[DEBATE] Geral Moto G 4G (LTE)

  • Respostas:190
  • Sticky
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2 742

06/02/2015, 15:07:41 via App

Artur Eduardo

Vinicius M.

Pra receber a att tem que estar sem root e com o recovery stock.

Mais muita gente que fez root e colocou um custom recovery e depois tirou para fazer a atualização, não conseguiu concluir a instalação, ai teve que reinstalar o KitKat 4.4.4 pra depois conseguir atualizar via OTA.

Eu fui uma dessas pessoas. Recebi a atualização por ser soak test e não consegui atualizar mesmo tirando os dois.

Pois é, varias pessoas tiveram esse problema na hora de atualizar, mais depois que reinstalou a stock conseguiu atualizar normalmente.

⤵️ Dispositivo!
📱 Smartphone: Honor V10
💽 Rom: EMUI
🗜 Android: Oreo 8.0
⚙ Recovery: Stock
🔐 Root: Não
━━━━━━━
⤵️ Inscreva-se!
🎥 Youtube:
━━━━━━━

Responder
Matheus Oliveira
  • Posts no fórum: 64

06/02/2015, 15:55:23 via App

Mais galera o meu e o moto g xt1034 e ate agr nem recebi a atualização...

Responder
Bruno Andrioli
  • Posts no fórum: 39

06/02/2015, 20:31:10 via Web

Oo quando a att pra ele chegar, eu posso baixar ela e os gapps e instalar normalmente né, como se fosse uma rom personalizada ?? Ou tem alguma coisa q n dá pra fazer, pq eu quero o lollipop no meu aparelho, se quando chegar a att para esse modelo e eu baixar ela normal posso instalar ?? Vcs vão fazer um tutorial aki no forum né, to loko por essa att.

Responder
thiago vassan
  • Posts no fórum: 54

08/02/2015, 18:11:08 via Web

Alguém ai já recebeu a atualização 5.0.2? Caso sim, por favor nos avise, essa espera está me matando rsrs (yawn)(angry):'(

Responder
Rick Silva
  • Posts no fórum: 2

09/02/2015, 14:48:22 via App

pois está matando a todos que tem o moto g xt1039

Responder
Raphaell Js'c
  • Posts no fórum: 1

10/02/2015, 01:19:25 via Web

Quero fazer root no meu moto g 4g xt1040 sem PC alguem sabe?

— alterado em 10/02/2015, 01:20:05

Responder
Igor
  • Posts no fórum: 1

10/02/2015, 01:45:52 via Web

jefferson h.

laisecrv

Meu Moto G é o XT1039, comprado no Ponto Frio em dezembro. Descobri agora que a diferença do 1039 para o 1040 é que o 1039 é vinculado à Nextel, mesmo não aparecendo na versão, nem no site do Ponto Frio. Eu tinha o 1040, mas fui roubada, nem tinha conhecimento do 1039, pensei que o 4G era apenas o 1040. Agora queria saber se tem como deixá-lo na versão retail!

User uploaded photo

Olá pela tua foto a rom está retail.

Galera,
eu também tenho um Moto G XT1039 da Nextel, já tentei uns procedimentos de root mais não funcionou.
a unica coisa que consegui foi desbloquear o bootloader...
esse aparelho da pra rootear???

abraço.

Responder
Rick Silva
  • Posts no fórum: 2

10/02/2015, 13:52:51 via App

lollipop cadê cadê pro XT1039????😱

Responder
Fabiano
  • Posts no fórum: 70

25/02/2015, 14:15:03 via Web

Bom dia galera, peguei um Moto G 4G Lte, xt1040, e ele esta serm rede, mas tem imei e tudo certinho, *#06# e esta lá, mas o Chip não da rede e fica um icone na barra de notificação informando a ausência do sim card.....Acho que é hardware, mas estou querendo tentar reinstalar a Rom stock e atualizar para Lollipop pra ver se surte efeito...o que vcs acham....todas opiniões serão bem vindas.
image

— alterado em 25/02/2015, 20:46:49

Responder
thiago vassan
  • Posts no fórum: 54

27/02/2015, 03:31:14 via Web

Fabiano

Bom dia galera, peguei um Moto G 4G Lte, xt1040, e ele esta serm rede, mas tem imei e tudo certinho, *#06# e esta lá, mas o Chip não da rede e fica um icone na barra de notificação informando a ausência do sim card.....Acho que é hardware, mas estou querendo tentar reinstalar a Rom stock e atualizar para Lollipop pra ver se surte efeito...o que vcs acham....todas opiniões serão bem vindas.
![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/3833566/image/Screenshot_2015-02-25-10-07-52.png

Já testou outros chips? Tenta reinstalar a rom stock, caso não dê certo, ai é só assistência mesmo.

Fabiano

Responder
Fabiano
  • Posts no fórum: 70

28/02/2015, 23:59:42 via Web

thiago vassan

Fabiano

Bom dia galera, peguei um Moto G 4G Lte, xt1040, e ele esta serm rede, mas tem imei e tudo certinho, *#06# e esta lá, mas o Chip não da rede e fica um icone na barra de notificação informando a ausência do sim card.....Acho que é hardware, mas estou querendo tentar reinstalar a Rom stock e atualizar para Lollipop pra ver se surte efeito...o que vcs acham....todas opiniões serão bem vindas.
![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/3833566/image/Screenshot_2015-02-25-10-07-52.png

Já testou outros chips? Tenta reinstalar a rom stock, caso não dê certo, ai é só assistência mesmo.

Opa, ...Thiago Vassan, era a gaveta, um cara num shopping popular de BH/MG me cobrou 70 conto e gastou 20 min, o camarada é ninja....só aceita dindim, nem pechinchei kkkk....enfiei meu chip e já saiu no 4G mandando ver.....top esse telefone viu, e nem sou fanboy de Marcas de fabricantes, e sim do Robozinho Verde....valeu a todos, fica a dica o slot pode ser sim removido de uma placa de motorolas D1, D3, Linha Razr e os Moto G....e soldada de volta em outra placa. Abração a todos. Agora é configurar o Kitkat fazer fullbackup, ir pra Lollipop e outro backup rsrs....pronto. kkkk

Responder
Douglas J.
  • Posts no fórum: 15

01/03/2015, 00:16:27 via Web

Fabiano,

Não li todo o tópico, portanto, talvez alguém já tenha te perguntado isso ou dado esta sugestão, mas enfim...

Você já testou este chip num outro aparelho, só prá ter certeza q não é o Chip ?

Vlw

Responder
thiago vassan
  • Posts no fórum: 54

01/03/2015, 04:49:30 via Web

Fabiano

thiago vassan

Fabiano

Bom dia galera, peguei um Moto G 4G Lte, xt1040, e ele esta serm rede, mas tem imei e tudo certinho, *#06# e esta lá, mas o Chip não da rede e fica um icone na barra de notificação informando a ausência do sim card.....Acho que é hardware, mas estou querendo tentar reinstalar a Rom stock e atualizar para Lollipop pra ver se surte efeito...o que vcs acham....todas opiniões serão bem vindas.
![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/3833566/image/Screenshot_2015-02-25-10-07-52.png

Já testou outros chips? Tenta reinstalar a rom stock, caso não dê certo, ai é só assistência mesmo.

Opa, ...Thiago Vassan, era a gaveta, um cara num shopping popular de BH/MG me cobrou 70 conto e gastou 20 min, o camarada é ninja....só aceita dindim, nem pechinchei kkkk....enfiei meu chip e já saiu no 4G mandando ver.....top esse telefone viu, e nem sou fanboy de Marcas de fabricantes, e sim do Robozinho Verde....valeu a todos, fica a dica o slot pode ser sim removido de uma placa de motorolas D1, D3, Linha Razr e os Moto G....e soldada de volta em outra placa. Abração a todos. Agora é configurar o Kitkat fazer fullbackup, ir pra Lollipop e outro backup rsrs....pronto. kkkk

Que bom que conseguiu arrumar hein cara! O meu deu problema no encaixe do fone a um tempo atrás, morri R$50 pro camarada trocar, mas valeu a pena. Também sou muito fã desse sistema :D

— alterado em 01/03/2015, 04:50:29

Responder
Álvaro Guimarães
  • Posts no fórum: 2

13/03/2015, 18:29:10 via Web

Galera, tenho uma dúvida. Eu uso a stock 4.4.4 e tenho bootloader desbloqueado e root, quando for pra atualizar pro lollipop eu só preciso voltar pro recovery original do kitkat ou ter que bloquear o bootloader dnv e perder o root?

Responder
Gabriel F.
  • Posts no fórum: 52

14/03/2015, 23:03:11 via Web

Álvaro Guimarães

Galera, tenho uma dúvida. Eu uso a stock 4.4.4 e tenho bootloader desbloqueado e root, quando for pra atualizar pro lollipop eu só preciso voltar pro recovery original do kitkat ou ter que bloquear o bootloader dnv e perder o root?

você só precisa reinstalar a stock rom para não correr riscos do OTA não chegar ao seu telefone, quanto ao bootloader, não precisa bloquear de novo, ele não atrapalha a chegada das atualizações.

Responder
Gabriel F.
  • Posts no fórum: 52

10/04/2015, 23:54:48 via Web

Chegaram as primeiras builds da cyanogenmod 12.1(Android 5.1), eu estou testando, mas como não tenho pc, fica difícil criar um tutorial de instalação da rom, mas vou disponibilizar os links

ROM: download
Gapps: download

Obs: instalei pelo recovery CWM. Espero ter ajudado.

— alterado em 11/04/2015, 00:09:26

Responder
Ivo Acioly
  • Posts no fórum: 4

17/04/2015, 17:05:56 via Web

gabriel s98

Chegaram as primeiras builds da cyanogenmod 12.1(Android 5.1), eu estou testando, mas como não tenho pc, fica difícil criar um tutorial de instalação da rom, mas vou disponibilizar os links

ROM: [download][1]
Gapps: [download][2]

Obs: instalei pelo recovery [CWM][3]. Espero ter ajudado.

Gabriel, boa tarde.

Atualmente estou com a CM 12 Nightly Android 5.0.2, ele vai atualizar direto pra essa CM 12.1 ?

Essa do Link que você mandou é "UNOFFICIAL", qual a diferença dela para a CM 12 Nightly por exemplo?

Responder
raphael
  • Posts no fórum: 54

17/04/2015, 18:48:34 via Web

Ivo Acioly

gabriel s98

Chegaram as primeiras builds da cyanogenmod 12.1(Android 5.1), eu estou testando, mas como não tenho pc, fica difícil criar um tutorial de instalação da rom, mas vou disponibilizar os links

ROM: [download][1]
Gapps: [download][2]

Obs: instalei pelo recovery [CWM][3]. Espero ter ajudado.

Gabriel, boa tarde.

Atualmente estou com a CM 12 Nightly Android 5.0.2, ele vai atualizar direto pra essa CM 12.1 ?

Essa do Link que você mandou é "UNOFFICIAL", qual a diferença dela para a CM 12 Nightly por exemplo?

cara um conselho instala a stock e espera a oficial...

Responder
Gabriel F.
  • Posts no fórum: 52

19/04/2015, 17:28:16 via Web

Ivo Acioly

gabriel s98

Chegaram as primeiras builds da cyanogenmod 12.1(Android 5.1), eu estou testando, mas como não tenho pc, fica difícil criar um tutorial de instalação da rom, mas vou disponibilizar os links

ROM: [download][1]
Gapps: [download][2]

Obs: instalei pelo recovery [CWM][3]. Espero ter ajudado.

Gabriel, boa tarde.

Atualmente estou com a CM 12 Nightly Android 5.0.2, ele vai atualizar direto pra essa CM 12.1 ?

Essa do Link que você mandou é "UNOFFICIAL", qual a diferença dela para a CM 12 Nightly por exemplo?

Ivo, a diferença está apenas no nome, a rom só não é oficial, não quer dizer que ela não seja boa, as vezes pode ser tão boa quanto a nightly, ou então se assemelha a versão Experimental liberada na página de download da CM. Espero ter esclarecido sua dúvida.

@edit: já saíram as primeiras nightlies da cm12.1 na página oficial da CM, dá uma olhada lá.

— alterado em 19/04/2015, 17:31:26

Responder
João Paulo
  • Posts no fórum: 3

26/04/2015, 23:27:01 via Web

alguém já sabe uma maneira de tirar o vinculo com a operadora no moto g LTE o xt 1040?

Responder
Jeconias Santos
  • Posts no fórum: 497

28/04/2015, 16:29:12 via Web

João Paulo

alguém já sabe uma maneira de tirar o vinculo com a operadora no moto g LTE o xt 1040?

É só flashear uma Stock ROM sem vínculo.

📱 Aparelho: Xiaomi
🔖 Modelo: Mi5s
🔄 Android: Nougat
ROM: Miui 9 BR
Kernel: Stock
-----------//-----------//-----------
Dúvidas sobre Android?
💻 Conheça o AutoMoto v1.4.5 Clique: AQUI!
💻Página Oficial do AutoMoto: AQUI
📖 Veja! Qualquer APK em ZIP Tópico

Responder
Hectori Lisot de Lima
  • Posts no fórum: 1

19/05/2015, 02:03:10 via Web

Galera.. preciso de uma ajuda.
ha +/- 1 semana meu android comecou com um problema estranho.
estava pegando sinal normal e do nada caiu o sinal.
achei que era um problema da operadora mas o buraco era mais embaixo: quando segurei o botão para desligar percebi que o modo avião estava ativado, porem o wifi funcionava normal. selecionei para desligar e o celular "trava" no modo avião. Explicando melhor: o "botão" indica que o modo aviião esta desligado mas o botão fica desativado ....sim, ficou estranho mas na imagem da para ver melhor: image

Enfim.. quando tento fazer uma ligação aparece a seguinte mensagem:
image

Alguem pode me dar uma luz do que pode ser e do que posso fazer???
espero que não seja problema de hardware, não estou podendo gastar com assistencia tecnica e/ou outro aparelho

desde já agradeço

Responder
Samuel S.
  • Posts no fórum: 94

20/05/2015, 13:29:34 via Web

Hectori Lisot de Lima

Galera.. preciso de uma ajuda.
ha +/- 1 semana meu android comecou com um problema estranho.
estava pegando sinal normal e do nada caiu o sinal.
achei que era um problema da operadora mas o buraco era mais embaixo: quando segurei o botão para desligar percebi que o modo avião estava ativado, porem o wifi funcionava normal. selecionei para desligar e o celular "trava" no modo avião. Explicando melhor: o "botão" indica que o modo aviião esta desligado mas o botão fica desativado ....sim, ficou estranho mas na imagem da para ver melhor: ![image][1]

Enfim.. quando tento fazer uma ligação aparece a seguinte mensagem:
![image][2]

Alguem pode me dar uma luz do que pode ser e do que posso fazer???
espero que não seja problema de hardware, não estou podendo gastar com assistencia tecnica e/ou outro aparelho

desde já agradeço

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7032626/image/Screenshot_2015-05-19-00-56-53.png
[2]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7032626/image/Screenshot_2015-05-19-00-57-20-1431993776673.png

Quanto a usar o wifi com o modo avião eé possivel sim
Mas do botao ta travado deve ser algum erro na rom. Reinstala pra ver.

Responder
Vinícius Alberti
  • Posts no fórum: 4

05/07/2015, 17:20:04 via Web

Galera, to com um problema, meu moto g 4g com cm 12.1 caiu, o touch comecou a falhar, tentei reiniciar e ele entra em bootloop infinito.
Nao consigo entrar no modo bootloader. Quem puder ajudar, ja fico grato.

Responder
Vanessa Pucca
  • Posts no fórum: 109

06/07/2015, 08:36:26 via Web

Vinícius Alberti

Galera, to com um problema, meu moto g 4g com cm 12.1 caiu, o touch comecou a falhar, tentei reiniciar e ele entra em bootloop infinito.
Nao consigo entrar no modo bootloader. Quem puder ajudar, ja fico grato.

Se não entra em bootloader não tem o que fazer, pois é problema de hardware :\

Responder
Vinícius Alberti
  • Posts no fórum: 4

06/07/2015, 22:51:43 via Web

Vanessa Pucca

Vinícius Alberti

Galera, to com um problema, meu moto g 4g com cm 12.1 caiu, o touch comecou a falhar, tentei reiniciar e ele entra em bootloop infinito.
Nao consigo entrar no modo bootloader. Quem puder ajudar, ja fico grato.

Se não entra em bootloader não tem o que fazer, pois é problema de hardware :\

Consegui entrar no bootloader, entrei no recovery, porem quando fui navegar pelo TWRP o celular apresentou problemas no touchscreen. Entao fiquei com uma dúvida, vou levar o celular para trocar o display, mais como vou tirar o problema do bootloop? Estou usando a cm 12.1, existe algum problema se eu voltar a stock rom do Kit Kat 4.4.4?

Responder
João Carlos
  • Posts no fórum: 9

15/07/2015, 15:13:38 via Web

Amigo, eu fiz o root no meu xt1039 usando o app kingo root.

Responder
Jeconias Santos
  • Posts no fórum: 497

22/07/2015, 17:41:36 via Web

Vinícius Alberti

Vanessa Pucca

Vinícius Alberti

Galera, to com um problema, meu moto g 4g com cm 12.1 caiu, o touch comecou a falhar, tentei reiniciar e ele entra em bootloop infinito.
Nao consigo entrar no modo bootloader. Quem puder ajudar, ja fico grato.

Se não entra em bootloader não tem o que fazer, pois é problema de hardware :\

Consegui entrar no bootloader, entrei no recovery, porem quando fui navegar pelo TWRP o celular apresentou problemas no touchscreen. Entao fiquei com uma dúvida, vou levar o celular para trocar o display, mais como vou tirar o problema do bootloop? Estou usando a cm 12.1, existe algum problema se eu voltar a stock rom do Kit Kat 4.4.4?

Se tiver usando a CM ou qualquer outra Custom ROM, basta fazer os procedimentos para voltar à Stock ROM.
Link Aqui

📱 Aparelho: Xiaomi
🔖 Modelo: Mi5s
🔄 Android: Nougat
ROM: Miui 9 BR
Kernel: Stock
-----------//-----------//-----------
Dúvidas sobre Android?
💻 Conheça o AutoMoto v1.4.5 Clique: AQUI!
💻Página Oficial do AutoMoto: AQUI
📖 Veja! Qualquer APK em ZIP Tópico

Responder
André Luiz
  • Posts no fórum: 1

06/08/2015, 18:07:19 via Web

Ai galera, meu moto G 2014 LTE (XT1078) está com um problema chato.
Todas vez que vou assistir algum vídeo (seja em algum player de vídeo ou no youtube) o áudio fica dessincronizado com o vídeo.
Começa tudo OK quando depois de uns 2 segundos, o vídeo dá uma leve travada e de repente o áudio atrasa ou adianta ao vídeo.
Ja vi que vários usuários estão tendo esse problema. Mas nenhuma solução até o momento.
Ja ativei o modo desenvolvedor e ativei a opção de usar nuplay ao invés de awesomeplayer.

Responder
Gabriel F.
  • Posts no fórum: 52

30/08/2015, 16:42:35 via Web

André Luiz

Ai galera, meu moto G 2014 LTE (XT1078) está com um problema chato.
Todas vez que vou assistir algum vídeo (seja em algum player de vídeo ou no youtube) o áudio fica dessincronizado com o vídeo.
Começa tudo OK quando depois de uns 2 segundos, o vídeo dá uma leve travada e de repente o áudio atrasa ou adianta ao vídeo.
Ja vi que vários usuários estão tendo esse problema. Mas nenhuma solução até o momento.
Ja ativei o modo desenvolvedor e ativei a opção de usar nuplay ao invés de awesomeplayer.

Isso é um bug do lollipop, mas não são todos que passam por isso. Encontrei um video à respeito, se quiser ver tá aí:

Responder
Nathan M.
  • Posts no fórum: 99

08/11/2015, 15:28:48 via App

Não sei já prestaram atenção, mas a versão 5.1.1 Android n é possível ter mais de um usuário no smartphone👊😬😬😬 oq fazer?

Responder
Jeconias Santos
  • Posts no fórum: 497

17/11/2015, 02:25:37 via App

Nathan M.

Não sei já prestaram atenção, mas a versão 5.1.1 Android n é possível ter mais de um usuário no smartphone👊😬😬😬 oq fazer?

No meu pode.

📱 Aparelho: Xiaomi
🔖 Modelo: Mi5s
🔄 Android: Nougat
ROM: Miui 9 BR
Kernel: Stock
-----------//-----------//-----------
Dúvidas sobre Android?
💻 Conheça o AutoMoto v1.4.5 Clique: AQUI!
💻Página Oficial do AutoMoto: AQUI
📖 Veja! Qualquer APK em ZIP Tópico

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 30

17/11/2015, 02:49:03 via Web

Rom alternativa tem original n...acho que nem android 6.0 colocaram mais

Responder
Nathan M.
  • Posts no fórum: 99

18/11/2015, 18:34:59 via App

como isso? Moto G3?

Responder
Flávio Roberto
  • Posts no fórum: 1

02/12/2015, 01:19:51 via Web

Embora seja antigo o tópico, mais esta falha e solda fria na baseband!!

Responder
Adilson .Guimarães
  • Posts no fórum: 6

11/11/2016, 21:57:11 via Web

Ola Meu Moto g xt1040 4G atualizou para 5.0 e logo depois para o 5.1 e ficou sem áudio e não vibra e o icone da camera foto sumiu só ficou da filmadora fiz o downgrade para o 4.4.4 pois mesmo com o hard reset ele não voltou ao kitkat.
mas continua na mesma alguma solução?

Responder
Jeconias Santos
  • Posts no fórum: 497

09/12/2016, 23:35:37 via App

Adilson .Guimarães

Ola Meu Moto g xt1040 4G atualizou para 5.0 e logo depois para o 5.1 e ficou sem áudio e não vibra e o icone da camera foto sumiu só ficou da filmadora fiz o downgrade para o 4.4.4 pois mesmo com o hard reset ele não voltou ao kitkat.
mas continua na mesma alguma solução?

Não faça downgrande, apenas reinstala a stock ROM mais recente.

📱 Aparelho: Xiaomi
🔖 Modelo: Mi5s
🔄 Android: Nougat
ROM: Miui 9 BR
Kernel: Stock
-----------//-----------//-----------
Dúvidas sobre Android?
💻 Conheça o AutoMoto v1.4.5 Clique: AQUI!
💻Página Oficial do AutoMoto: AQUI
📖 Veja! Qualquer APK em ZIP Tópico

Responder
Douglas Pires
  • Posts no fórum: 2

24/01/2017, 16:45:20 via Web

Meu MOTO G 4G fica o tempo todo com a bateria parada, se eu carregar até 50% e tirar do carregador, ele fica mostrando que tá com 50% até descarregar totalmente... Assim, nunca sei quando ele vai descarregar! Como resolver? Alguém pode me ajudar?

Responder
Wellyson Lourenço
  • Posts no fórum: 1

06/02/2017, 06:50:09 via Web

Olá amigo, meu celular está com um problema parecido com o seu, estava funcionando normalmente, daí o display queimou e foi necessário trocar, após a troca, o medidor de bateria não sai de 100%, testei outras duas baterias e o resultado é o mesmo, fica em 100% até descarregar totalmente, já conseguiu solucionar? Alguem tem alguma ideia de como resolver?

Responder
João Marcos Cruz Pimenta
  • Posts no fórum: 1

30/07/2017, 02:52:44 via Web

Estou com um problema no meu moto G XT1078. Fiz um Downgrade para a versao 5.0.2 conforme tutorial e correu tudo bem.

Após a inicialização, apareceu uma atualização OTA. O Celular começou o procedimento e no meio do processo a tela apagou. Desde entao o celular nao responde mais. Nao pisca o LED, na liga normalmente e nem no modo boot. deixei ele um tempo no carregador e nao apresentou reações.

Alguém conhece alguma solução?

Responder
Gabriel F.
  • Posts no fórum: 52

28/09/2017, 07:10:04 via Web

Lamento te informar isso, mas não tem solução. Perdi dois moto g dessa forma (um de primeira e de segunda geração). Ambos pararam depois de um OTA. Esse é um ponto crítico na linha G de primeira e segunda geração e não tem reparo pois é necessário a liberação de um arquivo por parte da motorola(mbm-cl 5.0 se não me engano), e a mesma não o fez. O mais bizarro é essa "perda total" só acontece após um downgrade da versão do bootloader. Sei que é meio tarde pra informar, mas tô repassando com base no prejuízo que tomei com esses dispositivos (São excelentes no cotidiano, mas essa falha no bootloader pode colocar tudo a perder).

Responder