Vírus por Vídeo .MP4 whats

  • Respostas:10
Arist Toni
  • Posts no fórum: 7

26/09/2015, 00:11:29 via Web

Olá pessoal,
Eu recebi um "vídeo" de um contato fora da lista (número estranho), e acabei executando ele (mas me pareceu que não tocou). Imediatamente, percebi a burrada que fiz e fui na pasta de downloads e deletei o arquivo que era .MP4.
Sempre achei que .MP4 não poderia conter vírus, mas um técnico de informática falou que sim e me recomendou restaurar o celular. Passei 3 antivírus e nenhum pegou nada.
Será que preciso formatar o celular mesmo? não há nenhum sintoma no aparelho. .MP4 pode ter vírus?
Obrigadoo

Responder
Manoel L.
  • Posts no fórum: 383

26/09/2015, 00:21:06 via Web

Cara, sei que qualquer tipo de arquivo pode esconder outro, pode ser até o vírus, essa técnica é chamada de esteganografia, dá pra esconder um .rar dentro de uma imagem por exemplo. Mas nesse caso aí, acho difícil porque o Whats também comprime o vídeo para ficar mais leve, eliminando qualquer tipo de arquivo que possa estar escondido. Mas é o que eu acho, não entendo muito disso ainda. E como você passou 3 antivírus e não detectou nada, creio que seu celular não esteja contaminado, e usar antivírus no Android é perda de tempo, porque nunca vi algum vírus em ação (minha opinião).

— alterado em 26/09/2015, 00:22:00

Smartphone: Moto G XT1069 16Gb
ROM: Stock Marshmallow 6.0
Kernel: Stock
Custom Recovery: Stock

Responder
Arist Toni
  • Posts no fórum: 7

26/09/2015, 00:52:18 via Web

Valeu,
Tu já viu algum relato de vírus pelo Whats .mp4?
Dei uma pesquisada no google e não achei nada...mas vai saber

Responder
Arthur S.
  • Posts no fórum: 1 800

26/09/2015, 01:22:35 via App

VC baixou pelo próprio whatsapp? pq os vídeos do whatsapp n vão para a pasta download

OnePlus 5 📱
Android 7.1.2 🚩
ViperOS 14.1 📲
Recovery TWRP 🔧

Responder
Manoel L.
  • Posts no fórum: 383

26/09/2015, 01:41:08 via Web

Arist Toni

Valeu,
Tu já viu algum relato de vírus pelo Whats .mp4?
Dei uma pesquisada no google e não achei nada...mas vai saber

Nunca ouvi relato algum de vírus pelo Whats.

Smartphone: Moto G XT1069 16Gb
ROM: Stock Marshmallow 6.0
Kernel: Stock
Custom Recovery: Stock

Responder
Fellipe Paz
  • Posts no fórum: 457

26/09/2015, 04:11:03 via App

Não trate Android como PC, android não possui vírus auto executável só pode ter um vírus talvez se você baixar um app é mais grave se tiveres acesso ao root

Arthur S.

Responder
Arist Toni
  • Posts no fórum: 7

26/09/2015, 04:22:14 via Web

me expressei mal...ele foi para a pasta whatsApp Vídeo.
E que fiquei na dúvida se tão somente o ato de dar play em um vídeo poderia trazer riscos, ou seja, pode haver um vírus em um arquivo de vídeo recebido pelo whats?....

Responder
Manoel L.
  • Posts no fórum: 383

26/09/2015, 12:40:43 via Web

Arist Toni

me expressei mal...ele foi para a pasta whatsApp Vídeo.
E que fiquei na dúvida se tão somente o ato de dar play em um vídeo poderia trazer riscos, ou seja, pode haver um vírus em um arquivo de vídeo recebido pelo whats?....

É como o Felipe falou, o vírus não executa automaticamente. Nesse caso aí, você estaria executando o VÍDEO e não o vírus que como eu disse pode estar escondido, mas dificilmente ele fique lá por causa da tal compreensão que eu falei. Mas acho muito difícil, porque nunca li nem ouvi falar nada em relação a vírus sendo transmitido pelo Whatsapp.

Smartphone: Moto G XT1069 16Gb
ROM: Stock Marshmallow 6.0
Kernel: Stock
Custom Recovery: Stock

Responder
Vitor M.
  • Posts no fórum: 1 968

26/09/2015, 16:56:04 via App

como o fellipe falou muita gente confunde Android com Windows,são sistemas completamente diferentes

não se pega virus no Android acessando pagina da internet,vendo vídeos, fotos e etc,tampouco via whatsapp

a única forma de pegar um malware é instalando um apk contaminado,e com permissão para ser administrador do dispositivo,e alem disso não tem a mesma função que vírus em Windows, a maioria dos malwares no máximo apenas gastam dados móveis do aparelho sincronizando em 2 plano.

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

Arthur S.

Responder
Marcio Silva
  • Posts no fórum: 9

26/09/2015, 18:29:20 via Web

Tá, mas o que te leva a crer que era vírus? O celular passou a apresentar algum sinal disto? Algum comportamento diferente?

Responder
Arist Toni
  • Posts no fórum: 7

27/09/2015, 20:55:10 via Web

Pessoal, valeu pelas explicações :).

Arthur S.

Responder