Samsung Galaxy S4 — [ROM] [Tutorial c/ Imagens] [GT-I9505] [5.0.2] Albe95 LolliROM - Toda experiência dos novos aparelhos no S4 [Estável] [Note 4 / S5 / S6 Apps]

  • Respostas:22
Renan Rocha
  • Posts no fórum: 115

28/05/2015, 15:05:42 via Web

Orgulhosamente voz trago uma das melhores Custom ROMs atuais já desenvolvidas para nosso querido S4 (GT-I9505)

Não sou desenvolvedor da ROM, apenas trago-lhes esse Tutorial com intuito de lhes trazer uma ótima alternativa para o Lollipop 5.0.1 que ao meu ver é muito básico, porém, quero lembrar que esta é uma Custom ROM, mesmo que pra mim pode ser estável, você pode encontrar problemas com ela, UTILIZE ELA APENAS COMO TESTE!, caso queira acompanhar o tópico original do autor (em inglês) clique aqui

(danger)Antes de começar, lembre-se: Não sou responsável por qualquer dano causado em seu aparelho, siga por sua conta e risco! Este método é somente para o modelo GT-I9505!

Nesse tutorial irei trazer um passo a passo bem detalhado de como instalar a ROM:

Albe95 LolliROM versão 3.1 (Apps do S5, S6 e Note 4) ( Android 5.0.2 Touchwiz)

Vamos apenas ver algumas características da versão 3.1, antes de comecarmos. São elas:

  • Baseada na versão I9505XXUHOA7 (Oficial)
  • Deodexada (Não sabe o que significa? Clique aqui)
  • Retirado bobeiras da Google e Samsung
  • Rooteada
  • Melhoria de desempenho
  • Melhor estabilidade
  • Kernel Original
  • 5 formas de reiniciar
  • Adicionado Display de Temperatura Ambiente
  • Modificado a forma de exibição dos aplicativos recentes para o botão image como já acontece no S5, S6 e Note 4 ao invés do longo pressionamento no botão Home.
  • Adicionado Launcher S6 que trás o Flipboard integrado
  • Trocado câmera do S4 pela do S5
  • Melhora um pouco da qualidade da câmera e o foco
  • Corrigido problema com o GPS
  • Corrigido todos os problemas de rede
  • Corrigido lag ao reproduzir videos em 1080p via App ou Youtube
  • Definido como padrão a opção "Fontes desconhecidas" para instalação de Apks
  • Definido como padrão a exibição de porcentagem da bateria
  • Colocado Caixa ferram. do S5
  • Opção de adicionar até 12 aplicativos na Caixa ferram.
  • Habilitado modo de utilização com uma mão do Note 4
  • Adicionado App Notas do S5
  • Removido emoticons originais e trocados pelo Whatsapp (Mais universal)
  • Adicionado Widget do Accuweather original do Note 4
  • Relógio e mensagem pessoal centrado como no Note 4
  • Trocado App "Meus Arquivos" do S4 para o do S5 (10x melhor)
  • Trocado Discador do S4 para o do S5
  • Trocado Relógio do S4 para o do S5
  • Opção de ativar os Pop-ups como no Note 4 (funciona bem em modo de tela cheia, mas quando a tela cheia não está ativada ele se apaga sozinho). Para ativar a função basta selecionar de multi-janela que terá a opção.
  • Três diferentes animações para o desbloqueio da tela.
  • Adicionado Modo de escala de cinza no Modo de economia de energia
  • Modo de ultra economia (Quando ativar o modo de ultra economia o aplicativo S Health irá mostrar um erro e parar, exceto isso, o resto está funcionando)
  • Adicionado botão de busca nas configurações
  • Trocado wallpaper azul padrão pelo padrão do S5
  • Trocado wallpaper da tela de bloqueio pelo padrão do S6
  • Trocado App "Galeria" do S4 para o do S5 (10x melhor)
  • Corrigido as cores erradas para "pessoas na Galeria
  • Corrigido erro ao selecionar uma imagem e tocar na guia de compartilhamento
  • Adicionado suporte à temas
  • Adicionado lista de contatos prioritários no App de mensagens
  • Adicionado S Voice do S5
  • Adicionado S Translator do S6
  • Adicionado Leitor óptico do S6
  • Adicionado o Peel Smart Remote do S6
  • Trocado Gravador de voz do S4 pelo do S5
  • Definido como padrão a janela Pop-up de chamadas como no S5
  • Trocado App de Vídeo do S4 pelo do S5
  • Adicionado seletor de Wallpaper do S5
  • Trocado som de boot pelo do Note Edge
  • Entre muitos outros recursos...

Erros e bugs:

  • Loja de temas não irá funcionar, foi retirada pois utilizava muita memória para rodar
  • As vezes ao tirar fotos não aparecerá a miniatura da foto ao lado
  • Modo de direção abre normalmente, porém, o app de música as vezes trava do nada.
  • Outros? Você me diz, que repasso para os desenvolvedores e que provavelmente serão corrigidos na próxima versão.

Prós:

  • Visual e experiência de celulares mais novos com mais recursos e novidades.
  • Melhor desempenho e mais opções para estender a bateria do aparelho.
  • Várias opções para modificação do Android com o famoso Touchwiz da Samsung
  • Recursos focados e melhorados da Samsung que as versões oficiais não dispõem.
  • Entre muitos outros.

Contras:

  • Muitos reclamarão do consumo de memória RAM, porém, já utilizei a 5.0.2 Oficial para o S4 e não vi diferença alguma, tudo isso vai do bom uso, uma melhor configuração para que o aparelho não fique sobrecarregado.

Deixe seu comentário com suas experiências e opiniões

Capturas de Tela (Minha ROM já está totalmente do meu gosto, ela não virá desta maneira):

imageimageimage
imageimageimage
imageimageimage
imageimageimage
imageimageimage
imageimageimage
imageimageimage
image

Atenção, antes de criticar por o tutorial ser muito grande, lembre-se que não são todos que tem os conhecimentos avançados para tal, por isso optei por fazer um tutorial que atendesse todos os públicos

IMPORTANTE: Siga este tutorial por conta e risco, lembre-se que qualquer alteração de seu aparelho pode causar a perda da sua garantia bem como não seguir todos os passos aqui mencionados pode acarretar no Brick permanente de seu celular!

Gostou? Vamos então ao passo a passo:

1 - Obrigatoriamente terá que colocar uma Custom Recovery de forma que possa seguir com esse tutorial, pode ser o TWRP ou CWM.

1.1 - Neste tutorial irei optar pelo CWM por ser mais simples e não oferecer recursos mais avançados como o TWRP, porém, deixarei o link dele abaixo caso haja usuários que prefiram o TWRP.

image
TWRP 2.8.6.0 (9,85 MB)

2 - Continuando com a recovery, baixe o Odin:

image
Odin 3.09 (1,90 MB)

2.1 - Baixe o CMW:

image
CMW 6.0.4.7 (7,65 MB)

2.2 - Com os arquivos baixados, extraia somente o Odin, (Não extraia o CMW!) e execute o arquivo .exe (Deixei os arquivos em .zip, porém, caso queira um programa para extração, use o 7-zip, simples e gratuito, baixe aqui

2.3 - No Odin, devera ver uma tela como esta:

image

2.4 - Em seguida iremos colocar o celular em Modo Download, para tal, desligue seu celular completamente e desplugado do USB.

2.5 - Aguarde uns 10 segundos e faça a combinação de teclas - Botão de volume - (o inferior no caso) / Botão Home / Botão de energia como abaixo:

image

2.6 - Se fez corretamente, aparecerá:

image

2.7 - Aperte o Botão de volume + (o superior no caso) e deverá aparecer está tela:

image

2.8 - Com a última tela aparecendo, conecte seu celular no USB e caso os drivers não instalem corretamente, baixe este programa para instalar os drivers.

2.9 - Se você instalou os drivers corretamente e tudo mais, o odin ficará desta forma:

image
(Não exatamente nesta porta COM que no caso seu computador que irá determinar)

2.10 - Com o telefone reconhecido pelo Odin e a CWM baixada, vamos fazer o flash dela com o Odin, em "AP" selecione o arquivo "CWM_6.0.4.7_Touch_GT-I9505.tar" (no lugar aonde tenha deixado o download) e aperte em Start

2.11 - Aguarde alguns segundos e seu cel irá reiniciar sozinho e a tela ficará desta maneira: (*Caso não dê certo, troque a porta USB, reinicie o programa e tente novamente, se persistir, troque o cabo USB).

image

2.12 - Esta ROM necessita de um Modem e um Bootloader específico para seu funcionamento, no caso só o flash da ROM não inclui os dois, por isso vamos agora fazer o flash dos dois (não fazer o flash deste Modem e Bootloader acarretará no não funcionamento do seu WI-fi!)

2.13 - Baixe este arquivo (28,6 MB) e extraia, serão dois arquivos, um com as letras iniciais "BL" e outro com "CP"

image

2.14 - Coloque novamente o celular em modo Download (Como visto no passo 2.5)

2.15 - Conecte seu celular no USB e certifique-se que o Odin o reconheceu.

2.16 - Deixe a opção "Auto Reboot" desativada para este passo, aperte no botão "AP" e selecione o arquivo com a inicial "AP", após aperte no botão "BL" e selecione o arquivo com a inicial "BL" como abaixo:

image
(Atenção! Não se esqueça de desativar a opção de Auto Reboot, caso contrário poderá danificar a Baseband de seu aparelho)

2.17 - Aperte em Start e aguarde até ver a palavra Pass (Aqui demorou 3 minutos, mas tenha paciência, se passar de 10 minutos, algo deu errado!)

image

2.18 - Após, reinicie seu aparelho e vá nas Configurações -> Sobre o Telefone e verifique se a Versão de banda da base está constando:

image
(I9505XXUHOA7)

3 - Agora baixe a ROM neste link (1.14 GB) e transfira a ROM para a memória interna ou cartão de memória de seu S4.

3.1 - Desligue-o completamente e após uns 10 segundos faça a combinação de teclas - Botão de volume + (o superior no caso) / Botão Home / Botão de energia, como abaixo:

image

3.2 - Se fez corretamente, aparecerá:

image
(No caso estamos usando a 6.0.4.7, mas peguei essa na net da 6.0.2.5 apenas para ilustração de como fazer)

3.4 - Agora na CWM, vamos aos Wipes (Aqui é ande fazemos a limpeza do aparelho para instalar a ROM)

image
-wipe data/factory reset -> Yes

image
-wipe cache partition -> Yes

3.5 - Vá em Advanced -> -wipe dalvik cache -> Yes

3.6 - Agora vamos instalar a ROM, para tal vá em -install zip:

image
(No 6.0.4.7 está diferente, será -install zip -> install zip from sd card (se deixou na memória interna) ou -install from sdcard1 (se deixou no cartão de memória), após aperte -> Yes e aguarde o final da instalação que deverá aparecer - update complete. (Caso encontre algum erro do tipo Status 7 ou Status 6, de duas uma, ou você não está utilizando a última CWM como a do tutorial ou o arquivo da ROM não baixou por completo)

Voilà!

Reinicie seu celular e aguarde a primeira inicialização do aparelho.

Importante: A primeira inicialização demora cerca de 15 minutos pra mais, não se apavore e tenha paciência!

Gostou? Da um joinha :D e comente sua experiência!

Em meu próximo tutorial estarei trazendo uma solução pra quem sempre tentou efetuar Dual Boot no S4

Créditos e fontes: XDA / Smartzone

— alterado em 31/05/2015, 13:47:56

Smartphone: Lenovo VIBE K5
ROM: Custom Stock 5.1.1
Kernel: Padrão
Versão do Android: 5.1.1 Lollipop
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.0.2.0

Te ajudei? Agradeça clicando em Obrigado!

Matheus S.Michel Marquizeppe Santiago

Responder
Danilo Coêlho
  • Posts no fórum: 174

29/05/2015, 13:48:38 via App

Muito bom o tutorial.

Só não gostei do fato de usar muita RAM :/

Renan Rocha

Responder
Renan Rocha
  • Posts no fórum: 115

29/05/2015, 14:01:44 via Web

Danilo Coêlho

Muito bom o tutorial.

Só não gostei do fato de usar muita RAM :/

Fala Danilo beleza?

Agradeço seu comentário.

Então, eu já to me enrrolando faz uns 2 meses pra fazer este tutorial, se tiver disponibilidade, teste ela, a minha está com esse consumo alto pois deixo ligado programas como o AndroidPIT, Facebook, Whatsapp entre outros, mas me lembro de quando deixei ele configurado pela primeira vez, o consumo era de cerca de 1 GB, mas como mencionei no Tutorial, nada que a ROM oficial já não faça.

Smartphone: Lenovo VIBE K5
ROM: Custom Stock 5.1.1
Kernel: Padrão
Versão do Android: 5.1.1 Lollipop
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.0.2.0

Te ajudei? Agradeça clicando em Obrigado!

Matheus S.

Responder
Danilo Coêlho
  • Posts no fórum: 174

29/05/2015, 14:55:21 via App

Renan Rocha

Danilo Coêlho

Muito bom o tutorial.

Só não gostei do fato de usar muita RAM :/

Fala Danilo beleza?

Agradeço seu comentário.

Então, eu já to me enrrolando faz uns 2 meses pra fazer este tutorial, se tiver disponibilidade, teste ela, a minha está com esse consumo alto pois deixo ligado programas como o AndroidPIT, Facebook, Whatsapp entre outros, mas me lembro de quando deixei ele configurado pela primeira vez, o consumo era de cerca de 1 GB, mas como mencionei no Tutorial, nada que a ROM oficial já não faça.

Vou dar uma olhada esse fds e te conto o resultado.
abs

Renan Rocha

Responder
Danilo Coêlho
  • Posts no fórum: 174

31/05/2015, 10:33:51 via Web

Cara, fiz o seu tutorial e deu tudo certo.

Só que eu tô com um problema sério: internet móvel não funciona, os ícones de 4G/H+ não aparecem. Na verdade às vezes até o sinal da operadora desaparece e fica o sinal de "proibido". Notei que isso passou a acontecer depois de instalar o modem, tanto na stock ROM com na do Albe.

Alguma sugestão do que fazer?

Responder
Renan Rocha
  • Posts no fórum: 115

31/05/2015, 13:41:23 via Web

Danilo Coêlho

Cara, fiz o seu tutorial e deu tudo certo.

Só que eu tô com um problema sério: internet móvel não funciona, os ícones de 4G/H+ não aparecem. Na verdade às vezes até o sinal da operadora desaparece e fica o sinal de "proibido". Notei que isso passou a acontecer depois de instalar o modem, tanto na stock ROM com na do Albe.

Alguma sugestão do que fazer?

Nossa véi, como pode cada celular é uma experiência...

Bom, o que pode fazer é o seguinte, baixe a 5.0.1 Pré-Release (Na minha opinião e experiência, melhor que as Oficiais lançadas) que nela vai ter o último bootloader e Modem para o S4, se quiser já até fique com ela, eu mesmo estou tendo alguns problemas com essa ROM, estou até pensando em mudar o Post =\

Segue o link da 5.0.1 Pré-Release: Clique aqui

Foi mal qualquer coisa ai djow

Smartphone: Lenovo VIBE K5
ROM: Custom Stock 5.1.1
Kernel: Padrão
Versão do Android: 5.1.1 Lollipop
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.0.2.0

Te ajudei? Agradeça clicando em Obrigado!

Responder
Danilo Coêlho
  • Posts no fórum: 174

31/05/2015, 18:39:48 via Web

Renan Rocha

Danilo Coêlho

Cara, fiz o seu tutorial e deu tudo certo.

Só que eu tô com um problema sério: internet móvel não funciona, os ícones de 4G/H+ não aparecem. Na verdade às vezes até o sinal da operadora desaparece e fica o sinal de "proibido". Notei que isso passou a acontecer depois de instalar o modem, tanto na stock ROM com na do Albe.

Alguma sugestão do que fazer?

Nossa véi, como pode cada celular é uma experiência...

Bom, o que pode fazer é o seguinte, baixe a 5.0.1 Pré-Release (Na minha opinião e experiência, melhor que as Oficiais lançadas) que nela vai ter o último bootloader e Modem para o S4, se quiser já até fique com ela, eu mesmo estou tendo alguns problemas com essa ROM, estou até pensando em mudar o Post =\

Segue o link da 5.0.1 Pré-Release: [Clique aqui][1]

Foi mal qualquer coisa ai djow

[1]: https://mega.co.nz/#!vJAAXCbD!vu7Op5QTNEWd27FJLHs-nYd0G8V9QDSkQEZxMcYuCWU

Relaxa. No desespero voltei para a Stock ROM hehehe. E mesmo assim, fui dormir com a internet móvel sum funcionar. Acordei com ela funcionando. Vai entender... Eu vi no tópico do XDA que outro brasileiro teve o mesmo problema com a internet móvel. Pode ser problema da frequência da internet móvel daqui, sei lá... não faço ideia...

Enfim, mas o tutorial está show!! Valeu!!

Renan Rocha

Responder
Danilo Coêlho
  • Posts no fórum: 174

06/06/2015, 16:43:57 via App

Renan, reinstalei a ROM e agora tá perfeito. Tudo funcionando numa boa, Xposed instalado.

Valeu!!

Renan Rocha

Responder
Renan Rocha
  • Posts no fórum: 115

06/06/2015, 17:48:58 via Web

Danilo Coêlho

Renan, reinstalei a ROM e agora tá perfeito. Tudo funcionando numa boa, Xposed instalado.

Valeu!!

Orra que bom, eu ando meio corrido mas essa semana vou postar mais alguns tutoriais e até dicas pra S4 fique atento! haha

Abraço e bom fds man

Smartphone: Lenovo VIBE K5
ROM: Custom Stock 5.1.1
Kernel: Padrão
Versão do Android: 5.1.1 Lollipop
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.0.2.0

Te ajudei? Agradeça clicando em Obrigado!

Matheus S.

Responder
Danilo Coêlho
  • Posts no fórum: 174

06/06/2015, 18:36:33 via App

Renan Rocha

Danilo Coêlho

Renan, reinstalei a ROM e agora tá perfeito. Tudo funcionando numa boa, Xposed instalado.

Valeu!!

Orra que bom, eu ando meio corrido mas essa semana vou postar mais alguns tutoriais e até dicas pra S4 fique atento! haha

Abraço e bom fds man

Pra vc tb!

Responder
Hudson Rodriguês
  • Posts no fórum: 1

05/08/2015, 14:53:59 via Web

Queria saber uma coisa, não consigo entrar no modo download para instalar a rom!
o meu S4 fica em uma tela Select Mode Boot

Responder
Renan Rocha
  • Posts no fórum: 115

05/08/2015, 14:56:58 via Web

Hudson Rodriguês

Queria saber uma coisa, não consigo entrar no modo download para instalar a rom!
o meu S4 fica em uma tela Select Mode Boot

Hudson, poste uma foto pu imagem do problema...

Smartphone: Lenovo VIBE K5
ROM: Custom Stock 5.1.1
Kernel: Padrão
Versão do Android: 5.1.1 Lollipop
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.0.2.0

Te ajudei? Agradeça clicando em Obrigado!

Responder
Diego Victor
  • Posts no fórum: 1

11/08/2015, 00:58:44 via Web

então pode ser o modem baseband do aparelho, pois se vc foi do kitkat para o lollipop provavelmente é o modem baseband, ai é necessário instalar o modem antes de instalar a rom albe

Responder
Ye castelo gomes
  • Posts no fórum: 2

20/08/2015, 14:44:52 via Web

Boa tarde,
Estava com o kitkat e flashei a stock rom do lollipop 5.0.1 e de la pra cá so venho tendo problemas. travamentos de app e o que mais incomoda é um bug nos videos onlines, trava apos um "tempo" as vz uns 10s outros 1min. trava o video e audio continua.
Minha pergunta é essa rom é a 5.0.2 customizada isso ?, será que foi corrigido isso do video?

Responder
Ye castelo gomes
  • Posts no fórum: 2

20/08/2015, 15:45:20 via Web

Renan, sobre a tecla da esquerda que agora abre as aplicaçoes ativas, há a possibilidade de deixar como era msm? não gostei mto por causa do costume de que mairo parte dos apps as configuraçoes eram acessadas por ele, agr sempre tem q segurar uns segundos. kkkk. Se nao houver mesmo como alterar o jeito é me acostumar.

Responder
Veronica Pereira
  • Posts no fórum: 2

27/08/2015, 19:11:48 via Web

Danilo Coêlho

Renan, reinstalei a ROM e agora tá perfeito. Tudo funcionando numa boa, Xposed instalado.

Valeu!!

como vc instalou xposed? pode me ajudar?: connectcelulares9849@gmail.com

Responder
Wesley Psy
  • Posts no fórum: 1

28/08/2015, 13:17:40 via Web

E em questao de bateria? como esta essa rom.?

Responder
Paulo Cunha
  • Posts no fórum: 2

23/10/2015, 03:41:42 via Web

Danilo eu tinha o mesmo problema e foi solucionado quando eu manualmente configurei o apn do wap e o apn do mms da minha operadora. Espero que eu tenha ajudado.

Responder
Michel Marquizeppe Santiago
  • Posts no fórum: 2

23/01/2016, 17:16:14 via Web

Fala amigos,

Gostaria de parabenizar o Renan pelo ótimo tutorial.

Até hj cedo, eu utilizava a stock rom original rooteado, mas já tava enjoado e é sempre bom mudar as vezes neh =)

Até agora, me parece ser umas das melhores roms que utilizei baseada na rom original, com esse touchwiz da samsung que eu particularmente gosto bastante.
Ainda não notei nenhum problema com essa rom.. se tiver alguma novidade que eu espero que não tenha... vou atualizando tbm.

Abs a todos.. vlw!

Renan Rocha

Responder
Renan Rocha
  • Posts no fórum: 115

23/01/2016, 18:33:55 via Web

Brigado Michel pelo comentário, assim, eu ando meio ocupado mas hoje vou tentar postar um tutorial de uma nova rom que já estou utilizando faz tempo de uma rom do mesmo desenvolvedor só que uma Port do S6, sério, ta muito top.

Smartphone: Lenovo VIBE K5
ROM: Custom Stock 5.1.1
Kernel: Padrão
Versão do Android: 5.1.1 Lollipop
Acesso Root: Sim
Custom Recovery: TWRP 3.0.2.0

Te ajudei? Agradeça clicando em Obrigado!

Responder
Michel Marquizeppe Santiago
  • Posts no fórum: 2

25/01/2016, 01:57:14 via Web

Boa noite meu amigo,

Cara manda vê nesse tutu então rsrsr
Apesar desse post seu ter quase 1 ano.. essa rom aí tá boa... consumo de bateria tá legal.. nada travando curti essa rom.. única coisa é quando tira foto é depois vc vai ver a foto ainda na câmera manja.. ela.fica com a tela virada e não volta.. mas fora isso... já fucei em.tudo.. kkk

Oh mas monta o outro post aí cara, faz ele mais resumido.. ou então sobe a rom e posta o link, galera se virá pra instalar rsrs

Vlw abs.

Responder
Johnnys
  • Posts no fórum: 358

28/02/2016, 01:01:37 via Web

Nova ROM Albe95 com alguns features do galaxy s7.

XDA Developers

Dispositivo: Galaxy S2 Lite GT-I9070 (janice)
ROM: CyanogenMod 13 Unofficial
Android: 6.0.1
Kernel: Stock
Recovery: TWRP 3.0.0-0
Xposed v81 sdk 23

Dispositivo: Galaxy S4 GT-I9505 (jfltexx)
ROM: AOSP Marshmallow
Android: 6.0.1
Kernel: Alucard
Recovery: TWRP 3.0.0-0
Xposed v81 sdk 23

Daniel

Responder
Wellington Keresbaumer
  • Posts no fórum: 1

16/03/2016, 22:27:15 via Web

boa noite meu amigo. tive problemas com o wifi.... rs
salva ai,mas o post é otimo
abs

Responder