O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
218 Compartilhado 128 Comentários

Design ou bateria: o que você procura em um smartphone?

Poucas fabricantes de Android comercializam menos de duas séries de smartphones por ano. Existem inúmeros modelos disponíveis à venda para todos os gostos e, aparentemente, estamos vivendo na época do design vs. bateria. Essa questão já foi bastante comentada na época do lançamento do iPhone 6 e dos Galaxy S6, mas voltou à tona esse mês com os recentes lançamentos da Motorola.

O mercado de smartphones não anda em alta em comparação com seus tempos áureos, então é comum que as marcas ao redor do mundo reforcem seus portfólios oferecendo opções para todos os estilos e orçamentos. Vou usar como exemplo para esse artigo a Motorola, que era uma a empresa que comercializava até pouco tempo atrás três linhas de smartphones que serviam diferentes tipos de usuários.

Era possível encontrar no Moto X, no Moto G e no Moto E uma experiência com o software semelhante, com durabilidade de bateria decente nos três e também uma boa construção de design. Isso está bastante diferente agora que a empresa resolveu apostar mais nesses grupos de usuários com exigências de distintas, ou seja, o hardware é bem parecido entre os produtos, enquanto a proposta de uso já muda um pouco mais.

AndroidPIT moto family 5180
Modelos da Motorola eram mais enxutos e consistentes em hardware / © ANDROIDPIT

O fato mais integrante aqui é que o design e a bateria já não andam mais lado a lado entre os produtos da marca. O Moto C Plus e o Moto E4 Plus, por exemplo, custam menos de mil reais e contam com baterias grandes, bem ao contrário do Moto Z2 Play, que é o intermediário premium. No caso do Z2 Play, a bateria foi colocada em segundo plano este ano, e isso aconteceu em prol de um design mais sofisticado.

Atualmente, design e bateria não andam mais lado a lado

Notem que o modelo médio da marca regrediu em comparação com um modelo de entrada nesse aspecto, uma vez que a empresa entendeu que existe um público maior naquela faixa de preço que se importa mais com a bateria. Há três anos, contudo, o Moto Maxx chegava com proposta diferente, sendo um produto caro e com bateria generosa. A Motorola apostou em baterias ainda nas série Style e Play, até mudar de foco com a chegada do Moto Z. De modo resumido, o que a marca fez foi uma dança das cadeiras entre design e bateria.

Como disse mais acima esse não é um problema da Motorola, mas sim o momento atual do mercado, onde as novidades giram em torno de recursos, e quem escolhe a melhor opção para si mesmo é o usuário. É claro que linhas mais enxutas e consistentes sempre são melhores, mas, se você estivesse procurando por um novo smartphone hoje em meio a tanta variedade, escolheria por bateria ou design?

Design ou bateria: o que você procura em um smartphone?

 

218 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 3 meses

    As empresas querem deixar os smartphones iguais a folhas de A4. Pelo amor de Deus, os aparelhos já estão bastante finos!!! Não precisa afinar mais ainda. O que todos querem atualmente é uma boa duração de bateria e desempenho. O design é consequência. 😅

  • Victor Lima há 3 meses

    entre bateria e design fico com bateria... mas eu procuro mais performance

  •   62
    Agnaldo C. há 3 meses

    Eu também acho bateria mais importante não adianta ter um Cell bonito para usar como peso de papel se não tiver tomada por perto.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 3 meses

    Sem dúvida​ bateria. De nada adianta eu ter design e o celular ter uma bateria que não dura nada.

  • David CD há 3 meses

    Kkkk Bateria, até porque o design vai ser muito útil pra ficar olhando na hr que faltar bateria

128 Comentários

Escreva um comentário:

  • Não é preciso deixar um smartphone tão fino pra caracterizar apenas isso ao design, bateria é extremamente importe, porém, fazer um aparelho feio de qualquer jeito, que não seja atraente não vale muito a pena. Ainda mais pelos preços que se cobram hoje em dia.


  • Os dois itens do de suma importância.


  • Prefiro bateria com desempenho do que só design .


  • pra isso foi lançando recentemente um celular que combina não só design e bateria ,mas ,performance também !! chama se Lenovo P2 com 5100 mAh ,snap 625 ,4gb ram e 64gb de memória,e 0,83cm de espessura ,todo em metal!! eu que sou um usuário hard consigo quase 2 dias facilmente de uso !! agora quem tem um uso mais leve ,pode conseguir até 3 dias de duração de bateria!!!


  • O grande problema são as fabricantes de fazer um smartphone fino e com isso não terá bateria boa, mas pode ser um pouco mais grosso e ter design, vamos pensar nos Moto Z com os snaps vai ficar grosso mas terá bateria; então por que fazer um telefone com bateria descente? E dar pra fazer um telefone com 4000mAh sem sofrer no design, vê o Vibe K6 Plus tem 4000mAh mas não sofre no design. Então as fabricantes tem que ver isso.


  • Bateria se carrega. Estilo não.


  • Acho que um pouco das duas coisas. Atualmente estou usando o A9. Tem uma super bateria e um design discreto e bonito.


    • Vdd o A9 tem ambos, e fora a tela Super Amoled.


    • Atualmente também uso o A9 e não se consigo voltar pra um celular com a bateria "normal'. Enquanto todos meus amigos estão sempre preocupados com a bateria acabando, andando com power banks e procurando tomadas, meu celular sempre está com mais de 50% de bateria. Comprei o A9 em setembro do ano passado e nesses 10 meses ainda não tive nenhum caso de ficar com o celular descarregado.


      • Uso o A9 desde o primeiro dia desse ano. Recarrego um dia sim outro não. Aparelho maravilhoso. Principalmente pela bateria e pela tela. E além disso ainda consegue ser muito bonito.


      • Também possuo um Galaxy A9 e não deixa a desejar em quase nada, design, hardware e o principal, a bateria de 5000mha que para mim que trabalho externo e não fico por perto de tomadas durante o dia, me atende muito bem, tiro do carregador ás 5:30 chego em casa ás 16:00 com 75% de bateria fico jogando, assistindo vídeos no Youtube, enviando mensagens no Whatsapp, fazendo ligações e chego ás 22:00 de uso intenso à hard com 30% que parecem que não vão acabar às 23:00 com 25% que eu coloco pra carregar. Nos outros quesitos também não tenho que reclamar, pra minha necessidade e entretenimento, me atendente extremamente bem.


  • Votei em bateria, mas estimo câmera, áudio e bom desempenho.
    Não acho que seja tão difícil produzir um conjunto desse.


  • Se puder ter os 2 é perfeito, mas eu prefiro a bateria


  • Atualmente procuro um smartphone com bom desempenho e com uma bateria generosa (não é atoa que aderi a onda dos importados).
    Design com certeza é importante, mas é bom sempre aliarmos o desempenho, features e bateria para que possamos fazer uma boa escolha do produto.
    Atualmente tento fazer a escolha de um smartphone que irá durar pelo menos 2 ou 3 anos, dinheiro não nasce em arvore.


  • Claro q o design importa mas, o essencial é a bateria. N adianta ter um smartphone lindo e descarregado.


  • Sem dúvidas bateria pois seria um sonho não ter que viver com o telefone direto na tomada assemelhando a um aparelho fixo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi