O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 10 Compartilhado 24 Comentários

Este app leva funções do Google Now On Tap para versões antigas do Android

O Google Now a um Toque é o recurso mais avançado do Google Now, e que realiza uma busca contextualizada com base nas informações que aparecem na tela do seu celular. Apenas usuários que rodam com o Android Marshmallow em seus dispositivos conseguem utilizar o Google Now a um Toque. Contudo, existe uma possibilidade de levar algumas funções desta poderosa ferramenta do Big G para aparelhos que rodam versões mais antigas do SO. Saiba como a seguir.

 

Baixar o Float Viewer para Android

Para que essa mágica aconteça, você irá precisar instalar o aplicativo fooView - Float Viewer em seu smartphone. O app é compatível com todos os dispositivos que rodam com o Android 4.1 Jelly Bean ou versões posteriores. Você pode baixá-lo gratuitamente na Play Store através do botão abaixo:

fooView - Float Viewer Install on Google Play

Como usar o Float Viewer

Após sua instalação, o Flot Viewer se torna um atalho flutuante na tela de início do sistema. Se você pressioná-lo, notará que um leque de ícones é exibido com os apps mais recentes utilizados por você. É possível navegar entre as opções, adicionar novos atalhos e gestos que tornam a usabilidade do sistema mais dinâmica. Contudo, as funções que se parecem com o Google Now On Tap são duas: pesquisar usando imagens ou fragmentos de textos.

Pesquisar usando imagens

Você pode tirar um screenshot de qualquer tela do sistema, como de conversas do WhatsApp ou de telas do Facebook, por exemplo. O Float Viewer realizará uma espécie de escaneamento e irá pesquisar na internet termos, palavras e frases que aparecem na imagem.

Na imagem abaixo eu realizei uma pesquisa da tela inicial do meu sistema e tive como retorno imagens semelhantes e artigos relacionados ao Spotify, que é um dos apps que deixo na primeira tela do sistema.

footview float viewer app
Pesquisa por imagens pelo Float Viewer / © AndroidPIT

Para pesquisar usando imagens, você precisará seguir os seguintes passos:

  • Pressione o atalho flutuante do Float Viewer;
  • Selecione o ícone azul que aparecerá do lado oposto do leque (tesoura + tela)
  • Aparecerá um pop up com opções de compartilhamento da imagem;
  • Selecione o ícone de busca e aguarde o retorno da pesquisa.

Pesquisar usando palavras

Se você estiver com algum site aberto, ou até mesmo conversa e e-mail, poderá contar com a busca seletiva de textos. O Float Viewer permite que o usuário selecione uma quantidade de palavras e faça pesquisas diretamente do app, ou seja, você não precisará fechar o navegador de internet ou cliente de e-mail para isso.

Sempre que uma frase ou trecho de algum texto é selecionado, o Float Viewer exibe um pop up flutuante com algumas opções interessantes, como copiar, colar, compartilhar e pesquisar imagens. Abaixo, você pode conferir que selecionei a palavra Chrome e, na sequência, posso optar por pesquisar imagens ou fazer uma busca na web usando esse termo. 

foot view float viewer pesquisa texto
Busca de termos usando o Float Viewer / © AndroidPIT

Para pesquisar usando textos, você precisará seguir os seguintes passos:

  • Pressione o atalho flutuante do Float Viewer;
  • Com o atalho pressionado, vá até a parte do texto que você deseja selecionar
  • Aparecerá um pop up com algumas opções
  • Selecione o ícone de busca e aguarde o retorno da pesquisa.

Para sair de qualquer pesquisa, basta clicar no ícone de voltar do sistema. O Float Viewer utiliza um plugin do Chrome que evita a abertura do navegador para fazer essas pesquisas. Assim, você não precisará se preocupar em fechar abas do Chrome no multitarefa do sistema.

Você já experimentou o Google Now On Tap? O que achou da proposta do Float Viewer?

10 Compartilhado

24 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi