Samsung Galaxy S5 — Root Galaxy S5 SM-G900M Rom sem ativar o KNOX

  • Respostas:3
  • Respondido
Robert William
  • Posts no fórum: 32

28/09/2014, 15:11:48 via Web

Testei hoje este procedimento no meu Galaxy S5 SM-G900M funciono perfeitamente o procedimento estou com a Rom UBU1ANG3 (Conhecida como NG3 a rom que desabilito a possibilidade de fazer o Root com o Towelroot) root funcionando perfeitamente aconselho a fazer o backup dos arquivos e lembrando que não é 100% o procedimento.

No meu caso só perdi as senhas do WiFi então é bom guarda-las.

O procedimento não é dificil e grande mas na hora que está fazendo se torna simples pq só terá que voltar o kernel que possibilitava o root, depois fazer o root com o towelroot e voltar o kernel original apenas leia com atenção e faça devagar que dará certo.

1) Download dos arquivos necessários:

Kit ROOT: G900M-ANE2-ROOT.7z. Contém: Odin 3.09 + Kernel Original ROM-ZTO-ANE2 + SuperSU + TowelRoot + ImgToTarMD5

Kernel da ROM ANE2 para seu país/aparelho. No meu caso, minha rom é ZTO (Brasil). Caso sua ROM não seja brasileira, faça o processo de extração do kernel (abaixo) também para a versão ANE2 (Junho/2014 ou anteriores). Foi reportado que o processo funciona, caso siga essa observação, também nas outras versões de ROMs do SM-G900M, como a do México.

Kernel original da ROM instalada no aparelho (boot.img) convertido para formato do ODIN (boot.tar.md5)

Se a ROM for ANG3 ZTO, por conveniência, baixar esse: G900M-ANG3-Kernel.7z

Se for outra ROM (não testado, pode não funcionar!), baixe o pacote original da página SamMobile, extraia o ZIP. Abrir o arquivo extraído manualmente e copiar o BOOT.IMG extraído para dentro do diretório ImgToTarMD5 e executar o script ImgToTar.MD5.bat, que gerará o arquivo boot.tar.md5 no mesmo diretório. Não confunda/misture os Kernels!

2) Com tudo baixado, seguir os passos de preparação:

Extrair o arquivo 7z com o 7-Zip, pela opção Extrair Aqui. Você terá 4 diretórios com o Kernel ANE2, Odin 3.09, APKs (towelroot e superuser) e ImgToTar.MD5. Caso tenha baixado. Extraia/Inclua também o arquivo com o Kernel ANG3, para já manter tudo concentrado no mesmo lugar.

Copiar os 2 APKs (tr.apk e superuser.apk) para o seu Galaxy S5 e instalá-los manualmente pelo gerenciador de arquivos. O dispositivo deve permitir instalação por fontes desconhecidas, ou tal requisição será feita na hora da instalação. O instalador reclama sobre questões de segurança no aplicativo towelroot (tr.apk); isso é normal.

Criar atalhos dos programas instalados SuperSU e towelroot na área de trabalho principal. Isso é essencial, pois o aparelho ficará instável após a instalação do primeiro kernel, e os 2 aplicativos deverão ser executados em meio a essa instabilidade. A instabilidade é resolvida depois, quando restaurar o kernel original.

GARANTIR que você tenha acesso à Internet por Wi-Fi e saiba a senha para redigitar/reconectar. O towelroot requisitará o acesso, e você provavelmente perderá as senhas já salvas no processo de troca do kernel.

3) Downgrade do Kernel para versão que possibilita Root

Reiniciar o aparelho no Modo Download. Aperte Power, confirme o reinicio e segure os botões Volume Down + Home juntos, até que o modo download apareça. Aperte Volume Up para confirmar que quer entrar no modo download após o aviso.

Você verá no Modo Download o status do seu aparelho e do bit KNOX Warranty Void, que estará como 0x0.

Com o cabo USB plugado, aguarde a instalação de drivers necessários. Caso tenha problemas, o aparelho não será identificado no Odin.

Ok com a instalação de drivers, abra o Odin (será necessário permissão de Administrador). O aparelho aparece identificado no primeiro quadradinho, com sua porta ID Com. No meu, aparece como COM7 em azul. Não se importe caso apareça escrito I9505 ao lado do logo do Odin.

Clique em AP e selecione o primeiro boot.tar.md5 que está no diretório ANE2 Kernel. Não confunda os kernels e nem instale um kernel não original para sua ROM, pois isso ativará automaticamente o bit do KNOX.

O boot.tar.md5 será validado pelo Odin. Clique em Start. O processo de flash se iniciará, e ao concluir, o aparelho será reiniciado automaticamente. Os aplicativos serão otimizados. O Odin demora 120 segundos para voltar ao estado "concluído".

4) Instalação do Root

O Galaxy S5 entrará num modo instável, com aplicativos sendo fechados "forçadamente", principalment o Health Service. Vá clicando em OK e conecte-se à Wi-Fi. Como avisado, o aparelho pode ter perdido as senhas salvas, então puxe a área de notificações e segure sobre o ícone do Wi-Fi. Selecione sua rede, redigite a senha e conecte-se.

Abra o aplicativo towelroot e clique no Make It Rain. O root será aplicado. Feche o towelroot.

Abra o aplicativo SuperSU e atualize os binários conforme solicitado. Caso pergunte se quer desativar o KNOX, aceite. Fazer isso não ativará o bit do KNOX, testei no meu. E caso fique mais que 30 segundos tentando desativar o KNOX, feche o SuperSU pelo gerenciador de tarefas, ou reinicie o aparelho e tente novamente.

5) Restauração do Kernel original da ROM instalada

Quando terminar a atualização dos binários, reinicie o aparelho mais uma vez no Modo Download. Verifique aqui que o bit KNOX Warranty Void ainda estará em 0x0 (testado na minha configuração; como disse, não posso garantir 100%).

Com o aparelho conectado por USB, abra o Odin mais uma vez, verifique se o aparelho foi identificado pelo Odin. Clique em AP e selecione o segundo kernel, o original da ROM instalada, para ser novamente enviado ao aparelho. Caso tenha a ROM ANG3, use o boot.tar.md5 no diretório ANG3 Kernel que já está separado, convertido e disponibilizado por conveniência. Se for outra ROM, lembre-se do processo descrito na área de Downloads do tutorial.

Clique em Start para enviar o kernel ao aparelho. O aparelho reiniciará, otimizará novamente os aplicativos, e voltará ao modo estável, visto que agora possui o kernel original da ROM. Sem mais instabilidades.

6) Finalizações

Desinstale o towelroot.

Entre novamente no SuperSU. Verifique se está tudo OK, e se não há uma nova requisição para desabilitar o KNOX.

Desabilite novamente caso necessário.

Instalar o aplicativo Busybox Installer Free (Stericsson). Execute o aplicativo, aguarde o carregamento do Smart Install e clique em Install. Instalado o BusyBox (Stericsson), saia do Busybox Installer. Desinstale o Busybox Installer Free. O busybox instalado no sistema pelo aplicativo continuará presente.

Para verificar sua instalação, reinicie novamente o aparelho no Modo Download. Se deu tudo certo, seu aparelho estará com o KNOX Warranty Void em 0x0, como meu aparelho, e com o System Status em CUSTOM. Reinicie o aparelho segurando o botão Power por 9 segundos.

Baixe pela Play Store o aplicativo Wanam Xposed para resetar o System Status para Official.

Ao abrir o Wanam Xposed, será necessário primeiro baixar e instalar o Xposed Framework. Feito isso, habilitar o Framework pelo app Xposed Installer e, em seguida, habilitar o módulo do Wanam Xposed.

Habilite versões Experimentais nas configurações do Xposed Installer. Atualize o Xposed Framework se necessário. Lembre-se que é necessário baixar a versão experimental e instalar manualmente (botão Install/Update) pelo item Framework do Xposed Installer.

Reniciar obrigatoriamente o aparelho.

Para concluir o tutorial, habilitar as opções Fake System Status e Disable SHealth Secure Storage nas configurações Security Hacks do Wanam Xposed. A primeira corrige o status Custom no modo Download e ao baixar atualizações OTA. O segundo impedde que o HealthService que integra o app SHealth fique travando toda hora, já que há uma incompatibilidade do Xposed Framework com com esse serviço.

Reniciar obrigatoriamente o aparelho, de novo.

Abra o S-Health. O app baixará a última versão do HealthService. Verifique o funcionamento dos sensores pedômetro e batimentos cardíacos. O HealthService não deve travar mais. Caso ele continue a travar, a solução é editar com privilégios de root (pelo aplicativo Root Explorer, por exemplo) o arquivo /system/build.prop, e definir a propriedade ro.securestorage.support=true para o novo valor ro.securestorage.support=false . Essa solução funciona. Caso não pare mesmo assim, acredito que você deverá desabilitar o HealthService permanentemente (congelamento/freeze) com a ajuda de algum programa como o TitaniumBackup.

Desabilite Atualizações Automáticas Over-The-Air. É possível fazê-las, mas é melhor aguardar e garantir que o root funcionará nas versões lançadas após os testes publicados neste tutorial, ou poderá ter problemas graves. O ideal é, quando sair uma nova atualização, baixar o pacote completo pelo SamMobile, fazer flash da ROM (oficial/final) e refazer o processo de root descrito.

Pronto! Aproveite o root no seu SM-G900M sem se preocupar com o bit KNOX Warranty Void!

(Agradecimentos aRoot Trail)

Sergio TorrettaVictor CS

Responder
Robert William
  • Posts no fórum: 32

16/10/2014, 04:55:02 via Web

Agora em Outubro saiu uma atualização para o S5 G900M (G900MUBU1ANI1) para ter acesso ao root novamente é só seguir os passos acima, na hora de voltar o kernel da rom vc vai substituir por esse aqui. Este Kernel é o da Rom G900MUBU1ANI1.

Sergio Torretta

Responder
Carlos Eduardo
  • Posts no fórum: 1

30/12/2014, 19:54:38 via Web

Boa tarde. Quero fazer o root, mas tenho uma dúvida. A minha rom é G900MUBU1ANI1, e quando vou baixar aparece apenas o boot.img. Não é para ter o boot.tar.md5 também? é a minha primeira vez fazendo o root, então estou com receio de fazer errado e estragar meu celular novinho.

Sergio Torretta

Responder
Luiz Cesar Loureiro Soares
  • Posts no fórum: 1

25/03/2015, 20:09:40 via Web

Segui suas orientações mas meu antivírus kaspersky identificou um malware "libexploit.so" e eu não prossegui.
Verifique, por favor?

Responder