O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 11 Compartilhado 23 Comentários

CyanogenMod planeja sistema operacional próprio [Atualizado]

A comunidade Android fã da ROM customizada pode comemorar: a CyanogenMod reuniu 7 milhões de dólares de capital inicial e um dos seus fundadores, Steve Kondik, fez o anúncio da formação de uma empresa de software propriamente dita. Seus planos não são nada modestos. Ele pretende fazer da ROM um sistema operacional próprio, ultrapassar o número de usuários do Windows Phone e BlackBerry e ser o terceiro SO mais popular do planeta. A primeira medida da nova empresa foi anunciar um método bem mais simples de se instalar a ROM. Veja os detalhes.

CyanogenMod logo neu
Agora oficialmente uma empresa de software. / © CyanogenMod

Foi o próprio Steve Kondik que falou: o processo atual de instalação da ROM é “horroroso”, e o primeiro objetivo da companhia será disponibilizar na Play Store um aplicativo de instalação que simplifique os passos. O app virá acompanhado por um programa para Windows, que na verdade fará grande parte do trabalho. A versão do programa para Mac virá posteriormente, e uma para Linux apenas se houver demanda, porque os usuários do Linux geralmente não vêem problemas com o processo atual de instalação da ROM. Isso tudo deverá ser feito dentro das próximas semanas.

cyanogenmod installer 1
O CM quer simplificar o processo de instalação da ROM. / © CyanogenMod

Quanto ao projeto de se tornar um sistema operacional, pouca coisa foi dita, e o mistério só será revelado aos poucos. A disponibilização das Nightly ROMs e o desenvolvimento de um sistema de segurança, em retrospecto, seriam uma preparação para essa nova etapa.  Muito provavelmente o SO usará o Android como base open source. Além disso, na semana que vem será anunciada a parceria com uma empresa de hardware. Isso significa que, num futuro próximo, poderemos ver dispositivos de fábrica rodando com CM. 

Boas novas para o mundo Android, não? Você compraria um dispositivo com CyanogenMod de fábrica?

Atualizado em 20.09.2013 - Acaba de cair na rede um vídeo que identifica o Oppo N1 como o dispositivo que rodará com o novo OS da CyanogenMod. O fundador da CM, Steve Kondik, aparece em um vídeo (usando o Google Glass) publicado na página oficial da Oppo, onde diz os usuários podem aguardar pelas novidades. Ao final, você pode ver a data "23 de setembro". Assim, teremos o Oppo N1 como o dispositivo que suportará o OS da CM, que tal?

11 Compartilhado

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi