Está na hora da linha Nexus inovar. Você concorda?

AndroidPIT Nexus family group shot
© nextpit

Todo ano, o Google lança um smartphone da linha Nexus, também conhecidos como um “Android puro”. Em outras palavras, é um dispositivo que não traz nenhum tipo de modificação por parte de fabricantes e operadoras. Quase todos os modelos da série são ótimos aparelhos, robustos e estáveis. Mas vocês já notaram que nenhum deles traz algum tipo de inovação de encher os olhos? 

Antes de mais nada, é bom deixar claro: como eu disse acima, quase toda a linha Nexus é formada por ótimos smartphones, desde o seu primeiro dispositivo, lançado em 2010. Eu mesmo tive um Nexus S, que ficou comigo por quatro anos e posso dizer que foi o melhor Android que já tive. 

No entanto, analisando todos os modelos lançados, pude notar que nenhum deles trouxe algum tipo de inovação significativa. Todos contam hardware e software equilibrados, tem um belo design, além da vantagem de serem os primeiros a ganhar as atualizações do Android. Mas a série Nexus fica em uma espécie de “zona de conforto” que, pelo menos até agora, ela se recusa a sair.  

As outras fabricantes se esforçam

Enquanto isso, outras fabricantes de smartphones Android têm se arriscado muito mais. Vide a LG e a Lenovo, que lançaram o G5 e o Moto Z respectivamente, com ambos trazendo o conceito modular, em que periféricos podem potencializar funções dos aparelhos como câmera, bateria, alto-falante e até um projetor. 

AndroidPIT lg g5 friends 0428
LG G5: o primeiro smartphone modular a chegar ao público / © ANDROIDPIT

Aliás, por falar em Lenovo, ela também apresentou o Phab 2 Pro, o primeiro dispositivo dotado com tecnologia de realidade aumentada, adaptada do Projeto Tango que é...do Google (!?). E não podemos esquecer da Samsung, com os seus Galaxy S6 e S7 Edge, com a inovação da tela curvada ou o P9 da Huawei, cuja câmera dupla foi desenvolvida em parceria com a lendária marca alemã Leica. 

lenovo phab 2 pro Looking At Solar System
Phab 2 Pro: a Lenovo lança um phablet com tecnologia de realidade aumentada / © Lenovo

Enfim, o que se pode ver é que as fabricantes têm se esforçado para trazer inovações em seus dispositivos top de linha. Talvez não na velocidade que desejamos, mas as novidades aparecem. E como o Google tem inovado na linha Nexus? Qual recurso realmente impactante a série trouxe nos últimos anos?

Aliás, até mesmo o Android “puro” que vem nos Nexus também não traz AQUELE diferencial que nos faz pensar “leve meu dinheiro, Google!”. Claro que a vantagem de ter as atualizações do SO em primeira mão é importante, mas não vemos na série um recurso exclusivo e útil que o tornaria acima dos demais. 

Para liderar é preciso dar o exemplo

Muito se tem falado que o Google quer ter controle total no desenvolvimento do hardware e software da linha Nexus, a exemplo do que a Apple faz com o seu iPhone. No entanto, entra ano e sai ano, sempre que precisamos pesquisar por novas informações sobre o próximo Nexus, vemos que a Big G pretende desenvolver o dispositivo com alguma fabricante terceira. 

A empresa já chegou a dar mostras de que pode fazer alguma coisa interessante. Um bom exemplo é o Projeto Ara, um smartphone que levaria o conceito modular à enésima potência, permitindo ao usuário escolher e trocar processador, o módulo de câmera, a quantidade de memória RAM, alto-falantes e bateria do aparelho.

project ara 01 hero
Projeto Ara: o smartphone modular do Google perdeu diversas possibilidades de customização / © Google

No entanto, já foi anunciado que a nova base do Ara sofreu grandes limitações. Com isso, ele contará com mais componentes-base fixos (processador, memória RAM, antena, GPU, bateria e tela), diminuindo assim a quantidade de módulos removíveis. Ou seja, o dispositivo já perdeu parte da graça no quesito customização. 

A verdade é que a linha Nexus deveria ser aquela que mostraria o que deveria ser o universo Android para os próximos anos, seja em hardware, seja em software. No entanto, fica a impressão de que Google simplesmente se contenta em ajudar a desenvolver bons smartphones para a série e só. 

Considerando que a sua receita depende muito pouco da venda dos Nexus, não deixa de ser meio frustrante constatar que o Google poderia se arriscar mais na hora de inovar com essa série. 

Você acha que falta inovação na linha Nexus?

Ir para o comentário (101)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
101 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 16
    Denis S. 22/08/2016 Link para o comentário

    Esta na hora da linha nexus vir pro Brasil...


  • Matheus N. 3
    Matheus N. 22/08/2016 Link para o comentário

    Sera que se a Nokia lançasse um dispositivo Nexus veríamos alguma inovação?
    Como as lentes para câmeras ou resistência que já vimos no passado?


  • 21
    Conta desativada 22/08/2016 Link para o comentário

    Está na hora de ser vendido no Brasil!

    Rodrigo Santos


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 22/08/2016 Link para o comentário

    Nexus. Meu sonho 😎


  • Chico Souza 5
    Chico Souza 21/08/2016 Link para o comentário

    Depois do Nexus 5 a linha ficou uma bagunça com Motorola, Huawei e novamente LG.
    Tenho meu Nexus 5 desde 2014 e pensando na troca prefiro ir para um OnePlus, Zenfone ou HTC. 🤔


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 21/08/2016 Link para o comentário

    Tah na hora de mudar mesmo... Mudar a rota pro Brasil... Aí sim, seria uma mudança radical... Sonho de consumo...

    João M.


    • João M. 18
      João M. 21/08/2016 Link para o comentário

      KKKKKKKK tbm acho...


  • Arthur S. 40
    Arthur S. 21/08/2016 Link para o comentário

    Nexus é um modelo para fabricante e celular para devs...

    Gilmar Luiz


  • João M. 18
    João M. 21/08/2016 Link para o comentário

    Ta na hora de inovar, do design a tela... Queria ver um nexus com duas câmera frontal, uma super bateria ( no mínino 5000mAh e no máximo 7000mAh) uma tela entre 5 e 5.7 e pronto. Além de um leitor biométrico na frente...


  • João M. 18
    João M. 21/08/2016 Link para o comentário

    Ta na hora de inovar, do design a tela... Queria ver um nexus com duas câmera frontal, uma super bateria ( no mínino 5000mAh e no máximo 7000mAh) uma tela entre 5 e 5.7 e pronto. Além de um leitor biométrico na frente...


  • 47
    Conta desativada 21/08/2016 Link para o comentário

    Respeito o ponto de vista do Rui Maciel, mas como profissional e como um usuário de nexus tenho que discordar.
    Desde o inicio, a linha Nexus surgiu com o objetivo de apresentar novidades perante o sistema operacional Android, assim garantindo um hardware no qual se aproveite de todas estas novidades, portanto ele é uma linha "Modelo".
    Ah mas a linha Nexus foi a primeira que trouxe tela HD? Tenho que lembrar que o sistema Android foi atualizado para suportar tal resolução, assim sua linha Modelo tem que passar a suportar tal resolução, resposta simples.
    O objetivo da linha Nexus nunca foi de ganhar mercado, tanto que seu marketing é praticamente "Nulo", simplesmente é conhecido por quem frequenta sites de tecnologia. Vá perguntar alguém na rua se ele conhece algum smartphone da linha Nexus, lhes garanto que de 10, no máximo 2 ou 3 irão responder que sim (e olha lá, estou chutando um palpite de sorte).

    Inovação em hardware deixa para as empresas, que aliás suprem muito bem esta demanda de mercado.

    Esta é a minha opinião de forma reduzida.

    Murilo RomanattoDavid CDBruno da Silva Santosraphael m.


  • Hugo de Freitas 9
    Hugo de Freitas 21/08/2016 Link para o comentário

    Difícil opinar. Primeiro porque Nexus não é vendido no Brasil então quem é ou foi usuário importou o produto. Parcela super pequena dos usuários.
    A proposta do nexus nunca foi inovar, até porque nunca vai bater de frente com Apple, Samsung e LG na luta por patentes e novas tecnologias. É um smartphone de nicho e feito para quem curte um sistema puro, principalmente desenvolvedores.
    Se viesse pro Brasil, certeza que seria um usuário Nexus.

    Prefiro a falta de inovação do que um smartphone ridículo, modular, que foi um fiasco.

    CAVConta desativadajovem tranzante iluminati marxistaGustavo Hanemann


    • Arthur S. 40
      Arthur S. 21/08/2016 Link para o comentário

      Nexus 4 e 5 chegaram aq...

      Gilmar Luiz


  • 23
    Shunsui 21/08/2016 Link para o comentário

    Na realidade Smartphones já chegou onde deveria chegar, e o Android também, visto que estes 3 últimos anos o Android não trouxe também nada de novo e nada de interessante, apenas recursos já existentes em Android Modificado, IOS e até mesmo Windows 10 Mobile, e eu li recentemente que a Google esta desenvolvendo um sistema com outro Kernel, não é Linux, onde rodará em todo tipo de Hardware, parece o mesmo esquema do Windows 10. Pelo visto, a ideia da Microsoft realmente é o futuro, na matéria não diz que o Android irá acabar, mas acho que até a Google já percebeu que o sistema não tem mais para onde evoluir, e assim são os aparelhos.

    CAVGustavo Hanemann


  • Marcio de Andrade 13
    Marcio de Andrade 21/08/2016 Link para o comentário

    Nexus nunca será para inovar, é um aparelho feito para desenvolvedores e aficionados a fim de estar a par da última versão do SO, deixa pras fabricantes perfumarem e 'inovarem' e no final, abandonarem seus projetos caros e com obsolescência programada.

    Conta desativada


  • 35
    Maicon Bruisma 21/08/2016 Link para o comentário

    A linha Nexus não é uma linha de tops de linha que compete com todas as outras, o preço deles pode estar alto agora e as especificações parelhas aos tops do ano, mas a proposta nunca foi essa. Inovação é trazer algo novo, evolução é apenas melhorar, e é isso que a linha Nexus sempre demonstrou, uma evolução do Android puro, ele serve de mostruário, vitrine, nada mais que isso. Tanto é que a linha Nexus nunca teve uma marca de melhor em alguma coisa.


  • Carlos Fagundes 12
    Carlos Fagundes 20/08/2016 Link para o comentário

    Depois de um Android Puro (almost), Moto X Style, estou extremamente satisfeito com meu S7 Edge, modificado até a alma com TouchWiz, que inclusive está muito bom no S6 e S7

    Conta desativada


    • 84
      Conta desativada 21/08/2016 Link para o comentário

      Tenho o mesmo sentimento quando sai de um moto g para o j3 , a touchwiz ta otima e personalizaçao é o que mais me chama atençao alem de recursos , no moto G eu instalava cm 13 e tal mas nada como um aparelho q ja vem com personalizaçoes de sistema e com suporte a tema padrao


      • Paulo Vinícius 21
        Paulo Vinícius 22/08/2016 Link para o comentário

        sim, só falta mais recursos que por sinal nos intermediários da Samsung são quase inexistentes em comparação a linha S por exemplo.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 20/08/2016 Link para o comentário

    Para mim tanto faz eles não lançam no Brasil mesmo.


  • Alysson R. 2
    Alysson R. 20/08/2016 Link para o comentário

    Está na hora da linha Nexus vim para o Brasil. Isso sim!


    • CAV 57
      CAV 21/08/2016 Link para o comentário

      "Os novos aparelhos vão ser feitos pela HTC".
      Hum! Ferrou!


    • Arthur S. 40
      Arthur S. 21/08/2016 Link para o comentário

      Já veio, Nexus 4 e 5

      Gilmar Luiz


  • Ray Parker 9
    Ray Parker 20/08/2016 Link para o comentário

    Nexus 6 e 6P pra mim representa a Evolução da Linha


  • 45
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Não importa qual fabricante faça o nexus do ano, nunca o fará do nível de seus tops.
    Mas o pior é que o aparelho custa o mesmo.
    Ja que dizem que a proposta do aparelho é ajudar no desenvolvimento do sistema deveria ter uma bons ram (3 ou 4) e SoC.
    O resto do aparelho deveria ser mais simples assim o tornando mais barato.
    Algo tipo 32 gb + sd, cam de 12 e 5, tela hd de 5 . E vende por uns 220 dólares.


  • 45
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Não importa qual fabricante faça p nexus do ano, nunca o fará di nível de seus tops.
    Mas o pior é que o aparelho custa o mesmo.
    Ja que dizem que a proposta do aparelho é ajudar no desenvolvimento do sistema deveria ter uma bons ram (3 ou 4) e SoC.
    O resto do aparelho deveria ser mais simples assim o tornando mais barato.
    Algo tipo 32 gb + sd, cam de 12 e 5, tela hd de 5 . E vende por uns 220 dólares.


  • 44
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    A pergunta que deve ser feita é: qual a inovação que realmente impacta os usuários? Na minha opinião a USB C trazida pelos Nexus é muito mais útil que aqueles módulos medonhos da LG.

    Murilo RomanattoCAVIvan AugustoKevin Couto


  • Thiago S. 9
    Thiago S. 20/08/2016 Link para o comentário

    A linha nexus faz oq se propõe a fazer, enquanto a maioria dos usuários q buscam um nexus procuram por estabilidade, e não inovação...


  • Henrique A. 22
    Henrique A. 20/08/2016 Link para o comentário

    Se lembrarmos desde os primórdios do Android, sempre foram as fabricantes que criaram novas funções que posteriormente eram incorporadas no Android puro desenvolvido pela Google.

    Conta desativadaConta desativada


  • raphael m. 24
    raphael m. 20/08/2016 Link para o comentário

    nexus e somente o software ou seja o google não está disposta a está investindo em hardware, pois o tempo já passou e que a tecnologia já não está mais inovadora na área de smartphones, eu como proprietário do nexus 5x estou muito satisfeito

    Conta desativada


  • 4
    Daniel Cesar Amadio Amadio 20/08/2016 Link para o comentário

    Eh bem amigo eu tenho um nexus 4mais antigo ainda mas da pro gasto..


  • 84
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Era pra ser a linha mais inovadora do android ja que é feita justamente pela dona do sistema , mas a cada ano q passa parece q a google so sabe copiar as outras empresas e por no nexus , Ate a maldita mania de abandonar aparelhos bons pra força a galera q quer atualizar a compra aparelho novo a google ja ta fazendo é so ve o nexus 5 sendo largado


    • David CD 80
      David CD 20/08/2016 Link para o comentário

      Pois é Franco, essa era a parte que mais me atraía num nexus. O nexus 5 foi lançando em 2013, com o kitkat, e tudo indica que vai morrer no marshmallow. O galaxy s5, e o lg G3, começaram no kitkat, e vão ser encerrado o ciclo de atualizações no marshmallow.
      Não faz mais tão sentido assim ter um nexus, o nexus 5 só teve duas atualizações, uma vergonha para a Google.

      Ivan AugustoConta desativada


      • 84
        Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

        Exato A google criou a linha nexus pra ser tipo um iphone do android , mas pelo visto na primeira oportunidade ja ta virando mais do mesmo


    • Vinicius Silva 5
      Vinicius Silva 20/08/2016 Link para o comentário

      Não, jovem. Não é assim.

      Primeiro que toda inovação que é bem aceita pelo público, é incoporada por todo mundo. Inclusive a ideia de software livre é justamente sofrer modificações constantes de fontes diferentes para ir se aperfeiçoando.

      Quanto a parte do aparelho ser "largado" pela Google, ela sempre ofereceu suporte de 2 anos de atualizações. Apesar de isso ter uma relação da parte da compra de novos aparelhos, de fato, a ideia de se sustentar aparelhos antigos é nociva pra qualquer empresa. Dá dor de cabeça manter atualizado aparelhos que não suportam as tecnologias atuais... Pensa num laptop que foi criado pra rodar Windows XP e agora recebesse atualização do Windows 10. Ia ficar uma merda. Apesar de eu entender que o N5 suporta muita coisa ainda, por ser um bom aparelho, a Google só tá seguindo as diretrizes dela. Não é nenhuma novidade.

      E se você quer atualização para o N5, basta recorrer à comunidade. Tanto CyanogenMod quando roms AOSP continuarão a ser feitas pro N5 por pelo menos uns 2 anos.

      CAV


      • 84
        Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

        mano eu quero é atualizaçao oficial! a google quando criou a linha nexus falou q seria a linha definitiva do android com suporte ao maximo de atualizaçao que o aparelho suportaria assim como a apple faz com o iphone pois na epoca o android era visto com outros olhos pq as empresas largavam o aparelho sem atualizar... ela começou ate bem , mas agora na 1 oportunidade ja começou a abandonar os aparelhos , o nexus 5 tem facil potencia para o android N pq a google nao poem? pra vender os outros aparelhos isso é claro ...

        e sobre a comunidade mano se for assim eu compro o galaxy s2 pois ate hoje tem cm atualizada pra ele .. n faz o menor sentido vc compra um aparelho pra depender de terceiros

        Conta desativadaIvan AugustoJonas Rodrigo Dos SantosDavid CD


      • Rafael M. 19
        Rafael M. 20/08/2016 Link para o comentário

        disse tudo Franco, Belo comentário e concordo com você sobre as atualizações que devem ser entregues pelos próprios fabricantes, mesmo q hj temos a opção de ROMs de terceiros... lembro que eu tinha um iPhone 4s que estava no ios 7 e ja iria ser atualizado para 8 na época, mais escolhi ir para o Moto g1 q estava no KitKat pois sabia q iria ganhar mais atualizações e o iphone 4s morreria no ios 8 (era rumor na época) e hj está na no ios 9 e o Moto g1 morreu no loolipoop

        Conta desativadaConta desativada


      • 84
        Conta desativada 21/08/2016 Link para o comentário

        Exato é por essas e por outra que a google criou a linha nexus pra tirar aquele mal do android q era falta de updates, porem passou os anos e a google ta fazendo o mesmo que os outros ou seja a linha nexus é apenas mais uma no mercado


  • Edson Nascimento 4
    Edson Nascimento 20/08/2016 Link para o comentário

    Depois que li essa matéria e dei atenção à questão da Apple trabalhar com seu sistema apenas para sí, como tentou a Microsoft com os Lumias, fico imaginando a Google com seus próprios produtos, a Samsung, LG, enfim... A gama de possibilidades que existiriam para escolher não só o dispositivo, mas sistemas também. Não sei a que ponto seria bom ou ruim, mas imagino que seria um assunto interessante a se abordar.


  • S. D. 16
    S. D. 20/08/2016 Link para o comentário

    O "projeto Nexus" nunca teve a ambição de se tornar um marco no mundo da tecnologia porém com o boom do iPhone de anos atrás, com pesado investimento da Samsung e outras empresas correndo atrás do prejuízo, claro que a Google está de olho nisso. Ainda assim, o Nexus não tem a pretensão de ser um exemplo de hardware e software combinados.
    Me parece que o Projeto Ara é sim um passo importante que a Google quer dar e com isso, não tenho certeza de que o Nexus continuará vivo. Pode ser que sim tendo em vista os inúmeros apps de mensagens que a Google tem ativo como Hangouts, Messenger, e agora o Duo e o vindouro Allo. Particularmente, sou fã do projeto Nexus por ser justamente isso: um Android puro, limpo, com updates constantes e sem grandes features. Sinceramente falando, não sinto falta de invovações como a Samsung e a LG sempre trazem, por exemplo. Será que estou na Zona de Conforto também?!?

    Vinicius SilvaAder Marcelo


  • Rafael Dantas 24
    Rafael Dantas 20/08/2016 Link para o comentário

    A impressão que fica é de que a linha Nexus existe apenas para difundir o Android. Por isso que a maioria dos recursos/inovações dos aparelhos estão atreladas ao que a versão Android "do momento" está trazendo de novo.
    Até aí nada de estranho. O problema é quando se usa o Nexus como parâmetro pra tudo quando se trata de Android ou mesmo mobile.
    Já tive experiência com Nexus (7 - 2012) e posso dizer: é muito bom poder contar não só com atualizações mas com a liberdade/flexibilidade de um hardware "em sintonia" com o software.
    Entretanto ao comparar com produtos que tem uma "assinatura" do fabricante, aqueles que trazem a visão da empresa, fica óbvio que os Nexus carecem de "personalidade".
    No mais eu fico triste em saber que o Project ARA deu esse passo pra trás e não será tão flexível quanto o conceito inicial estava propondo.

    Murilo RomanattoAder Marcelo


  • 6
    Fabio Kuczkowski 20/08/2016 Link para o comentário

    Motorola pioneira a lançar o celular com carregamento ultra rápido.. Motorola pioneira a lançar tela inquebrável.... Motorola pioneira a lança módulo sem a necessidade de desligar o aparelho... Motorola pioneira a lançar aparelho com tipo de conector c3 tipe... Alguém está próximo da Motorola... Resposta não... Até agora ninguém fez igual nem nexus nem nada... Ponto.

    Ader Marcelo


  • Ricardo Carvalho 3
    Ricardo Carvalho 20/08/2016 Link para o comentário

    A linha Nexus é voltada para desenvolvedores.
    Levando em conta a necessidade de um app funcionar bem na maior quantidade de dispositivos possível, é muito justificável o fato de se manter o hardware comum e alinhado com o que se encontra na maior parte dos dispositivos por motivos de compatibilidade e simplicidade nos testes.
    Este fato também justifica o porquê das atualizações rápidas e versões prévias do Android nos Nexus.
    Incluindo a facilidade de se realizar modificações.

    えもうちゃんVinicius SilvaAder Marcelo


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 20/08/2016 Link para o comentário

    Porque os Nexus não são vendidos no Brasil?

    Bom eu te respondo, porque as fabricantes não querem simples, a LG não lança Nexus pois ela mata suas vendas de top de linha e huawei porque não acredita que teria uma boa saída.

    Lucas A F


    • Vinicius Silva 5
      Vinicius Silva 20/08/2016 Link para o comentário

      Cara, tanto Nexus 4 quanto Nexus 5 foram lançados aqui. Isso não tem a ver, senão não seria vendido em lugar nenhum do mundo. Até porque, o Brasil não tem maior fatia de mercado em compras de Smartphone

      CAV


      • CAV 57
        CAV 21/08/2016 Link para o comentário

        Contudo, o Nexus 4 e o Nexus 5 foram lançados em um outro contexto, Vinicius.
        Hoje, a situação da LG no Brasil está mais complicada. E a Huawei também nunca se destacou muito por aqui (mesmo sendo uma OEM que briga com a Samsung em popularidade no mundo dos dispositivos móveis). É bem verdade que elas perderam de faturarem com aparelhos que certamente tem algum apelo aqui, mas como são aparelhos de nicho, elas ficam receosas, porque querem trabalhar pra todos, e o preço que elas colocam não deixa.

        E não parece que será agora que as coisas vão mudar, porque os novos Nexus vão ser da HTC, que já não trouxe o Nexus 9 pra cá, e já não atua no Brasil desde 2011.


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 20/08/2016 Link para o comentário

    Sou proprietário de um Nexus 5x e até entendo o que a matéria quis informar, mas também já entendi que a Google não quer "inovar" em hardware e sim no sistema, afinal é uma empresa de software e não de hardware. Acredito que a Google não queria se arriscar em lançar um aparelho super f#@ e acabar empatando as outras fabricantes que utilizam o Android,sem contar também que hoje estamos em um patamar muito alto de tecnologia as coisas não "inovam" na mesma velocidade que antes.

    Tiago HastenteufelConta desativadaFelipe RosadoCAVraphael m.Virgilio NetoLucas A FRafhaela Marques


    • Junior Fornazi 45
      Junior Fornazi 20/08/2016 Link para o comentário

      Ralf vc comprou seu nexus em algum site? qual? estou querendo adquirir um mas não sei qual site é 100% confiável

      viktor santos


      • Ricardo Santos da Silveira 19
        Ricardo Santos da Silveira 20/08/2016 Link para o comentário

        Eu comprei por ML mesmo, por mercado pago que é bem seguro comprar. Chegou em 3 dias Nexus 5x 32GB paguei 1600 até que ficou dentro do normal. Importando claro sai mais barato mas demora muitooooooo então prefiro pagar um pouco mais e chegar antes.

        CAV


      • 30
        Lordney 20/08/2016 Link para o comentário

        Junior Fornazi, no fórum da rival os vendedores de iPhone também trazem os nexus para vender aqui.


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 20/08/2016 Link para o comentário

      Mesmo no Software, várias funções que hoje vemos no Android puro foram criadas pelas fabricantes de hardware.


  • Yan Ulysses 11
    Yan Ulysses 20/08/2016 Link para o comentário

    em 2014 eu tinha o moto x2, troquei por um nexus para ter as atualizações, e não me arrependi, passei amar a linha nexus, tanto que comprei um 6P, só nao me adaptei com o tamanho.
    Hoje uso o Iphone 6s para conhecer melhor o sistema e por ser menor, mas não vejo a hora de voltar ao android.
    Acredito que esse ano a google ira lançar um google phone e nao um nexus, não sei se vocês me entendem mas não estou falando besteira não, ouvi rumores de que existirão features para a linha que nao estarão em outros androids, e pelo que vi, tudo tem o seu tempo, a google vem conquistando o mercado com sua marca.

    Virgilio Neto


  • Cristiano Resende 5
    Cristiano Resende 20/08/2016 Link para o comentário

    Creio que seja puramente estratégico esse lance de não inovar em hardware. Se o Google lançar um aparelho, super, hiper, mega inovador, pode(com certeza) desagradar outros fabricantes, fazendo com que isso os faça buscar, ou mesmo criar outros sistemas operacionais, tipo o Tizen, da Samsung. Seria"suicídio" por parte do Google, por isso ela só"inova" em software, deixando o hardware por conta dos fabricantes. O Google deixaria de vender seu sistema para esse mundo de fabricantes, isso não é o que ele quer.

    CAV


  • 15
    Rafael Risse 20/08/2016 Link para o comentário

    O que deve acontecer é, a seguinte situação do Google é que ele faz o sistema é quer vender seu aparelho com sistema em seu formato puro, beleza.. Porém para a construção ele necessita ainda de uma empresa para isto, Samsung, LG, Huawei.. Aí que está, você como empresa concordaria em fazer um aparelho cujo brilho ofuscaria o do teu portfólio?! Imagina que por exemplo em 2015 em parceria com a Samsung ela decide lançar um Nexus com tela dual Edge, ou com um Sistema de tela igual ao do Moto Force, tendo a Motorola neste caso como parceira, acho que as empresas acabam por vez privando ela de lançar certas coisas, já que fiquem neste Slogam eterno "Aparelho Puro", com modificações e novidades somente via software que é algo acessível aos demais ao longo do tempo, o Google está cômodo por imposição a algo que ela não quer fazer, por sabemos, se ela quiser criar a divisão Mobile e ela mesmo lançar seus aparelhos, Samsung e Huawei provável que deixarão de usar seu SO, então colocando na balança, melhor é ficar nesta posição cômoda, onde não se perde e não se ganha.

    CAV


  • 29
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Está na hora da Google fazer um acordo com as fabricantes, para incluírem o Brasil na lista dos países para receberem os Nexus obrigatóriamente.


    • CAV 57
      CAV 21/08/2016 Link para o comentário

      "Lindo e maravilhoso" o seu comentário, mas a realidade é mais cruel e complicada.


  • Cláudio Luvizzutto 8
    Cláudio Luvizzutto 20/08/2016 Link para o comentário

    Google segrega o Nexus. Péssimo exemplo. Mas é o melhor Smart.

    Lucas Goulart F.


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 20/08/2016 Link para o comentário

    Acho que está na hora dos nexus voltarem a ser vendidos no Brasil!

    Lucas Goulart F.Lucas Colonna


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 20/08/2016 Link para o comentário

    São ótimos dispositivos, pena não serem comercializados no brasil.

    Lucas Goulart F.Lucas Colonna


  • Ricardo Santos da Silveira 19
    Ricardo Santos da Silveira 20/08/2016 Link para o comentário

    Bom tive meu primeiro Nexus a um tempo atrás o Nexus 4 e depois de ter passado por todas as empresas inclusive o iPhone resolvi comprar um Nexus 5x. E que escolha sensata, o sistema se comporta perfeitamente sem nenhuma só falha ou problema. Celulares Samsung estão numa evolução muito interessante, mas é aquilo vc tem sim mais recursos e opções mas perde em velocidade de atualização e alguns modelos perde em velocidade do sistema....


  • Igor Henrique 31
    Igor Henrique 20/08/2016 Link para o comentário

    Pq não vende NEXUS no Brasil? Nunca entendi.
    Baixa procura?


    • 22
      Guilherme Lima 20/08/2016 Link para o comentário

      Isso é por conta da fabricante, não? Lembro que o Nexus 4 vendia aqui e era fabricado pela LG. Agora o 6p é pela Huawei que não da nem um 'oi' pro Brasil.


      • Lucas Goulart F. 46
        Lucas Goulart F. 20/08/2016 Link para o comentário

        O 5X é fabricado pela LG e mesmo assim não veio...


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 20/08/2016 Link para o comentário

    e mais... Nexus é pra isso mesmo...ser puro...sem encher muita linguiça pra não encarecer os aparelhos... são simples justamente por ser essa a ideia (minha opinião)

    Lucas Goulart F.


    • Felipe Cassio 12
      Felipe Cassio 20/08/2016 Link para o comentário

      Conheço um cara top que faz redirecionamento, se quiser posso te ajudar. Esse mês comprei um OnePlus 3 com ele, no final saiu tudo por 1700 reais, sai MUITO barato, o Nexus 6P sairia por menos de 2 mil reais também, ainda mais que o dólar ta abaixando. Tipo, nao tem taxa do governo não, e voce mesmo compra o celular e manda entregar no endereço dele. Depois ele só calcula uma comissão por peso e por valor do produto. Mas compensa demais.


  • Ricardo Araujo 13
    Ricardo Araujo 20/08/2016 Link para o comentário

    Estava pensando sobre isso a um tempo. Oneplus, Motorola, Quantum, e algumas boas marcas chinesas utilizam Android puro , oxygenos ou cm. Os aparelhos chineses e os Moto X e Z tem design limpo e alguns recursos extras alem do preço acessível. A linha Moto x alem de contar com o Android puro ainda tem o moto tela e voz, o moto Z terá design refinado, todos os recursos do motox e a proposta modular, os Oneplus são rápidos, resistentes e baratos. Posso comprar um LG G5 (por exemplo) aproveitar o melhor do snap 820, reduzir a resolução da tela e ter uma boa autonomia de bateria através de apps de resolução com o CM13. Qualquer dispositivo top snapdragon tem suporte ao CM e alguns dispositivos com Exynos também pelo menos as versões não oficiais. Android puro não oferece boa autonomia de bateria em aparelho com tela 2K, assim prefiro as modificações das fabricantes para fluidez, autonomia e interface já que a do Android stock é básica demais. Android puro a maioria pode ter, inovações.nao. Os nexus precisam de um toque a mais pra vender e liberação em.mais países, adoraria poder comprar um Nexus pelo Google Store (Play) no Brasil seria interessante.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 20/08/2016 Link para o comentário

    antes de mais nada eu queria que viesse vender no Brasil...eu namorei esse Nexus 6P mas só vende por valores absurdos na mercado livre

    Lucas Goulart F.


  • 85
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Ainda sonho com um Nexus 100% by Google, esse sim, compraria feliz e ainda finalmente faria sentido comparar com um iPhone....


  • 7
    Rodrigo Oliveira 20/08/2016 Link para o comentário

    Difícil opinar quando a linha Nexus não faz parte da nossa realidade há anos.


  • felipe braga 20
    felipe braga 20/08/2016 Link para o comentário

    Acho que a linha nexus não precisa de tantas inovações visuas e sim no hardware e software. Mostrar como esse conjunto trabalha perfeitamente quando é feito com qualidade, como a apple faz com o ios. Deveria ser o exemplo para as outras fabricantes que trabalham com android, mostrando fluidez, desempenho e economia.

    Marcio Fragoso


  • 73
    Jairo rios 20/08/2016 Link para o comentário

    A única maneira da linha Nexus passar a mostrar alguma novidade real seria se a própria Google comandasse a fabricação do gadget, terceirizando com outras OEMs tal fato é pouco provável que.possa ocorrer, são bons gadgets mais do mesmo com Android puro e que recebem rapidamente updates de OS e de segurança e que para nós pobres brasileiros só podemos ficar babando ou importando.


  • Marcos 28
    Marcos 20/08/2016 Link para o comentário

    Apagado por ter ficado igual ao anterior


  • Thiago Fonseca 18
    Thiago Fonseca 20/08/2016 Link para o comentário

    TA NA HORA DA LINHA NEXUS VOLTAR A VENDER AQUI NO BRASIL ISSO SIM

    Gabriel F.Stolzes HerzChristofer BragaMarcos


    • 26
      Christofer Braga 20/08/2016 Link para o comentário

      Sim nem que a própria Google seja responsável pela distribuição e venda.


  • 45
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Eu mudaria........

    1 - se livrar do design frontal horrível que compartilha com a Motorola.
    2 - Slot sd
    3 - materiais premium.... + US$ 600 por plástico é zoado
    4 - Tamanho de display mais adequado : 4,8 - 5,3 (depende do tamanho total tbm)
    5 - IP 68
    6 - Biometria frontal ou lateral (este círculo que te induz a usar o indicador é esteticamente horrível)
    7 - Gerenciamento de bateria ao menos médio ( tem uns qual mal fazem 4h de tela)

    Obs : não sei se tem som estéreo, caso não tenha seria bom também....

    Denys M.


    • David CD 80
      David CD 20/08/2016 Link para o comentário

      Cara isso vc encontra num galaxy, num xperia, num lg. O nexus é outro conceito, e outros consumidores, que no caso não é vc.


      • 45
        Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

        Se muita gente sonha em ver samsung, sony, lg com android stock é pq quer isto tudo + stock.
        Não concorda que pagar o mesmo preço de s7, z5 premium, v10 e não ter nada do que citei é fogo.
        Então deveria ser vendido por no máximo uns 350 dólares.

        Denys M.Marcio Fragoso


      • 26
        Christofer Braga 20/08/2016 Link para o comentário

        Pra mim ficaria com Sony em vez de LG e Samsung, mas com esses preços o próximo e um mi5!


    • Deathdoor 24
      Deathdoor 20/08/2016 Link para o comentário

      Essa é a versão AndroidPIT do Dilema Tostines.
      "São os Nexus que precisam ficar mais parecidos com os dispositivos das marcas parceiras, ou os dispositivos das marcas parceiras que devem ficar mais parecidos com o Nexus?"
      O que tem menos querem que tenha mais, por tais motivos, os que tem mais querem que tenha menos por tais e opostos motivos.

      Que cada um compre o que achar bonito e puder pagar e seja feliz.


  • Lewis Carlsen 26
    Lewis Carlsen 20/08/2016 Link para o comentário

    Mas o que seria inovação? Scanner de íris por exemplo é só um recurso pra mostrar para os amigos e impressionar a galera. Nem ligo tanto. Com um Nexus 6P eu já estaria beem contente.

    Thiago FonsecaLuiz Carlos Simões Filho


  • 31
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Não acho muito "bonito" quando diz que a linha Nexus que precisa de inovação, acho que na verdade deveria se referir o tempo toda ao Google, visto que o sistema dela é que deveria inovar, para que pelo menos algumas funções que encontramos na Samsung estejam presentes no Android Puro, como a multitarefa, por exemplo, que está chegando atrasadíssima para quem curte e usa smartphones com Android puro como os Nexus ou quase puro como quem usa Motorola/Lenovo.

    Conta desativada


  • 99
    Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

    Com ou sem inovação gostaria muito de ter um Nexus! 😞

    Conta desativadaConta desativada


  • 18
    Lucas Colonna 20/08/2016 Link para o comentário

    A ideia da linha Nexus é ser simples e pura, e trazer aquilo que a Google vem considerando indispensável em novos celulares, quem quer aparelhos que não sigam essa linha tem varias não nexus para escolher. Os Nexus sempre foram o geek phone e sempre trazem as melhores opções de customização

    Conta desativadaConta desativada


  • Gabriel F. 19
    Gabriel F. 20/08/2016 Link para o comentário

    A Nvidia e AMD lançam modelos referência de suas placas de vídeo, logo depois surgem as edições da gigabyte, asus, zotac etc. E assim são os Nexus: Modelos referência do android, mostrando a forma que o sistema trabalha, cabendo as outras fabricantes, apresentarem as mudanças visuais, funções e melhorias. A série Nexus não precisa inovar, apenas aumentar o intervalo de lançamento de um novo aparelho.

    Conta desativadaConta desativada


    • 47
      Conta desativada 21/08/2016 Link para o comentário

      Exatamente o que penso.

      Gabriel F.Conta desativada


  • Clênio Abreu 13
    Clênio Abreu 20/08/2016 Link para o comentário

    Já ficaria feliz se eu pelo menos pudesse comprar um Nexus 😒😒😒

    João Emanoel LacerdaPaulo NascimentoRafhaela MarquesLucas Goulart F.Gustavo HanemannDavid CDConta desativadaJerry WendelLucas ColonnaConta desativadaRodrigo Rodrigues RibeiroWilkey Jonathan


    • 99
      Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

      2

      Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 31
        Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

        3

        Lucas Goulart F.Conta desativada


      • Paulo José 20
        Paulo José 20/08/2016 Link para o comentário

        4

        Lucas Goulart F.Conta desativada


      • David CD 80
        David CD 20/08/2016 Link para o comentário

        5

        Conta desativada


      • 85
        Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

        6 , pra combinar com o 6P que é muito top, mas caro pra crl (aqui no brasil)

        Conta desativada


      • Gustavo Hanemann 18
        Gustavo Hanemann 20/08/2016 Link para o comentário

        Caro pq é importado, se fosse produzido aq seria mt mais barato...


      • Caio 22
        Caio 20/08/2016 Link para o comentário

        Nexus 6P é vendido por 3.200 e o 5X pro 1.500, no mercado livre.
        Ele é caro porque é caro mesmo.


    • Clênio Abreu 13
      Clênio Abreu 21/08/2016 Link para o comentário

      Não consigo entender porque os Nexus não são mais vendidos no Brasil... Sempre usei Nexus agora fiquei sem opções, o jeito vai ser comprar um "aifone" mesmo.


  • Josival Sousa 29
    Josival Sousa 20/08/2016 Link para o comentário

    Não é que falta inovação na linha Nexus, acontece que as fabricantes implementam primeiro diversas mudanças em seus smartphones, seja em questão de hardware ou software e só depois o Google incorpora nos Nexus aquilo que mais lhe convém.


  • Deathdoor 24
    Deathdoor 20/08/2016 Link para o comentário

    Ué, mas outro dia não tinha editorial aqui reclamando de fabricante que inventava moda e que também não inovavam nada, só enganavam? E que o correto era o Nexus simples?
    Se decidam.

    O Nexus é para ser um referencial, não tem que inovar nem limitar, tem que apenas ter um hardware de acordo com as necessidades do Android Puro. Quando o Android passou a integrar e usar NFC nativamente os Nexus passaram a vir com NFC. Quando passou a integrar segurança biométrica os Nexus passaram a ter leitor de digitais, e assim por diante. É assim como é e é assim como deve ser, com aparelhos com hardware atualizado sem o custo extra de uma grife.

    Tiago HastenteufelConta desativadaMarcosJerry WendelLucas ColonnaWilkey Jonathan


  • AC&MM 72
    AC&MM 20/08/2016 Link para o comentário

    Com certeza. E é por isso que eu nunca fiz questão de ter um.

    Conta desativada


    • 18
      Lucas Colonna 20/08/2016 Link para o comentário

      Questão de opinião, cada celular tem seu ponto forte, vai de cada um escolher aquilo que mais valoriza.


    • 82
      Conta desativada 20/08/2016 Link para o comentário

      2

      AC&MM


  • 13
    jonas 20/08/2016 Link para o comentário

    Tá igual geladeira preta ... até existe, mas eu nunca vi só ouço falar !

    CAV


    • 18
      Lucas Colonna 20/08/2016 Link para o comentário

      Aqui no Brasil é complicado mesmo

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.