Motorola Moto G (2014) — Moto G2 XT1069 esqueci senha, como desbloquear bootloader e/ou senha sem perder arquivos?

  • Respostas:28
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

11/11/2015, 09:50:18 via Web

Olá pessoal,
Troquei a senha do meu Moto G 2 XT1069, mas só Deus sabe como esqueci a senha (de pontinhos).

  • Pesquisando na internet achei que bloquear o aparelho pelo Gerenciador de Dispositivos Android faria com que a senha nova cadastrada sobrepusesse a senha de pontos, MAS NÃO. Mas creio (e espero) que isso não esteja bloqueando o Recovery.
  • Tentei pelo modo Recovery (consigo entrar nele) a instalação de um arquivo que coloquei no SD Card que vídeos do YouTube mostram limpar a senha, mas o arquivo não aparece.
  • Achei que fazendo o desbloqueio do bootloader daria certo o Recovery, mas não fiz, pq esse desbloqueio já li que apaga tudo, assim chegando ao ponto crucial do meu pedido: EU NÃO QUERO PERDER MEUS ARQUIVOS!!! Fotos, inclusive de viagem, vídeos, músicas, etc.
  • Na Assistência Técnica Motorola não preciso nem falar o que me disseram né... Formatar!!!

Desde já agradeço galera!
Por favor, me ajudem aí mesmo, acho que muitos já viveram ou podem imaginar a situação: Seu aparelho ótimo, na sua mão, mas "APENAS" travado. :(
Giovanni Inácio

Responder
Felipe Sousa
  • Posts no fórum: 9

11/11/2015, 15:58:45 via Web

Cara sinto muito, mais não vai ter outra forma de recuperar a sua senha sem perde os dados

Responder
fabio pinheiro
  • Posts no fórum: 41

12/11/2015, 11:08:13 via Web

cara.
na boa, se houvesse uma forma de fazer isso, seria uma falha de segurança e consequentemente seria matéria boa de divulgação e já teriam corrigido...
também acredito que não tenha como e acho que é justo que não tenha como. entendo seu problema...

porém.... em última hipótese tem uma forma que pode dar certo.

vc reseta sim seu celular pra poder ter acesso a ele. depois conecta ele como dispositivo de armazenamento no computador e usa um programa de recuperação de arquivos (vc encontra vários na net).
este programa vai tentar recuperar seus arquivos, mas sem garantias... mas pra quem já perdeu tudo, se recuperar um pouco já é lucro.

detalhe.. não faça nada, absoulamente nada no celular antes de rodar este recuperador de arquivos e depois de ter feito o recovery de fabrica, pois qq ação pode sobrescrever partes de arquivos bons e torná-los irrecuperáveis.

ps. já fiz isso com computadores e pen-drives, nunca com celulares, mas como a sistemática e meios de gravação são os mesmos, acredito que funcione da mesma forma.

Giovanni InácioClaudio Silva

Responder
Claudio Silva
  • Posts no fórum: 132

12/11/2015, 13:14:36 via Web

fabio pinheiro

cara.
na boa, se houvesse uma forma de fazer isso, seria uma falha de segurança e consequentemente seria matéria boa de divulgação e já teriam corrigido...
também acredito que não tenha como e acho que é justo que não tenha como. entendo seu problema...

porém.... em última hipótese tem uma forma que pode dar certo.

vc reseta sim seu celular pra poder ter acesso a ele. depois conecta ele como dispositivo de armazenamento no computador e usa um programa de recuperação de arquivos (vc encontra vários na net).
este programa vai tentar recuperar seus arquivos, mas sem garantias... mas pra quem já perdeu tudo, se recuperar um pouco já é lucro.

detalhe.. não faça nada, absoulamente nada no celular antes de rodar este recuperador de arquivos e depois de ter feito o recovery de fabrica, pois qq ação pode sobrescrever partes de arquivos bons e torná-los irrecuperáveis.

ps. já fiz isso com computadores e pen-drives, nunca com celulares, mas como a sistemática e meios de gravação são os mesmos, acredito que funcione da mesma forma.

Você está certíssimo Fábio... A única forma é resetar e usar um programa de recuperação no PC... Inclusive quando se vende um aparelho é aconselhável resetar ele, encher de arquivos inúteis e resetar novamente para evitar recuperação de arquivos indesejáveis.

Claudio Silva Id de usuário 4690177 Moto G

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

12/11/2015, 14:19:35 via Web

Se o aparelho não estiver criptografado, vc pode instalar o twrp e montar o mtp no pc

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

12/11/2015, 14:29:24 via Web

Vc tbm pode tentar fazer o tuto deste link:

"2. Excluir o arquivo gesture.key do dispositivo"

https://www.nextpit.com.br/desbloquear-dispositivo-esqueceu

Mas, ao invés de fazer como Root + Depuração USB, vc pode tentar pelo "fastboot" (Botão de ligar + diminuir Volume)

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

12/11/2015, 19:07:43 via Web

Saulo Calebe,

Obrigado pela dica mano. Mas aí vai uma dúvida (pra todos):
Conecto o telefone e o notebook não o reconhece,
(acho que lá vai pergunta tola, mas preciso resolver isso) o processo via ADB
ou algum outro processo reconhece conexão USB não lida da forma usual?

Parece tô querendo resoluções impossíveis né??!
Mas é tentativa de desesperado mesmo galera!! kk

Obrigado a todos que já ajudaram. Continuo contando com as ajudas...

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

12/11/2015, 19:57:06 via Web

Vai no gerenciador de dispositivos do windows e olha se os drivers do seu dispositivo está instalado (Se não estiver, ele vai aparecer com um alerta).
Talvez esse link te de uma ajuda:
www.theandroidsoul.com/moto-g-drivers-download-adb-fastboot-62348/

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

12/11/2015, 22:37:31 via Web

Saulo,
Seguindo sua dica, dentro de "Dispositivos e Impressoras", em "Dispositivos",
ao conectar o aparelho desligado, aparece o ícone tipo de um HD escrito Android, mas ao clicar só abre as propriedades.
Isso é só pq o telefone está sendo recarregado ou esse reconhecimento É UMA GRANDE LUZ NO FIM DO TÚNEL? :O

Acho que não, pq quando ligo o tel, some! :(
Através dessa brecha não dá pra num serviço, ainda que difícil, de mestre, entrar nos arquivos não?

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

13/11/2015, 12:06:13 via Web

Ligue o aparelho em modo fastboot e conecte no seu pc.
depois, va em "executar" ou pressione "Tecla Windows + R" e digite "mmc devmgmt.msc"

Você verá a lista de dispositivos. Olha se existe algum com exclamação, ou desconhecido.

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

13/11/2015, 17:35:34 via Web

Saulo C.

Ligue o aparelho em modo fastboot e conecte no seu pc.
depois, va em "executar" ou pressione "Tecla Windows + R" e digite "mmc devmgmt.msc"

Você verá a lista de dispositivos. Olha se existe algum com exclamação, ou desconhecido.

Abri o "Gerenciador de dispositivos", abri todas as abas e nenhuma exclamação. o/
Fiz com telefone naquela tela que fica escrito "Normal Powerup", "Recovery", etc, mas sem clicar em nada...

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

13/11/2015, 21:17:16 via Web

E agora, o que eu faço?
Pois pelo modo Recovery não dá, pois já adicionei arquivo
que limpa senha no SD mas não aparece no modo Recovery.

Dá pra entrar no aparelho via USB de alguma forma, se não tem exclamação no Gerenciador?

Responder
Gilmar Luiz
  • Posts no fórum: 1 617

14/11/2015, 04:45:17 via Web

Entra nesse link no site da Motorola e baixa o MDM, Motorola Device Manager, esse programa é responsavel por colocar todos os drivers do teu dispositivo no gerenciador do teu pc, aqueles que aparece na tua esquerda na pagina da Motorola são para windows, instala ele aguarda até terminar o processo e depois conecta teu dispositivo via USB, teu dispositivo será reconhecido.

https://motorola-global-portal.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/88481

Gilmar - ID . 6596255
Smartphone : Moto G 8 Plus
Android 10

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

15/11/2015, 19:44:09 via Web

Gilmar Luiz

Entra nesse link no site da Motorola e baixa o MDM, Motorola Device Manager, esse programa é responsavel por colocar todos os drivers do teu dispositivo no gerenciador do teu pc, aqueles que aparece na tua esquerda na pagina da Motorola são para windows, instala ele aguarda até terminar o processo e depois conecta teu dispositivo via USB, teu dispositivo será reconhecido.

Obrigado Gilmar, mas eu tenho esse Motorola Device Manager instalado no PC. Na situação bloqueada do telefone, com ele conectado no USB, clico no MDM, aí fica rodando o programa "verificando se há novo software para o dispositivo" e depois :( "Não há atualizações para o sei dispositivo no momento" Versão atual: N/A.

Não gosto nem de imaginar que pode ser o Bloqueio via Google
pelo Gerenc. de Dispositivos que pode estar impedindo o USB de ler.

Me ajudem por favor! Consigo entrar no cel. pelo cabo USB??? Desligado ele aparece android no gerenciador do Windows, mais nada!!!

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

16/11/2015, 01:55:02 via App

Os drivers então estão instalados. Liga o USB no modo fastboot no PC, depois executa o passo 2 deste artigo:

https://www.nextpit.com.br/desbloquear-dispositivo-esqueceu

Entenda que o smartphone não vai aparecer como um celular no "meu computador". Isto serve para apagar o " gesture.key", arquivo com o padrão da senha.

Giovanni Inácio

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

16/11/2015, 22:49:56 via Web

Saulo C.

Os drivers então estão instalados. Liga o USB no modo fastboot no PC, depois executa o passo 2 deste artigo:

https://www.nextpit.com.br/desbloquear-dispositivo-esqueceu

Entenda que o smartphone não vai aparecer como um celular no "meu computador". Isto serve para apagar o " gesture.key", arquivo com o padrão da senha.

Cara, parece que tá bacana a coisa agora, mas me ajude aqui pfvr...
Não instalei o programa inteiro, mas sim parece que é uma aplicação, arquivo pequeno, que veio baixndo pelo próprio site do ADB, uns 11MB.
Telefone reconhecido no ADB, OK, naquela interface amarela.

Mas quando faço tooodo o processo e digito o comando já no "Executar", aparece:
" 'adb' não é reconhecido como um programa interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes." ...naquela janela preta.

Tá ficando bom ou essa msg é um "deu ruim"? #confiante

Responder
Eneas Lima
  • Posts no fórum: 1

17/11/2015, 00:17:41 via Web

Cara, estou com o mesmo problema.
Meu padrasto faleceu e eu queria recuperar as fotos do celular dele mas tá difícil.

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

17/11/2015, 20:01:12 via Web

Você tem que chamar o adb dentro de onde está o executavel "adb.exe".

copie o endereço da pasta de onde está o executavel e digite o seguinte no CMD:

cd "pasta com o exe dentro";
Exemplo: cd "C:\Users\Public\Documents\platform-tools"

Após isso, execute o comando "adb shell rm /data/system/gesture.key"
Depois de executar, execute o "adb shell reboot"

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

17/11/2015, 20:37:50 via Web

Saulo C.

Você tem que chamar o adb dentro de onde está o executavel "adb.exe".

copie o endereço da pasta de onde está o executavel e digite o seguinte no CMD:

cd "pasta com o exe dentro";
Exemplo: cd "C:\Users\Public\Documents\platform-tools"

Após isso, execute o comando "adb shell rm /data/system/gesture.key"
Depois de executar, execute o "adb shell reboot"

Blz cara, consegui executar um comando que abriu um bom pedaço de coisas escritas, inclusive tem "android, etc..." escritas, então parece entramos no telefone.
MAS após aparece de novo "C\Users\etc etc" para eu digitar algum comando de novo,

mas qdo coloco "adb shell rm/ ..." na continuação do endereço "C\Users\ ..."
aparece de novo a msg que
" 'adb' não é reconhecido como um programa interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes." ...naquela janela preta.

Avancei, mas e aí, como enfim chego no gesture.key????

BRIGADÃO Saulo, tá ajudando pacas!
Espero que te ajude esse fórum tbm, Eneas Lima.

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

19/11/2015, 02:56:33 via Web

Ahh,
no celular - dentro da opção "aplly update from ADB" - fica uma tela preta escrito:

qe 0/0
Now send the package you want to apply
to the device with "adb sideload me>"...

É isso mesmo? ...E pfavor ainda aguardo muito, por gentileza, suporte pro meu penúltimo post.

Responder
Saulo C.
  • Posts no fórum: 10

19/11/2015, 14:03:40 via Web

Algo então esta errado com o ADB.

Olha se vc direcionou o comando para dentro da pasta onde esta o "adb.exe"

Na verdade, eu mesmo estou ficando sem alternativas de como ajudar. Isto não funcionando, não tenho a menor idéia de como ajudar.

Giovanni Inácio

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

23/11/2015, 04:11:35 via Web

O pior é que vejo as msgs do WhatsApp chegando com os números da agenda aparecendo sem os devidos nomes salvos. Já fico preocupado se esse processo do ADB como fiz poder ter interferido em algo errado.

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

23/11/2015, 04:14:24 via Web

Saulo C.

Algo então esta errado com o ADB.

Olha se vc direcionou o comando para dentro da pasta onde esta o "adb.exe"

Na verdade, eu mesmo estou ficando sem alternativas de como ajudar. Isto não funcionando, não tenho a menor idéia de como ajudar.

Muito obrigado por todo o suporte Saulo!

Gostaria de explicar melhor algo pq não quero resestar sem ter tentado todas possibilidades... e bem.
Após chamar o adb dentro da pasta abre algumas coisas na tela de comando,
mas POR QUÊ depois que abre uma lista de coisa escritas,
aparece de novo "C:\Users..." pra eu digitar novamente.

Pois faz sentido que sentido que não vai dar certo chamar "adb shell rm" sendo que não existe no sistema.
Posso não estar entendendo bem, mas algo aqui tbm parece eu não estar conseguindo.
É CERTO APARECER C:\users etc etc" DE NOVO?
E NORMALMENTE DARIA CERTO DIGITAR "adb shell rm etc etc" APÓS ESSE COMANDO C:\Users APARECER
OU TERIA QUE APARECER OUTRA COISA PRA EU DIGITAR "adb shell rm/ etc etc..."?

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

23/11/2015, 04:36:49 via Web

Outra coisa, se eu clicar apenas em "factory" ainda na primeira tela do fastboot, ele não apenas restaura o aparelho às configurações iniciais sem alterar dados não?
Pode ter sido pergunta boba, mas é pq no Moto E 1 do meu pai, sem querer cliquei em "factory" e quando começou algo corri e desliguei, mas o WhatsApp começou do zero, como se houvesse acabado de instalar o app.

Responder
Giovanni Inácio
  • Posts no fórum: 13

23/11/2015, 04:59:58 via Web

Desculpem pelas msgs dizendo que não tava dando, eu estava digitando o endereço onde estava o aplicativo adb já na tela de comando (tela preta), mas deveria ser no executar.

Assim feito,
o problema agora é quando digito adb shell rm/data/system/gesture.key
parece "error: closed"

O quê que está fechado? Que erro é esse?
Quando consigo o negócio ainda tem essa, ôô Senhor!

Awan Dias

Responder
Rodrigo Oliveira
  • Posts no fórum: 1

08/03/2016, 07:14:13 via Web

estou na mesma situação , alterei minha senha e esqueci e não aparece a opção de recuperar pelo email mais enfim .. conseguiu solucionar isso Giovanni?

Responder
Flávia Damask
  • Posts no fórum: 1

11/04/2016, 17:16:44 via Web

Giovanni, você consegui destravar seu moto G sem perder os arquivos? Estou na mesma situação???? Ajude-me por favor.

Responder
Marcos Sobral
  • Posts no fórum: 1

05/06/2016, 17:12:04 via Web

Se a depuração usb não estiver ativada, será impossível remover essa senha.

Responder
Awan Dias
  • Posts no fórum: 1

30/01/2021, 23:43:37 via Web

então Giovanni, estou na mesma situção que você, conseguiu algo??? ou o jeito é reset mesmo?

Responder