Tutorial: Instale apps do Cyanogen Mod sem fazer Root no seu Android

  • Respostas:0
Ítalo Gabriel
  • Posts no fórum: 333

24/07/2014, 18:30:22 via Web

O CyanogenMod é um dos mais conhecidos firmwares alternativos disponíveis para tablets e smartphones Android.
Mas apesar de sua popularidade e opções diversas de customização, o sistema ainda é um pouco misterioso para grande parte dos usuários Android, principalmente por requisitar que seja feito o chamado root no dispositivo antes de ser instalado.

Para quem não conhece a expressão, root é o processo que permite ao usuário acesso ao sub-sistema do Android OS com privilégios de controle. Isso significa que o dispositivo "rooteado" pode ter uma série de informações e dados internos modificados livremente pelo usuário, o que é normalmente limitado por operadoras de telefonia e fabricantes de hardware em seus dispositivos.

Apesar de dar bastante liberdade ao usuário, o root não é recomendado para todo usuário Android. Rootear o sistema é um processo delicado, que mexe com uma série de informações críticas para o funcionamento do sistema operacional, e que pode acabar deixando-o inoperante.

Mas como quase tudo na internet, existe, sim, uma alternativa para se conseguir algumas das customizações e apps disponíveis no CyanogenMod através de um caminho bem mais simples e sem perigo de bugar seu smartphone ou tablet.
Desenvolvido pelo holandês Maarten Dekkers, o aplicativo CM Apps foi lançado há pouco mais de dois meses e disponibiliza vários dos apps do CyanogenMod no seu Android, sem a necessidade de rootear o dispositivo. E utilizar o app é bem simples, dá uma olhada.

Para a Play Store!
O primeiro passo é o mesmo de qualquer outro app disponível na Play Store: entre na loja de apps do Google e baixe o aplicativo gratuito para seu dispositivo. O CM Apps tem pouco mais de 450 Kb, mas exige que a versão do Android instalada no smartphone ou tablet seja a 4.2 ou superior.
Após a instalação, é só entrar no programa para ter acesso à lista completa dos apps do CyanogenMod que podem ser instalados no seu dispositivo através do CM Apps.
Vale lembrar que alguns dos apps podem não se comportar direito em todos os dispositivos. O CameraNext, por exemplo, disponível para Android 4.3 ou superior, já vem com um aviso bem claro no próprio app: "provavelmente não vai funcionar".

image image

Créditos pela matéria Canaltech

— alterado em 24/07/2014, 18:45:32

Responder