Sistema de arquivos FAT, FAT32, NTFS e classes de memória externa.

  • Respostas:9
  • Respondido
Klaus Bertolazzo
  • Posts no fórum: 6

04/02/2013, 17:28:38 via Web

Boa tarde amigos

De imediato peço desculpas caso esteja abrindo um tópico desnecessário ou mesmo infringindo alguma norma deste site. Todos os dias mais e mais pessoas adquirem um aparelho android e acabam por terem dúvidas nos mais diversos sentidos, iniciantes como eu.

Enfim, tentarei resumir o desastre que promovi involuntariamente e ao final farei perguntas de iniciante, desde já agradecendo a atenção dos que lêem e tentam ajudar de alguma forma.

Comprei um LG Optimus 2X (o P990h da claro), de um site super confiável, chegou lacradinho, fiz a carga completa, baixei tudo que havia para ele no site do fabricante, fiz sua atualização de android 2.2.2 para 2.3.4 e saí para almoçar com minha irmã, retornando do almoço, as pressas, tive que formatar o pendrive dela e advinhem, formatei a memória INTERNA do meu aparelho, o F:, o fiz em FAT32, pois bem, acabei por fazer o mesmo com o G: meu cartão de memória EXTERNA, mas desta vez, voluntariamente. Possuo a memória EXTERNA que veio com ele de 4 GB, classe 4, o aparelho é expansível a 32 GB. Penso em comprar uma de 32 GB classe 10 (lí informações que dão conta de que é mais veloz, que em vídeos feitos em Full HD ficam melhor, taxa de transferência, acesso etc), mas há denominações técnicas que estão impossibilitando a aquisição da memória neste momento, tendo em vista que há as MicroSD e MicroSD/HC. Então pergunto:

Caso eu pedisse propriedades da memória INTERNA do LG P990 antes da formatação, qual o formato de fabrica apareceria para mim?
Devo formatar a memória INTERNA do aparelho em que sistema de arquivos?
Devo formatar a memória EXTERNA (a de 4 GB classe 4) com o mesmo sistema de arquivos que a memória INTERNA?
Devo comprar uma memória de 32 GB classe 4 ou 10 (caso a Kingston não seja legal me indiquem alguma outra marca por favor)?
Quando for liberado o android 4 para meu aparelho (dizem que sai antes de junho), ele ficará com a memória interna zerada como se eu não tivesse formatado nada e com navegadores, apps que haviam antes?

Obs:
1) O celular está funcionando perfeitamente e estou muito feliz com o novo aparelho;
2) Não pretendo colocar roms, fazer overclock e ou root no aparelho, estou apenas aprendendo por agora e curtindo o aparelho;
3) Feliz por agora fazer parte desse site de compartilhamento de conhecimento.

Desculpem pelo longo post e agradeço aos que responderem.

Abraços.

— alterado em 04/02/2013, 17:33:17

Conta desativada

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

04/02/2013, 23:31:38 via Web

Olá bem vindo ao fórum, recomendo que formate a memória intena do aparelho apenas pelo próprio aparelho, para evitar futuros danos , a memória externa, é melhor o classe 10 para a de 32gb , e a formatação padrão é fat32 , mas ela tambem recomendo formatar no próprio aparelho.
quanto a atulaização, se tu fizer pelos meios oficiais da motorola , não perde nada.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Conta desativadaKlaus Bertolazzo

Responder
Klaus Bertolazzo
  • Posts no fórum: 6

05/02/2013, 06:04:56 via Web

Olá Jefferson, meu aparelho é um LG P990, não Motorola, a memória interna se encontra no formato descrito por você, FAT 32, tanto memória interna quanto externa está em FAT 32, só que eu queria saber se quando ele chegou de fábrica ele estava em FAT 32 mesmo ou em outro formato, para que eu possa usar o formato de fábrica. A LG por meio de e-mail informou que meu aparelho não é compatível com memória interna classe 10 mas... Encontrei pessoas e anúncios do classe 10 no LG P990. Ou seja, há desencontros com relação as informações, de modo que resolvi ter como fonte confiável o androidpit. Gostaria de efetuar a compra de minha memória externa hoje, se alguém puder me fornecer tais informações com certeza de que funciona em meu aparelho e que é melhor opção que a classe 4, efetuarei a compra da mesma ainda hoje. Abaixo colarei minhas indagações novamente, desde já agradecendo a atenção e rapidez com a qual meu post foi respondido.

Sou usuário avançado de Windows, daqueles que usou o DOS, Windows 3.11 e os seguintes, estou me interessando bastante por linux e sistema android, sou muito curioso, entro em todas as opções de meu aparelho, já tenho os menus meio que mapeados mentalmente, sei onde está tudo no aparelho, as dúvidas que tenho são de iniciante mas... Creio que até o final do ano também já estarei ajudando pessoas que ingressam neste fabuloso mundo android, feliz por ter conhecido este site, fazer parte dele e sempre aprendendo.

Abaixo seguem as indagações:

Caso eu pedisse propriedades da memória INTERNA do LG P990 antes da formatação, qual o formato de fabrica apareceria para mim?
Devo formatar a memória INTERNA do aparelho em que sistema de arquivos?
Devo formatar a memória EXTERNA (a de 4 GB classe 4) com o mesmo sistema de arquivos que a memória INTERNA?
Devo comprar uma memória de 32 GB classe 4 ou 10 (caso a Kingston não seja legal me indiquem alguma outra marca por favor)?
Quando for liberado o android 4 para meu aparelho (dizem que sai antes de junho), ele ficará com a memória interna zerada como se eu não tivesse formatado nada e com navegadores, apps que haviam antes?

Grande abraço e obrigado pelas respostas Jefferson.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

05/02/2013, 06:15:48 via Web

opa , desculpe a confusão, mas vale o memso para o lg, sempre formater as memória pelo aparelho pra não ocorrer risco de dar bug ou danos, o aparelho vai formatar no sistema correto para o bom funcionamente dele, o que pode varir de modelo para modelo, então se tu formatou pelo aparelho e identificou que é fat32, esse é o método correto e assim por diante, quanto a questão do cartão de memória, tem que confiar no aspecto técnico do aparelho, se o suporte da lg diz que ele não é compativel com os classe 10, tu vai ir na sorte, pode ser que funcione como pode ser que não funcione, e como um 32g é meio carinho para comprer e depois não ter utilidade, avalie bem , pois o que funciona para uns nem sempre funciona bem para outros.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Conta desativadaKlaus Bertolazzo

Responder
Klaus Bertolazzo
  • Posts no fórum: 6

06/02/2013, 16:02:36 via Web

Pessoal

Para quem é cliente Claro ou LG Brasil

Há uma campanha no site reclameaqui.com.br que vale a pena dar uma olhada e contribuir com nossos amigos (compartilhar), os aparelhos devem ser iguais em qualquer parte do mundo, os brasileiros não podem ser desprestigiados desta forma. É sobre o Android 4, há um link para campanha que é o que segue:

Obs: Mesmo aqueles que não são clientes Claro ou LG Brasil deveriam apoiar, a questão de liberação de versões oficiais do Android para os aparelhos nacionais, seja de que operadora for ou fabricante for.

http://www.reclameaqui.com.br/4476268/lg-electronics/lg-optimus-2x-p990-sem-android-4/

— alterado em 06/02/2013, 16:10:46 alterado por moderador

Responder
Conta desativada
  • Mod
  • Posts no fórum: 962

06/02/2013, 23:23:17 via Web

Olá Klaus,

O reclamante está errado.
Primeiro porque apenas o modelo do dispositivo dele é exclusividade da Operadora Claro, os outros modelos LG são vendidos por outras operadoras e também Retail.
Segundo porque a atualização ou não dos dispositivos não dependem apenas da boa vontade do Google, da fabricante, ou da operadora. Depende principalmente do Hardware do dispositivo.
A compra de um android deve ser pesquisada, não é de hoje... Um dispositivo comprado em 2013 com a versão 2.2 do sistema operacional nunca vai ser atualizado para 4.1. O dispositivo já esta defasado e é possível que nem tenha capacidade de hardware para ser atualizado.
A compra foi feita sem cuidado, sinto pelo reclamante que comprou um dispositivo fora do mercado...dispositivos android recebem uma atualização oficial e uma de reparo, salvo em algumas excessões, no máximo ele chegaria a 2.3x mesmo.
A reclamação é inteira errada, as atualizações são divididas por áreas porque geralmente existem pequenas diferenças de hardware de um pais para o outro. Não é só o Brasil que espera.
Não ha sentido na reclamação dele e nem sentido em apoiar este evento, baseado em argumentos vencidos, de alguém que fez uma compra errada, descobriu-se lezado e revoltou-se.

Abraço.

Peço a você que abra um tópico no geral convocando os que quiserem participar do abaixo assinado, assim você tem mais visualizações, ou seja mais chance de alcançar exito.

Klaus BertolazzoConta desativada

Responder
Klaus Bertolazzo
  • Posts no fórum: 6

07/02/2013, 12:44:29 via Web

Oi Daniel

Eu comprei o mesmo aparelho do reclamante, verifiquei que de fato em outros paises esse aparelho possui nomes diferentes, porém, como o mesmo hardware, pode ser uma questão de mercado, não liberar a atualização para não concorrer com seus próprios produtos, a linha L por exemplo, L7, L9 etc.

O aparelho suporta o Android 4, o programa LG PC SUITE IV informa que há uma nova atualização para o meu dispositivo, depois de aceitar fazer a atualização, clicar em não fazer backup, ir em avançar em todas as etapas, ele abre o LG Mobbile Support Tools, que faz uma varredura no aparelho, verifica a firmware e diz que ele não pode ser atualizado, há provavelmente uma barreira imposta pela claro, ainda estou estudando isso, seja pelo kernel, seja pela forma que for, ele não aceita.

Sei que trata-se do mesmo aparelho por ter procurado películas, cases etc em sites estrangeiros, no site de películas da zagg ele tem nome diferente, sem contar que nos mais diversos sites da LG pelo mundo ele também tem nomes diferentes, nomes de mercado, nomes de impácto, como o europeu por exemplo, que o chama de LG Maximu 2x.

Sou novo aqui, depois lerei melhor os termos de uso do site para não cometer erros de postagem e peço desculpas pelo post feito de forma errada, abrirei um tópico sobre o tema.

Infelizmente estou impossibilitado de postar links, mas... Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Estou pensando em tirar tudo que a claro colocou em meu aparelho, deixá-lo como se fosse de fábrica, sem alteração, com um Android 4 linpo, isento de alterações nas apps feita pela operadora. Encontrei um site que ensina como fazer atualização da firmware dele para v30, op possibilita a migração para um Android 4, limpo, sem quinquilharia, o método parece ser muito simples, não me preocupo com a garantia do aparelho, se você puder dar uma olhadinha e me dizer, fiqco na dúvida também em fazer isso porque não sei de onde saiu essa firmware, do fabricante? Ele criou e programou? Será que poderia roubar dados meus remotamente? Seria confiável? E esse KMZ, alguém criou, usou uma linguagem de programação, seria confiável? O site é tecnologia.com.pt/2012/12/lg-maximo-2x-comeca-a-receber-atualizacao-para-android-4-0/ (tirei o www para ver se consigo postar para você)

Desculpe pelo longo texto, ando estudando um pouco mais sobre o assunto, em curto prazo pretendo estar contribuindo com o site.

Grato e grande abraço.

Responder
Conta desativada
  • Mod
  • Posts no fórum: 962

07/02/2013, 15:50:43 via Web

Olá,

Estão usando os termos errados neste tutorial, dispositivos desbloqueados são aqueles em que você pode colocar chips de qualquet operafora para realizar ligações, isto tem pouco a ver com o Android ( independente se vc comprar dispositivos na operadora, ele não pode vir bloqueado no Brasil). O certo é dispositivos Retail, ou seja sem vinculo com operadora, sem personalização de operadora, àqueles que você compra em lojas( pernambucanas, casas bahia, magazine luiza) ou no e-comerce. Se você comprou em operadora, se ao liga-lo aparecer o logo de qualquer operadora, ele não é retail ( nos termos do tutorial, ele é bloqueado). Porque eles dizem bloqueado? Porque é bloqueado pela operadora para receber atualizações. Ou seja quem libera as atualizações é a operadora. Porque? Simples, o Google lança a gersão.do Android, as fabricantes fazem as modificações e adaptações para cada modelo, e a Operadora também modifica, afinal la personaliza os icones, e enche de tranqueira dela. Então é simples, ligou o telefone apareceu logo de operadora é ela quem vai te liberar atualizações. Independente de você poder usar 40 chips de operadoras diferentes.
A Claro é a pior operadora para se trabalhar atualizações, muitas vezes ela nem diaponibiliza...a melhorzinha é a vivo.


Abraço.

Klaus BertolazzoConta desativada

Responder
Klaus Bertolazzo
  • Posts no fórum: 6

07/02/2013, 20:15:04 via Web

Entendi Daniel

Eu comprei pelo submarino, estava R$ 799,00, usei cupom desconto, caiu para R$ 749,00, paguei a vista e tive mais um desconto de 10%, ou seja, paguei R$ 670,00, saiu de graça. Não tendo vínculo financeiro com a claro, tendo apenas o vínculo de sistema no caso, quando eu ligo aparece o logo da claro e diversos ícones dela.

Tinha te perguntado sobre aquele tutorial que encontrei, pelo que lí no comentário de um brasileiro que usou o procedimento, ele fica sem quinquilharia alguma e com firmware V30, podendo ser atualizado imediatamente para o android 4 oficial pelo LG PC SUITE IV.

A minha dúvida foi em relação a firmware, queria saber se é confiável, como que esse português fez o download dela? E sobre o uso do DMZ para atualizar a firmware dele para a V30. Achei muito fácil de fazer mas queria sua opnião sobre.

Abraço.

Responder
Conta desativada
  • Mod
  • Posts no fórum: 962

07/02/2013, 20:55:44 via Web

A versão disponível para o Brasil v10
Esta v30 provavelmente seja de outro pais, mas não significa que não possa ter o idioma pt-br, é sim muito possível que não o tenha, assim como é possível nem ter o pt-pt, dependendo do país de origem.
Sugiro que pergunte na fonte, para od que já realizaram, se possui algum idioma que você compreenda.

Abraço.

Klaus Bertolazzo

Responder