Dúvida: descarregar bateria antes da primeira carga?

  • Respostas:10
Anderson
  • Posts no fórum: 28

10/11/2015, 18:17:52 via Web

Olá, boa tarde. Por favor, alguém pode me ajudar com essa dúvida?

Comprei um smartphone novo. Gostaria de saber qual é a recomendação com relação a descarregar ou não a bateria ANTES de fazer a PRIMEIRA carga. É recomendável que se descarregue totalmente, 100% da bateria antes de realizar a primeira carga ou isso não é necessário? Descarregar ou deixar de fazer isso antes da primeira carga afeta, influencia em algo na bateria?

Responder
Marcos Taira
  • Posts no fórum: 26

10/11/2015, 19:01:35 via Web

Oi Anderson,
Segue abaixo um trecho que li faz algum tempo sobre essa questão.
Acredito fazer sentido, já que as baterias novas são de Íons de Lítio (Li-ion).

Na verdade não há uma regra que estabeleça o tempo da primeira carga
da bateria, apenas é indicado que ela seja maior do que as demais
recargas. A quantidade de horas que o aparelho deve ficar conectado à
tomada no primeiro momento varia muito entre os fabricantes.

Nos celulares da Nokia, por exemplo, é indicado que as três primeiras
cargas na bateriam sejam de 8 horas. Já para os aparelhos da LG e
Motorola, basta que a mensagem “Carga completa” apareça na tela. Veja
abaixo o tempo de carga para as marcas de celulares mais comuns no
mercado:

Nokia: 3x de 8 horas;
Samsung: 1x de 4 horas;
Gradiente: 3x de 4 horas;
LG e Motorola: Até a mensagem "Carga completa" ser mostrada;
Sony Ericsson: 1x 3 horas;
Benq Siemens: 1x de 10 horas.

Vale lembrar que o celular deve estar desligado enquanto carrega, pelo
menos na primeira carga da bateria. Também não é indicado retirar o
aparelho da tomada, interrompendo assim o carregamento. A melhor coisa
a se fazer em situações assim é ler o manual do aparelho. Algumas
empresas disponibilizam versões mais atualizadas dos livretos
explicativos em suas páginas na internet e você pode acessar tudo
gratuitamente.

fonte: http://www.tecmundo.com.br/celular/3562-mito-ou-verdade-a-primeira-carga-na-bateria-do-celular-precisa-levar-de-8-a-12-horas-.htm

Responder
Anderson
  • Posts no fórum: 28

10/11/2015, 19:07:35 via Web

Olá Marcos, eu já tinha lido esse artigo também, mas isso se refere a duvida de quantas horas deixar carregando na primeira carga, não tem relação nenhuma a minha dúvida sobre se é melhor descarregar toda a bateria ANTES de realizar a primeira carga.

Responder
Marcos Taira
  • Posts no fórum: 26

10/11/2015, 19:23:01 via Web

Anderson

Olá Marcos, eu já tinha lido esse artigo também, mas isso se refere a duvida de quantas horas deixar carregando na primeira carga, não tem relação nenhuma a minha dúvida sobre se é melhor descarregar toda a bateria ANTES de realizar a primeira carga.

Aqui no fórum mesmo tem um artigo que pode te auxiliar nisso.
https://www.nextpit.com.br/primeira-carga-do-smartphone-android

Responder
Anderson
  • Posts no fórum: 28

10/11/2015, 19:27:50 via Web

Esse artigo eu também já li, inclusive vim desse artigo aqui para o fórum, pode até ver que lá nos comentários eu fiz a pergunta também. E novamente, isso NÃO responde minha dúvida, que NÃO tem NADA relacionado com DURAÇÃO DA PRIMEIRA CARGA, mas sim, se precisa DESCARREGAR COMPLETAMENTE ANTES DA PRIMEIRA carga. ;)

edit: e antes que vc comente que tem algo falando sobre descarregar antes de recarregar, aquilo se refere aos usos posteriores. Eu quero saber é de ANTES DA PRIMEIRA carga.

— alterado em 10/11/2015, 19:29:36

Responder
Marcos Taira
  • Posts no fórum: 26

10/11/2015, 19:34:06 via Web

Anderson

Esse artigo eu também já li, inclusive vim desse artigo aqui para o fórum, pode até ver que lá nos comentários eu fiz a pergunta também. E novamente, isso NÃO responde minha dúvida, que NÃO tem NADA relacionado com DURAÇÃO DA PRIMEIRA CARGA, mas sim, se precisa DESCARREGAR COMPLETAMENTE ANTES DA PRIMEIRA carga. ;)

edit: e antes que vc comente que tem algo falando sobre descarregar antes de recarregar, aquilo se refere aos usos posteriores. Eu quero saber é de ANTES DA PRIMEIRA carga.

Me desculpe cara, mas acho que isso responde sua pergunta.
Interpretando esse texto, verá que se refere a mesma questão, porém, a pergunta é para uma carga qualquer.
Se para uma carga qualquer eu não posso deixar descarregar completamente, por que é que na primeira eu tenho que deixar descarregar completamente?

Outra coisa, estou somente tentando ajudar.

Preciso descarregar o smartphone por completo para carregar de novo?
Não. As baterias de Li-ion não podem chegar a 0 de carga, do contrário
serão danificadas. O melhor é carregar sua bateria quando o smartphone
indicar (entre 10 e 5% de carga).

Responder
Anderson
  • Posts no fórum: 28

10/11/2015, 19:55:41 via Web

Eu sei que vc está tentando ajudar, foi mal se minha mensagem passou a impressão que estava nervoso ou qualquer coisa do tipo. Estou de boa, não quis parecer, nem ser grosseiro, foi mal se foi o caso.

Olha, eu não sei, justamente por ser antes da primeira carga será que não tem algum diferencial? Mesmo esses artigos dizendo que não, no caso da duração da primeira carga, tem várias pessoas que comentam que deixando 8 ou 12 horas a bateria durava mais do que os que tinham deixado só até aparecer o aviso de carga completa. Vai que essa de descarregar tudo também não influencie nessa primeira vez? Não sei...

Vou arriscar então indo por esse artigo e colocar pra dar carga sem descarregar nada antes. Chegou, já vai para tomada do jeito que vier. Agradeço pela paciência e ajuda.

Responder
Marcos Taira
  • Posts no fórum: 26

10/11/2015, 20:01:16 via Web

Sem problemas. Normalmente letra não carrega o ânimo ou o sentimento.

Bom, por experiência própria eu te digo o seguinte:
Eu já tenho um Moto X a quase 3 anos. Nunca tive um cuidado especial na hora de carregar, nem na primeira carga. O que eu faço geralmente é carregar durante a noite.
Quando utilizo mais o aparelho, ele descarrega mais rápido, senão parece estar descarregando sempre no mesmo ritmo.
De qualquer forma, sempre que posso deixo ele conectado no USB do notebook e isso, até o momento, não danificou o tempo de descarga nos dias em que não consigo deixar carregando.

Espero ter ajudado agora, com uma experiência pessoal.

Abs.

Responder
Anderson
  • Posts no fórum: 28

10/11/2015, 20:34:04 via Web

Agradeço pela ajuda. :)

Vou tentar não encanar tanto com essas questões mesmo.

Abraços.

Responder
robert de vito
  • Posts no fórum: 319

10/11/2015, 21:25:34 via Web

Eu so sei que eu carrego 100% tiro da tomada e saio usando sobre descarregar 100% ja nao sei pois ja aconteceu de descarregar naturalmente usando e de nao descarregar totalmente e eu colocar na tomada e carregar de novo e usar e nunca percebi nenhuma diferença brusca tambem
nunca me encanei com isso.

— alterado em 10/11/2015, 21:35:45

Responder
Anderson
  • Posts no fórum: 28

10/11/2015, 21:38:08 via Web

Sim, vou deixar de encanar com isso, o que tiver de ser, será, hahahahah.

Responder