Samsung Galaxy Tab — [TÓPICO FECHADO] Galaxy Tab E 9.6 Wi-Fi (SM-T560) com problemas de gerenciamento de bateria

  • Respostas:31
  • Respondido
CAV
  • Posts no fórum: 105

10/02/2016, 23:32:36 via Web

Olá. Tenho um Samsung Galaxy Tab E 9.6 Wi-Fi (SM-T560) que ainda está no Android 4.4.4 KitKat (vale constar que tem o SM-T561M, que é 3G) embora seja um tablet intermediário lançado em Junho de 2015 (o Android 5.1 Lollipop já estava rolando nessa época). O curioso é que três meses depois, a Samsung lançou nos Estados Unidos e Canadá o mesmo modelo mas com 7200 mAh de bateria (o nosso é 5000), 16 GB de memória interna (o nosso é metade), chipset Qualcomm Snapdragon 410 (o daqui é chipset Spreadstrum SC8830A) e Android 5.1.1 Lollipop (atualizável para o Android 7.1.1 Nougat), e veio com os códigos SM-T560NU (Wi-Fi) e SM-T567 (4G, exclusivo da operadora Verizon). Um lançamento bem esquisito, já que obviamente o modelo dos americanos e canadenses valem muito mais a pena do que o vendido internacionalmente. Mas enfim.

Não sei se é generalizado ou se só a minha unidade que está sendo afetada, mas o tablet quando você o deixa ligado a bateria até que se comporta bem. Contudo, quando eu resolvo desligar o dispositivo, se por um acaso o tablet está com 60% de bateria ou menos e ele fica poucas horas desligado, quando resolvo religá-lo eis a surpresa: o tablet não inicia. Supondo que seja a bateria, o ponho na tomada e o que eu descubro? Que a bateria estava zerada, vazia. Isso mesmo, ele drena a bateria mesmo desligado. São 5000mAh sendo que mais da metade se esvai em pouco tempo sendo que ligado cada porcento cai em um ritmo aceitável.

Não sei se é falha de hardware ou falha de software. Prefiro acreditar na segunda opção.

O que vocês me dizem?
image
image

— alterado em 29/12/2018, 20:27:00

Responder
Victor
  • Posts no fórum: 4

11/02/2016, 00:26:45 via App

tente um reset, daquele que é feito nas configurações, se não tenta o hard

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

11/02/2016, 22:29:22 via Web

Eu não acredito que seja questão de resetá-lo, já que isso foi feito recentemente e o aparelho se comporta bem quando ligado.

Responder
Soraya Monção
  • Posts no fórum: 1

16/12/2016, 10:20:32 via Web

Olá! Comprei no Black Friday este mesmo tablet e estou muito irritada porque ele passa a noite toda na tomada e de manhã simplesmente não está carregado! Encontro ele com somente 50% de bateria...

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

16/12/2016, 18:18:52 via Web

A Samsung finalmente mandou uma atualização de software para ele, depois de mais ou menos 1 ano na mesma.
Vamos ver se agora o tablet se comporta melhor.
Ainda na esperança de que, pelo menos, o Android 5.0.2 Lollipop seja distribuído para ele, mas nessa "altura do campeonato" e como o chipset dele não tem boa reputação nesse quesito, já nem crio muito expectativa à respeito.

Responder
Tiago
  • Posts no fórum: 2

13/06/2017, 21:20:56 via Web

Olá, CAV. Queria saber se o problema da bateria com o Galaxy Tab E 9.6 foi corrigido? E se você acha que vale a pena comprar ainda hoje nessa faixa de preço. Valeu.

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

14/06/2017, 05:33:06 via Web

É o seguinte, Tiago.

Depois da minha postagem, a Samsung mandou duas atualizações de software pra ele. Uma em Dezembro de 2016 (1 ano depois da última atualização que ele tinha recebido), com o patch mensal da Google de Novembro de 2016, e outra em Março de 2017, com o patch de Dezembro de 2016.

Mas na minha unidade, continua do mesmo jeito.

Daí se levanta a hipótese: ou os patches realmente não resolveram o problema, ou é um defeito do meu próprio aparelho, restrito no máximo a um pequeno lote. Sem relatos de outros usuários desse modelo, fica difícil chegar numa conclusão.

Agora, sobre se vale a pena comprá-lo em 2017 ou não, eu digo que depende. Ele está com Android defasado, com patch defasado (e não deve receber mais nada), mas tem um tamanho de tela interessante, pode servir para jogos casuais e visualização de vídeos (não esperando algo excelente nesse caso). Ah! E é melhor sempre garantir que o carregador original dele funcione, porque ele é bem exigente com carregador e cabo USB (mais uma vez, não sei se isso é restrito a meu aparelho, ou ao lote do meu aparelho, ou se é geral), isto é, se você colocar outro tipo de carregador, ele vai mostrar um "X" no ícone da bateria, e isso pode atrapalhar na hora de plugá-lo no computador, por exemplo.

Se você quer um tablet, eu ainda acho que você deveria investir um pouco mais e garantir um Galaxy Tab A ou, melhor ainda, um Galaxy Tab S.

— alterado em 15/06/2017, 05:51:13

Tiago

Responder
Tiago
  • Posts no fórum: 2

14/06/2017, 18:26:15 via Web

Valeu pela resposta, ajudou bastante.
Pode ser que esse problema da bateria seja restrito apenas a um lote realmente, mas mesmo que exista, não afetará muito caso não desligue o aparelho, correto?
No caso a necessidade de uso seria para aplicativos básicos de streaming e redes sociais, e reprodução de vídeos, não precisa ser algo muito bom. Não necessitando de um hardware melhor. Não encontrei opção melhor disponível nessa faixa de preço para dispositivos vendidos aqui no Brasil, infelizmente. Então acho que vou investir.
Muito obrigado pela ajuda.

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

15/06/2017, 05:50:37 via Web

Ligado, você não deve ter problemas com ele.
E é como eu falei, pra uso não hardcore, ele tá valendo.

Tiago

Responder
WILKIS CAMPOS
  • Posts no fórum: 1

30/06/2017, 02:35:03 via Web

Qual foi essa atualização que saiu pro Tablet SM-T560 e onde pegar?

CAV

Responder
Raoni Carvalho
  • Posts no fórum: 1

17/07/2017, 19:59:47 via Web

Opa, valeu pelo link.
Outra coisa, tem alguma rom para esse tablet?
O mais próximo que cheguei foi o Lineage OS, mas apenas para o SM-T560NU.

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

18/07/2017, 01:57:14 via Web

Pra falar a verdade, eu nunca corri atrás disso também (a verdade é que quem usa mais o dispositivo é o meu irmão).
E acho até justificável essa dificuldade em encontrar ROMs pra ele, já que não é tanta gente que tem esse modelo especificamente.

— alterado em 18/07/2017, 02:01:49

Responder
Douglas Ortega
  • Posts no fórum: 2

22/07/2017, 17:26:20 via Web

Prezado Cav, tenho esse mesmo tablet. Apesar de acha-lo bom pra navegação e leitura, principalmente por conta do tamanho da tela, tenho problemas com vídeos no YT.
Vídeos em 720p@60 fps ficam travando. O som continua a ser reproduzido e o vídeo trava.
Vc tem esse problema também? Será por conta de pouca memória?

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

24/07/2017, 01:37:20 via Web

Tem que verificar direitinho o que acontece, porque no app do YouTube, eu rodei vídeos a 720p e rodou sem maiores problemas (tudo bem que eu fiz um teste rápido, mas).
Certifique-se de que o problema não seja o próprio app do YouTube ou o web browser que você usa.
Já experimentou limpar os dados do aplicativo ou do browser que você usa?

Douglas Ortega

Responder
Douglas Ortega
  • Posts no fórum: 2

27/07/2017, 12:39:30 via Web

Sim, já tentei. Lembrando que não são vídeos 720p (esses rodam bem ). São vídeos 720p @60fps

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

28/07/2017, 21:45:59 via Web

Manda o link de um vídeo que seja 720 @60fps pra poder fazer o teste.

Responder
Guilherme Marcello
  • Posts no fórum: 1

15/08/2017, 01:52:12 via Web

Possuo um tab e e acontece a mesma coisa, de uns tempos para, achei que fosse problemas de bateria, apaguei aplicativos e nada, para testar retirei o cartão sd (um samsung classe 10 64gb) e aparentemente está funcionando bem mas tenho que testar mais para ter certeza que o problema n volte, de qualquer forma fica a dica :)

Responder
Miqueias Felipe
  • Posts no fórum: 1

07/11/2017, 03:30:43 via Web

otima explicação so poderia ter recomendado outros tablets melhores da samsug mesmo sabendo que nesse mercado não a concorrente para o Ipad

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

07/11/2017, 05:06:48 via Web

A intenção com essa postagem era relatar um problema de um modelo específico (e que depois de um tempo, ainda não ficou claro se é exclusivo da minha unidade ou se é um defeito crônico).
Mas como recomendação de tablets da Samsung:
► De entrada, é interessante avaliar a compra de intermediários anteriores, como o Galaxy Tab A 8.0 (2015) ou Galaxy Tab A 9.7
► Intermediário, avaliar o Galaxy Tab A 10.1 ou o Galaxy Tab A 8.0 (2017).
► Top de linha, avaliar o Galaxy Tab S3 ou Galaxy Tab S2 VE.

Responder
Reginaldo Silva
  • Posts no fórum: 1

19/11/2017, 13:22:23 via Web

Graças a Deus eu comprei o meu Galaxy Tab E 8.9 nos EUA e posso falar: é tudo isso de superior mesmo em relação ao modelo nacional....... Uma vergonha para nós brasileiros!

Responder
Diego Brenha Ribeiro
  • Posts no fórum: 3

22/12/2017, 04:56:25 via Web

Comprei o SM-T561M pra minha esposa mas ela não liga muito pra tecnologias e me repassou. Eu entrei em contato com a Samsung e eles disseram que ainda este ano eles trariam a atualização do android pro nosso modelo. Duvido muito. Mas eu estava pensando: em outros países, esse mesmo modelo SM-T561M já recebeu a atualização do lollipop, então pensei se eu mudasse o país de origem ou se instalasse uma versão do sistema que não tivesse vínculos com operadoras nacionais, talvez, conseguíssemos essas benditas atualizações. Vou testar. Mas se alguém souber de algo por favor avise.

CAV

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

23/12/2017, 02:53:43 via Web

Nem você nem o atendente estão bem informados.
O modelo brasileiro (que é o modelo internacional), seja ele apenas Wi-Fi ou 3G, nunca teve sequer planos de sair do Android 4.4.4 KitKat.
E estamos falando de um tablet lançado em junho de 2015, ou seja, todas as possibilidades dele receber uma atualização já eram faz tempo!
Ou seja, ESQUEÇA ATUALIZAÇÃO! NÃO VAI TER!

O que acontece é que nos Estados Unidos e no Canadá foram lançados duas variantes do Galaxy Tab E 9.6 com características específicas: o SM-T560NU (Wi-Fi) e o SM-T567 (LTE, exclusivo da operadora Verizon). Esses sim saíram de fábrica com o Android 5.1.1 Lollipop, e atualmente rodam o Android 7.1.1 Nougat.

Responder
Diego Brenha Ribeiro
  • Posts no fórum: 3

04/01/2018, 05:21:37 via Web

Valeu pela resposta.
Mas alguém saberia informar se tem pelo menos um CM pra colocar nele? Pqp mesmo com o root e o microsoft launcher as configs dele me irritam!!! rs
Valeu aí d qq modo pela ajuda
Só comprei por conta dela pq se dependesse de mim Samsung só serve pra televisores rs

Responder
Jaimison Procópio
  • Posts no fórum: 1

27/02/2018, 15:03:21 via Web

Você conseguiu instalar ROM do modelo SM-T560NU no modelo brasileiro SM-T560? Estou com essa duvida aqui se aceita. Quase fazendo um teste as cegas para saber.

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

28/02/2018, 04:01:42 via Web

Jaimison Procópio

Você conseguiu instalar ROM do modelo SM-T560NU no modelo brasileiro SM-T560? Estou com essa duvida aqui se aceita. Quase fazendo um teste as cegas para saber.

Primeiro, que já não estou mais com o Galaxy Tab E 9.6.
Segundo, nem faça essa besteira!
As especificações de hardware do SM-T560NU são diferentes do nosso SM-T560.
É bootloop e dor de cabeça na certa!

Responder
Samurai RJ
  • Posts no fórum: 3

17/03/2018, 04:40:02 via Web

Boa noite Cav,

Help:

Cogito comprar o tab E para usar exclusivamente email, fotos medianas, office e youtube..vc acha que atende???

outro ponto: ele ainda recebe atualização do android? parece que ele vem com 4.4.... qual a ultima versão do android para ele via samsung?

obrigado

Responder
CAV
  • Posts no fórum: 105

18/03/2018, 18:30:39 via Web

Samurai RJ

Boa noite Cav,

Help:

Cogito comprar o tab E para usar exclusivamente email, fotos medianas, office e youtube..vc acha que atende???

outro ponto: ele ainda recebe atualização do android? parece que ele vem com 4.4.... qual a ultima versão do android para ele via samsung?

obrigado

Eu, se fosse você, consideraria o Galaxy Tab A 9.7 ou o Galaxy Tab A 10.1 caso esteja procurando por um tamanho de tela razoável.
O primeiro, embora seja tão antigo quanto o Galaxy Tab E 9.6, ao menos, já conta com o Android 7.1.1 Nougat.
O segundo, embora possa ser um pouco mais caro, é um pouco mais novo, e ainda pode receber o Android 8.1.0 Oreo.

Se o tamanho de tela não for essencial, eu recomendo você considerar o Galaxy Tab A 8.0 (2017), que embora seja um pouco mais caro, deve durar um bom tempo com você, além de provavelmente poder receber até mesmo o Android P.

Galaxy Tab E 9.6 já é um tablet obsoleto, ao qual eu não recomendo para compra, por mais interessante que esteja o preço (a não ser que você importe o modelo norte-americano).

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 237

18/03/2018, 23:35:48 via App

Diego Brenha Ribeiro

Valeu pela resposta.
Mas alguém saberia informar se tem pelo menos um CM pra colocar nele? Pqp mesmo com o root e o microsoft launcher as configs dele me irritam!!! rs
Valeu aí d qq modo pela ajuda
Só comprei por conta dela pq se dependesse de mim Samsung só serve pra televisores rs

CyanogenMod já morreu, agora é LineageOS! Mas de qualquer forma, não existe a LineageOS(antiga CyanogenMod) para nosso modelo, que vergonha para nós brasileiros(não tenho nenhum tablet)!

Não diga nada sem Moto G!

Responder
Marcelo Antunes
  • Posts no fórum: 9

25/12/2018, 22:59:43 via Web

Ola, boa noite.

Eu tenho o mesmo tablet, e achei uma rom alternativa para ele pelo XDA, ainda é 4.4.4 mas é melhor do que que a original, só não aconselho a fazer root, pois no meu caso ele deu bug e to tentando arrumar ele.

Link: forum.xda-developers.com/galaxy-tab-e/development/rom-lightning-t3716039

O post não é meu, achei e fiz o passo a passo, tem até video demonstrando como fazer, quem for fazer é por sua conta e risco!!!!!!!!!!!

Responder
Valdenir cardoso de freitas
  • Posts no fórum: 1

08/11/2019, 01:52:33 via Web

CAV

Olá. Tenho um Samsung Galaxy Tab E 9.6 Wi-Fi (SM-T560) que ainda está no Android 4.4.4 KitKat (vale constar que tem o SM-T561M, que é 3G) embora seja um tablet intermediário lançado em Junho de 2015 (o Android 5.1 Lollipop já estava rolando nessa época). O curioso é que três meses depois, a Samsung lançou nos Estados Unidos e Canadá o mesmo modelo mas com 7200 mAh de bateria (o nosso é 5000), 16 GB de memória interna (o nosso é metade), chipset Qualcomm Snapdragon 410 (o daqui é chipset Spreadstrum SC8830A) e Android 5.1.1 Lollipop (atualizável para o Android 7.1.1 Nougat), e veio com os códigos SM-T560NU (Wi-Fi) e SM-T567 (4G, exclusivo da operadora Verizon). Um lançamento bem esquisito, já que obviamente o modelo dos americanos e canadenses valem muito mais a pena do que o vendido internacionalmente. Mas enfim.

Não sei se é generalizado ou se só a minha unidade que está sendo afetada, mas o tablet quando você o deixa ligado a bateria até que se comporta bem. Contudo, quando eu resolvo desligar o dispositivo, se por um acaso o tablet está com 60% de bateria ou menos e ele fica poucas horas desligado, quando resolvo religá-lo eis a surpresa: o tablet não inicia. Supondo que seja a bateria, o ponho na tomada e o que eu descubro? Que a bateria estava zerada, vazia. Isso mesmo, ele drena a bateria mesmo desligado. São 5000mAh sendo que mais da metade se esvai em pouco tempo sendo que ligado cada porcento cai em um ritmo aceitável.

Não sei se é falha de hardware ou falha de software. Prefiro acreditar na segunda opção.

O que vocês me dizem? comprei um t561 me ferrei pois android 4.4 e não tem atualização precisava no mínimo 6.0 Samsung nunca mais.
![image][1]
[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6745389/image/br_SM-T560NZKPZTO_000000001_Front_black.jpg
![image][2]
[2]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/6745389/image/Screenshot_2016-03-25-13-41-40-1459044423885.png

Responder
Bellardini
  • Posts no fórum: 2

20/06/2021, 16:34:55 via Web

Não consigo realizar a atualização. Sempre da erro e não consigo entrar no twrp.

Responder