O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 15 Compartilhado 62 Comentários

Você sabe qual a diferença entre “Always On Display” e “Ambient display”?

Na leva de novas tecnologias que vêm se integrando aos smartphones ano após ano, duas delas, relacionadas às telas, têm chamado a atenção: a Always On Display e a Ambient Display. Mas você sabe qual a diferença entre elas?

Always On Display: o modo “Sempre Alerta” do seu smartphone

Basicamente, o Always On Display é a tecnologia patenteada pela Samsung que vai manter o display do seu smartphone sempre ligado. Dessa forma, segundo as fabricantes, ficará mais fácil o usuário ter acesso às informações do aparelho, como horas, calendário e meteorologia.  

ALWAYS ON
A tecnologia do Always On Display foi patenteada pela Samsung / © USPTO.GOV

Isso será possível porque as telas Super AMOLED tem pixels auto-emissores que consomem energia apenas durante a exibição do conteúdo. E dados como hora, tempo, notícias, mensagens e notificações de calendário consomem muito pouca energia, não impactando no consumo de bateria - em média, 1% por hora. Claro que isso pode variar de modelo para modelo.

A Samsung deve usar o Always On Display em seus modelos topo de linha em 2016: o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge. Há ainda rumores de que a LG algo similar no seu G5, mas com um outro nome, por questões de patente, claro. Todos serão apresentados na Mobile World Congress 2016, que acontece no final deste mês, em Barcelona. 

Ambient Display: interação ao menor contato

Disponível a partir do Android 5.0 (Lollipop), o Ambient Display é uma funcionalidade que ganhou notoriedade a partir do Nexus 6 (e do 5X) e de alguns modelos da Motorola, como o Moto G. Basicamente, o recurso mostrará informações como horas e notificações assim que o usuário tenha algum tipo de interação com o smartphone, como por exemplo, tirá-lo do bolso ou levantá-lo da mesa.

Além de visualizar as notificações, ele também poderá responder algumas delas, como e-mails e mensagens SMSs, sem a necessidade de destravar a tela.

AndroidPIT Nexus 6P battery tips 1
A tecnologia do Ambiente Display é ativada ao menor contato com o smartphone / © ANDROIDPIT

Duas coisas legais do recurso: o primeiro é que assim que você toca em uma notificação, a tela se ilumina automaticamente, sem a necessidade de destravar o aparelho. A segunda é que assim que o usuário deixa de interagir com o smartphone, a tela volta ao estado de descanso imediatamente, poupando energia. 

Ponto contra do Ambient Display: ele só funciona em telas AMOLED. Em outros tipos de display, como o IPS LCD, o recurso não ajuda em nada na economia da bateria, pelo contrário: ele faz com que ela se esgote mais rapidamente. 

E o que você acha desses novos sistemas de notificações? Eles serão úteis ou só vão servir pra gastar mais bateria? Dê a sua opinião!

15 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Douglas Charles Cunha 11/fev/2016

    Sério, como uma pessoa tão mal informada pode ser redatora do AndroidPit?

    Ambient Display é uma função copiada da Motorola, derivada do Moto Tela (antigamente conhecida com Tela Inteligente) e que foi lançada com exclusividade no Moto X de primeira geração em julho de 2013.
    O Lollipop incorporou a função em 2015.
    Ela adquiriu notoriedade com o Moto X, não com Nexus 6 ou 5X. O redator ainda cita "e de alguns modelos Motorola, como Moto G". O Moto G foi o último modelo da Motorola a receber o recurso, até o Moto E recebeu antes.

    Outra gafe: "Ponto contra do Ambient Display: ele só funciona em telas AMOLED". Sério? É muita falta de conhecimento.

    A respeito da patente da Samsung, ela vai gastar bem mais de 1% por hora é que vantagem tem um aparelho ficar mostrando informação dentro do bolso ou fora do alcance? Samsung é mestre em inutilidades.

  •   45
    ............... 11/fev/2016

    Acho realmente valido sacrificar um pouco da autonomia de bateria por algo realmente útil como a Moto Tela, ainda mais se tratando do Moto X Play, que possui autonomia de bateria tão elogiada, batendo até mesmo Smartphones como o Moto Maxx e Moto X Force no quesito.
    Se eu tivesse o smartphone com certeza usaria o Moto Tela.

  • Eric Romero
    • Mod
    10/fev/2016

    Essa matéria tirará a dúvida de muita gente. Ótima matéria.

62 Comentários

Escreva um comentário:

  • Tenho o Samsung A9 e a dona Samsung INEXPLICAVELMENTE não disponibilizou nele esse Always On Display!!! Palhaçada, hein, Samsung?????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • tem como sumular uma destas duas tecnologia no galaxy note 5? ele ja tem a funçao de usar a S pen com a tela desligada.... alguem sabe de algum programa que faz isso?


  • Só espero que esse Always on Display estiver mesmo nos novos LG e Samsung, que seja uma característica opcional e não uma função que não possa ser desativada.


  • Otima materia, e otimos recursos


  • Muito útil no meu Moto G3 o Ambient Display.


  • Essa tela de bloqueio desse Nexus é de fábrica ou é algum app? si alguém souber, me responda e dê o nome do app, obg


  • Será que vale a pena?


  • ficaria mais interessante se colocar o Glance dos lumias. passando a mão na frente da tela, o horário e as informações de apps configurados pelo usuário aparecem na tela, sem impactar no consumo (ou drenagem) da bateria. outra coisa: bastaria vc apenas tirar o smart do bolso e as informações são exibidas na tela
    dúvidas é só pesquisar "Lumia Glance" e aí vcs terão uma ideia do que estou falando n.n

    tive o Lumia 620 e usei esse recurso direto


  • Sério, como uma pessoa tão mal informada pode ser redatora do AndroidPit?

    Ambient Display é uma função copiada da Motorola, derivada do Moto Tela (antigamente conhecida com Tela Inteligente) e que foi lançada com exclusividade no Moto X de primeira geração em julho de 2013.
    O Lollipop incorporou a função em 2015.
    Ela adquiriu notoriedade com o Moto X, não com Nexus 6 ou 5X. O redator ainda cita "e de alguns modelos Motorola, como Moto G". O Moto G foi o último modelo da Motorola a receber o recurso, até o Moto E recebeu antes.

    Outra gafe: "Ponto contra do Ambient Display: ele só funciona em telas AMOLED". Sério? É muita falta de conhecimento.

    A respeito da patente da Samsung, ela vai gastar bem mais de 1% por hora é que vantagem tem um aparelho ficar mostrando informação dentro do bolso ou fora do alcance? Samsung é mestre em inutilidades.


    •   8

      A Nokia tem isso em Telas IPS e o consumo é mínimo, imagine em Telas Amoled, nem deve existir algum consumo grande. E no Moto X, algumas versões do G e E possuem o Moto Tela que é muito superior e o Ambient Display, que é horrível comparado ao Moto Tela.


  • Cara, que bobeira isso ... qual é a dificuldade em acompanhar o led de notificação ou mesmo ligar a tela de 30 em 30 min pra ver se tem algo novo? Pra que deixar o aparelho com a tela ligada o tempo todo só pra acompanhar isso? E como eu disse, e o led, som e vibração, servem pra que? Totalmente bobeira, tão muito sem idéias de inovação pra muito lançamento em pouco tempo.


  • esse always on display acho furada ,se eles falam que vai gastar 1% por hora pode jogar mais uns 3 a 5% , isso sem usar o smartphone ? rsrs não muito obrigado , o moto tela neste caso e bem mais inteligente , e ate mesmo em telas LCD o consumo nao chega ser perceptivel , tenho o x play e uso ,e nao sofreu muita alteraçao no consumo de bateria , claro que isso em telas amoled ai que nao vai perceber mesmo. Infelizemente esse aways on disp mais uma ''novidade'' daquilo que ja existe , os caras nao conseguem criar mais nada de inovador , nao sei qual e pior isso ou o force touch do iphone ¬¬' que engana muita gente , kkk tenho varios amigos que tinham o 6 e dai saiu o 6s com essa funçao foram loucos comprar , e acham uma grande inovação na verdade mais para justificar a compra , bom enfim as novidades são esscenciais para a evoluçao , porem criar essas novidades ''placebo'' somente para encher os olhos dos usuarios isso não tem nada de evoluçao e sim um retrocesso, e so mostra que o consumidor esta ficando mais burro a cada ano que passa .

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi