O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 Compartilhado 5 Comentários

Dungeon Keeper: o Chifrudo está de volta!

Existem clássicos do passado que despertam a nostalgia de muitos jogadores apenas com a menção dos seus nomes. Sem dúvida, o Dungeon Keeper da Bullfrog, lançado em 1997, é um deles, e era de se esperar que o seu remake para smartphones e tablets despertasse as expectativas mais elevadas.

No meu teste você fica sabendo se a Electronic Arts and Mythic fez jus ao mito Dungeon Keeper e se os fãs do original ficarão satisfeitos com essa versão.

Avaliação

Prós

  • Gráficos
  • Elementos nostálgicos

Contras

  • Paywall (cobrança pelo acesso a conteúdo digital)
  • Tempo de espera para tarefas
  • Falta de tática para ataques
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Google Nexus 4 4.4.2 Não 1.0.51 1.7.87

Funções & Utilização

Se analisarmos o jogo original, fica claro por que a Electronic Arts resolveu fazer um remake do Dungeon Keeper: o jogo trazia vários elementos de estratégia, muito populares em jogos de sucesso da constelação mobile atual. Além disso, o foco em “anti-heróis” torna tudo mais divertido e menos monótono. Com efeito, o diabão do jogo (o “Horny”) nos guia através de um tutorial que não deixa nenhuma liberdade para o usuário tomar as próprias decisões, e no fim ficamos um tanto perdidos.

O objetivo de Dungeon Keeper é construir e administrar uma masmorra subterrânea, resistir a ataques e ao mesmo tempo atacar outros jogadores para roubar matéria-prima. Para isso, basta conquistar o coração da masmorra do oponente. Ao todo, existem no jogo quatro tipos de matérias-primas: três delas podem ser regularmente conseguidas e uma, as joias, são tão raras que uma compra interna no app se torna obrigatória.

dk1
O Chifrudo será o seu guia pelo tutorial. / © AdroidPIT

Dungeon Keeper é, em sua apresentação e conceito, um jogo bem-sucedido. A construção, expansão e administração de um calabouço, além do ataque e defesa contra oponentes reais, soam como uma ideia interessante, mas infelizmente não tão amadurecida se pensarmos no sucesso por excelência do gênero em smartphones, o Clash of Clans. Faltam no Dungeon Keeper muitos elementos táticos para os ataques, que ficam um tanto unidimensionais. Senti falta de uma história prévia e de um contexto mais elaborados além de mais elementos de estratégia.

dk2
Os gráficos do jogo são muito bem feitos. / © AndroidPIT

Mas esses não são os principais problemas do jogo, e sim as exageradas compras internas do app. O melhor exemplo é vivenciado pelo jogador logo após o fim do tutorial. Para quebrar a primeira pedra, os Diabinhos precisam de 15 segundos. A segunda já exige 4 horas de trabalho e a terceira, 24 horas! Todo esse trabalho pode, obviamente, ser acelerado se você gastar, para a primeira pedra, 42 joias e para a segunda, nada menos do que 250!

dk3
Recrutar 6 diabinhos custa 50 moedas. Bem mais do que as recompensas pela realização das tarefas.  / © AndroidPIT

Além disso, se quisermos aumentar o número de trabalhadores simultâneos, temos de gastar 800 joias, quantia impossível de ser obtida normalmente no jogo. Em games semelhantes ao menos isso podia ser adquirido com outras matérias-primas. O mais irônico de tudo é que a recompensa por esse trabalho são jóias (esse é um dos únicos meios de se conseguir o material sem ter de abrir a carteira). E com isso temos a criação do famoso “Paywall”, um muro ou barreira que só pode ser ultrapassado se você pagar.

dk4
Os diabinhos custam caro. / © AndroidPIT

Tela & Controles

Dungeon Keeper tem os controles simples e bem-sucedidos, e sua apresentação gráfica também é muito boa. Os efeitos sonoros, além disso, causam até nostalgia e saudade do jogo original em um ou outro ponto.

Velocidade & Estabilidade

O Dungeon Keeper funcionou sem atrasos ou engasgos durante o período do meu teste.

Relação Preço/Desempenho

Dungeon Keeper pode ser baixado gratuitamente, mas as compras internas no app se tornam obrigatórias para o progresso, como esclareci acima.

dk5
As compras salgadas do jogo. / © AndroidPIT

Veredito Final

No ponto em que se encontra, não posso recomendar o Dungeon Keeper. Todas as tarefas a serem realizadas demoram muitíssimo e quase exigem o uso de dinheiro real para a compra de joias. Na verdade uma pena, pois o jogo tem potencial e faz jus, grafica e conceptualmente, ao original de 1997. Basicamente pela impossibilidade de se jogar grátis, e pela falta de tática para os ataques, dou ao jogo duas de cinco estrelas.

10 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi