Motorola Moto G (2015) — [ARMAZENAMENTO] Aplicativos no cartão SD

  • Respostas:9
Gabriel Silva
  • Posts no fórum: 8

04/02/2016, 11:37:20 via Web

Gente, quando eu movo os aplicativos para o Cartão SD ele continua consumindo memória interna.
Exemplo: tô com um app que usa 1,29 GB, tenho 2 GB livre com ele.
Movo para o Cartão e continua só 2 GB livres na memória interna.
Era pra ser assim?

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

04/02/2016, 16:57:55 via Web

Era. A chave está em "um app que USA tantos giga."
Veja por exemplo o Asphalt 8 v.2.2.2a, um programa daqueles beeem levinhos...

image

Se eu mover o APP, vou mover só 0,07 GB. Já os DADOS que ele usa...

— alterado em 04/02/2016, 17:04:46

Gabriel Silva

Responder
Gabriel Silva
  • Posts no fórum: 8

04/02/2016, 17:39:12 via Web

Não tem jeito de mover os dados juntos?

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

04/02/2016, 18:21:46 via Web

Vc teria que hackear o código do próprio jogo, que foi programado pra usar a memória interna.

E o android é muito rígido no controle de onde os apps podem manter seus dados —cada app tem um espaço ou pasta que é seu e de mais ninguém—, então desconfio (não manjo p/ dizer c/ certeza) que também ia dar conflito c/ umas regras do próprio sistema operacional.

Se seu problema é memória interna apertada, o Marshmallow tem uma solução chamada "formatar [o cartão SD] como memória interna". O que acontece se vc tem, digamos, um armazenamento interno de 8G e um cartão de 32?

Essa opção formata o cartão em ext4 (um sistema de arquivos do Linux) de um modo que todos os apps enxerguem um ÚNICO espaço de armazenamento de 40G. P/ efeitos práticos, seu celular passa a ser um daqueles c/ bom armazenamento interno, mas sem slot p/ cartão SD; e vc desencana de ficar movendo coisas entre dois espaços (um problema a menos na vida é sempre bom). E aqueles apps que se recusam a ser movidos pro cartão (não é o android que não deixa mover, é o autor do app estipulando isso no manifesto dentro do arquivo APK) agora mudam pro cartão sem chiar, pois pensam que vão morar numa unidade interna de 40G. Outra: apps que não se deixam instalar por "espaço insuficiente" (ao verem só o disponível interno) agora passam a ver o disponível total.

Mas... CUIDADO: esse procedimento deixa o cartão encriptado (é obrigatório), e esconde a chave de leitura no armazenamento interno. Isso quer dizer que o cartão fica preso ao telefone: se o aparelho pifar e vc precisar dos dados no cartão, não adianta tentar o que vc faria antes nesses casos —tirar o cartão, enfiar no leitor do computador e puxar os arquivos—, pois é impossível desencriptar os arquivos sem a chave. (Sem contar que a formatação do cartão não é mais FAT32, sem contar que não adianta botar o cartão em outro celular/tablet Marshmallow, pois a chave deste vai ser outra.)

Em resumo, é o que eu sei; aqueles que souberem mais (não são poucos), sejam bem-vindos à discussão!

— alterado em 05/02/2016, 01:11:17

Ader MarceloGabriel Silva

Responder
Gabriel Silva
  • Posts no fórum: 8

04/02/2016, 18:52:46 via Web

Ah sim! Tô usando o lollipop, sabe me dizer se a última versão da rom Cyanogenmod tem essa solução? :3

Responder
Tobias
  • Posts no fórum: 24

04/02/2016, 19:01:06 via Web

Sorry, não sei... A CM 13.0 certamente tem, mas ainda não saiu p/ moto g3.

— alterado em 04/02/2016, 19:31:34

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

04/02/2016, 19:29:53 via Web

Gabriel Silva

Ah sim! Tô usando o lollipop, sabe me dizer se a última versão da rom Cyanogenmod tem essa solução? :3

Qual o seu smartphone? Se for o moto g 2014 em breve o android marshmallow estará disponível, se for o 2015 já foi liberado, se você instalar a cyanogenmod 13 você terá esse recurso pois ela é baseada no marshmallow

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Gabriel Silva

Responder
Gabriel Silva
  • Posts no fórum: 8

04/02/2016, 19:42:35 via Web

Eu usava o Marshmallow, mas tive de fazer downgrade e tô com receio de atualizar novamente porque disseram que pode brickar.
Vou instalar a cyanogenmod então =D

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

04/02/2016, 20:08:53 via Web

Gabriel Silva

Eu usava o Marshmallow, mas tive de fazer downgrade e tô com receio de atualizar novamente porque disseram que pode brickar.
Vou instalar a cyanogenmod então =D

Brick só ocorre se você atualizar via OTA, se utilizar outros meios, não dão problema, mas caso queira fazer, sempre pesquise antes okay!?

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Helvio Dias
  • Posts no fórum: 6

04/03/2016, 20:17:52 via Web

Prezado Tobias,

Talvez vc possa me ajudar.

Instalei um SD 16 GB vel 4 no meu Moto G3 Turbo e pensava em mudar para um SD 32 GB vel 10.
Pergunto:

  1. Como transferir os app e outros arquivos do atual para o novo SD? Cópia simples?
  2. O recurso a que vc se refere no seu post é o que está no Android 6 em "Armazenamento e USB/ Cartão SD/Formatar como Portátil" ?
  3. Não há como fazer backup de tudo?

Obrigado

Helvio

Responder