filho quis sair de casa, e já em julho de 2018 a Realme se tornou uma empresa independente.

Não é tão pequena e desconhecida assim

Se você pensa que a Oppo cometeu um erro ao abrir mais uma empresa, se engana. Em apenas sete meses desde a sua fundação, a Realme já ocupa o terceiro lugar em vendas na Índia, um país com mais de um bilhão de pessoas. Um de seus primeiros lançamentos, o Realme 2, vendeu 200 mil unidades em apenas 5 minutos. E esse era só o segundo modelo que a empresa lançava, sendo que o primeiro havia vendido 400 mil unidades em 30 dias.

realme 2 pro screens
A Realme usa a interface ColorOS no Android / © NextPit

Menos de 10 produtos na linha

Prestes a completar um ano de vida, é até notável que uma empresa chinesa de grande sucesso inicial tenha apenas oito smartphones em seu portfólio. Enquanto o primeiro smartphone deles é mais um Oppo do que um Realme, a empresa já lançou outros aparelhos por si só:

  • Realme 1 (também lançado como Oppo F7 Youth);

  • Realme 2;

  • Realme 2 Pro;

  • Realme C1 (esse também foi lançado como Oppo A3);

  • Realme C2;

  • Realme U1;

  • Realme 3;

  • Realme 3 Pro.

Eles trabalham de forma bem equilibrada tanto com a MediaTek quanto com a Qualcomm, e seus aparelhos são conhecidos por oferecer bom custo benefício, e por isso são tão populares na Índia.

AndroidPIT realme 2 pro front hand
O Realme 2 Pro / © NextPit

É esperado que ela seja uma nova OnePlus

A OnePlus é um dos maiores casos de sucesso de empresas que saíram de outras empresas. E é por isso que a Huawei tem a Honor, e a Xiaomi recentemente separou a Redmi de sua linha oficial. Apesar de ainda não ter atingido grandes números fora da China, a OnePlus é um exemplo bem sucedido de empresa que faz bons produtos e que balançou o mercado.

A mídia e muitos usuários esperam que a Realme venha a se destacar como a OnePlus. Embora atuem em segmentos diferentes, há realmente (olha o trocadilho) uma chance de que a Realme ganhe holofotes. Sua entrada na Índia foi muito boa, e esse é um mercado bem competitivo, pois todos querem um público de bilhão.

Recentemente, a empresa chegou à Indonésia, e há rumores que estreie nas Filipinas em breve. Enquanto pega experiência em países asiáticos, a empresa já confirmou sua vontade de se expandir pelo mundo. Já pensou se ela chegasse por aqui?

Você compraria produtos da Realme?

Ir para o comentário (7)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
7 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 29/04/2019 Link para o comentário

    Pegando um exemplo no nosso mercado, A Positivo também tentou fazer isso, criando a submarca Quantum para smartphones (Aliás, que fim levou a Quantum, hein?)

    Roger S.Anderson Aroeira


    • 7
      Anderson Aroeira 30/04/2019 Link para o comentário

      Cielo LIO+ parece ser um produto em parceira da Cielo com a Quantum/Positivo.

      Rodrigo Dias


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 28/04/2019 Link para o comentário

    Essa Realme é uma forte candidata à tomar o posto da Redmi se a Oppo fizer tudo direitinho.


  • 73
    Jairo rios 27/04/2019 Link para o comentário

    Seria interessante se a Oppo focasse a linha Realme em todos os países “ emergentes “ , com certeza faria sucesso por aqui


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 27/04/2019 Link para o comentário

    Eu já ouvi falar, mas não sabia que já tinha tamanho sucesso no mercado Indiano. É impressionante como as empresas Chinesas conseguem lidar muito bem com diversas sub marcas, inclusive criando usuários entusiastas em todas elas.


  • Rafael Rigues 20
    Rafael Rigues 27/04/2019 Link para o comentário

    UAU, quanta gente na linha de montagem! Bem mais "manual" do que outras fábricas que conheci.

    Stella Dauer


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 27/04/2019 Link para o comentário

    Sensacional artigo sobre a Realme, com informações muito esclarecedoras, tanto que pensava que se tratasse de outra empresa do grupo da Xiaomi. E assim, compraria sem medo de ser feliz.

    Stella Dauer

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.