Moto G o Radio FM não é Stereo

  • Respostas:20
wedson
  • Posts no fórum: 6

10/08/2014, 01:51:17 via Web

Gosto muito se escutar radio FM, e percebi que o som é Mono, verifiquei configurações e nada, uma pena alguem percebeu isto ?

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

10/08/2014, 20:57:42 via App

wedson

Gosto muito se escutar radio FM, e percebi que o som é Mono, verifiquei configurações e nada, uma pena alguem percebeu isto ?

É isso mesmo, apesar do hardware decodificar o FM estéreo, a questão é o APP que não possui opção de configuração mono/stereo bem como configuração de região do rádio CCIR/OIRT band e portanto fica mono. Em muitos outros smartphones o FM estéreo só funciona se sinal for muito forte digamos que o seu vizinho ao lado seja a torre da rádio.

O único APP que realmente ativa o FM estéreo é o spirit FM unlocked.
Existe o APP spirit FM 2 que é suportado no moto g, porém tem que ser rootado.

  • ccir band 87.5 a 107.9 MHz espaçamento de 50khz Europa, 100khz word e Américas 200khz.

  • Oirt band 65.8 a 74.0mhz Rússia espaçamento de 10khz
    A Rússia utiliza também a frequência de 87.5~108.0 com espaçamento de 100khz

  • Japan 76.0 a 90.0mhz espaçamento de 100khz

— alterado em 10/08/2014, 22:10:54

Responder
wedson
  • Posts no fórum: 6

12/08/2014, 02:45:28 via Web

Ernesto valeu. Eu tava em duvida se era um problema de hardware que ai não teria solução ou de soft. Deveriamos fazer algum tipo de reividicação a Motorola para ver esse app, tenho um aparelho da blu ( da esposa) e pega marvilhosamente bem mesmo com sinal fraco.
Aproveitado a sua dica ,esse espirt utiliza o sistema de recepção do aparelho ou da internet ? abraço

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

12/08/2014, 03:27:48 via App

wedson

Ernesto valeu. Eu tava em duvida se era um problema de hardware que ai não teria solução ou de soft. Deveriamos fazer algum tipo de reividicação a Motorola para ver esse app, tenho um aparelho da blu ( da esposa) e pega marvilhosamente bem mesmo com sinal fraco.
Aproveitado a sua dica ,esse espirt utiliza o sistema de recepção do aparelho ou da internet ? abraço

O Spirit FM unlocked é recepção pelo ar e usa o fio do fone como antena e tem a possibilidade de ouvir pelo falante do aparelho, o APP da ROM do moto g não tem essa função.

Responder
wedson
  • Posts no fórum: 6

12/08/2014, 04:52:07 via Web

Valeu, eu fui ver no store, é uma boa alternativa mas acho que a M otorola tinha que ver e resolver esse problema que seria até bom para ela iria sacramentar o bom aparelho midi em relação aos concorrentes, sera que eles sabem disso ?. Eu entrei em contato com o atendimento Motorola mas infelizmente, na primeira tentativa a atendente não sabia o que era mono, na segunda tentativa o atendente apesar de não ter conhecimento técnico foi muito atencioso, entrou em contato com outras pessoas, que seria da parte técnica, e retornou dizendo que era stereo e se eu queria mandar o ap para assistência, kkk, agradeci e disse não obrigado.

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

12/08/2014, 23:20:47 via Web

wedson

Valeu, eu fui ver no store, é uma boa alternativa mas acho que a M otorola tinha que ver e resolver esse problema que seria até bom para ela iria sacramentar o bom aparelho midi em relação aos concorrentes, sera que eles sabem disso ?. Eu entrei em contato com o atendimento Motorola mas infelizmente, na primeira tentativa a atendente não sabia o que era mono, na segunda tentativa o atendente apesar de não ter conhecimento técnico foi muito atencioso, entrou em contato com outras pessoas, que seria da parte técnica, e retornou dizendo que era stereo e se eu queria mandar o ap para assistência, kkk, agradeci e disse não obrigado.

Podemos dizer que o app do radio do moto G foi mal elaborado, opções de configuração deveria sempre existir. Pelo menos essas 3 configurações;
* ajuste de região (america /europa/ asia/ japão) e Brasil pois a frequencia brasileira será de 76,1 a 107,9Mhz
* modo alto-falante
* seleção stereo/mono
deveria ser regra para todos app de radio e radios de sintonia digital.

PS: Muitas pessoas nem sabem diferenciar um som mono do estereo, e o efeito que o sistema quadrifonico, dolby digital 5.1 / 7.1 e suas variantes proporcionam. Há quem diga que o mono é o AM, e todos FM são estereo mesmo chaveando para FM mono, porque o som é mais agudo,... é rir pra não chorar. Mal sabem que existe rádio AM estereo também, mas muito raro no Brasil.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

12/08/2014, 23:26:27 via Web

oá, só para eclarecer, só paises do terceiro mundo gostam de radios no smartphone, podem que a maioria dos tops nem tem radio, por isso a falta de elaboração no app.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

13/08/2014, 06:10:26 via Web

jefferson h.

oá, só para eclarecer, só paises do terceiro mundo gostam de radios no smartphone, podem que a maioria dos tops nem tem radio, por isso a falta de elaboração no app.

Realmente isso é fato, pois países de primeiro mundo a internet móvel funciona, então o serviço de rádios streaming funciona muito bem. Aqui no BR a realidade é outra no 3G pings altos conexão que caem, perdas de pacotes, lentidão e franquia de dados rídiculos. Ouvir um futebol por streaming praticamente deixa de ser real time tem a questão do delay.

Nos smarts vendidos no BR eu penso que deveriam ter um app melhor, pois tem hardware dedicado pra isso com todas as funções FM stereo wordwide band / RDS.

Responder
wedson
  • Posts no fórum: 6

14/08/2014, 02:07:54 via Web

Eu andei procurando solução pela internet e vi em foruns estrangeiros reclamação com esse problema e que a Motorola não deu explicação lá fora tambem gostam de radio via transmissão, e o moto g tem sim região do radio em configurações, o pepino ta mesmo na programação.

Responder
bruno
  • Posts no fórum: 60

13/11/2014, 21:58:42 via App

tem um modulo do xposed que ativa essa opção
Moto CheckBox

Responder
Sérgio Moreira
  • Posts no fórum: 3

19/11/2014, 18:46:56 via Web

Fiz uma reclamação no reclame aqui. Tive resposta, mas nenhum retorno quanto a atualização do app para corrigir o problema. Crei oque se mais pessoas fizerem a reclamação a tal atualização possa surgir. O problema é que muito poucos brasileiros reclamam.

Responder
Ciro F.
  • Posts no fórum: 2 056

19/11/2014, 19:41:54 via Web

Não ouço radio, raramente e mesmo quando ouço é no fone, então para mim tanto faz kkk

Estou aqui para ajudar, duvidas só perguntar

Responder
Wedson Perez
  • Posts no fórum: 4

24/11/2014, 16:36:31 via Web

Mas me parece que voce tem que fazer root, é valido mas quem esta com aparelho ainda na garantia fica dificil, eu acho que teria que corregir via programação da própia motorola.mesmo eu não sei fazer root e baixar programações alternativos ou mexer em arquivos internos.ok

Responder
Wedson Perez
  • Posts no fórum: 4

24/11/2014, 16:41:04 via Web

Sérgio Moreira

Fiz uma reclamação no reclame aqui. Tive resposta, mas nenhum retorno quanto a atualização do app para corrigir o problema. Crei oque se mais pessoas fizerem a reclamação a tal atualização possa surgir. O problema é que muito poucos brasileiros reclamam.

Tambem vou fazer, mas eu acho que reclamação seria valido se na descriminação do produto estaria como "radio FM estereo" , que não é o caso só diz radio FM, mas se eles responderam ,é porque se peocuparam com o assunto. Valeu

Responder
Wedson Perez
  • Posts no fórum: 4

24/11/2014, 16:50:49 via Web

Ciro F.

Não ouço radio, raramente e mesmo quando ouço é no fone, então para mim tanto faz kkk

Primeiro se voce não gosta de ouvir radio porque respondeu a esse topico.Segundo voce só consegue ouvir radio pelo fone que serve como antena não tem outra forma. Agora voce pode ouvir pelos auto falantes , mas mesmo assim precisa dos fones e essa atualização não foi entroduzidas no Moto g 1 geração

Walter Lúcio

Responder
Wedson Perez
  • Posts no fórum: 4

24/11/2014, 17:36:39 via Web

bruno

tem um modulo do xposed que ativa essa opção
Moto CheckBox

Isso ai é para ouvir no autofalante, no caso aqui é para ouvir em estereo e não mono nos fones de ouvido. Estereo o som fica separado por canal alguns estrumentos musicais toca de um lado e outros do outro lado em mono não tem separação e tambem o som sai mais cristalino a qualidade do som estereo é incomparavel.

Ernesto O.

Responder
Marcos José da Silva
  • Posts no fórum: 1

19/12/2014, 15:45:03 via Web

Infelizmente é verdade! O radio é mono e perde em qualidade de som! Recentemente a Abert lançou uma campanha, para que os fabricantes de celulares disponibilize o radio FM em seus aparelhos! Fazendo uma pesquisa, nem todo os celulares possuem radio FM e bem poucos com Fm stéreo! Tomara que com essa campanha, os celulares venha com FM mas em stéreo , até porque ouvir músicas em FM sem stéreo não dá!!!

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

19/12/2014, 19:48:25 via Web

Marcos José da Silva

Infelizmente é verdade! O radio é mono e perde em qualidade de som! Recentemente a Abert lançou uma campanha, para que os fabricantes de celulares disponibilize o radio FM em seus aparelhos! Fazendo uma pesquisa, nem todo os celulares possuem radio FM e bem poucos com Fm stéreo! Tomara que com essa campanha, os celulares venha com FM mas em stéreo , até porque ouvir músicas em FM sem stéreo não dá!!!

O moto G já está em FM stereo no lollipop, para ambas versões e bem provável que no moto e também.
Bem que poderiam na próxima atualização do APP ser FM expandido, já que o padrão do FM brasileiro agora é de 76,1 a 107,9 MHz.

— alterado em 19/12/2014, 19:55:21

Responder
Robson Vix
  • Posts no fórum: 1

04/08/2015, 02:27:51 via Web

Atualização em agosto 2015 e continua mono. O absurdo continua. :(

Responder
Ernesto O.
  • Posts no fórum: 152

04/08/2015, 05:01:22 via Web

Robson Vix

Atualização em agosto 2015 e continua mono. O absurdo continua. :(

O FM stéreo só está disponível com a ROM lolipop, não é questão do app em si. Se atualizou para o Lollipop, então o rádio FM já está apto a receber em Stéreo, porém depende do sinal ser forte, verifique em outra sintonia com sinal forte. Sintonize uma estação que seja realmente stéreo, pois tem algumas rádios que não transmitem em stéreo, e outras que apesar de indicar transmissão stereo, o audio transmitido é mono, pois os equipamentos são chaveados para mono.
Existem algumas estações comunitárias que apenas emitem o sinal de 19Khz (sinal piloto) no transmissor mono que possue , esse artifício faz apenas indicar no display dos rádios a sigla st ou (((º))).

O Moto E (xt1021, 1022 e 1025), o moto g 2013 (todas as séries) e os motoG 2014, passaram a funcionar em FM stéreo no Lollipop.

— alterado em 04/08/2015, 05:09:15

Responder
Lucas Sodre
  • Posts no fórum: 1

27/01/2018, 04:33:14 via Web

Desculpem me por desenterrar este tópico, mas queria deixar registrado uma dica que melhora significativamente a recepção de rádio FM em qualquer smartphone Samsung. Testado no Galaxy J7 2015. Pode ser que também funcione em outros modelos.

1º: Baixe o app Shortcut Master (Lite)
2º: Abra o app, toque em MAIS, depois em Secret Code Explorer
3º: Deslize até encontrar o ícone de rádio FM, toque nele e depois toque em Launch 1
4º: Toque em MAIS, depois em Softmute test
5º: No campo "Start MUTE (0~63) 255(Disable Softmute)", apague o "N/A" e digite "255".
6º: Deslize pra baixo e clique em "APPLY".

Infelizmente é necessário repetir esse procedimento toda vez que o smartphone for desligado ou reiniciado, por isso salve o comando nos favoritos do Shortcut Master (Lite) pra facilitar um pouco:

1º: Siga os passos anteriores até o 2º
2º: Quando encontrar o ícone de rádio, clique nele e depois em Favorite
3º: Selecione "Method 1 (Broadcasting)
4º: Insira um nome à gosto e clique em "ADD".

Responder