O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 38 Comentários

Zerou o jogo? Próximo Essential Phone pode vir sem o notch na tela

O último MWC nos mostrou muita coisa, principalmente a tendência cada vez maior das fabricantes adorem o visual de tela com o notch, que é uma espécie de corte superior que acomoda os sensores frontais dos dispositivos. O formato seguido pelas marcas Android é mais semelhante ao da Apple, com o iPhone X, uma inspiração que eu pessoalmente não entendo. Observações à parte, o Essential Phone, primeiro com o recorte na tela, deve perder essa característica em sua próxima versão.

Muitas fabricantes tiveram ideias diferentes para aderir ao formato de bordas finas e tela ocupando a maior parte do painel frontal. A Essential, contudo, foi a primeira a implementar o formato conhecido hoje como notch, que é um recorte na própria tela para acomodar os sensores do dispositivo. O entalhe do Essential Phone é o mais diferenciado do mercado e também o menor, diga-se de passagem, o que confere ao modelo uma característica própria e longe daquilo que encontramos no iPhone X.

A novidade, no entanto, se refere ao próximo Essential, o PH-2, que deve chegar ao mercado com um sistema de câmeras no estilo pop-up. Esse mecanismo foi demonstrado pelo Vivo Apex, no MWC, um modelo conceital da chinesa Vivo e que foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm. Dessa forma, o sensor da câmera salta de dentro do smartphone quando necessário, fazendo com que a fabricante consiga ocupar quase 95% da parte frontal com tela.

Apesar de ter sido demonstrado pela Vivo, a patente deste recurso foi registrada pela Essential Products Inc em maio de 2016, e regulada somente em agosto de 2017. Como o Apex ainda não é um produto de fato e a propriedade da patente é da Essential, muito provavelmente a tecnologia estreará de forma mais sólida e funcional no PH-2.

essential phone patent smartphone
Patente do módulo pop-up de câmera / © Essential Inc

Não deixa de ser interessante o fato de vermos a própria Essential, que estreou o design com o notch, deixando de lado essa abordagem em seu próximo produto (caso isso se confirme). O mais curioso aqui é que, com isso, o argumento de que produtos Android com notch foram inspirados no Essential Phone acaba ficando cada vez mais fraco e a comparação com o iPhone X acaba sendo a mais óbvia. Esse comparação, inclusive, nem sempre é positiva para essas empresas.

O que achou do recurso? Você teria um smartphone com notch na tela?

177 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Stella Dauer
    • Admin
    • Equipe
    há 1 mês

    Eu acho a ideia péssima, partes mecânicas não são benvindas a aparelhos que usamos demais no dia-a-dia. Ainda mais uma parte assim pequena. Logo isso emperra, perde lubrificação, entra sujeira e trava, não fecha e você esquece e dá com isso em algum lugar... já não tinha curtido no Apex, curto menos ainda no Essential.

    Ainda assim, é legal ver que a Essential, apesar de ter vendido quase nada, continua inovando, indo atrás de diferenciais, coisas novas... muito bom.

    Em tempo, na MWC também saiu o Bluboo S2, que tem uma câmera traseira que gira e vira uma frontal. Também não gosto da coisa mecânica, mas achei uma solução ligeiramente melhor.

  • Sidney há 1 mês

    Notch é erro. Notch não é moda, é imbecilidade. O Essential veio com essa aberração por erro de projeto, a Apple copiou porque o Steve Jobs está morto, e um monte de empresa resolveu copiar. Está na hora de extirpar essa aberração dos smartphones e voltarem a fazer aparelhos decentes.
    Deu pra notar que eu não gosto do notch?

  • Agnaldo C. há 1 mês

    Tudo isso só pra não assumir uma pequena faixa na superfície? Ainda acho o design da linha S da Samsung o melhor

  • Jairo rios há 1 mês

    Acredito que a tendência será alocar os sensores + camera frontal abaixo da tela a partir de2019

38 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações