Gravar vídeos utilizando microfone externo

  • Respostas:25
Victor Catão
  • Posts no fórum: 1

09/06/2016, 20:49:26 via Web

Olá. Recentemente comprei um microfone de lapela e um adaptador pra coloca-lo no celular. Quero gravar vídeos com o áudio do microfone externo (lapela). Quando eu uso o aplicativo de gravação de áudio, ele usa o microfone externo. Quando eu coloco pra gravar video, ele usa o microfone interno do celular. Já utilizei aplicativos como IgCamera e Cinema FV-5 mas não funcionou.
Estou fazendo a seguinte ligação: adaptador P3/P2 (imagem abaixo) no celular e o lapela (Sony ECM-CS3) conectado no adaptador

image

— alterado em 09/06/2016, 20:52:39

Wellington Coelho

Responder
Wellington Coelho
  • Posts no fórum: 1

01/12/2016, 15:57:38 via Web

Victor Catão

Olá. Recentemente comprei um microfone de lapela e um adaptador pra coloca-lo no celular. Quero gravar vídeos com o áudio do microfone externo (lapela). Quando eu uso o aplicativo de gravação de áudio, ele usa o microfone externo. Quando eu coloco pra gravar video, ele usa o microfone interno do celular. Já utilizei aplicativos como IgCamera e Cinema FV-5 mas não funcionou.
Estou fazendo a seguinte ligação: adaptador P3/P2 (imagem abaixo) no celular e o lapela (Sony ECM-CS3) conectado no adaptador

![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7344230/image/cabo-adaptador-p3-p2-combo-p-fone-e-microfone-headset-415211-MLB20520921894_122015-F-1465498355036.jpg

Galera, estou com o meu problema. Eu testei o microfone (Sony ECM-CS3) com o adaptador no meu iPad Air e ele funcionou perfeitamente, gravando no app nativo do iOS em dois canais. Eu só não funcionou no Android - uso um Nexus 6P. Já tentei diversos apps e nenhum deles funcionou. Alguém poderia dar uma força?

Responder
Adriana Sousa
  • Posts no fórum: 2

29/12/2016, 17:32:59 via Web

Amigo baixe esse aplicativo foi o único que resolveu meu problema
open camera

Responder
Adriana Sousa
  • Posts no fórum: 2

29/12/2016, 17:34:12 via Web

Aí vc vai em configurações de vídeo e em áudio vc colocar na opção áudio externo.

Samuel Antunes Bolsonaro

Responder
Emmanuel Queiroz
  • Posts no fórum: 1

24/02/2017, 23:10:31 via Web

Caros, tenho um MOTO G4 PLUS. Excelente telefone, mas pelo que vi, com problemas no app Camera que não consegue captar de microfone de lapela, o meu é o BOYA BY-M1. Estou testando o Open Camera, ele grava do microfone externo, mas só se a opção "Gravar o áudio ao redor enquanto filma" estiver habilitado. Isso faz com que capte ainda do ambiente. Alguém já mexeu nessa configuração?

Responder
Junior Gasojr
  • Posts no fórum: 1

29/07/2017, 16:53:40 via Web

Estou com o mesmo problema

Responder
Li Deliberali
  • Posts no fórum: 2

27/09/2017, 21:44:59 via Web

Estava com o mesmo problema: microfone lapela Sony ECM-CS3 com adaptador P3/P2, smartphone Moto G e Sansung S5, aplicativo Open Camera. O celular reconhecia o microfone somente como fone de ouvido, e o áudio gravado era o do próprio celular, mesmo configurado como fonte do áudio um Microfone Externo. Como no Open Camera não tem monitor de áudio, instalei o aplicativo Cinema FV5 lite e neste identifica o microfone e o fone de ouvido quando conectado, e só assim tive certeza que o microfone não estava com defeito, e que o problema seria alguma outra coisa. Para minha surpresa, percebi que a ordem das conexões altera a captação, acreditem se quiser, mas comigo funcionou só quando conectei o adaptador primeiro no celular (sozinho, sem microfone conectado), e só depois conectei o microfone no adaptador. No meu caso funcionou assim tanto no Open Câmera quanto no Cinema FV5. Já fiz vários testes, coloquei na timeline e o áudio estéreo está correto e com qualidade!
Espero que dê certo pra vocês também! :D

Responder
Rubens Moreno
  • Posts no fórum: 4

07/11/2017, 19:25:38 via Web

Caros, Solucionado de duas formas:
1) Para aparelhos da família Samsung, tentei a solução acima (Li Deliberari), conectando primeiro o adaptador e depois o Mic de lapela. Funcionou perfeitamente. Link do adaptador, já citado acima.
2) Para aparelhos MOTOROLA, como MOTO X, deve-se, além do adaptador acima, acrescentar um adaptador de HeadSet AHJ (Padrão Samsung), ou CTIA, para OMTP (Padrão Motorola e LG), ou seja, os pinos 1 e 2 do conector P2 de 4 contatos, devem ser invertidos.
Como eu havia comprado um adaptador de mic e fone separados, para um conector de 4 contatos, tive que inverter o contato 1 com o 2. Existem links que esclarecem esses diferentes padrões (AHJ e OMTP):
Além desta inversão, para os aparelhos Motorola, o fone de ouvido deve estar conectado, caso contrário o aparelho não libera o mic externo e continua gravando com o mic interno. Caso você não tenha fone de ouvido, pode-se colocar um plugue P2 estéreo com dois resistores de 33 OHM em cada canal, desse modo o telefone libera a gravação com o Mic externo de lapela.
Foi usado um Mic de Lapela Sony ECM-CS3. Ficou excelente a gravação.
Caso dalguém necessite um diagrama ilustrativo, é só dizer como faço para acrescentar uma figura. Espero ter ajudado. Deus abençoe a todos. Abraço.

Responder
Li Deliberali
  • Posts no fórum: 2

07/11/2017, 19:33:18 via Web

Arrasou Rubens! Parabéns e obrigada pelas instruções! :D

Responder
Rubens Moreno
  • Posts no fórum: 4

07/11/2017, 19:53:00 via Web

Conector adaptador de AHJ ou CTIA para OMTP:
image

RobertDF

Responder
Rubens Moreno
  • Posts no fórum: 4

07/11/2017, 19:55:46 via Web

Adaptador inicial que comprei para conectar o Samsung Galaxy S7:
image

Responder
Rubens Moreno
  • Posts no fórum: 4

08/11/2017, 01:20:28 via Web

Obrigado. Abaixo vai o diagrama da ligação com os dois tipos de aparelhos, Samsung e Moto X:
image

Responder
Waldinei Smith
  • Posts no fórum: 1

08/03/2018, 20:57:30 via Web

Mesmo com o aplicativo open camera o microfone externo não funciona.

Responder
Flávio Pontes
  • Posts no fórum: 7

14/03/2018, 00:36:01 via Web

Pessoal, já fiz tudo que vcs fizeram e nada.
Teno um galaxy Note 8 e usei mic de lapela, mic de mao com cabo p2, conectei por ordem como falaram, coloquei em mic externo e nao consigo gravar com som do mic.

já estou no terceiro adaptador que é o pretinho que vcs citaram à cima. nem um deles rolou.

que mais posso fazer?

abs

Responder
Carlos Eduardo L Joaquim
  • Posts no fórum: 1

16/04/2018, 23:29:22 via Web

Funcionou perfeitamente pra mim, Li Deliberali!
Muito obrigado!

Responder
Samuel Antunes Bolsonaro
  • Posts no fórum: 1

02/08/2018, 04:13:27 via Web

Adriana Sousa, sua dica foi muito boa, seguir sua dica e deu muito certo pra mim. Agora posso fazer vídeos no Smartphone usando um microfone externo, sou seja, não uso o microfone onde o smartphone capita o som, uso um microfone como o de lapela ou o de mão. podem baixar o App: open câmera

Responder
Kevin Prado
  • Posts no fórum: 1

12/11/2018, 02:44:24 via Web

Boa noite. Utilizo o app OpenCamera para gravar com meu lapela Boya. Não uso adaptador, ligo direto e funciona.

Porém tenho uma dúvida, espero estar no tópico certo e não estar incomodando: quando ouço as gravações, a todo momento de silêncio, o nível do volume abaixa muito, praticamente mutando a gravação momentaneamente. Isso incomoda muito, porque sou músico e faço muitas gravações de ideias com o violão. Em momentos onde a dinâmica é mais "piano", a gravação fica cheia de picotes. Essa situação também acontece com apps de gravação de áudio apenas. Hoje fiz um teste com um ruído contínuo de um climatizador, e devido a esse ruído, não houveram cortes. É somente no silêncio que ocorre.

Seria característica do microfone, que teria compressor interno, ou há alguma configuração a ser feita?

Obrigado!

Responder
Maurício S. Freitas
  • Posts no fórum: 1

25/11/2018, 20:57:03 via Web

Obrigado Li, funcionou tudo certinho quando segui sua dica de ligar primeiro o adaptador e depois o microfone . obrigado. :D

Responder
Rodrigaozap
  • Posts no fórum: 1

30/05/2019, 06:56:56 via Web

Amigo....estou passando por um problema semelhante é até agora vc é o único que vi com possíveis soluções....Meu caso é o seguinte...possuo um galaxy s8 plus...comprei um mic de lapela sem fio marca boya by-wm6...o cabo dele vem p2 p2....comprei uns 3 adaptadores ja p2 p3....resumindo nao a cristo que funcione...ele reconhece o adaptador...mais quando ligo o mic....é como se mutasse ...nao capta nem mic interno nem externo....se eu por acaso pegar o lapela de fio e ligar direto funciona na boa....ja sei vc tá pensando que o mic sem fio não funciona...Mais agora te digo por incrível que pareça...ja testei em a5...a7...j5...j7...em todos esses funciona kkk
Se puder me ajudar agradeço
Obrigado

Responder
Jorge Fernandez
  • Posts no fórum: 1

30/07/2019, 22:28:04 via Web

Olá... tenho um iphone 7, tenho esse mesmo problema que não consigo gravar sem desabilitar o mic do aparelho. O Open Camera não tem disponível para IOS, correto? Como solucionar isso? Obrigado!

Responder
Filipe
  • Posts no fórum: 1

19/10/2019, 02:18:01 via Web

Rodrigo, conseguiu resolver o problema com o S8?
Estou tentando usar um yoga ht81 no s8, porém, sem sucesso. Já tentei o adaptador, utilizar diferentes ordens, sem fone de ouvido, com fone... e nada.

Responder
RobertDF
  • Posts no fórum: 19

25/01/2020, 22:05:34 via Web

Estou com o mesmo problema com OnePlus 6. Já estava imaginando que poderia ser alguma questão da própria OnePlus.
Já testei com vários Apps e não tá dando certo.
O lapela que eu comprei já é aquele com as 3 fases do plug (conforme orientação do vendedor).
Ainda não testei com adaptador. Vou procurar aqui em BSB se consigo pra fazer novos testes

Responder
Fernando
  • Posts no fórum: 1

24/03/2020, 21:06:08 via Web

Boa tarde!

Rodrigo,

Conseguiu conectar o microfone externo?

Tenho um samsung S8 e estou tentando tirar o som de uma mesa de som para fazer uma live e não consigo.

— alterado em 24/03/2020, 21:07:04

Responder
Vinícius Caniço
  • Posts no fórum: 2

23/06/2020, 00:28:17 via Web

Li Deliberali

Excelente explicação e fez todo sentido pra mim. Mas não resolveu, pois meu xiaomi A3 não reconhece direito o adaptador. Eu sei disso porque quando conecto o fone de ouvido com microfone, ele mostra um ícone na tela dizendo que tem fone e microfone externo conectados. Mas quando coloco qualquer adaptador ele só mostra o ícone do fone. E só às vezes, quando eu conecto o microfone no adaptador, que o ícone mostra o microfone. Mas isso só dura alguns segundos e já atualiza só para fone de novo.
Penso que há realmente algum problema de reconhecimento do microfone externo ou do adaptador em relação ao fabricante Xiaomi.
Talvez a única maneira seja arrumar um aplicativo que force o telefone à usar o microfone externo. O open câmera, por exemplo, não força o uso do microfone externo, mas sim da uma opção de usar o microfone externo caso ele esteja ativo. Ou seja se o telefone não reconhece o microfone, então o open câmera também não.

O que acham?

— alterado em 23/06/2020, 00:29:25

Responder
Vinícius Caniço
  • Posts no fórum: 2

23/06/2020, 00:31:15 via Web

Rubens, valeu pela resposta. Mas eu não entendi como saber como identificar o tipo de conector. Talvez possa ser o problema do meu xiaomi.

Responder
Alex Boik
  • Posts no fórum: 1

23/04/2021, 20:26:51 via Web

Olá, também tive inúmeras dificuldades em conectar um mic externo para gravar vídeos e podcasts, mesmo com adaptadores recomendados... A minha solução foi usar o próprio cabo do headset original Samsung, cortar os fones e injetar o sinal de áudio (rec out) de uma mesa de som, direto nos terminais que antes seriam da plaquinha do microfone, soldando-os a um plug RCA (áudio in)... O cabo reconheceu automaticamente e tudo funcionou satisfatoriamente, sem mais gambiarras... Cuidem bem da blindagem do fio e do isolamento para não induzir ruído de fundo (rumble)... Boa sorte! :-)

Responder