O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 15 Compartilhado 26 Comentários

CyanogenMod 10.1 no Galaxy S: Android 4.2.2 para celulares veteranos

ROMs personalizadas como o CyanogenMod são uma ótima ideia. Mesmo os smartphones que há tempos não dispõem mais de atualizações do fabricante têm a possibilidade de receber um programa atual com os firmwares alternativos. Vou mostrar como se dá esse interessante encontro de um hardware de 2010 com um software de 2013. A cobaia escolhida foi o Samsung Galaxy S, em que instalei o CyanogenMod 10.1 e, com isso, trouxe o velhinho para a dianteira da tecnologia Android.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Veja como funciona o CyanogenMod 10.1 no Galaxy S. / © AndroidPit

A versão final do CyanogenMod 10.1, baseada no Android 4.2.2, acabou de ser lançada e ainda não está disponível para todos os aparelhos de ponta. Entre os smartphones que já podem receber o CM 10.1 estão modelos antigos como o Galaxy S. Instalei o firmware no modelo de 2010 da Samsung e, abaixo, vocês conferem um vídeo realizado pela Camila Rinaldi demosntrando o desempenho do veterano com o Android 4.2.2.

Link para o video no Youtube

Interface do usuário

Bem, tenho de admitir, é um pouco estranho reiniciar o celular depois da instalação e ver a mesma interface do Nexus 4. Contudo, o smartphone que chegou com o Android 2.1 Froyo se adaptou muito bem ao Jelly Bean. A ausência do TouchWiz também transmite o efeito de algo novo.

Menu de Configurações

A CyanogenMod oferece, além de um novo look, diversas opções de configuração. Você pode personalizar a barra de status e de notificações com os ícones que desejar. Pressionando sobre o icone, você muda as configurações da bateria. Também aqui, símbolos podem ser adicionados ou removidos.

Além disso, você também tem a possibilidade de criar perfis para situações específicas. Isso é útil, por exemplo, quando você quiser mudar rapidamente do modo Ambiente de Trabalho (celular sem som, Wi-Fi e GPS desativados) para o modo Casa. O relógio já havia recebido com o CyanogenMod 10 as funções de cronômetro e timer. No menu de configurações do canto inferior direito, você poderá ver mais opções e funções.

Câmera

A interface da câmera também foi adaptada ao look Android, e um menu em anel mostra as opções de configuração. A função Photo Sphere do Android 4.2.2 infelizmente não aparece no Galaxy S.

Temas alternativos

Se não gostar da aparência do CyanogenMod, você também pode baixar temas alternativos. Para isso, basta ir à Play Store e buscar “Temas CM 10”. Muitos deles são grátis, inclusive o look do TouchWiz. A vantagem: você tem a interface do Samsung de novo, mas com uma versão do Android novinha em folha.

Resumo

Mesmo que o CM 10.1 não rode de maneira tão fluente como nos smartphones atuais, a ROM personalizada é muito boa para o celular veterano. Apesar de ultrapassado tecnicamente, o Android 4.2.2 dá uma segunda vida ao Galaxy S.

15 Compartilhado

26 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações