Aprenda a ocultar todas as imagens e vídeos do WhatsApp da Galeria do smartphone

  • Respostas:0
Ricardo Gomes
  • Posts no fórum: 1

04/10/2015, 21:13:11 via Web

Todos já sabem que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados hoje em dia, e com certeza vocês já sabem como o app gerencia os arquivos de mídias enviados ou recebidos.

Para quem ainda não sabe ou nuca usou o WhatsApp, ele guarda todos os arquivos de mídia em uma pasta que fica visível praticamente para qualquer pessoa que tenha acesso ao seu smartphone, bata abrir a galeria do aparelho para ter acesso as imagens e vídeo que são recebidos ou enviados via Whats.

Há algum meio de ocultar essas imagens e vídeo do aplicativo?

Claro que há, por isso estou fazendo este post. Eu que uso diariamente o WhatsApp acho um pouco trabalhoso ficar apagando imagens ou videos indesejados que recebo, com certeza você também acho o mesmo.

Para resolver esse problema o ideal é bloquear o serviço de indexação do conteúdo multimídia do aplicativo, que fica localizado em /Whatsapp/Mídia. Esse bloqueio feito com o aplicativo ES File Explore, basta usar o app para criar um arquivo chamado . nomedia dentro na pasta que será bloqueada.

Passo a passo

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone para baixar o ES File
    Explore, abra o aplicativo e acesse a pasta WhatsApp. Agora vamos
    acessar a pasta de mídia, nessa pasta você verá todos os diretórios.
    vamos então entrar na pasta a ser ocultada, nesse caso WhatsApp
    Imagens.
  2. Vamos criar o arquivo .nomedia dentro da pasta que deve ser
    ocultada. Para criar o arquivo você deve pressionar a tecla +
    (canto superior esquerdo) e selecionar Arquivo. Vai aparecer uma
    caixa de texto, nela você vai escrever o nome .nomedia.
  3. Agora você deve pressionar OK, será exibida uma mensagem dizendo que
    o arquivo .nomedia foi criado, caso não aparece não precisa se
    preocupar.

Pronto! Agora as imagens e vídeo recebidos no WhatsApp estão ocultos. Casso você deseje desfazer todo o procedimento para voltar a ter as imagens em sua galeria, será necessário apagar o arquivo .nomedia, apagar o banco de dados de mídia e reiniciar o aparelho.

Para apagar o banco de dados de mídia você deve acessar: Configurações> Gerenciador de Aplicativos> Todos> Armazenamento de Mídia> Limpar Dados. Isso vai forçar uma reinicialização e será examinada toda a memoria do aparelho em busca de novas mídias.

Responder