Desbloqueio do Bootloader Motorola Vs Garantia

  • Respostas:56
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 1

19/fev/2016 23:57:14 via Web

Bom, se eu desbloquear o bootloader do meu dispositivo, ainda vou receber atualizações?
Eu desbloqueei para instalar CM13, para obter o Android 6.0 Marshmallow, mas a instalação não foi bem sucedida e não quero ficar sem a atualização! :'(

  • Posts no fórum: 19

23/fev/2016 3:10:35 via Web

Josh, eu fiz root no meu zenfone 2 e pra eu receber atualizações, preciso tirar o root e receber a atualizar. Só depois volto pro root. Não sei como funciona com o bootloader.

  • Posts no fórum: 1

22/mar/2016 20:35:55 via Web

acabei de deixar meu aparleho na garantia, pq na atualizaçao da motorola via ota, ele morreu do nada, ai quando deixei la, ela verificou que tinha desbloqueado o bootloader, e afirmou que a garantia n cobriria, o que vc me aconselha a fazer?

  • Posts no fórum: 19

23/mar/2016 19:38:57 via Web

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

Link da Sentença
https://goo.gl/nLgT6A

Link do Processo Completo
https://goo.gl/aZBzHB

Dados do Processo caso os Links acima parem de funcionar
Número do processo: 00322958320128260224
http://www.tjsp.jus.br/
Parte do processo: Mariano Olivar Gonzalez Junior
Nokia do Brasil Tecnologia Ltda
Basta colocar o número no campo de Procura de Processos e mandar procurar. Se perguntar, o processo é de Primeira Instância.

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

Lembrando aos caros colegas que existem outros processos similares pela internet.
Link de como pesquisar mais processos pela internet:
https://www.google.com/search?q=jurisprud%C3%AAncia+desbloqueio+bootloader+perda+da+garantia+moto+g

Pesquisando rapidamente achei outra causa ganha pelo consumidor da empresa negando reparo por ter desbloqueado o bootloader. Segue link:

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/115294774/djsp-judicial-1a-instancia-capital-09-05-2016-pg-2279

Boa sorte a todos!

— alterado em 7/ago/2017 15:07:46

  • Posts no fórum: 5

12/abr/2016 21:41:00 via Web

No meu caso, eu tentei fazer root com o bootloader travado.
Meu celular ficou brickado em loop no fastboot.
Para tentar consertar, eu exigi o código de destravamento de bootloader no site da motorola e recebi o UNLOCK CODE...
No final das contas eu nem consegui usar o código que eles me passaram pq o aparelho estava em brick com bootload travado.

Levei na garantia e a recepcionista disse que a Motorola agora investiga com mais critério os casos, pq só o fato de exigir o código de destravamento era sinônimo de perder a garantia, mas que eu corro sim o risco de perdê-la por tentar mexer no aparelho.

A questão é a seguinte. Eu tenho por direito garantia do aparelho se o meu moto x play está brickado com o bootloader bloqueado?

  • Posts no fórum: 19

12/abr/2016 21:56:33 via Web

José Victor, tem o direito sim. O Código de Defesa do Consumidor te protege bastante. Lembre-se que você é um consumidor de boa fé e comprou um aparelho celular pagando um alto preço por isto. Você só perde o direito se fizer algo que tenha estragado o aparelho por negligência sua. A garantia não cobre os danos causados por uma queda do aparelho celular pois o acidente acontecido não foi "culpa" da empresa. Portanto, se você tenha dado causa ao defeito, a cobertura da garantia para aquele defeito cessa. No seu caso, o aparelho "morreu" e muito provavelmente não foi culpa sua. Portanto, cabe a Motorola provar, por laudo(s) técnico(s) que você deu causa ao defeito. Geralmente eles não provam e cedem à pressão de Procon e Justiça. Ora, este tipo de problema é tão simples para os técnicos resolverem, mas preferem argumentar e tentar ganhar um dinheiro extra do cliente.

Quando for abrir reclamação no Procon e Justiça, você pode incluir a assistência técnica também no processo. Daí cabe você decidir se isto será melhor ou não, pois geralmente quem resolve o caso é a própria Motorola.

  • Posts no fórum: 5

13/abr/2016 0:59:24 via Web

Eles não podem alegar que ter feito root por conta própria foi negligência minha? Pq querendo ou não, eu fiz errado e tentei fazer root sem ao menos desativar o bootloader... O foda é que fui tentar reparar isso sozinho e acabei pedindo o código de desbloqueio do BTL. Eu contei isso numa boa pra assistência e a recepcionista já colocou na observação: Cliente ciente do estado BTL. :(
E como falei, disse que tem casos que a garantia cobre e tem casos que não, falou que se a garantia não cobrir, a recuperação de sistema custa 100 reais.
Se eles não me fornecerem a garantia mesmo, eu falo que irei no Procon para pressioná-los ou pago e logo em seguida vou ao Procon?


EDIT
Ps: Qnd eu tentei flashear algumas ROMs, apareceu uma tela vermelha no aparelho por 10 segundos escrito WatchDog!, na qual notificava despejo de memória, etc e algumas outras coisas como se quisesse mostrar que tentei mexer no sistema por conta própria.

— alterado em 13/abr/2016 1:02:15

  • Posts no fórum: 969

13/abr/2016 14:15:28 via App

José Victor

Eles não podem alegar que ter feito root por conta própria foi negligência minha? Pq querendo ou não, eu fiz errado e tentei fazer root sem ao menos desativar o bootloader... O foda é que fui tentar reparar isso sozinho e acabei pedindo o código de desbloqueio do BTL. Eu contei isso numa boa pra assistência e a recepcionista já colocou na observação: Cliente ciente do estado BTL. :(
E como falei, disse que tem casos que a garantia cobre e tem casos que não, falou que se a garantia não cobrir, a recuperação de sistema custa 100 reais.
Se eles não me fornecerem a garantia mesmo, eu falo que irei no Procon para pressioná-los ou pago e logo em seguida vou ao Procon?


EDIT
Ps: Qnd eu tentei flashear algumas ROMs, apareceu uma tela vermelha no aparelho por 10 segundos escrito WatchDog!, na qual notificava despejo de memória, etc e algumas outras coisas como se quisesse mostrar que tentei mexer no sistema por conta própria.

O caso jovem é que: Quando você pediu o código de desbloqueio do bootloader, você aceitou um termo dizendo que aceitava revogar sua garantia, tá lá tudo escrito, é só ler. Então no seu caso acho que não vai ter garantia pois ao pedir e confirmar você aceitou revogar, mesmo que não use o código você já aceitou os termos de uso.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

  • Posts no fórum: 5

13/abr/2016 19:39:55 via Web

Obrigado a todos do tópico pelas respostas.
Deixei ontem na autorizada e hoje mesmo estava pronto.
Já retirei o aparelho e não me cobraram nada!
Quanto ao código, foi aquilo que disse ali em cima, havia muita confusão com a Motorola apenas pelo fato de pedir o código, então me disseram que cada caso é analisado separadamente, alguns cobriam a garantia e outros não. No meu caso eu consegui manter a garantia :D :D :D

  • Posts no fórum: 19

14/abr/2016 1:53:11 via Web

Ader, nem tudo que está escrito é legal. Quando um contrato/termo visa somente um lado da história, em detrimento do outro, pode se tornar abusivo. Essas empresas ganhariam mares de dinheiro se fosse assim: coloco nos termos e se a pessoa quiser, tem que ser daquela maneira. Acho que não pode ser assim: a relação é de uma empresa mundial para um singelo consumidor. Portanto, deve-se respeitar as necessidades e as Leis do País e depois de respeitado criar-se os termos e contratos.

  • Posts no fórum: 19

14/abr/2016 1:54:35 via Web

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

  • Posts no fórum: 1.605

14/abr/2016 2:05:12 via Web

Ewerton Oliveira

acabei de deixar meu aparleho na garantia, pq na atualizaçao da motorola via ota, ele morreu do nada, ai quando deixei la, ela verificou que tinha desbloqueado o bootloader, e afirmou que a garantia n cobriria, o que vc me aconselha a fazer?

Acredito que o técnico somente quis argumentar, porque o desbloqueio do bootloader não interfere na atualização via OTA, é claro que ele pode ter visto que estava desbloqueado, isso se vc desbloqueou, mas ter dado problema na atualização por o bootloader estar desbloqueado, não tem nada a ver.

Bootloader desbloqueado pode atualizar via OTA que não causa problema, é logico que se estava desbloqueado, e der problema a garantia não cobre, mas estar desbloqueado não causa problemas se atualizar via OTA

— alterado em 14/abr/2016 2:07:24

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 5 Plus Platinium
Rom stock 7.0 Android Nougat

  • Posts no fórum: 969

14/abr/2016 2:08:22 via App

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

  • Posts no fórum: 19

14/abr/2016 2:16:16 via Web

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

— alterado em 14/abr/2016 2:16:50

  • Posts no fórum: 969

14/abr/2016 2:21:03 via App

Bruno Aguiar

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

Também respeito a sua, apesar de achar certo o que a motorola faz.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

  • Posts no fórum: 1.204

15/abr/2016 16:34:37 via App

Bruno Aguiar

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

![image][1]
Coloquei imagem porque site não aceita links!

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7126489/image/uploadedImage1458758298787.png

Mano vai no site da Motorola la diz claramente se desbloquear o bot a garantia acaba n vai adianta procon

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J3 2016 J320M/DS
🌍ROM: Stock Samsung
🎯 Versão do Android: 5.1.1

📱Smartphone: Moto X ( XT1058)
🌍ROM: Stock Motorola
🎯 Versão do Android: 5.1.1

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: RESURRECTION REMIX
🎯 Versão do Android: 7.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.2 Beta

  • Posts no fórum: 1.204

15/abr/2016 16:36:39 via App

Bruno Aguiar

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

Como eu disse no site diz claramente se desbloquear o botloader a garantia acaba pois ela é como sr fosse uma proteção contra modificação do sistema , se vc aceita desbloquear então esta ciente q qualquer merda feita no sistema seja root ou não o problema e seu e n deles

Te ajudei? agradeça clicando no obrigado :D

meus aparelhos atuais

📱Smartphone: Samsung Galaxy J3 2016 J320M/DS
🌍ROM: Stock Samsung
🎯 Versão do Android: 5.1.1

📱Smartphone: Moto X ( XT1058)
🌍ROM: Stock Motorola
🎯 Versão do Android: 5.1.1

📱Smartphone: Moto G ( XT1033)
🌍ROM: RESURRECTION REMIX
🎯 Versão do Android: 7.1.1

📱Smartphone: Iphone SE
🌍ROM: Stock Apple
🎯 Versão do IOS : 11.2 Beta

  • Posts no fórum: 969

15/abr/2016 17:29:48 via App

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Ader Marcelo

Bruno Aguiar

.... Portanto, se você fez todo o processo de root certinho, seria justo perder sua garantia??? Eu não acho justo.

Sinceramente acho sim, pois root não é para um usuário leigo ou alguns que compram um Motorola e acham que é Nexus. O mal uso do root pode danificar um aparelho. Eu só uso o bloqueio do bootloader depois que a garantia acaba, não recomendo enquanto o aparelho se encontra na garantia.

Caro Ader.
Respeito sua opinião, apesar de não ser a minha.
No meu caso, acredito ser abusivo negar garantia sem provar que foi o root ou algum procedimento pós root que gerou os danos.

Como eu disse no site diz claramente se desbloquear o botloader a garantia acaba pois ela é como sr fosse uma proteção contra modificação do sistema , se vc aceita desbloquear então esta ciente q qualquer merda feita no sistema seja root ou não o problema e seu e n deles

Isso me lembra uns casos que não tem muito haver mas é parecido:

"A empresa F-Secure de segurança instalou um ponto de acesso Wi-Fi gratuito e colocou, no meio dos termos de uso, uma “cláusula de Herodes:” em troca da conexão gratuita, o usuário concordaria em “ceder seu primogênito à empresa por toda a eternidade.”

Seis pessoas concordaram."

Texto extraído do Manual do Usuário, Rodrigo Ghedin, artigo sobre o Termos de uso do Simplenote (http://www.manualdousuario.net/li-concordo-termos-de-uso/)

Completando aqui, isso foi um teste da empresa com relação a termos de uso e basicamente é a mesma coisa que acontece aqui. As Pessoas não param pra Ler!

As pessoas aceitam perder a garantia em prol do código de desbloqueio, aí faz besteira ou acontece um problema e quer responsabilidade dela? Não tem como jovem, você aceitou e ninguém te pressionou!

Outro caso antigo foi com um amigo que instalava um vírus na cara de pau no PC dele pra jogar um game desbloqueado (crack, no-cd, etc.)

E por fim acabou de sair um artigo no Androidpit que tem um pouco haver, as pessoas instalam coisas sem olhar a permissão e as vezes são passadas pra trás, há um comentário lá que o moço falou e eu gostei.

Ele dizia que o seu amigo instalava apps e apenas aceitava as permissões pra sair da tela, ele nem lia o que estava escrito. Por essas e por outras eu sou a favor do que a motorola faz, quer desbloquear? Sim! Então tá aqui o código é assine aqui dizendo que você se responsabiliza pelos ocorridos.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

  • Posts no fórum: 1.605

15/abr/2016 18:07:22 via Web

Franco Luiz

Bruno Aguiar

Ewerton, vá ao PROCON e abra reclamação contra a fabricante e a autorizada. Junte toda a documentação que tiver de prova: quanto mais, melhor. Se puder, imprima esta sentença judicial (link abaixo) de um processo de São Paulo e leve para o PROCON. Veja que nesta sentença, a empresa negou o conserto alegando perda da garantia por mau uso, o que não procedeu, sendo a mesma condenada a pagar danos materiais e morais.

![image][1]
Coloquei imagem porque site não aceita links!

Caso não consiga resolver no PROCON, siga para o Juizado Especial de Pequenas Causas com todos os documentos juntados no PROCON e boa sorte. Não precisa de advogado e, dependendo do fórum, pode acompanhar o andamento do processo pela internet. Você exigirá Danos Morais e Materiais.

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7126489/image/uploadedImage1458758298787.png

Mano vai no site da Motorola la diz claramente se desbloquear o bot a garantia acaba n vai adianta procon

Eu já nem falo mais nada a respeito

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 5 Plus Platinium
Rom stock 7.0 Android Nougat