Está na hora da linha Nexus inovar. Você concorda?

AndroidPIT Nexus family group shot
© nextpit

Todo ano, o Google lança um smartphone da linha Nexus, também conhecidos como um “Android puro”. Em outras palavras, é um dispositivo que não traz nenhum tipo de modificação por parte de fabricantes e operadoras. Quase todos os modelos da série são ótimos aparelhos, robustos e estáveis. Mas vocês já notaram que nenhum deles traz algum tipo de inovação de encher os olhos? 

Antes de mais nada, é bom deixar claro: como eu disse acima, quase toda a linha Nexus é formada por ótimos smartphones, desde o seu primeiro dispositivo, lançado em 2010. Eu mesmo tive um Nexus S, que ficou comigo por quatro anos e posso dizer que foi o melhor Android que já tive. 

No entanto, analisando todos os modelos lançados, pude notar que nenhum deles trouxe algum tipo de inovação significativa. Todos contam hardware e software equilibrados, tem um belo design, além da vantagem de serem os primeiros a ganhar as atualizações do Android. Mas a série Nexus fica em uma espécie de “zona de conforto” que, pelo menos até agora, ela se recusa a sair.  

As outras fabricantes se esforçam

Enquanto isso, outras fabricantes de smartphones Android têm se arriscado muito mais. Vide a LG e a Lenovo, que lançaram o G5 e o Moto Z respectivamente, com ambos trazendo o conceito modular, em que periféricos podem potencializar funções dos aparelhos como câmera, bateria, alto-falante e até um projetor. 

AndroidPIT lg g5 friends 0428
LG G5: o primeiro smartphone modular a chegar ao público / © ANDROIDPIT

Aliás, por falar em Lenovo, ela também apresentou o Phab 2 Pro, o primeiro dispositivo dotado com tecnologia de realidade aumentada, adaptada do Projeto Tango que é...do Google (!?). E não podemos esquecer da Samsung, com os seus Galaxy S6 e S7 Edge, com a inovação da tela curvada ou o P9 da Huawei, cuja câmera dupla foi desenvolvida em parceria com a lendária marca alemã Leica. 

lenovo phab 2 pro Looking At Solar System
Phab 2 Pro: a Lenovo lança um phablet com tecnologia de realidade aumentada / © Lenovo

Enfim, o que se pode ver é que as fabricantes têm se esforçado para trazer inovações em seus dispositivos top de linha. Talvez não na velocidade que desejamos, mas as novidades aparecem. E como o Google tem inovado na linha Nexus? Qual recurso realmente impactante a série trouxe nos últimos anos?

Aliás, até mesmo o Android “puro” que vem nos Nexus também não traz AQUELE diferencial que nos faz pensar “leve meu dinheiro, Google!”. Claro que a vantagem de ter as atualizações do SO em primeira mão é importante, mas não vemos na série um recurso exclusivo e útil que o tornaria acima dos demais. 

Para liderar é preciso dar o exemplo

Muito se tem falado que o Google quer ter controle total no desenvolvimento do hardware e software da linha Nexus, a exemplo do que a Apple faz com o seu iPhone. No entanto, entra ano e sai ano, sempre que precisamos pesquisar por novas informações sobre o próximo Nexus, vemos que a Big G pretende desenvolver o dispositivo com alguma fabricante terceira. 

A empresa já chegou a dar mostras de que pode fazer alguma coisa interessante. Um bom exemplo é o Projeto Ara, um smartphone que levaria o conceito modular à enésima potência, permitindo ao usuário escolher e trocar processador, o módulo de câmera, a quantidade de memória RAM, alto-falantes e bateria do aparelho.

project ara 01 hero
Projeto Ara: o smartphone modular do Google perdeu diversas possibilidades de customização / © Google

No entanto, já foi anunciado que a nova base do Ara sofreu grandes limitações. Com isso, ele contará com mais componentes-base fixos (processador, memória RAM, antena, GPU, bateria e tela), diminuindo assim a quantidade de módulos removíveis. Ou seja, o dispositivo já perdeu parte da graça no quesito customização. 

A verdade é que a linha Nexus deveria ser aquela que mostraria o que deveria ser o universo Android para os próximos anos, seja em hardware, seja em software. No entanto, fica a impressão de que Google simplesmente se contenta em ajudar a desenvolver bons smartphones para a série e só. 

Considerando que a sua receita depende muito pouco da venda dos Nexus, não deixa de ser meio frustrante constatar que o Google poderia se arriscar mais na hora de inovar com essa série. 

Você acha que falta inovação na linha Nexus?

Ir para o comentário (101)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
101 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 16
    Denis S. 22/08/2016 Link para o comentário

    Esta na hora da linha nexus vir pro Brasil...


  • Matheus N. 3
    Matheus N. 22/08/2016 Link para o comentário

    Sera que se a Nokia lançasse um dispositivo Nexus veríamos alguma inovação?
    Como as lentes para câmeras ou resistência que já vimos no passado?


  • 21
    Conta desativada 22/08/2016 Link para o comentário

    Está na hora de ser vendido no Brasil!

    Rodrigo Santos


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 22/08/2016 Link para o comentário

    Nexus. Meu sonho 😎


  • Chico Souza 5
    Chico Souza 21/08/2016 Link para o comentário

    Depois do Nexus 5 a linha ficou uma bagunça com Motorola, Huawei e novamente LG.
    Tenho meu Nexus 5 desde 2014 e pensando na troca prefiro ir para um OnePlus, Zenfone ou HTC. 🤔


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 21/08/2016 Link para o comentário

    Tah na hora de mudar mesmo... Mudar a rota pro Brasil... Aí sim, seria uma mudança radical... Sonho de consumo...

    João M.


    • João M. 18
      João M. 21/08/2016 Link para o comentário

      KKKKKKKK tbm acho...


  • Arthur S. 40
    Arthur S. 21/08/2016 Link para o comentário

    Nexus é um modelo para fabricante e celular para devs...

    Gilmar Luiz


  • João M. 18
    João M. 21/08/2016 Link para o comentário

    Ta na hora de inovar, do design a tela... Queria ver um nexus com duas câmera frontal, uma super bateria ( no mínino 5000mAh e no máximo 7000mAh) uma tela entre 5 e 5.7 e pronto. Além de um leitor biométrico na frente...


  • João M. 18
    João M. 21/08/2016 Link para o comentário

    Ta na hora de inovar, do design a tela... Queria ver um nexus com duas câmera frontal, uma super bateria ( no mínino 5000mAh e no máximo 7000mAh) uma tela entre 5 e 5.7 e pronto. Além de um leitor biométrico na frente...


  • 47
    Conta desativada 21/08/2016 Link para o comentário

    Respeito o ponto de vista do Rui Maciel, mas como profissional e como um usuário de nexus tenho que discordar.
    Desde o inicio, a linha Nexus surgiu com o objetivo de apresentar novidades perante o sistema operacional Android, assim garantindo um hardware no qual se aproveite de todas estas novidades, portanto ele é uma linha "Modelo".
    Ah mas a linha Nexus foi a primeira que trouxe tela HD? Tenho que lembrar que o sistema Android foi atualizado para suportar tal resolução, assim sua linha Modelo tem que passar a suportar tal resolução, resposta simples.
    O objetivo da linha Nexus nunca foi de ganhar mercado, tanto que seu marketing é praticamente "Nulo", simplesmente é conhecido por quem frequenta sites de tecnologia. Vá perguntar alguém na rua se ele conhece algum smartphone da linha Nexus, lhes garanto que de 10, no máximo 2 ou 3 irão responder que sim (e olha lá, estou chutando um palpite de sorte).

    Inovação em hardware deixa para as empresas, que aliás suprem muito bem esta demanda de mercado.

    Esta é a minha opinião de forma reduzida.

    Murilo RomanattoDavid CDBruno da Silva Santosraphael m.


  • Hugo de Freitas 9
    Hugo de Freitas 21/08/2016 Link para o comentário

    Difícil opinar. Primeiro porque Nexus não é vendido no Brasil então quem é ou foi usuário importou o produto. Parcela super pequena dos usuários.
    A proposta do nexus nunca foi inovar, até porque nunca vai bater de frente com Apple, Samsung e LG na luta por patentes e novas tecnologias. É um smartphone de nicho e feito para quem curte um sistema puro, principalmente desenvolvedores.
    Se viesse pro Brasil, certeza que seria um usuário Nexus.

    Prefiro a falta de inovação do que um smartphone ridículo, modular, que foi um fiasco.

    CAVConta desativadajovem tranzante iluminati marxistaGustavo Hanemann


    • Arthur S. 40
      Arthur S. 21/08/2016 Link para o comentário

      Nexus 4 e 5 chegaram aq...

      Gilmar Luiz


  • 23
    Shunsui 21/08/2016 Link para o comentário

    Na realidade Smartphones já chegou onde deveria chegar, e o Android também, visto que estes 3 últimos anos o Android não trouxe também nada de novo e nada de interessante, apenas recursos já existentes em Android Modificado, IOS e até mesmo Windows 10 Mobile, e eu li recentemente que a Google esta desenvolvendo um sistema com outro Kernel, não é Linux, onde rodará em todo tipo de Hardware, parece o mesmo esquema do Windows 10. Pelo visto, a ideia da Microsoft realmente é o futuro, na matéria não diz que o Android irá acabar, mas acho que até a Google já percebeu que o sistema não tem mais para onde evoluir, e assim são os aparelhos.

    CAVGustavo Hanemann


  • Marcio de Andrade 13
    Marcio de Andrade 21/08/2016 Link para o comentário

    Nexus nunca será para inovar, é um aparelho feito para desenvolvedores e aficionados a fim de estar a par da última versão do SO, deixa pras fabricantes perfumarem e 'inovarem' e no final, abandonarem seus projetos caros e com obsolescência programada.

    Conta desativada


  • 35
    Maicon Bruisma 21/08/2016 Link para o comentário

    A linha Nexus não é uma linha de tops de linha que compete com todas as outras, o preço deles pode estar alto agora e as especificações parelhas aos tops do ano, mas a proposta nunca foi essa. Inovação é trazer algo novo, evolução é apenas melhorar, e é isso que a linha Nexus sempre demonstrou, uma evolução do Android puro, ele serve de mostruário, vitrine, nada mais que isso. Tanto é que a linha Nexus nunca teve uma marca de melhor em alguma coisa.


  • Carlos Fagundes 12
    Carlos Fagundes 20/08/2016 Link para o comentário

    Depois de um Android Puro (almost), Moto X Style, estou extremamente satisfeito com meu S7 Edge, modificado até a alma com TouchWiz, que inclusive está muito bom no S6 e S7

    Conta desativada


    • 84
      Conta desativada 21/08/2016 Link para o comentário

      Tenho o mesmo sentimento quando sai de um moto g para o j3 , a touchwiz ta otima e personalizaçao é o que mais me chama atençao alem de recursos , no moto G eu instalava cm 13 e tal mas nada como um aparelho q ja vem com personalizaçoes de sistema e com suporte a tema padrao


      • Paulo Vinícius 21
        Paulo Vinícius 22/08/2016 Link para o comentário

        sim, só falta mais recursos que por sinal nos intermediários da Samsung são quase inexistentes em comparação a linha S por exemplo.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 20/08/2016 Link para o comentário

    Para mim tanto faz eles não lançam no Brasil mesmo.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.