O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 7 Compartilhado 27 Comentários

A indústria dos dados: mais um serviço quer aprender às custas da sua privacidade

Atualizado: Evernote revê nova política de privacidade

O filósofo Thomas Hobbes criou a máxima de que "conhecimento é poder". Some a isso o fato de que quem detém dados, detém o poder e você terá a ascensão de empresas como o Google e o Facebook. Sob a desculpa de criar um serviço melhor e mais preciso, muitas empresas estão exigindo o acesso aos seus dados e informações. Desta vez foi o aplicativo Evernote que anunciou uma mudança na Política de Privacidade da sua plataforma organizacional.

Destacar mudanças recentes

Atualização: Equipe de Evernote volta atrás e revê nova Política de Privacidade

Com o objetivo de melhorar a aprendizagem automática (machine learning), os funcionários da companhia poderão acompanhar os dados inseridos pelos usuários do Evernote a partir de 23 de janeiro de 2017.

Assim como a Google faz a cada vez que você faz uma pesquisa por voz no buscador ou mesmo usando o aplicativo Google Allo, o Evernote quer sua máquina aprendendo com as notas dos usuários, por exemplo, para que no futuro consiga agir de uma forma "mais humana". Desta forma, a partir do estudo de reconhecimento de padrões, o computador aprenderá com o usuário.

Opinion by Camila Rinaldi
Quem detém dados, detém o poder.
O que você acha?
50
50
176 participantes

Não precisa ir mais longe neste artigo para entender que a empresa que entregar o melhor serviço baseado em Inteligência Artificial é que vai dominar o conhecimento e, logo, o poder. Por isso, muitas destes serviços precisam ter acesso aos seus dados e formas de comportamento.

De acordo com a nova Política de Privacidade do Evernote, os funcionários poderão "realizar exercícios de supervisão das tecnologias de machine learning aplicadas ao conteúdo da conta". Ainda, segundo a empresa, apenas funcionários que estão envolvidos em projetos específicos poderão acessar os seus dados, e que esse número é limitado.

O Evernote vai te dar uma falsa sensação de opção

Ao contrário de alguns serviços que obrigam o usuário a compartilhar dados para continuar usando o serviço, o Evernote diz oferecer a chance de desmarcar a opção "Permitir que o Evernote use meus dados para melhorar minha experiência" a partir do painel de administrador. 

Note que até a descrição da mensagem tem um cunho negativo para quem optar por não compartilhar os dados, pois parece que você não quer que o app melhore a sua experiência, quando na realidade você quer apenas privacidade! 

Contudo, mesmo que você remova a essa permissão, ainda assim os funcionários do Evernote poderão acessar os seus dados em casos como "violação dos termos e serviços" do Evernote; caso haja necessidade de "manter e melhorar o Serviço"; e "a fim de cumprir com obrigações legais":

Os Funcionários da Evernote Acessam ou Revisam Meus Dados?

Abaixo estão as circunstâncias limitadas com as quais podemos precisar acessar ou revisar suas informações de conta ou Conteúdo:

Acreditamos que nossos Termos de Serviço foram violados e a confirmação é necessária ou, caso contrário, nós temos a obrigação de rever o seu Conteúdo tal como descrito em nossos Termos de Serviço;

Precisamos fazer isso por motivos de suporte ou para manter e melhorar o Serviço;

Sempre que necessário para proteger os direitos, propriedade ou segurança pessoal do Evernote e seus usuários (incluindo a proteção contra possíveis spams, malwares ou outros problemas de segurança); ou

A fim de cumprir com nossas obrigações legais, tais como responder a mandados, ordens judiciais ou outros processos legais. Nós protegemos constantemente a privacidade do Conteúdo de sua conta e, sempre que for possível, nós lhe avisaremos previamente caso sejamos obrigados a cumprir com o pedido de terceiros para fornecer informações sobre a sua conta. Por favor, visite a nossa página de Informações para Autoridades para mais informações.

Criptografia dos dados como solução

O próprio serviço sugere que, se o seu conteúdo estiver criptografado, os funcionários da empresa não poderão acessa-lo. Logo, se você deseja garantir que ninguém leia as suas notas, a criptografia do conteúdo é a solução. Saiba como fazer isso aqui.

E aí, você é a favor do uso dos seus dados em prol da otimização de serviços de terceiros ou contra?

Fonte: Evernote

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

27 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi