Motorola Moto G — [Reflexão] Sobre o crescimento do Fórum do Moto G! [Por favor leiam]

  • Respostas:7
  • Sticky
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

17/01/2014, 03:42:57 via Web

Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de falar um pouco hoje sobre o crescimento do Fórum do Moto G, primeiramente quero dizer que estou muito feliz por ver o Fórum do nosso querido Moto G, crescer tão rápido, isso só mostra o que quão promissor é o futuro do Moto G, que com apenas 3 meses e meio (Até o momento da publicação desse tópico) de lançamento, tem conquistado um espaço tão importante aqui no Fórum do AndroidPit.


Atualmente o Moto G é dono de um dos maiores e mais visitados fóruns da nossa comunidade. E isso é muito bom, pois já são muitos os usuários do Moto G, aqui no Brasil, além é claro dos nossos irmãos de Portugal, que sempre passam por aqui. Sendo assim esse sem sombra de dúvidas já é um dos fóruns mais importantes do AndroidPit.

Sendo um fórum tão grande, que representa um smart tão popular ( e lindo), logo tópicos e mais tópicos serão criados. No entanto muitas vezes, os tópicos acabam contendo conteúdo duplicado, dúvidas, perguntas e pedidos de ajuda com título sem sentido, excesso de Caps Lock no título ou no conteúdo e etc. Porém muitas vezes, alguns tópicos se tornam de difíceis compreensão, quando se trata uma dúvida de um usuário iniciante, ao até mesmo de difícil acesso, quando se trata de um tutorial que o título não ficou claro.

Foi pensando nisso, que ao abrirmos o fórum do Moto G, propus uma forma de diferente de conduzir o fórum do Moto G, isso para facilitar a vida de todos, quer seja usuários novatos, quer seja usuários avançados. Felizmente essa ideia foi bem aceita por todos. Porém o fórum cresce, e a velocidade da luz, sendo assim, não poderei fazer tudo só, e por isso criei esse tópico, para pedir a colaboração e ajuda de todos.

Para que assim como o Moto G se tornou um marco não só no mercado Mobile Brasileiro, como também em todo o Globo Mobile, nós também possamos fazer um fórum melhor, mais compreensível a todos, um fórum auto informativo e multi usual, que todos quanto chegarem a esse fórum, quer seja pelo Blog, pelo Fórum Geral, ou por um resultado dos motores de busca (Leia-se Google, Yahoo ou Bing) não se ache perdido, por falta de informação nos nossos tópicos.

Em prática a ideia consiste em fazer uso de categorias ou sub-categorias, no próprio titulo do tópico, sendo aberto e fechado por Colchetes ( [] ), isso ajuda muito, por já passar ao usuário a ideia do conteúdo a seguir. Exemplos: [Tutorial] Como fazer ..., [Dica] acessórios para ... [Ajuda] O Meu Moto G não liga ..., e etc. Além é claro de Evitar ao máximo o uso de Caps Lock, e sempre da prioridade ao nosso querido português, quer nas regras, quer na escrita em si. Bom, já fazemos isso aqui no fórum, mais se pudermos maximizar isso, será melhor ainda. Pois com isso todos ganham, e em vários aspectos.

Bom pessoal, é isso, espero poder contar com vocês, dessa forma todos nós só teremos a ganhar, e mesmo que alguns não o façam ainda de início, se cada um fizer sua parte daqui a alguns messes teremos o modelo padrão informativo no nosso fórum, e com o tempo, todos vão continuar com esse modelo, ao aderir essa conscientização.

Entenda melhor a ideia no [Guia] Como postar um novo tópico no Fórum, tire suas conclusões sobre os benéficos e faça a sua parte, a comunidade AndroidPit agradece. :) (Obs. Não está completo ainda)

O que você achou da ideia desse formato auto explicativo para o fórum? concordas comigo? Não deixe de comentar a abaixo e deixar sua opinião, pois ela é muito válida para nós todos.

Obs. Não sou o melhor redator, então podem haver vários erros ortográficos ou gramaticais no decorrer do tópico, meu objetivo aqui citado não é querer manobrar o fórum, e sim trazer uma experiencia melhor parar todos os usuários, independente do seu grau de conhecimento sobre o sistema Android.

— alterado em 17/01/2014, 04:53:05

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

pmachadoGildásio Z.

Responder
Daniel Bocchi
  • Posts no fórum: 50

17/01/2014, 04:14:42 via Web

Olá
Antes de tudo tenho que parabeniza-lo, mesmo quando eu não podia comentar aqui no Pit (força contratual), eu ainda estava atento ao fórum e ao blog, e você tem se mostrado uma pessoa muito capaz e dedicada. Não sei se o parabenizo ou a quem o convidou para a moderação, com certeza uma escolha acertada.
Quanto ao resto, concordo em gênero número e grau, é claro que existem algumas ressalvas, mas a proposta é ótima.
O forum do Moto G aqui do androidpit esta muito bem servido, vide que moderadores e o Jefferson (que desde sua entrada, sempre contribuiu muito para o Pit...na verdade ele deu uma nova cara ao fórum...), resumindo muitas pessoas qualificadas possuem o dispositivo, o que se traduz em várias experiências, e informações sendo trazidas para este local, e isto é muito bom mesmo.
Ha um tempo atrás eu editava um a um os posts em Caps, trabalhoso, mas nem todos os usuários que aparecem para questionar algo tem o comprometimento em deixar o fórum organizado, alguns só querem uma resposta, e rápido. O mesmo acontecia com posts com erros graves de escrita, editava apenas os que achava que dificultava o entendimento da questão, afinal, não tinha tanto tempo, nem a pretensão de ser professor ou algo do tipo.
Usuários que tragam tutoriais, ou qualquer informação tem a obrigação de faze-lo da forma mais ordenada possível, já os que buscam informação não terão esta obrigação, e ainda tem a questão de que nem todos conhecem a lingua escrita como outros, diferenças sociais, culturais etc. Assuntos maiores que os propostos aqui.
Mas a ideia é ótima e eu apoio muito. E se eu fizer algo que contradiga esta proposta podem por favor me chamar a atenção. Não voltei a postar aqui, com a intenção de ser frequente, mas na medida do possível vou estar por aqui.
Mais uma vez parabéns.

Olair JuniorL. Schefer

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

17/01/2014, 04:32:26 via App

Olá da minha parte, dou todo o apoio.

— alterado em 17/01/2014, 11:35:53 alterado por moderador

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Daniel Bocchi

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

17/01/2014, 11:35:22 via Web

Olá Dan,
Muito obrigado, há os créditos são todos para o Jefferson, ele que merece-os, pois tem sempre feito o melhor dele para tornar o fórum um local mais melhor para todos. Mais quero dizer que fico muito feliz em ter o seu apoio nessa proposta que trago aos demais amigos do fórum, digamos que você também uma parcela na formação desse pensamento. Bom, de fato, sempre procuro dá uma pincelada nos títulos ou posts de difícil compreensão, pois por mais que o usuário escreva com um pouco de pressa, visando obter um socorro imediato, e talvez não mais retorne, o seu post continua, e ao ser indexado pelos mecanismos de busca sempre traz novos usuários, e os mesmos ao chegarem aqui e vir um uma pergunta meio sem sentido, com uma resposta de difícil compreensão, talvez não passe 30 segundo, e saia da pagina, nunca mais retornando, e isso não é bom, pois queremos ajudar a todos, mais também queremos poder contar com a ajuda dos que já foram ajudados, e dar continuidade ao fórum, essa é a graça de ajudar, pois ciclo continua. O mesmo acontece com os tutoriais, ou um pouco mais a serio que o exemplo passado como você mesmo já falou, como todos sabem, tenho alguns tópicos, sendo que a maioria de deles são tutoriais, e por isso sempre reparo nesse detalhe, que é a clareza para o usuário iniciante, pois esse é o foco da comunidade. E como moderador, moderar e trazer o equilíbrio a cada fórum, isso os que estão em "fase de crescimento ainda", mais mesmo assim, não posso sozinho e por isso agradeço muito a sua disponibilidade em ajudar, além é claro de você presando usuário e leitor que ler esse post no exato momento. Sei que conseguirmos o 100% é um pouco difícil e talvez até esperar de mais, no enanto o importante mesmo é fazermos a nossa parte. É isso... prometi que não ia falar (escrever) muito, mais aí quando começo, rs.
Obrigado pela força Dan.

— alterado em 17/01/2014, 13:21:50

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

17/01/2014, 11:38:14 via Web

jefferson h.
Olá da minha parte, dou todo o apoio.
Olá Jefferson, muito obrigado, fico muito feliz em poder contar com sua coloração e apoio, vamos fazer, todos juntos, um fórum cada vez melhor.

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Gildásio Z.
  • Posts no fórum: 1 217

17/01/2014, 12:21:10 via Web

Olá também,

Sou "novo" aqui, mas já acompanho o fórum do Moto G fazem tempos, e antes o movimentadíssimo SII Lite. Resolvi virar enfim um membro da comunidade e tentarei ao máximo traduzir tutoriais do XDA e disponibilizá-los aqui, assim como ajudar a resolver dúvidas dos vários tópicos que as têm. E também apoio essa ideia dos colchetes, tanto que até já a usei em um blog que tinha.

▂ ▃ ▅ ▆ █
-- Nexus 5 / D821
-- AOSPA 4+
--- SoundCloud
--- YouTube

Leia o tutorial por inteiro duas vezes antes de executá-lo, atento a qualquer mínimo detalhe e aos arquivos baixados!

L. Schefer

Responder
Leandro_Soul
  • Posts no fórum: 18

17/01/2014, 14:42:56 via Web

Primeiramente, parabéns pela moderação que está excelente...

concordo com tudo que disse, só gostaria de dar uma ressalva: não haveria a possibilidade de separar o Forum do Moto G em "pastas" assim como o XDA faz?
tipo: dúvidas, tutorial, desenvolvimento, apps específicos e temas...

pois, não sei vocês, mas eu tenho a impressão que quando se é "minado" de tópicos, um atrás do outro, fica meio complicado pra procurar e até pra fiscalizar...

— alterado em 17/01/2014, 14:43:19

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

17/01/2014, 15:06:18 via Web

Leandro_Soul
Primeiramente, parabéns pela moderação que está excelente...

concordo com tudo que disse, só gostaria de dar uma ressalva: não haveria a possibilidade de separar o Forum do Moto G em "pastas" assim como o XDA faz?
tipo: dúvidas, tutorial, desenvolvimento, apps específicos e temas...

pois, não sei vocês, mas eu tenho a impressão que quando se é "minado" de tópicos, um atrás do outro, fica meio complicado pra procurar e até pra fiscalizar...

Olá Leandro,
Muito obrigado! Tanto nós moderadores, como os administradores, aderimos um carinho em particular pelo Moto G, e estamos sempre trazendo as maiores novidades em primeira mão, para que os usuários do Moto G, tenho sempre o melhor para o seu Gadget, sem sair casa. Quanto ao a sua observação, parece-me uma boa opção a ser adicionada, não como o XDA é claro, mais de uma forma particular do AndroidPit, porem isso resultaria em redesenhar todo o Projeto do fórum (Layout e etc), e mover todos os tópicos um a um, isso resultaria em muito tempo e trabalho, lógico que é só uma especulação, pois isso não está ao nosso alcance, visto que a comunidade é grande, para ser mais preciso 8 países, além dos demais países que tem como idioma algum dos 8 idiomas a seguir: Inglês, Português, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês, Russo e Turco. São muitos não é, rs.
Bom, mais vale a intenção, com certeza teu comentário não foi em vão, muito obrigado pelo apoio e por comentar.

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder