Habilitar Linux Swap no Moto E

  • Respostas:8
Jonas D.
  • Posts no fórum: 430

05/04/2015, 09:55:01 via Web

Hoje eu particionei o meu cartão de memória (16gb, classe 10) em 3 partes, uma de 9gb para arquivos, como FAT32, outra de 5gb para apps, como Ext2 e uma outra de 854mb para aumentar a RAM, como Linux Swap.
Essa última eu sei que pode ser usada para auxiliar na memória RAM do aparelho, porém, eu não consegui encontrar nenhum tutorial explicando como usar ele de forma correta, todos os tutoriais eram sobre criar um arquivo no MicroSD e coisas que não pareciam ser o meu caso.

Então, eu quero saber se alguém tem algum entendimento sobre isso e sabe me orientar como proceder no uso dessa partição e se realmente vale a pena usar ela considerando que meu cartão de memória é um Classe 10.
E mais uma coisa, tem como eu unir a memória interna com a partição Ext2 de 5gb, formando assim uma memória de mais de 7gb no meu Moto E ou só vou poder usar essa partição com o Link2SD e outros apps do gênero?

— alterado em 05/04/2015, 09:56:09

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

Mychell Marinho

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

05/04/2015, 12:59:26 via App

eu não consegui usar o swapper nem o link2 SD no moto E
o link2 SD ate funciona mas sempre da algum tipo de erro já o swapper não consegui de jeito nenhum

Responder
Pedro
  • Posts no fórum: 771

05/04/2015, 14:18:41 via Web

Não é como no PC com o Linux, Ubuntu e etc, no celular, fazer isso pode literalmente queimar não só a memória do cartão como do aparelho.

Existia um método eficiente, mas não sei se funciona nas versões novas, era uma aplicação chama RAM Manager.

¬ Device: L Bello / Prime
¬ System: Android 5.0.2
¬ Version: LG D335 v20c

Possui um L Prime? Visite o fórum do L Prime no AndroidPit ou a comunidade LG L Prime no G+ agora mesmo!

Responder
Jonas D.
  • Posts no fórum: 430

06/04/2015, 06:27:25 via Web

yuri

eu não consegui usar o swapper nem o link2 SD no moto E
o link2 SD ate funciona mas sempre da algum tipo de erro já o swapper não consegui de jeito nenhum

Eu consegui usar e já usei antes com outros cartões de memória.

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

Responder
Jonas D.
  • Posts no fórum: 430

06/04/2015, 06:30:06 via Web

Pedro

Não é como no PC com o Linux, Ubuntu e etc, no celular, fazer isso pode literalmente queimar não só a memória do cartão como do aparelho.

Existia um método eficiente, mas não sei se funciona nas versões novas, era uma aplicação chama RAM Manager.

Na verdade é o uso sem informação que pode causar isso, como por exemplo, usar uma partição swap no MicroSD e retirar o MicroSD de repente sem o desligamento adequado do aparelho, pois se o aparelho está usando uma parte da memória do cartão como RAM, isso quer dizer que o cartão está sendo usado 24hrs por dia e retirar ele de repente como muitas pessoas costumam fazer pode causar esses problemas.

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

Responder
yuri
  • Posts no fórum: 292

06/04/2015, 11:13:35 via App

Jonas D.

yuri

eu não consegui usar o swapper nem o link2 SD no moto E
o link2 SD ate funciona mas sempre da algum tipo de erro já o swapper não consegui de jeito nenhum

Eu consegui usar e já usei antes com outros cartões de memória.

quando eu instalei o swapper, ele nem pediu permissão root, e nem apareceu opção nenhuma..

Responder
Jonas D.
  • Posts no fórum: 430

07/04/2015, 07:56:34 via App

yuri

Jonas D.

yuri

eu não consegui usar o swapper nem o link2 SD no moto E
o link2 SD ate funciona mas sempre da algum tipo de erro já o swapper não consegui de jeito nenhum

Eu consegui usar e já usei antes com outros cartões de memória.

quando eu instalei o swapper, ele nem pediu permissão root, e nem apareceu opção nenhuma..

No meu caso, eu criei uma partição no meu microsd especifica para isso e me disseram q pra ativar ela, eu teria que usar o terminal emulator.

No caso do Link2SD, eu instalei, comprei o Plus e tá funcionando normalmente e o MicroSD por der classe 10, não tá causando nenhum tipo de lentidão nos apps como acontecia no outro MicroSD classe 4, que eu usava.

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

Responder
Mychell Marinho
  • Posts no fórum: 2

13/09/2015, 05:48:59 via Web

Também gostaria dessa resposta do tópico

Responder
Andre Cunha
  • Posts no fórum: 1

22/11/2016, 21:18:26 via Web

Se o seu SD não foi formatado no seu celular... é recomendado que você formate o SD no menu do Android Armazenamento.
Depois é só criar o arquivo de RAM com o tamanho desejado... recomenda-se 256mb mas vote pode testar outras quantidades também. Outra forma mais radical de usar swap é instalar o sistema Cyanogenmod uma espécie Linux dos celulares... o sistema tem suporte a swap nativo porém é um sistema em desenvolvimento e pode ter alguns bugs a serem corrigidos mas precisa de um pouco de pesquisa antes de instalar... algumas horas de pesquisa e muta paciência você pode acabar instalando no seu Pocket neo que já ta indo pra gaveta mesmo... Mas de boa... compra outro celular baratinho que não vale a dor de cabeça... Só se for pra se divertir mesmo...

Responder