O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhado 63 Comentários

Existe uma alternativa real para o Android?

Ubuntu, Sailfish e Plasma Mobile, todos estes sistemas pretendem ser uma alternativa interessante ao Android. Nós avaliamos estes três projetos e buscamos por características que sejam similares às do Android. Contudo, todos eles ficam devendo em algo de certa forma.

O que aconteceu com Ubuntu Touch?

Durante anos nós ouvidos vazamentos e notícias sobre o Ubuntu Phone. A Canonical, empresa por trás da distribuição do Linux, tem uma parceria de hardware forte, a BQ da Espanha. Tablets e smartphones com o Ubuntu são vendidos em determinados países, e também aparecem feiras de tecnologia oportunamente, como no Mobile World Congress, em Barcelona.

O Ubuntu tem como diferencial uma base grande de fãs e usuários. Estes usuários, inclusive, levaram o SO para o OnePlus One, para o Nexus 5 e também para o Fairphone 2. Existem poucos pontos fortes no Ubuntu para smartphones e, infelizmente, muitos ficam órfãos de atualizações pontuais para o sistema e pacotes de segurança.

Os aplicativos são oferecidos pela Ubuntu Store, na teoria. Os mais importantes, como Twitter e Telegrama estão lá. Contudo, alguns precisam ser baixados através do navegador de internet. Este método é o mais viável para incentivar os desenvolvedores a criarem apps para a plataforma, ou migrar suas versões de desktop para o mobile. Contudo, pouco tem evoluído nesse sentido no Ubuntu.

Sailfish

Nós testamos o Sailfish em meados de maio do ano passo, e estávamos bem entusiasmados com a ideia. O sistema resolve um grande problema presente na maioria das plataformas alternativas: ele abre e instala arquivos APK do Android. Infelizmente, essa experiência não funcionou muito bem durante nossa análise.

Opinion by Eric Ferrari-Herrmann
Uma alternativa ao Android com acesso a Play Store seria perfeito.
O que você acha?
50
50
421 participantes

A Jolla, empresa por trás do sistema, também oferece seu próprio hardware. O sistema é open-source e seu desenvolvimento é mantido através de uma comunidade de usuários ativos. A Jolla Harbour serve como ponto de partida para guiar os desenvolvedores que desejam criar apps para a plataforma ou torná-los compatíveis com a mesma. Isso faz da Jolla uma empresa tão profissional como o Google.

AndroidPIT sailfish os 3193
Sailfish OS rodando no Nexus 5 / © AndroidPIT

Sem uma oferta real em mais dispositivos e com a limitação aos recém-chegados - ou para os mais curiosos - o Sailfish segue num passo lento para se tornar uma alternativa plausível ao Android. O sistema é liberado prioritariamente nos aparelhos da Jolla, que tem sede no país de origem da Nokia, a Finlândia.

Plasma Mobile

O Plasma Mobile tem uma primeira impressão muito interessante. Tentamos instalá-lo no nosso Nexus 5X, mas infelizmente tivemos que interromper o processo devido a problemas na visualização e de estabilidade do sistema.

O Plasma é desenvolvido no ambiente de desktop KDE, que também pode ser executado no Nexus 5 e no Nexus 5X. Contudo, o suporte para os Nexus mais recentes é limitado. A instalação em si não obteve muito sucesso, mas foi possível finalizá-la num PC com Linux através do Git. Contudo, inúmeros erros e bootloops (boot infinito) foram presenciados.

Opinion by Eric Ferrari-Herrmann
Uma alternativa com limitações funcionais não é uma alternativa viável.
O que você acha?
50
50
315 participantes

O Plasma levanta a mesma bandeira que as mesmas alternativas ao Android: software acessível a aplicativos de terceiros, livre, com mais privacidade e mais transparente. A comunidade é ativa e ajuda na resolução de problemas agudos como pode.

Conclusão

Os desenvolvedores não estão obtendo muito êxito em seus sistemas alternativos. Contudo, em momento algum eles são desencorajados pela comunidade. A história de mais sucesso aqui é com a Jolla e seu SO, o Sailfish, que além de ter uma base de usuários sólida na Finlândia, entrega recursos interessantes e teve avanços consideráveis. Mas, de modo geral, nenhuma dessas alternativas são verdadeiramente competitivas ou igualáveis ao Android original.

Talvez o sucesso dessas plataformas possa acontecer a partir do momento em que elas possam oferecer algo inovador ou que o Android não tem no ponto de vista do usuário. O Ubuntu tentou algo com o Ubuntu Edge, que oferecia uma experiência diferenciada no PC quando conectado num bonitos, mouse e teclado, mas, infelizmente, o que tivemos com ele foi uma sequência de problemas e erros. Quando olhamos para outros sistemas podemos notar que estes são carentes de compatibilidade e, logo, não somos motivados a substituir o Android por algum deles.

Você já experimentou alguma dessas alternativas? O que achou delas?

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Neri há 8 meses

    Já experimentei durante 3 dias e não gostei Andreu, quem se acostumou com o nível de personalização do Android, sofre demais com esse SO engessado! Você compra o smartphone, mas a Apple continua sendo dona dele.
    Deixo claro que é um SO muito bom em outros quesitos, mas pra mim não dá!

  • Victor Lima há 8 meses

    jamais saio do Android...cometi um erro uma vez ao usar iOS mas n quero nem chegar perto mais

  • Marcelo Neri há 8 meses

    Que pra mim é meia boca Andreu, já que o nível de personalização é zero! Ficar engessado não dá.

  • Derick Oliveira de Lemos há 8 meses

    A criação de um novo sistema não é fácil nem do ponto de vista da programação nem da logística, é o tipo de coisa que exige "bala na agulha". Acho que deveriam focar 4 coisas:

    1° Entregar funções básicas e de produtividade presentes no Android e iOS.

    2° Investir em um design diferenciado, consistente e moderno.

    3° Fazer parcerias com as principais desenvolvedores de aplicativos.

    4° Investir na criação de um diferencial do sistema.

  •   75
    Sidney há 8 meses

    Tem razão Marcelo. Tive iPhone e não quero nunca mais. Tenho iPad porque a editora precisa para testes, mas não passo nem perto de um para meu uso particular.

63 Comentários

Escreva um comentário:

  • iOS manda um forte abraço...


  • Eu tenho um JollaC e posso dizer que não dá pra julgar o Sailfish pela experiência do ano passado, já estamos na versão 2.1 e ele é realmente impressionante! A experiência de uso é melhor que no Android, eu digo porque uso o JollaC e o S7 Edge.
    Mas pra mim, o sistema mais competente feito nos últimos 5 anos foi o BlackBerry 10, pena que a empresa não teve $ pra investir e sustentar a ideia.


  • Windows 10


  • Windows phone. Pior indicação


  • Alternativa para o Android é o iOS, e vice versa


  • olha pra bater o desempenho e usabilidade do IOS
    a personalização e software livre do android

    acho bem dificil , nao impossivel mas isso levaria um bom tempo, mas eu gostaria muito de ter mais um grande concorrente entrando nesta disputa, mesmo sendo setico com a samsung acredito que ela teria uma boa chance de transformar o tizen para mobile tbm, outra que talvez poderia conseguir algo eh a xiaomi, e em sequencia talvez sony e LG, mas o custo seria muito alto e arriscar em algo novo faria talvez perder muitos usuarios, talvez se criarem a possiblidade de escolher o software do aparelho ia ser melhor ainda, quem sabe daqui uns 10 anos não temos algo assim. Mas meu sonho mesmo seria uma fusao de ios com android os rivais juntos um contribuindo com outro tentando melhorar experiencia para o usuario e nao pensar so no dinheiro, claro somente um sonho mesmo.


  • O problema maior é incompatibilidade de apps, e popularidade fazem o Android ser firme, exemplo disso é o iPhone, só vende até hoje por sua popularidade, wp tentou, até ficou de pé por algum tempo, mas não o vestiram na popularidade do SO, outra coisa muitas fabricantes usam o Android como SO de seus aparelhos, wp e iOS não, wp teria mais sucesso se tivessem mais fabricantes usando ele, já imaginaram um Samsung, uma Motorola, ou qualquer outra fabricante usando wp ou iOS, seria ótimo para os consumidores


  • Se o Android sumisse, correria para o Tizen.


  • Se até hj não acharam uma alternativa melhor nos PCs, que até hj o Windows domina por décadas, imagina nos smartphones... Android vai continuar o seu domínio massivo por muito tempo.


    • Henrique P.
      • Blogger
      há 8 meses Link para o comentário

      Pra mim tem uma alternativa que me supre muito bem em termos de computadores DVD. Linux Mint 18.


    •   75

      Apesar de algumas pessoas usarem linux e algumas empresas empregarem em servidores também, o Windows impera. O único concorrente talvez fosse o OSx, principalmente depois que o iPhone foi lançado e as pessoas o tomaram como símbolo de status. Mas mesmo assim, sua participação no mercado é muito pequena, a não ser por alguns Macs nas mãos de professores. E vou dizer uma coisa, os Macs são muito ruins para dar aula porque são incompatíveis com muitos data-shows. Temos esse problema constantemente no instituto e os professores insistem em usar o Mac com o PowerPoint. Por que não usam Windows, que é compatível com qualquer aparelho, já que vão usar o PowerPoint? (acabei de desabafar...kkkkk)


  •   77

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 8 meses Link para o comentário

    Olha, Android vai continuar a existir por anos ainda. Só quando pararem os lançamentos de celulares com Android é que teremos de pensar em SOs alternativos.


  • Sinceramente, estou muito satisfeito com o Android, apesar do meu Smart está excluído da lista de atualização para a versão mais nova, o desempenho, e tudo mais me deixa contente com o sistema, está certo que nada é perfeito e sempre se está na busca aprimorar a plataforma, mas isto não tira o brilho do Robozinho Verde.


  • Ubuntu Mobille é uma boa pedida pra concorrer com Android. Mas, no meu ponto de vista, creio que não há um concorrente direto ao Android. Isto é, desde que surgiu Windows Mobile e IOS(iPhone) não bateram de frente com a concorrência. isso porque tanto windows Phone quanto IOS são sistemas restritos.


  • Ali tava escrito ano passo...


  • Gosto de linux, sou usuário desde 1996, mais não uso e não gosto do Ubuntu, mais reconheço que ele ajudou a popularizar o Linux para um consumidor final. Ele é baseado no Debian, e hoje ele já virou distribuição mãe para vários projetos interessantes. No caso prefiro ficar no Android mesmo, não usaria Ubuntu móbile por saudosismo a Linux não. Outra coisa, quase todos os dias saem pacotes de atualização para as distros baseadas em Debian. Aí teria que acompanhar o mesmo suporte para o Mobile. Lembrando que o Android já é baseado em Linux.


  • Nunca experimentei nenhuma dessas, mas, se o Android sumisse do mapa, eu iria para Sailfish ou Tizen.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi