Dica - Um pouco sobre fotografia e celulares .

  • Respostas:1
Sergio Tucano Clemente Da Silva Filho
  • Posts no fórum: 30

08/06/2015, 15:43:44 via Web

Tranquilos?!

Ai vai um texto que escrevi sobre como se comporta as fotos de celulares, como tirar um melhor proveito das câmaras e o porque as fotos no celular sempre parecem melhor do que quando passamos para o computador.

Algumas definições :

O que é fotografia?
Fotografia, é literalmente, escrever com a luz. A palavra é a junção das palavras gregas fós (luz) e frafis (pincel). Então a premissa básica para se tirar uma foto é... Luz!

O que é preciso para fotografar?
Para fotografar precisamos de uma câmara com uma lente e o filme, que na fotografia digital é o sensor da câmara.

Pixel e Resolução
Ampliando ao máximo nossas fotos veremos vários pontos quadrados que formam esta imagem, estes pontos são os Pixels. Este é a menor medida que temos nas nossas fotos.

A resolução da foto esta diretamente ligada ao Pixel. Uma foto, que possuí as dimensões 1920×1080 tem 2.736.800 px de resolução ou 2.1 Megapixel. A grosso modo resolução é a área total da foto.

Qualidade vs Pixel
Muitas pessoas acabam confundindo a qualidade de uma câmara com a quantidade de megapixel que ela disponibiliza.
Mas, a qualidade não esta ligada a quantidade de megapixel.
A qualidade de uma câmara esta ligada diretamente ao tamanho do sensor e como este sensor lida com a falta de luz.

Quando apontamos nossa câmara para o assunto a ser fotografado e disparamos, uma "cortina" se abre, deixando o sensor exposto a luz e fazendo com que o mesmo capture esta luz. Logo em seguida a cortina se fecha e a imagem é gravada.

No momento em que a cortina esta aberta o sensor esta captando a luz, então, quanto menor a área para captação menos detalhes poderão ser capturados e mais interferência digital precisará ser usada para criar aquela imagem.

Vamos considerar dois sensores diferentes :

Sensor 1 7x5mm.
Sensor 2 20x14mm.

Esses sensores estão em duas câmaras com o mesmo número de megapixel, 5MP.

Ao fotografar numa resolução de 1920×1080 (full hd) o sensor tentará capturar a luz de toda a cena em 2.1 milhões de pontos.

No Sensor 1 os pixel estarão muito juntos, já que a área é menor, fazendo com que o tamanho desses pixel sejam pequenos, logo, a quantidade de detalhes que cada um desses pixels irá guardar será pequena.

Já no Sensor 2 os pixels estarão mais separados, já que a área é maior, os pixels então poderão capturar mais informações da luz que chega até eles.

A gravação final da imagem, terá a mesma resolução nos dois sensores, porém, o sensor 2 guardou mais informações, considerando o tamanho de ambos é quase três vezes mais informação!

Ou seja, Um sensor pequeno precisará realizar um enorme esforço para guardar toda a informação que esta sendo requerida, são muitos pixels em uma área pequena. Isso faz com que a câmara precise interferir na captura, gerando pequenos pontos entre os pixels. Daí temos um outro problema, a granulação.

Então, para que serve o Pixel?
Ampliação.

Como vimos, quanto mais megapixel utilizado na foto maior é a sua dimensão, então mais eu poderei ampliar esta fotografia mantendo a proporção sem perder as informações gravadas.

Porque as fotos parecem melhor na tela do celular do que na tela do computador ?
Oque vemos na tela do celular é basicamente uma foto numa resolução menor do que a real, essa baixa resolução esconde a imperfeição das fotos e alguns LCDs podem dar um brilho ou contraste maior nas fotos, devido a sua tecnologia, como por exemplo as telas AMOLED.

Como tirar melhores fotos com o celular

1 - Não use o máximo de megapixel.
Se esta a fotografar com o celular, com certeza, ter uma imagem imensa não é o objetivo, sendo assim, podemos fotografar com um celular de 5MP em uma dimensão de 2048x1536 (3.2mpx) sem problema algum.

2 - ISO
Caso a câmara possua controle manual de ISO, tente usar o menor número possível, quanto mais ISO, mais interferência eletrônica a imagem sofrerá, então, mais granulada irá ficar, deteriorando a qualidade.

Porém, o uso de ISO baixo faz com que a cena precise de mais luz para ficar corretamente exposta.

3 - Prefira fotografar objetos estáticos ou não trema
As maioria dos celulares não permite que se configure manualmente a velocidade do obturador(a cortina que se abre e fecha). O Software da câmara escolhe a melhor velocidade de acordo com a cena que o celular "enxerga".
O celular tenta equilibrar a velocidade com o ISO e com a Abertura da lente, muitas vezes a velocidade fica baixa, e velocidade baixa é sinônimo de foto borrada.

Como contornar isso? Se possível aumente o ISO ou então aumente a compensação de exposição. E deixe o celular o mais imóvel quanto possível!

4 - Usando o flash
Flash, Acessório bem controverso, porém, nas câmaras de celulares ele pode ser um grande aliado.
Ao usar o flash a luz que ele emite faz com que a cena seja congelada, reduzindo muito o problema da baixa velocidade e/ou da tremedeira.
Logicamente que os flash de xeon são melhores do que os de Led.

5 - Modificando a proporção
Caso a câmara possua ajuste de proporção tente escolher a melhor para cada foto:

Proporção 4:3 = 1,333
Proporção 3:2 = 1,5
Proporção 16:9 = 1,77

Para calcular a proporção é só dividir o lado maior pelo lado menor.

Uma foto de 2048x1536 terá : 2048 / 1536 ~= 1,333

Sendo assim a resolução 2048x1536 possuí proporção de 4:3

Para melhorar as fotos trabalhando com a proporção a melhor forma é usando um software de edição.

Tamanhos dos sensores :

Câmaras digitais :

image
fonte: Site IIF

Iphone e S3
image
Fonte : Site Gizmodo

Notaram que o menor sensor de uma câmara digital 1/2.5 (0.4) é ~25% maior do que o sensor do Galaxy S3 1/3.2 (0.31) ?

Pessoal, é isso, claro que podemos tirar ótimas fotos com nossos celulares, porém, a limitação do hardware e do sensor sempre farão com que qualidade não seja àquela esperada.
Depois disso tudo, já imaginaram o absurdo que é ter um celular com 41mpx de resolução?

Uma Câmara descente, com essa resolução custa mais de 20 mil dólares e tem um sensor enorme, chamado médio formato!

Responder
Sergio Tucano Clemente Da Silva Filho
  • Posts no fórum: 30

08/06/2015, 15:45:35 via Web

UPDATE

Quando escrevi o artigo o Samsung S3 estava figurando entre os melhores smartphones no quesito câmera.
Hoje já foram lançado alguns modelos com sensores e processamento de imagem melhores, porém, as regras e dicas continuam valendo.

Responder