Desbloqueio do Bootloader Motorola Vs Garantia

  • Respostas:67
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

21/11/2014, 18:43:12 via Web

Depois que publiquei minha visão jurídica sobre Root Vs Garantia, surgiram alguns questionamentos do pessoal, principalmente em relação aos aparelhos da Motorola, já que agora, é necessário primeiramente efetuar o desbloqueio do bootloader para poder efetuar root nos seus dispositivos mais recentes.

Ocorre que, para efetuar o desbloqueio do bootloader, a única forma conhecida até então, é utilizar a ferramenta disponibilizada pela própria Motorola em seu site. Se isso, por um lado, nos dá mais segurança no procedimento, por outro, se mostra oportunista e até mesmo ardiloso.

Explico. É que ao clicar na opção “Para desenvolvedores” na aba de “Ajuda” no site da Motorola, o consumidor é levado à essa página: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/standalone/bootloader/unlock-your-device-a, que trás a seguinte informação:

image

Ocorre que, como já dito no post anterior, essa afirmação do fabricante em revogar a garantia legal do aparelho, não tem fundamento jurídico.

Essa minha afirmação é confirmada pelo conteúdo do Manual do Usuário, que deixa bem claro que somente as alterações que danificarem o aparelho é que não serão cobertas pela garantia. Bem diferente do que consta no site:

image

Essa contradição gritante de informação, me parece que se deve ao fato de que o conteúdo do site internacional da Motorola foi apenas traduzido para português (coisa comum em empresas multinacionais). Já o Manual impresso, que acompanha o produto vendido no Brasil, foi elaborado com um pouco mais de cuidado, observando a nossas Leis, que se sobrepõem à mera declaração do fabricante.

E quanto ao termo de adesão que o consumidor é obrigado a concordar, após efetuar login??

Bem, é muito questionável sua validade e efetividade, por vício no consentimento. É que não se trata uma manifestação espontânea de vontade de renúncia de direito, mas sim de uma imposição, colocada como condição pelo fabricante para a liberação do bootloader.

Resumindo, parece mais uma armadilha criada pelo fabricante, da qual o consumidor não tem opção e nem como se defender, já que ele tem direito de usar a totalidade do dispositivo que comprou. Por isso, é inválida legalmente.

De qualquer forma, prevalece sempre a lei do país, do Brasil no caso, que protege os direitos do consumidor e, o próprio termo do Manual do Usuário que acompanha o produto, que não deixa dúvidas que a garantia só não cobre danos causados pelo mau uso decorrente do desbloqueio e não pelo simples desbloqueio em si.

Espero ter ajudado mais uma vez.

Marcelo Toledo

— alterado em 25/11/2014, 09:45:06 alterado por moderador

Jonatan SenaAdenivaldo Brito PereiraAnderson B.Daniel AraújoraulprsilvaMárcio FernandesFabricio BiazzottoBruno Aguiarmarcelo adriano da silva f.

Responder
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

22/11/2014, 11:58:19 via App

vale um up?

Ricardo MartinsraulprsilvaBruno Aguiar

Responder
Ciro F.
  • Posts no fórum: 2 056

22/11/2014, 14:49:20 via App

Mano me ajude aqui, teve uma primo no site da saraiva pois bem fui correndo comprar, resumidamente deu erro no servidor na hora da compra e quando voltou já não tinha mais o produto, o que faço?

Estou aqui para ajudar, duvidas só perguntar

raulprsilva

Responder
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

25/11/2014, 01:31:56 via Web

Ciro F.

Mano me ajude aqui, teve uma primo no site da saraiva pois bem fui correndo comprar, resumidamente deu erro no servidor na hora da compra e quando voltou já não tinha mais o produto, o que faço?

Esse tipo de "bug" não tem jeito fera...rs

Responder
Ciro F.
  • Posts no fórum: 2 056

25/11/2014, 02:53:13 via App

Pobreza, pensei que eles venderiam kjkkkk

Estou aqui para ajudar, duvidas só perguntar

Responder
Joao Paulo Leite
  • Posts no fórum: 657

18/12/2014, 02:10:27 via App

Show de bola o post!!! Resumindo... Se o bootloader for desbloqueado eu não perco a garantia, mas, se eu fizer o root (que causa uma modificação no software) eu perco a garantia! Mas... Se eu fizer o root, que hoje em dia não causa dano nenhum ao software nem o aparelho eu perco a garantia do mesmo jeito???
Pq a minha interpretação eh q bora lá...
Faço o desbloqueio do bootloader...
Instalo o custom recovery para fazer o root...
Contudo instalado TUDO na perfeição, logo apos faço a reinstalação do recovery stock (para poder instalar futuras atualizações via OTA)...
Logo apos começo a fazer utilização do smartphone de forma normal (SEM FAZER ABSOLUTAMENTE NENHUMA MODIFICAÇÃO DE SOFTWARE OU INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS QUE LEVEM O SISTEMA A UM "RISCO") eu perco a garantia de forma legal???

— alterado em 18/12/2014, 02:11:59

Smartphone: Oneplus 3
Versão: A3000
Codinome: Vendor
ROM: Stock 3.2.7
Kernel: Stock
Android: 6.0.1

Bruno Aguiar

Responder
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

18/12/2014, 09:52:34 via App

A única forma de você perder legalmente a garantia é se causar o defeito ou dano no aparelho. Garantia não cobre mau uso. Mau uso não é o que o fabricante diz, mas sim aquilo que danifica o aparelho.

Você pode fazer o procedimento que for, se não for a causa do defeito, você tem direito ao reparo pela garantia.

Anderson B.Bruno Aguiar

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 156

18/12/2014, 10:02:08 via App

Bom dia! Valeu ai pela resposta lá no outro pot Marcelo e parabéns ai pela suas postagens muito 10 suas explicações👍

Bruno Aguiar

Responder
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

22/12/2014, 14:45:14 via App

é nois...

Bruno Aguiar

Responder
João Miguel S.
  • Posts no fórum: 409

22/12/2014, 15:05:14 via App

Pelo o que eu entendi das fabricantes é que, ao fazer root a o sistema fica "desprotegido", podendo fazer alteração em qualquer lugar, porem se eu fizer o root nao mexer nessa parte, perco legalmente a mesma?

Bruno Aguiar

Responder
raulprsilva
  • Posts no fórum: 6

25/12/2014, 03:58:57 via Web

Nota 1000

Bruno Aguiar

Responder
Marcelo Toledo
  • Posts no fórum: 149

26/12/2014, 17:10:52 via Web

João Miguel S.

Pelo o que eu entendi das fabricantes é que, ao fazer root a o sistema fica "desprotegido", podendo fazer alteração em qualquer lugar, porem se eu fizer o root nao mexer nessa parte, perco legalmente a mesma?

Isso. A única forma de você perder legalmente a garantia é se causar o defeito ou dano no aparelho. Garantia não cobre mau uso. Mau uso não é o que o fabricante diz, mas sim aquilo que causa dano ao aparelho.

Você pode fazer o procedimento que for, se não for a causa do defeito, você tem direito ao reparo pela garantia.

Responder
jhonatam
  • Posts no fórum: 122

14/07/2015, 05:45:46 via App

Mais ou Menos assim, vc desbloqueou a Bootloader, e de repente o alto falante, por exemplo queima, ou o microfone, entrada pra fone ou carregador param funcionar, vc tem como pedir reparo pela garantia já que isso não foi causado por vc mesmo.

— alterado em 14/07/2015, 05:46:48

Bruno Aguiar

Responder
Alexsander Pedrosa
  • Posts no fórum: 4

12/09/2015, 21:03:17 via Web

Mas como eu vou atrás disso? Eu desbloqueei o Bootloader do meu Moto Maxx pra fazer root. Isso foi no ano passado, e desde então já tirei o root, e voltei para as configurações de fábrica. Tive um problema no meu Moto Maxx, na semana passada, e ele está na garantia, só que a autorizada não quis cobrir pq o Bootloader estava desbloqueado. Onde tenho que ir? No JEC?

— alterado em 14/09/2015, 01:50:05

Bruno Aguiar

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

14/09/2015, 01:03:18 via Web

Alexsander Pedrosa

Mas como eu vou atrás disso? Eu desbloquiei o Bootloader do meu Moto Maxx pra fazer root. Isso foi no ano passado, e desde então já tirei o root, e voltei para as configurações de fábrica. Tive um problema no meu Moto Maxx, na semana passada, e ele está na garantia, só que a autorizada não quis cobrir pq o Bootloader estava desbloqueado. Onde tenho que ir? No JEC?

Exatamente! Recorre ao JEC (Juizado Especial Civil). Pode até mesmo usar dos argumentos deste post e do outro.

— alterado em 14/09/2015, 01:03:48

Gilmar LuizAlexsander Pedrosa

Responder
Carlos Cardozo
  • Posts no fórum: 1

23/11/2015, 14:16:09 via Web

Bom dia

Fiz o desbloqueio do bootloader no site da motorola, instalei o Cyanogem mode 12.1.1 e depois de vários bugs nesse sistema instalei a rom stock novamente. Apareceu uma atualização via ota e durante o processo de atualização o equipamento travou não ligou mais. O diagnostico da assistencia técnica foi que a placa do equipamento queimou, todavia a garantia não cobria mais pois o bootloader havia sido desbloqueado. Posso recorrer ao pequenas causas?

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

23/11/2015, 15:05:52 via Web

Bom dia.

Com certeza pode recorrer ao Juizado de Pequenas Causas. O que parece de longe é que a empresa quer se livrar deste custo alegando um outra situação que nada tem a ver. Se eles provarem que o defeito veio em razão de má utilização pelo usuário, aí sim eles teriam razão. Mas enquanto não é provado que o desbloqueio foi o fato que levou a estragar o aparelho, você tem a razão.

Juizado de Pequenas Causas você ganha isto. Caso o perda o processo e a empresa continue não querendo reparar o aparelho por alegar violação da garantia, você terá que pedir um Perícia Judicial. Neste caso você terá que entrar na Justiça Comum e necessitará um advogado. Porém, os custos todos serão revertidos para a empresa pagar (caso você ganhe o processo).

Boa sorte.

— alterado em 23/11/2015, 15:11:47

Anderson B.Gilmar LuizCarlos Cardozo

Responder
Wilson Estevam
  • Posts no fórum: 1

23/12/2015, 03:15:33 via Web

Boa noite, eu fiz o bootloader do meu celular e fui fazer utilizar e quando eu fui fazer o resetamento pra voltar as configuraçoes de fabrica, o celular começou a apresentar um defeito que ele nao estava processando e agora ele nao liga mais, depois que a bateria acabou, ja tentei carregar e nada, eu nao fiz o root, mas isso implicaria no fim da garantia, e se implicar, posso recorrer no JEC?

Bruno Aguiar

Responder
Gilmar Luiz
  • Posts no fórum: 1 617

23/12/2015, 03:55:02 via Web

Mesmo assim leve na autorizada, pode ser que passe despercebido, isso já aconteceu com muitos, explique que deu problemas na bateria e não ligou mais

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 8 Plus
Android 10

Bruno Aguiar

Responder
Josevan
  • Posts no fórum: 9

23/12/2015, 14:02:43 via App

Muito bom mesmo o post, esclarece muito as coisas. Vlw

Bruno Aguiar

Responder
Josh Leonelli
  • Posts no fórum: 1

19/02/2016, 23:57:14 via Web

Bom, se eu desbloquear o bootloader do meu dispositivo, ainda vou receber atualizações?
Eu desbloqueei para instalar CM13, para obter o Android 6.0 Marshmallow, mas a instalação não foi bem sucedida e não quero ficar sem a atualização! :'(

Bruno Aguiar

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

23/02/2016, 03:10:35 via Web

Josh, eu fiz root no meu zenfone 2 e pra eu receber atualizações, preciso tirar o root e receber a atualizar. Só depois volto pro root. Não sei como funciona com o bootloader.

Gilmar Luiz

Responder
Ewerton Oliveira
  • Posts no fórum: 1

22/03/2016, 20:35:55 via Web

acabei de deixar meu aparleho na garantia, pq na atualizaçao da motorola via ota, ele morreu do nada, ai quando deixei la, ela verificou que tinha desbloqueado o bootloader, e afirmou que a garantia n cobriria, o que vc me aconselha a fazer?

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

23/03/2016, 19:38:57 via Web

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

Link da Sentença
https://goo.gl/nLgT6A

Link do Processo Completo
https://goo.gl/aZBzHB

Dados do Processo caso os Links acima parem de funcionar
Número do processo: 00322958320128260224
http://www.tjsp.jus.br/
Parte do processo: Mariano Olivar Gonzalez Junior
Nokia do Brasil Tecnologia Ltda
Basta colocar o número no campo de Procura de Processos e mandar procurar. Se perguntar, o processo é de Primeira Instância.

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

Lembrando aos caros colegas que existem outros processos similares pela internet.
Link de como pesquisar mais processos pela internet:
https://www.google.com/search?q=jurisprud%C3%AAncia+desbloqueio+bootloader+perda+da+garantia+moto+g

Pesquisando rapidamente achei outra causa ganha pelo consumidor da empresa negando reparo por ter desbloqueado o bootloader. Segue link:

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/115294774/djsp-judicial-1a-instancia-capital-09-05-2016-pg-2279

Boa sorte a todos!

— alterado em 07/08/2017, 15:07:46

Responder
José Victor
  • Posts no fórum: 5

12/04/2016, 21:41:00 via Web

No meu caso, eu tentei fazer root com o bootloader travado.
Meu celular ficou brickado em loop no fastboot.
Para tentar consertar, eu exigi o código de destravamento de bootloader no site da motorola e recebi o UNLOCK CODE...
No final das contas eu nem consegui usar o código que eles me passaram pq o aparelho estava em brick com bootload travado.

Levei na garantia e a recepcionista disse que a Motorola agora investiga com mais critério os casos, pq só o fato de exigir o código de destravamento era sinônimo de perder a garantia, mas que eu corro sim o risco de perdê-la por tentar mexer no aparelho.

A questão é a seguinte. Eu tenho por direito garantia do aparelho se o meu moto x play está brickado com o bootloader bloqueado?

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

12/04/2016, 21:56:33 via Web

José Victor, tem o direito sim. O Código de Defesa do Consumidor te protege bastante. Lembre-se que você é um consumidor de boa fé e comprou um aparelho celular pagando um alto preço por isto. Você só perde o direito se fizer algo que tenha estragado o aparelho por negligência sua. A garantia não cobre os danos causados por uma queda do aparelho celular pois o acidente acontecido não foi "culpa" da empresa. Portanto, se você tenha dado causa ao defeito, a cobertura da garantia para aquele defeito cessa. No seu caso, o aparelho "morreu" e muito provavelmente não foi culpa sua. Portanto, cabe a Motorola provar, por laudo(s) técnico(s) que você deu causa ao defeito. Geralmente eles não provam e cedem à pressão de Procon e Justiça. Ora, este tipo de problema é tão simples para os técnicos resolverem, mas preferem argumentar e tentar ganhar um dinheiro extra do cliente.

Quando for abrir reclamação no Procon e Justiça, você pode incluir a assistência técnica também no processo. Daí cabe você decidir se isto será melhor ou não, pois geralmente quem resolve o caso é a própria Motorola.

Responder
José Victor
  • Posts no fórum: 5

13/04/2016, 00:59:24 via Web

Eles não podem alegar que ter feito root por conta própria foi negligência minha? Pq querendo ou não, eu fiz errado e tentei fazer root sem ao menos desativar o bootloader... O foda é que fui tentar reparar isso sozinho e acabei pedindo o código de desbloqueio do BTL. Eu contei isso numa boa pra assistência e a recepcionista já colocou na observação: Cliente ciente do estado BTL. :(
E como falei, disse que tem casos que a garantia cobre e tem casos que não, falou que se a garantia não cobrir, a recuperação de sistema custa 100 reais.
Se eles não me fornecerem a garantia mesmo, eu falo que irei no Procon para pressioná-los ou pago e logo em seguida vou ao Procon?


EDIT
Ps: Qnd eu tentei flashear algumas ROMs, apareceu uma tela vermelha no aparelho por 10 segundos escrito WatchDog!, na qual notificava despejo de memória, etc e algumas outras coisas como se quisesse mostrar que tentei mexer no sistema por conta própria.

— alterado em 13/04/2016, 01:02:15

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

13/04/2016, 14:15:28 via App

José Victor

Eles não podem alegar que ter feito root por conta própria foi negligência minha? Pq querendo ou não, eu fiz errado e tentei fazer root sem ao menos desativar o bootloader... O foda é que fui tentar reparar isso sozinho e acabei pedindo o código de desbloqueio do BTL. Eu contei isso numa boa pra assistência e a recepcionista já colocou na observação: Cliente ciente do estado BTL. :(
E como falei, disse que tem casos que a garantia cobre e tem casos que não, falou que se a garantia não cobrir, a recuperação de sistema custa 100 reais.
Se eles não me fornecerem a garantia mesmo, eu falo que irei no Procon para pressioná-los ou pago e logo em seguida vou ao Procon?


EDIT
Ps: Qnd eu tentei flashear algumas ROMs, apareceu uma tela vermelha no aparelho por 10 segundos escrito WatchDog!, na qual notificava despejo de memória, etc e algumas outras coisas como se quisesse mostrar que tentei mexer no sistema por conta própria.

O caso jovem é que: Quando você pediu o código de desbloqueio do bootloader, você aceitou um termo dizendo que aceitava revogar sua garantia, tá lá tudo escrito, é só ler. Então no seu caso acho que não vai ter garantia pois ao pedir e confirmar você aceitou revogar, mesmo que não use o código você já aceitou os termos de uso.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
José Victor
  • Posts no fórum: 5

13/04/2016, 19:39:55 via Web

Obrigado a todos do tópico pelas respostas.
Deixei ontem na autorizada e hoje mesmo estava pronto.
Já retirei o aparelho e não me cobraram nada!
Quanto ao código, foi aquilo que disse ali em cima, havia muita confusão com a Motorola apenas pelo fato de pedir o código, então me disseram que cada caso é analisado separadamente, alguns cobriam a garantia e outros não. No meu caso eu consegui manter a garantia :D :D :D

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

14/04/2016, 01:53:11 via Web

Ader, nem tudo que está escrito é legal. Quando um contrato/termo visa somente um lado da história, em detrimento do outro, pode se tornar abusivo. Essas empresas ganhariam mares de dinheiro se fosse assim: coloco nos termos e se a pessoa quiser, tem que ser daquela maneira. Acho que não pode ser assim: a relação é de uma empresa mundial para um singelo consumidor. Portanto, deve-se respeitar as necessidades e as Leis do País e depois de respeitado criar-se os termos e contratos.

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

14/04/2016, 01:54:35 via Web

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Responder
Gilmar Luiz
  • Posts no fórum: 1 617

14/04/2016, 02:05:12 via Web

Ewerton Oliveira

acabei de deixar meu aparleho na garantia, pq na atualizaçao da motorola via ota, ele morreu do nada, ai quando deixei la, ela verificou que tinha desbloqueado o bootloader, e afirmou que a garantia n cobriria, o que vc me aconselha a fazer?

Acredito que o técnico somente quis argumentar, porque o desbloqueio do bootloader não interfere na atualização via OTA, é claro que ele pode ter visto que estava desbloqueado, isso se vc desbloqueou, mas ter dado problema na atualização por o bootloader estar desbloqueado, não tem nada a ver.

Bootloader desbloqueado pode atualizar via OTA que não causa problema, é logico que se estava desbloqueado, e der problema a garantia não cobre, mas estar desbloqueado não causa problemas se atualizar via OTA

— alterado em 14/04/2016, 02:07:24

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 8 Plus
Android 10

Bruno Aguiar

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

14/04/2016, 02:08:22 via App

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Gilmar Luiz

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

14/04/2016, 02:16:16 via Web

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

— alterado em 14/04/2016, 02:16:50

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

14/04/2016, 02:21:03 via App

Bruno Aguiar

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

Também respeito a sua, apesar de achar certo o que a motorola faz.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Bruno Aguiar

Responder
Ryan Acevili
  • Posts no fórum: 1

15/04/2016, 04:15:43 via Web

TBM ACHO , A PRÓPRIA MOTOROLA PERMITE O DESBLOQUEIO DO BOOTLOADER NO SITE E TIRA A GARANTIA DOS CELULARES COM BOOTLOADER DESBLOQUEADO ! ACHEI ERRADO... :(

Bruno Aguiar

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 219

15/04/2016, 16:34:37 via App

Bruno Aguiar

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

![image][1]
Coloquei imagem porque site não aceita links!

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7126489/image/uploadedImage1458758298787.png

Mano vai no site da Motorola la diz claramente se desbloquear o bot a garantia acaba n vai adianta procon

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J5 2015
🌍ROM: Samsnung xperience
🎯 Versão do Android: 7.1.2

📱Smartphone: Zenfone 3 max
🌍ROM: Stock asus
🎯 Versão do Android: 8.1.0

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: Lineage 15
🎯 Versão do Android: 8.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.3 Beta

Gilmar Luiz

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 219

15/04/2016, 16:36:39 via App

Bruno Aguiar

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

Como eu disse no site diz claramente se desbloquear o botloader a garantia acaba pois ela é como sr fosse uma proteção contra modificação do sistema , se vc aceita desbloquear então esta ciente q qualquer merda feita no sistema seja root ou não o problema e seu e n deles

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J5 2015
🌍ROM: Samsnung xperience
🎯 Versão do Android: 7.1.2

📱Smartphone: Zenfone 3 max
🌍ROM: Stock asus
🎯 Versão do Android: 8.1.0

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: Lineage 15
🎯 Versão do Android: 8.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.3 Beta

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

15/04/2016, 17:29:48 via App

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

Como eu disse no site diz claramente se desbloquear o botloader a garantia acaba pois ela é como sr fosse uma proteção contra modificação do sistema , se vc aceita desbloquear então esta ciente q qualquer merda feita no sistema seja root ou não o problema e seu e n deles

Isso me lembra uns casos que não tem muito haver mas é parecido:

"A empresa F-Secure de segurança instalou um ponto de acesso Wi-Fi gratuito e colocou, no meio dos termos de uso, uma “cláusula de Herodes:” em troca da conexão gratuita, o usuário concordaria em “ceder seu primogênito à empresa por toda a eternidade.”

Seis pessoas concordaram."

Texto extraído do Manual do Usuário, Rodrigo Ghedin, artigo sobre o Termos de uso do Simplenote (http://www.manualdousuario.net/li-concordo-termos-de-uso/)

Completando aqui, isso foi um teste da empresa com relação a termos de uso e basicamente é a mesma coisa que acontece aqui. As Pessoas não param pra Ler!

As pessoas aceitam perder a garantia em prol do código de desbloqueio, aí faz besteira ou acontece um problema e quer responsabilidade dela? Não tem como jovem, você aceitou e ninguém te pressionou!

Outro caso antigo foi com um amigo que instalava um vírus na cara de pau no PC dele pra jogar um game desbloqueado (crack, no-cd, etc.)

E por fim acabou de sair um artigo no Androidpit que tem um pouco haver, as pessoas instalam coisas sem olhar a permissão e as vezes são passadas pra trás, há um comentário lá que o moço falou e eu gostei.

Ele dizia que o seu amigo instalava apps e apenas aceitava as permissões pra sair da tela, ele nem lia o que estava escrito. Por essas e por outras eu sou a favor do que a motorola faz, quer desbloquear? Sim! Então tá aqui o código é assine aqui dizendo que você se responsabiliza pelos ocorridos.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Gilmar Luiz
  • Posts no fórum: 1 617

15/04/2016, 18:07:22 via Web

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

![image][1]
Coloquei imagem porque site não aceita links!

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7126489/image/uploadedImage1458758298787.png

Mano vai no site da Motorola la diz claramente se desbloquear o bot a garantia acaba n vai adianta procon

Eu já nem falo mais nada a respeito

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 8 Plus
Android 10

Conta desativada

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

15/04/2016, 18:30:12 via Web

Eu não aceitaria empresas multi nacionais (nem ninguém) acharem que pode passar por cima da Lei. Tu fez o root certinho, mas deu um problema qualquer (na câmera, sei lá), então eles te negam a garantia porque você rooteou o Android. tu não vão brigar pelo teu direito a garantia? Beleza, "só" pagar o defeito de fábrica que você "gerou" ao fazer root e rasga a Lei que te protege ✌

— alterado em 15/04/2016, 21:01:11

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 219

15/04/2016, 18:32:58 via Web

Gilmar Luiz

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

![image][1]
Coloquei imagem porque site não aceita links!

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7126489/image/uploadedImage1458758298787.png

Mano vai no site da Motorola la diz claramente se desbloquear o bot a garantia acaba n vai adianta procon

Eu já nem falo mais nada a respeito

é pq tem nego q n entende as Regras das coisas , a pessoa faz sem ler o famoso " termos e condiçoes" dai dps fica querendo entra na justiça e tal e so vai perde tempo e dinheiro pois ta claramente escrito se a pessoa nao le a culpa nao e da empresa

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J5 2015
🌍ROM: Samsnung xperience
🎯 Versão do Android: 7.1.2

📱Smartphone: Zenfone 3 max
🌍ROM: Stock asus
🎯 Versão do Android: 8.1.0

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: Lineage 15
🎯 Versão do Android: 8.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.3 Beta

Gilmar Luiz

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 219

15/04/2016, 18:34:09 via Web

Bruno Aguiar

Eu não aceitaria empresas multi nacionais (nem ninguém) acharem que pode passar por cima da Lei. Tu fez o root certinho, mas deu um problema qualquer (na câmera, sei lá), então eles te negam a garantia porque você rooteou o Android. tu não vão brigar pelo teu direito a garantia? Beleza, "só" pagar o defeito de fábrica que você gerou ao fazer root e rasga a Lei que te protege ✌

Exatamente cara Desbloqueia o bot te da direito a modificaçao de sistema se nessas modificaçoes vc fez merda e piffou o aparelho , q culpa tem a empresa? por exemplo a xiaomi se n me engano garante ate root mas ai é caso isolado 90% das empresas n dao garantia a problemas relacionados a root e afins

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J5 2015
🌍ROM: Samsnung xperience
🎯 Versão do Android: 7.1.2

📱Smartphone: Zenfone 3 max
🌍ROM: Stock asus
🎯 Versão do Android: 8.1.0

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: Lineage 15
🎯 Versão do Android: 8.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.3 Beta

Gilmar LuizBruno Aguiar

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

15/04/2016, 18:36:22 via App

O moço não lê e quer ter razão, ai ai

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Gilmar Luiz

Responder
Bruno Aguiar
  • Posts no fórum: 19

15/04/2016, 20:52:06 via Web

Franco, se a empresa provar que o defeito veio através do root, daí, eu, como bom entendedor, entenderia. O problema é a empresa querer alegar que todos os problemas do celular é culpa do root (inclusive é culpa do root a atual situação político-econômica do Brasil; é culpa do root os terroristas islâmicos ameaçarem o Brasil; é culpa do root a ascensão do zika vírus e chikungunya; é culpa do root a fome que a assola o mundo; ou seja, qualquer problema que aparecer é culpa do root).

Algumas (ou muitas) assistências técnicas tem alegado pra todos (inclusive leigos, os mais indefesos na história) que o dano foi provocado pelo root/desbloqueio do bootloader (caso dos aparelhos Morotola). E isso é foda, baita de uma sacanagem. É mais fácil falar que é culpa do root, porque ele descumpriu as regras que estavam escritas no site dizendo que ele perderia a garantia se fizesse aquilo. O root/desbloqueio do bootloader em si não causa NENHUM problema ao aparelho (desde que feito da maneira correta).

Outra coisa que muita gente acha que é certo, mas pode ser uma prática ilegal e abusiva da empresa: as coisas que estão escritas em um contrato ("termos do site", no caso) podem não estar seguindo as normas Legais. Já se ouviu muito falar em contrato unilateral. Veja: não é porque você aceitou um termo que está preso àquele termo. Não é questão de má fé, mas se aquele termo/contrato estiver abusivo, você pode sim exigir que o mesmo não tenha validade. A Lei tem que valer pra todos. O papel (físico) que vai o contrato aceita qualquer coisa: você pode fazer um contrato com uma pessoa que te deve uma grana que se ela não te pagar, você vai retirar os rins dela e vender pra pagar a dívida dela. No contrato, PODE existir esta cláusula. Mas na Lei do Brasil isto é abusivo!

Espero que entendam que é abusivo alegar que o desbloqueio do bootloader, por si só, faz com que o aparelho perca sua garantia. Num estado de direito democrático, a empresa deveria, no mínimo, demonstrar/provar que foi o desbloqueio do bootloader que tenha causado o dano. E caso não faça isto, terá que atender prontamente a garantia. Não tenho nenhum Morotola no momento, nunca tive problema com nenhuma empresa negando garantia por ter dado root e acho a Morotola uma boa empresa. Mas é esse o meu pensamento sobre o assunto.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

15/04/2016, 23:14:21 via App

Bruno Aguiar

Franco, se a empresa provar que o defeito veio através do root, daí, eu, como bom entendedor, entenderia. O problema é a empresa querer alegar que todos os problemas do celular é culpa do root (inclusive é culpa do root a atual situação político-econômica do Brasil; é culpa do root os terroristas islâmicos ameaçarem o Brasil; é culpa do root a ascensão do zika vírus e chikungunya; é culpa do root a fome que a assola o mundo; ou seja, qualquer problema que aparecer é culpa do root).

Algumas (ou muitas) assistências técnicas tem alegado pra todos (inclusive leigos, os mais indefesos na história) que o dano foi provocado pelo root/desbloqueio do bootloader (caso dos aparelhos Morotola). E isso é foda, baita de uma sacanagem. É mais fácil falar que é culpa do root, porque ele descumpriu as regras que estavam escritas no site dizendo que ele perderia a garantia se fizesse aquilo. O root/desbloqueio do bootloader em si não causa NENHUM problema ao aparelho (desde que feito da maneira correta).

Outra coisa que muita gente acha que é certo, mas pode ser uma prática ilegal e abusiva da empresa: as coisas que estão escritas em um contrato ("termos do site", no caso) podem não estar seguindo as normas Legais. Já se ouviu muito falar em contrato unilateral. Veja: não é porque você aceitou um termo que está preso àquele termo. Não é questão de má fé, mas se aquele termo/contrato estiver abusivo, você pode sim exigir que o mesmo não tenha validade. A Lei tem que valer pra todos. O papel (físico) que vai o contrato aceita qualquer coisa: você pode fazer um contrato com uma pessoa que te deve uma grana que se ela não te pagar, você vai retirar os rins dela e vender pra pagar a dívida dela. No contrato, PODE existir esta cláusula. Mas na Lei do Brasil isto é abusivo!

Espero que entendam que é abusivo alegar que o desbloqueio do bootloader, por si só, faz com que o aparelho perca sua garantia. Num estado de direito democrático, a empresa deveria, no mínimo, demonstrar/provar que foi o desbloqueio do bootloader que tenha causado o dano. E caso não faça isto, terá que atender prontamente a garantia. Não tenho nenhum Morotola no momento, nunca tive problema com nenhuma empresa negando garantia por ter dado root e acho a Morotola uma boa empresa. Mas é esse o meu pensamento sobre o assunto.

Você defende tanto o root que esquece que para colocar ele no dispositivo precisa do Custom Recovery e isso é uma modificação no sistema, mas já entendi, você não aceita ler o contrato e não aceita a revogação, mas já que você tá assim encerro aqui minha tentativa de fazer você ver a verdade, quer fazer root e voltar com a garantia quando quiser? Compre um Nexus e seja feliz, nenhum outro aparelho não Nexus é pra ser usado como desenvolvedor por leigos ;)

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Bruno Aguiar

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 219

16/04/2016, 12:16:35 via Web

Bruno Aguiar

Franco, se a empresa provar que o defeito veio através do root, daí, eu, como bom entendedor, entenderia. O problema é a empresa querer alegar que todos os problemas do celular é culpa do root (inclusive é culpa do root a atual situação político-econômica do Brasil; é culpa do root os terroristas islâmicos ameaçarem o Brasil; é culpa do root a ascensão do zika vírus e chikungunya; é culpa do root a fome que a assola o mundo; ou seja, qualquer problema que aparecer é culpa do root).

Algumas (ou muitas) assistências técnicas tem alegado pra todos (inclusive leigos, os mais indefesos na história) que o dano foi provocado pelo root/desbloqueio do bootloader (caso dos aparelhos Morotola). E isso é foda, baita de uma sacanagem. É mais fácil falar que é culpa do root, porque ele descumpriu as regras que estavam escritas no site dizendo que ele perderia a garantia se fizesse aquilo. O root/desbloqueio do bootloader em si não causa NENHUM problema ao aparelho (desde que feito da maneira correta).

Outra coisa que muita gente acha que é certo, mas pode ser uma prática ilegal e abusiva da empresa: as coisas que estão escritas em um contrato ("termos do site", no caso) podem não estar seguindo as normas Legais. Já se ouviu muito falar em contrato unilateral. Veja: não é porque você aceitou um termo que está preso àquele termo. Não é questão de má fé, mas se aquele termo/contrato estiver abusivo, você pode sim exigir que o mesmo não tenha validade. A Lei tem que valer pra todos. O papel (físico) que vai o contrato aceita qualquer coisa: você pode fazer um contrato com uma pessoa que te deve uma grana que se ela não te pagar, você vai retirar os rins dela e vender pra pagar a dívida dela. No contrato, PODE existir esta cláusula. Mas na Lei do Brasil isto é abusivo!

Espero que entendam que é abusivo alegar que o desbloqueio do bootloader, por si só, faz com que o aparelho perca sua garantia. Num estado de direito democrático, a empresa deveria, no mínimo, demonstrar/provar que foi o desbloqueio do bootloader que tenha causado o dano. E caso não faça isto, terá que atender prontamente a garantia. Não tenho nenhum Morotola no momento, nunca tive problema com nenhuma empresa negando garantia por ter dado root e acho a Morotola uma boa empresa. Mas é esse o meu pensamento sobre o assunto.

Bom vou resumir A propria n interessa se precisa ou nao provar que foi com root , A Regra é clara Desbloqueio de Botloader perda de garantia na hora ! n adianta vc mentir falando q nao desbloqueo pois a mesma tem um contador no site no qual avisara sobre o desbloqueio

image

Caso queira a Fonte -> https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89961/~/perguntas-frequentes---bootloader

Ta ai tudo esclarecido como eu disse nao interessa se foi ou nao com root se vc desbloqueo o bot ela pode recusa a garantia e fim de papo

E outra a empresa nao é burra vc nunca percebeu essa msg no seu cel?
image

" Device unlock" obvio q isso é mais uma maneira de saber do desbloqueio e nem precisar mecher no aparelho , ja recusa logo e manda pagar

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J5 2015
🌍ROM: Samsnung xperience
🎯 Versão do Android: 7.1.2

📱Smartphone: Zenfone 3 max
🌍ROM: Stock asus
🎯 Versão do Android: 8.1.0

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: Lineage 15
🎯 Versão do Android: 8.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.3 Beta

Gilmar Luiz

Responder
Gilmar Luiz
  • Posts no fórum: 1 617

16/04/2016, 17:35:03 via Web

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Franco, se a empresa provar que o defeito veio através do root, daí, eu, como bom entendedor, entenderia. O problema é a empresa querer alegar que todos os problemas do celular é culpa do root (inclusive é culpa do root a atual situação político-econômica do Brasil; é culpa do root os terroristas islâmicos ameaçarem o Brasil; é culpa do root a ascensão do zika vírus e chikungunya; é culpa do root a fome que a assola o mundo; ou seja, qualquer problema que aparecer é culpa do root).

Algumas (ou muitas) assistências técnicas tem alegado pra todos (inclusive leigos, os mais indefesos na história) que o dano foi provocado pelo root/desbloqueio do bootloader (caso dos aparelhos Morotola). E isso é foda, baita de uma sacanagem. É mais fácil falar que é culpa do root, porque ele descumpriu as regras que estavam escritas no site dizendo que ele perderia a garantia se fizesse aquilo. O root/desbloqueio do bootloader em si não causa NENHUM problema ao aparelho (desde que feito da maneira correta).

Outra coisa que muita gente acha que é certo, mas pode ser uma prática ilegal e abusiva da empresa: as coisas que estão escritas em um contrato ("termos do site", no caso) podem não estar seguindo as normas Legais. Já se ouviu muito falar em contrato unilateral. Veja: não é porque você aceitou um termo que está preso àquele termo. Não é questão de má fé, mas se aquele termo/contrato estiver abusivo, você pode sim exigir que o mesmo não tenha validade. A Lei tem que valer pra todos. O papel (físico) que vai o contrato aceita qualquer coisa: você pode fazer um contrato com uma pessoa que te deve uma grana que se ela não te pagar, você vai retirar os rins dela e vender pra pagar a dívida dela. No contrato, PODE existir esta cláusula. Mas na Lei do Brasil isto é abusivo!

Espero que entendam que é abusivo alegar que o desbloqueio do bootloader, por si só, faz com que o aparelho perca sua garantia. Num estado de direito democrático, a empresa deveria, no mínimo, demonstrar/provar que foi o desbloqueio do bootloader que tenha causado o dano. E caso não faça isto, terá que atender prontamente a garantia. Não tenho nenhum Morotola no momento, nunca tive problema com nenhuma empresa negando garantia por ter dado root e acho a Morotola uma boa empresa. Mas é esse o meu pensamento sobre o assunto.

Bom vou resumir A propria n interessa se precisa ou nao provar que foi com root , A Regra é clara Desbloqueio de Botloader perda de garantia na hora ! n adianta vc mentir falando q nao desbloqueo pois a mesma tem um contador no site no qual avisara sobre o desbloqueio

![image][1]

Caso queira a Fonte -> https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89961/~/perguntas-frequentes---bootloader

Ta ai tudo esclarecido como eu disse nao interessa se foi ou nao com root se vc desbloqueo o bot ela pode recusa a garantia e fim de papo

E outra a empresa nao é burra vc nunca percebeu essa msg no seu cel?
![image][2]

" Device unlock" obvio q isso é mais uma maneira de saber do desbloqueio e nem precisar mecher no aparelho , ja recusa logo e manda pagar

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6933239/image/uploadedImage1460801641795.png
[2]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6933239/image/Moto-G-fastboot-940x590.jpg

Correto Franco, não especifica se foi com root, downgrade ou qualquer outra coisa, o que espcifica é que: Procedendo com o desbloqueio gera a perda da garantia, porque ao realizar o desbloqueio, já a intenção de realizar mudanças no hardware do aparelho, e tal mudança seja ela qual for, com certeza ira trazer danos, e esses danos deixam de ser coberto pela garantia. E é só isso.

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 8 Plus
Android 10

Conta desativada

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 219

16/04/2016, 17:40:52 via Web

Gilmar Luiz

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Franco, se a empresa provar que o defeito veio através do root, daí, eu, como bom entendedor, entenderia. O problema é a empresa querer alegar que todos os problemas do celular é culpa do root (inclusive é culpa do root a atual situação político-econômica do Brasil; é culpa do root os terroristas islâmicos ameaçarem o Brasil; é culpa do root a ascensão do zika vírus e chikungunya; é culpa do root a fome que a assola o mundo; ou seja, qualquer problema que aparecer é culpa do root).

Algumas (ou muitas) assistências técnicas tem alegado pra todos (inclusive leigos, os mais indefesos na história) que o dano foi provocado pelo root/desbloqueio do bootloader (caso dos aparelhos Morotola). E isso é foda, baita de uma sacanagem. É mais fácil falar que é culpa do root, porque ele descumpriu as regras que estavam escritas no site dizendo que ele perderia a garantia se fizesse aquilo. O root/desbloqueio do bootloader em si não causa NENHUM problema ao aparelho (desde que feito da maneira correta).

Outra coisa que muita gente acha que é certo, mas pode ser uma prática ilegal e abusiva da empresa: as coisas que estão escritas em um contrato ("termos do site", no caso) podem não estar seguindo as normas Legais. Já se ouviu muito falar em contrato unilateral. Veja: não é porque você aceitou um termo que está preso àquele termo. Não é questão de má fé, mas se aquele termo/contrato estiver abusivo, você pode sim exigir que o mesmo não tenha validade. A Lei tem que valer pra todos. O papel (físico) que vai o contrato aceita qualquer coisa: você pode fazer um contrato com uma pessoa que te deve uma grana que se ela não te pagar, você vai retirar os rins dela e vender pra pagar a dívida dela. No contrato, PODE existir esta cláusula. Mas na Lei do Brasil isto é abusivo!

Espero que entendam que é abusivo alegar que o desbloqueio do bootloader, por si só, faz com que o aparelho perca sua garantia. Num estado de direito democrático, a empresa deveria, no mínimo, demonstrar/provar que foi o desbloqueio do bootloader que tenha causado o dano. E caso não faça isto, terá que atender prontamente a garantia. Não tenho nenhum Morotola no momento, nunca tive problema com nenhuma empresa negando garantia por ter dado root e acho a Morotola uma boa empresa. Mas é esse o meu pensamento sobre o assunto.

Bom vou resumir A propria n interessa se precisa ou nao provar que foi com root , A Regra é clara Desbloqueio de Botloader perda de garantia na hora ! n adianta vc mentir falando q nao desbloqueo pois a mesma tem um contador no site no qual avisara sobre o desbloqueio

![image][1]

Caso queira a Fonte -> https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89961/~/perguntas-frequentes---bootloader

Ta ai tudo esclarecido como eu disse nao interessa se foi ou nao com root se vc desbloqueo o bot ela pode recusa a garantia e fim de papo

E outra a empresa nao é burra vc nunca percebeu essa msg no seu cel?
![image][2]

" Device unlock" obvio q isso é mais uma maneira de saber do desbloqueio e nem precisar mecher no aparelho , ja recusa logo e manda pagar

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6933239/image/uploadedImage1460801641795.png
[2]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6933239/image/Moto-G-fastboot-940x590.jpg

Correto Franco, não especifica se foi com root, downgrade ou qualquer outra coisa, o que espcifica é que: Procedendo com o desbloqueio gera a perda da garantia, porque ao realizar o desbloqueio, já a intenção de realizar mudanças no hardware do aparelho, e tal mudança seja ela qual for, com certeza ira trazer danos, e esses danos deixam de ser coberto pela garantia. E é só isso.

Exatamente , se vc nao desbloquear vc tem a garantia normal, agora se desbloquear n importa oq vc faça se foi root ou nao o problema é seu

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J5 2015
🌍ROM: Samsnung xperience
🎯 Versão do Android: 7.1.2

📱Smartphone: Zenfone 3 max
🌍ROM: Stock asus
🎯 Versão do Android: 8.1.0

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: Lineage 15
🎯 Versão do Android: 8.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.3 Beta

Responder
Wagner Teixeira
  • Posts no fórum: 1

13/05/2016, 01:24:03 via Web

Boa noite, meu moto x 2º geração parou de carregar, morreu e nao quer mais ligar. Levei numa autorizada da Motorola que nao quis fazer a manutenção alegando que eu desbloqueei o bootloader. Sim, eu fiz o procedimento. Procedimento esse descrito no site da motorola. Nao concordo que um problema que nada tem a ver com o desbloqueio do bootloader nao tenha garantia. Alguem ai ja entrou com processo com caso parecido?

att, Wagner.

Responder