O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 14 Compartilhado 45 Comentários

Para os nossos leitores, a experiência de uso é a palavra de ordem!

Existe um longo debate em torno do rendimento das baterias que equipam os smartphones atualmente. Poucos aparelhos conseguem aliar especificações parrudas com rendimento energético acima da média. Mas, será que a bateria realmente seria a prioridade, se você tivesse que escolher entre ela e um bom desempenho? Segundo nossos leitores, a experiência de uso é a palavra de ordem.

Você deve estar se perguntando: quem prefere desempenho ao invés de bateria? Na verdade, quando falamos em desempenho, estamos nos referindo a interação e a experiência que acontece entre você e seu Android, desde o momento em que o alarme toca pela manhã até a o último 1% de bateria. Logo, se o seu smartphone não tem um bom desempenho, sua experiência de uso é estressante.

A pesquisa que realizamos aqui no site, durante o último final de semana, mostrou que nossos leitores estão dispostos a sacrificar o rendimento da bateria em prol de um desempenho satisfatório.

Claro, também achamos que ter ambas as características em um único aparelho seria o melhor dos dois mundos, mas desconhecemos um smartphone que entrega desempenho top e quatro dias de bateria no mínimo. Se você conhece algum, deixe-nos saber qual é nos comentários abaixo.

pollresultbattery
60% dos leitores preferem desempenho invés de bateria. Enquete teve 1.422 votos! / © ANDROIDPIT

Pessoalmente, também prefiro um smartphone que me ofereça uma boa experiência de uso com o software e que não trave quando eu abrir o WhatsApp ou o Asphalt 8. Na verdade, o desempenho satisfatório pode ser encontrado entre os dispositivos de gama média, enquanto a bateria é uma caixa de surpresas, visto que um smartphone com autonomia mediana pode ser encontrado entre os mid-range e também junto aos tops.

Muitas vezes, a autonomia prometida pelo fabricante passa longe daquilo que realmente alcançamos ao longo dos dias. Como todos nós sabemos, a autonomia estipulada pelo fabricante é o resultado de uma avaliação que tem como base um conjunto de exercícios ao qual o smartphone é submetido.

Porém, esses testes são realizados em condições ideais de uso, sem jogos ou apps que usamos instalados. Sim, não pense que o fabricante do seu dispositivo faz simulações de usos reais para testar protótipos de smartphones, usando-o no ônibus, na praia ou jogando Clash of Clans por horas. 

Abaixo, você confere o comentário de alguns leitores que justificaram seus votos:

Diego:

Prefiro bateria. Acredito que a maioria dos smartphones hoje não te deixam na mão em relação a desempenho, qualquer intermediário (intermediário de verdade) roda de tudo que tem na Play Store tranquilo.

Leonardo Dantas:

Eu não me importo em ter um desempenho top no aparelho e andar com uma bateria reserva.

Josenildo:

De que adianta ter várias hora pra usar o smartphone, se nessas várias horas ele quase te mata de raiva com os travamentos? Pra mim desempenho sempre.

Felipe Cassio:

Desempenho! Os dispositivos não podem seguir a linha de pensamento de colocar processadores mais fracos como os Snapdragon 6xx só para ter uma boa autonomia, e nem podem seguir o pensamento da Intel, que corta o processador pela metade para consumir menos (processador Intel Core com final U como, por exemplo, o i7-6500U, que é apenas Dual Core). Não podemos parar a evolução, e bateria de lítio não é evolução.

Por fim, podemos dizer que existe claramente uma preferência pela performance num aparelho. Como observado por alguns leitores, a escolha pela performance foi feita com base no cenário proposto pela enquete, que sugeria a escolha por um ou outro.

Contudo, todos nós queremos processadores parrudos e baterias que dão conta do recado todos os dias, independente se o nosso uso é moderado ou avançado.

O que você achou do resultado da enquete? Na sua opinião, o desempenho conta pontos num aparelho?

14 Compartilhado

45 Comentários

Escreva um comentário:

  • Meu comentário foi citado rs enfim, essa é a minha linha de pensamento. Se você pegar, por exemplo, um Xperia M4 com snapdragon 615 e uma bateria de 2400 mah, você tem os dois bem aliados em um bom conjunto. Ou então um Xperia Z3 com 3100 mah e o snapdragon 801 que não falha em nenhum dos dois mundos.


  • Pra mim tem q ter equilíbrio entre desempenho e bateria


  • Não entendi foi essa porcentagem do votos, se 60% disse que prefere desempenho, então os 40% restantes prefeririam a bateria, e não 57%!


  • Isso é tão verdade que existem vários launchers por aí, além de sistemas que não permitem tanta personalização. Hoje, com carregamento rápido, a duração da bateria não faz mas tanta diferença assim. Claro que é preciso que haja um tempo mínimo de uso, que vai variar do acordo com o usuário, e é aí, com o usuário, que fica a diferença. Um cara que tenha uma tomada disponível perto da mesa do trabalho não se importa com bateria; já um vendedor que passe o dia na rua não vai viver com uma bateria menor que 3000Mah.


  • Meu elephone M2 tem ótimo desempenho e a bateria dura o dia todo. Olha os chineses botando pra quebrar !!!


  • Não abro mão de uma bateria boa!


  • O desempenho pra mim, é o 2º item a ser analisado na hora de comprar um Smartphone. Não abro mão da bateria. Afinal, configurações parrudas exigem uma baterias compatíveis. De que adianta ter uma máquina na mão, mas evitar utilizá-la como gostaria com medo da bateria descarregar?


  • Me de um bom desempenho e uma bateria que aguente ele, o que falha no s6 é justamente isso, ótimo desempenho mas a bateria morre no meio do dia. Ao menos o carregamento rápido é de fato eficaz


  • A enquete serviu pra mostrar o que é claro: de nada adianta um celular com uma ótima bateria e desempenho pípio. Assim, o celular ideal é aquele que tem desempenho de sobra, para acompanhar o dia a dia, alinhado com a tecnologia rápida de carregamento encontrada nos tops atuais.

    Posso resumir o meu dia com o s6 edge assim: ele não me deixa na mão, e tem um desempenho espetacular. A bateria, que nesse aparelho deixa um pouco a desejar, carrega rapidinho com uns 20 minutos de tomada. Assim, aproveito o dia todo meu aparelho, com mais ou menos 35 a 40 minutos de tomada por dia, o que não é nada pra mim, que trabalha sentado o dia todo. E olha que sou hard user. Acredito que para usuários "comuns", a bateria desse aparelho chega com 15 a 20 % de carga ás 21, 22 horas, sem qualquer tipo de carregamento.

    Mas torno a repetir o que venho frisando em todo post: depende do usuário. Se você quer bateria, analise o aparelho adequado e aproveite.


  • Eu vou preferir o desempenho sempre, como já foi dito, não adianta ter um smartphone ostentando bateria, se ele só faz raiva. Mau abre o Facebook sem travar.


  • Não quero fazer merchandising, mas o Redmi 2 tem um desempenho muito bom e a bateria não me deixa na mão...


  • O ideal é que mescle entre as duas coisas!
    Felizmente temos varias opções no mercado capaz de apresentar isso.
    Que isso se torne tendencia cada vez mais!


  •   17

    Do que adianta uma bateria que dure bastante, se, durante o uso, vai ser travada por cima de travada, ou lentidão ao tentar executar a tarefa mais básica de todas? Claro que num mundo ideal o certo seria equilibrar os dois, mas pelo menos existem meios para "desviar" da falta de bateria, como carregadores portáteis etc


  • Do que adianta ter uma ferrari se o transito de são paulo não te deixa passar dos 30km ??
    Acho que tem que ser no minimo equilibrado, pelo menos 12horas de uso...
    Com meu xplay estou satisfeito ainda mais depois de ter atualizado pro 6.0 o que acabou com os lags que ele apresentava, consigo um dia de uso(saio as 6 da manhã e volto pra casa as 8 da noite), quando chego em casa ainda assisto um netflix e antes de dormir ponho pra carregar, normalmente faço de 7 a 8 horas de tela em dias normais, quando pego pouco sinal e n uso mto o wifi consigo entre 5 e 6 horas e meia de tela, o que pra mim já é o suficiente, claro que queria poder chegar no segundo dia com tranquilidade, mas ai já é querer muito, até porque temos que ter nosso momento de sono né, ai pode deixar carregando sem problema.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi