O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 10 Compartilhado 26 Comentários

Como economizar internet e bateria no Android sem baixar nenhum aplicativo

Nem sempre instalar um aplicativo que gerencie e cuide da bateria do nosso smartphone é uma boa escolha. Isso também vale para parte dos apps que monitoram o consumo de internet, visto que muitos são eficientes apenas quando o usuário utiliza um plano pós-pago ou algum pacote de dados. Felizmente, o Android Nougat nos oferece uma ferramenta útil para ambos os casos, e de forma nativa. 

Muitos smartphones acompanham um modo de economia de energia embutido no software. O grande problema dessas ferramentas é a restrição em recursos e de processamento no qual o usuário está sujeito. Muitas delas, como o modo STAMINA, da Sony, trabalham de forma agressiva, reduzindo animações do sistema, o desempenho do processador e inúmeros recursos do software.

Já o modo de economia ultra da Samsung, por sua vez, chega a ser bizarro, transformando um smartphone repleto de recursos num celular dos anos 90, onde o usuário só pode usar alguns utilitários básicos, como alarme, discador e SMS. A HTC tem um modo bastante similar, assim como a LG.

A boa nova é que os usuários que já contam com o Nougat em seus smartphones podem utilizar a ferramenta "Economizador de dados", que controla os gastos de internet por aplicativo e ainda dá uma mão na autonomia de energia. Para encontrá-lo, você precisa ir em: Configurações> Uso de dados> Economizador de dados.

economizador de dados android nougat
Painel principal do economizador de dados / © AndroidPIT

O objetivo desse recurso é semelhante ao do sistema de "permissões de aplicativos", deixando o usuário escolher quais jogos ou aplicações podem acessar informações, neste caso, internet. Você não precisa ter um pacote de dados ativo, mensal ou semanal, para usá-lo. Tudo o que você precisa fazer é ativar os apps que não devem acessar a internet.

economizador de dados nougat android
Permissões por app do economizador de dados / © AndroidPIT

O sistema faz um cálculo de quantos megabytes foram economizados durante o período em que essa função esteve ativa. Outro ponto positivo do economizador de dados do Nougat é o fato da ferramenta ser nativa, evitando a instalação de um app à parte que faça esse gerenciamento.

Mesmo com o objetivo de poupar, os otimizadores de internet e bateria sempre acabam gastando recursos do sistema. Afinal, este tipo de gerenciamento requer que o app fique monitorando diversos recursos do software em segundo plano.

Opinion by Bruno Salutes
Mesmo com o objetivo de poupar, os otimizadores de internet e bateria sempre acabam gastando recursos do sistema.
O que você acha?
50
50
218 participantes

O único aplicativo que não pode ser restringido nesse modo é o Google Play Services, dada a importante dele para o funcionamento do Android. Os demais, incluindo serviços do sistema, podem ficar dentro da regra do economizador. Acredito que este modo é essencial para a economia de energia e de internet, além, é claro, de tornar o Modo Doze ainda mais eficiente.

Você usa o economizador de internet? Já está com o Nougat no seu smartphone?

10 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

26 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi