O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 117 Compartilhado 142 Comentários

O que não fazer quando seu smartphone cai na água (e o que deve ser feito)

Gente, isso é sério. Quantas pessoas você conhece que já deixaram o smartphone cair na água? Provavelmente, ao menos uma. E quantas dessas recuperaram seus aparelhos? Muito provavelmente, poucas. Vamos falar aqui sobre algumas dicas essenciais para quando esse acidente acontecer com você.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5196
Ok, molhou! E agora? Vamos te ajudar! / © ANDROIDPIT

O checklist essencial

Não mantenha o aparelho ligado

Se estiver desligado, mantenha assim. Se estiver ligado, desligue imediatamente. Manter ligado fará com que componentes entrem em curto circuito, pois a água faz com que coisas que não deveriam sejam conectadas entre si.

Não ponha em uma fonte de energia

Vale o mesmo para a dica de cima. Não conecte seu aparelho a um carregador ou ao computador. A energia passada pelo cabo pode estragar componentes.

Não esquente

Passar o secador de cabelo muito próximo do aparelho pode derreter soldas e componentes, piorando ainda mais a situação. E nem pense em microondas, isso pode causar um acidente.

Não assopre ou chacoalhe

Fazendo isso, você pode levar água a locais que antes não estavam molhados e aumentar o estrago.

Não deixe para lá

Caiu na água, molhou? Não largue o aparelho desse jeito. Leve o quanto antes em uma assistência para ver se é possível recuperá-lo. Até lá você pode contar com algumas de nossas dicas a seguir.

Agora, o que deve ser feito

Retire da água imediatamente - Mesmo que isso signifique botar a mão na privada. Quanto mais rápido você retirar da água, mais chances de sobrevivência.

Desligue

Se ele ainda não estiver desligado, faça isso na hora. Isso diminuirá os danos.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5220
Remova qualquer parte solta do aparelho / © ANDROIDPIT

Desmonte

Caso seu aparelho seja do tipo que tem bateria removível, retire a tampa e a bateria. além de chips e cartões de memória. Lembre-se também de berços para chips. Seque esses itens separadamente.

Retire películas e cases

Para evitar acúmulo desnecessário de água, retire qualquer película e case ou capinha. Isso vai ajudar a secar mais rápido e impede que água acumulada nesses itens passem para o aparelho.

Passe uma toalha

Use uma toalha que não solte felpas, e evite o papel higiênico, que também deixa pedaços. Bata suavemente com a toalha no aparelho, em todos os lados, e deixe o aparelho em cima da toalha para que qualquer líquido que caia seja absorvido.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5215
Passe um papel ou toalha que não deixe resíduos / © ANDROIDPIT

Aspire

Se realmente ele mergulhou na água e há muito líquido, você pode usar um aspirador de pó e líquidos para retirar o excesso de água. Certifique-se de ter retirado as partes soltas dele antes.

Deixe para secar

Até poder levar em uma assistência técnica, você pode deixar seu smartphone secando, e o melhor método é o do arroz. Pegue um saco plástico (aqueles com fecho são os melhores) e coloque cinco vezes o volume do smartphone em arroz cru dentro desse saco. Acomode o aparelho lá dentro, bem no meio do arroz, e deixe quieto por até cinco dias. Não ligue ele antes disso.

Teste

Após alguns dias, tente ligar o aparelho. Se não ligar, recarregue por uns 20 minutos e tente novamente. Se ele não der sinal de vida, não deu certo. Se ligar, ótimo! Porém, fique de olho nele por alguns dias para ver se nada de estranho acontece. Vapor na câmera e som externo abafado são alguns dos sintomas, e ele deve voltar para o arroz.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5222
Ligou? Perfeito! Mas fique de olho por uns dias / © ANDROIDPIT

Contate a assistência

Dentro ou fora da garantia, contate o serviço de atendimento ao consumidor da fabricante e descubra qual o melhor local perto da sua casa para levar o aparelho. Provavelmente não vai ficar barato, mas pode valer a pena para você.

Cuidado com aparelhos à prova d'água

Vale ressaltar. Não é porque o seu smartphone é à prova d'água que dá para fazer qualquer coisa com ele. Informe-se muito bem antes de mais nada.

O iPhone da Apple, por exemplo, é resistente, mas diz a empresa em seu próprio site que não dá garantia alguma caso algo aconteça. E, geralmente, há um limite de tempo em que o aparelho pode ficar mergulhado, que tipo de líquido aguenta e qual a temperatura.

É bom ler o manual do aparelho, bem como as informações presentes no site. Até mantenha guardadas essas informações, caso precise de alguma comprovação junto à garantia.

E você? Já deixou seu celular cair na água? O que fez para salvá-lo?

117 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

142 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi