Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

Você deve utilizar o filtro de luz azul em seu smartphone?

Você deve utilizar o filtro de luz azul em seu smartphone?

A cada novo modelo, as fabricantes trazem novidades para os consumidores. Muitas dessas novidades são baseadas em tendências e pesquisas, para trazer as funções que farão mais sucesso em um smartphone. Começando em apps na Play Store, o filtro de luz azul, tela noturna ou outros nomes que você lê por aí hoje está vindo nativamente em alguns aparelhos. Mas esse filtro funciona mesmo ou é mais propaganda do que realidade? Vamos ver.

Você sabe que ficar com a cara o dia inteiro na frente das telas não faz bem de nenhuma forma. Não apenas você interage menos socialmente e presencialmente falando, como também pode desenvolver problemas de visão, de postura, musculares e, em casos extremos, até câncer de pele. Por isso, muitos médicos recomendam o uso de protetor solar em frente a computadores, e também pausas frequentes durante o trabalho, tanto para esticar as pernas como os músculos óticos.

sleep person
E aquela insônia que dá depois de usar o smartphone na cama? / © AndroidPIT

Outro problema é o dano ao seu sono. Estranhamente, quando estamos usando telas ligadas próximos da hora de dormir, temos tendência a perder o sono, demorar mais para dormir e ainda deitar com a mente acelerada. Isso não é mera coincidência, pois há uma explicação científica para isso. Como você sabe, a luz é formada por espectros de infinitas cores, que se juntam e formam a cor branca.

O sol emite todas essas cores, as telas de computadores e smartphones também. Mas a luz azul, em especial, tem a característica de bloquear a produção de um hormônio chamado melatonina, que é justamente um dos que atuam no sono. Durante o dia, sob a luz do sol, não ha problema em ter esse hormônio bloqueado, até te ajuda a ficar acordado.

Porém, a natureza de nós seres humanos é a de dormir à noite, e por isso a ausência do sol permite que a melatonina seja fabricada e te deixe com vontade de dormir e recarregar suas energias. Mas, usando telas ligadas, estamos exposto à luz azul mesmo à noite, e por isso esse hormônio deixa de ser fabricado. Você perde o sono, ou dorme mais leve, e prejudica muitas coisas em seu corpo.

Por isso, o ideal é interromper a luz azul duas horas antes de ir deitar, mas como é muito difícil nos separarmos de nossos gadgets, a solução encontrada é o tal filtro de luz azul. Se você já usou algum, pode ver que, quando ativado, a tela fica em tons amarelados, mostrando que está justamente sem o azul presente. Isso não estraga a tela do seu smartphone ou computador, apenas não emite a luz azul.

O máximo que vai acontecer é as cores do seu conteúdo, como uma série, filme ou jogo, ficarem prejudicadas e estranhas, mas você não perde em desempenho, qualidade de imagem ou brilho. E ficar sem a luz azul também não prejudica em nada sua visão ou saúde, a promessa é melhorar, então não há contras.

Como posso ativar o filtro azul em meu smartphone?

Há duas maneiras de usar o filtro azul em seu aparelho. Uma delas é utilizar a função nativa do sistema, que já está presente em alguns modelos. Motorola, Samsung e Quantum são algumas que oferecem esse cuidado. Os ajustes geralmente estão em Configurar, na seção de Tela, na própria barra de atalhos ou em apps específicos da empresa para isso.

bluelight filters
Em ordem: Twilight, BLluelight Filter e Moto app / © AndroidPIT (captura de tela)

Se o seu smartphone não conta com essa função, basta baixar um dos muitos apps disponíveis na Play Store e configurá-los ao seu modo. Geralmente, os apps oferecem mais ajustes do que as funções oferecidas pelas fabricantes, ajudando a deixar mais ao seu gosto. Sugerimos a seguir alguns apps que fazem isso, sendo o mais indicado de todos o Twilight.

E aí, você vai passar a usar o filtro no seu smartphone?

Artigos recomendados

17 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • No meu monitor DELL, uso a função COMFORT VIEW durante todo dia de trabalho e no meu s9 o filtro fica programado das 20h as 7h


  • Como meu filho gosta de assistir uns desenhos mais à noite, sempre ativo o filtro a partir das 19:00. O problema é que no meu Zenfone, apesar de ter esta função, não achei um modo de programar automaticamente a ativação/desativação do filtro. Por conta disto uso um app de terceiros.


  • Já tinha conhecimento de várias coisas explicadas nesse artigo, todavia, não consigo usar de forma alguma o smartphone com o filtro de luz azul. Sei que é prejudicial, mas é automático o impulso de desligar o filtro :/


  • Stella, é correto tudo o que você disse no artigo. E só mais um adendo sobre a importância disso; é o quanto iluminação influencia nosso cérebro e principalmente nosso sistema nervoso. Muitas pessoas dizem que isso não afeta elas por conseguirem dormir normalmente, porém a exposição continua a luz durante o dia, causa efeitos danoso em nossa saúde com o tempo.

    Para se ter uma idéia, muitos problemas psicológicos hoje, está associado a grande quantidade de tempo que a pessoa fica exposta a luz. Mas é algo muito difícil de diagnosticar pois muitas vezes não sabemos que a luz pode ser A causa. Tanto que hoje está se dando muita atenção nessa questão pois já se tem estudos comprovados de que isso é prejudicial.

    Isso que você sitou se chama ciclo circadiano, que é o que controla nosso sistema biológico onde faz com que acordemos e dormimos em determinada hora que nosso corpo tem necessidade, necessidade essa que não é a hora que decidimos dormir, mas sim a hora que nosso organismo necessita. Hoje infelizmente nossa sociedade mudou completamente esse ciclo, e isso é a causa de muitos problemas, como estresse, cansasso, síndrome do pânico, depressão e muitos outros.


    • Tem estudos sobre a poluição luminosa que temos nas grandes cidades.
      Além do celular temos cada vez mais espaços urbanos iluminados com lâmpadas de led onde essa faixa de azul chega a incomodar demais os olhos.


  • Felizmente não tenho dificuldade pra dormir, com ou sem uso de smartphone... Tanto que nem me importo com modos noturnos ou filtros de luz azul.


  • Uso sempre este recurso no PC, Notebook e Tablet . Uso muito mais estes "devices" do que o Celular .


  • Discordo em partes que os smartphones tirem o sono. Sempre gosto de assistir uns dois videos das series que acompanho e as 23:30 vou dormir. Só que durante a exibição dos videos, fico extremamente com vontade de dormir ao ponto dos olhos fecharem por alguns segundos. Só depois que deixo o smartphone de lado e vou tentar dormir é que a vontade passa...rsrsrsr...


  •   4
    Conta desativada há 6 meses Link para o comentário

    das 22 às 07 o filtro fica ligado.


  • Só consegui fazer minha mono de madrugada usando o F.LUX no desktop


  • Sempre usei. Mas vou começar a ativar mais cedo, com essa dica das 2h antes de dormir.


  • Uso sempre, no Asus que tive, o ZE554KL, com snap 660, já vinha com esse recurso.


  • fiquei prestando atenção na capa errada do telefone kkkj

    Conta desativada


  • Deixo o filtro de luz azul ligado sempre,desde meu primeiro smartphone.
    E sim ajuda muito a colocar as horas de sono em dia..
    Não compro smartphone sem o filtro já nativo, e uma de outras tantas escolhas na hora de adquirir um novo gadget.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.