Funcionalidade de Software

  • Respostas:6
Marcelo Ferraz
  • Posts no fórum: 4

01/08/2017, 15:53:36 via Web

O Google Play Services estava consumindo muito da minha franquia de Dados, então restringi seu consumo em Segundo Plano, assim como já fiz com outras aplicações da Google e também Apks.
Porém, parece-me que esta manobra comum é irreversível para o Services, diferentemente se comparado à Play Store em sí.
Uma vez que esse tal de Services não utiliza Dados em Primeiro Plano e isto faz com que não apareça no medidor de Dados ou uso de Dados da referida e "Querida" Samsung.
Pois, se aparecesse ao utilizar Dados em Primeiro Plano, clicaria em cima para reabilitar a restrição em Segundo Plano, como faço com qualquer aplicação que não seja nativa.
Porém, esse Services da Google é um tanto peculiar, já que existe aplicações nativas - ex: Drive, Gmail etc... que têm ícones na grade do aparelho, ou seja, dá para entrar dentro de sua aplicação e purisso gastar Dados em Primeiro Plano como dito.
Será que é mesmo irreversível?
Será que não é exclusividade da Samsung?
Não deveria haver uma funcionalidade que permite manualmente restringir e reabilitar Dados em Segundo Plano como qualquer aplicação da Google ou não, nativa ou não e com ícone ou não, de forma paralela ao medidor de Dados de fábrica?
Obs. A sincronização está somente habilitada para wi-fi na Store, logo, não é purisso que restringi o Segundo Plano do Services, porque consumia assim mesmo.
Era pra ser uma restrição temporária já que naquele momento não utilizada aplicações secundárias, mas hoje, preciso reabilitar para não ficar pedindo atualização do Services, sendo que já realizei isso e ao pedir atualização toda hora, aplicações da Google e mesmo de terceiros não funcionam corretamente.
Sei que quando se restringe o Services sobe uma nota, qual informa que poderá algumas aplicações não funcionar correctamente, porém como esperado, era para esta restrição assim como qualquer outra aplicação podesse ser reabilitada, naquele mesmo lugar dentro do Uso de Dados que mede quais os aplicativos estão consumindo mais internet.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

01/08/2017, 18:16:24 via App

Marcelo Ferraz

O Google Play Services estava consumindo muito da minha franquia de Dados, então restringi seu consumo em Segundo Plano, assim como já fiz com outras aplicações da Google e também Apks.
Porém, parece-me que esta manobra comum é irreversível para o Services, diferentemente se comparado à Play Store em sí.
Uma vez que esse tal de Services não utiliza Dados em Primeiro Plano e isto faz com que não apareça no medidor de Dados ou uso de Dados da referida e "Querida" Samsung.
Pois, se aparecesse ao utilizar Dados em Primeiro Plano, clicaria em cima para reabilitar a restrição em Segundo Plano, como faço com qualquer aplicação que não seja nativa.
Porém, esse Services da Google é um tanto peculiar, já que existe aplicações nativas - ex: Drive, Gmail etc... que têm ícones na grade do aparelho, ou seja, dá para entrar dentro de sua aplicação e purisso gastar Dados em Primeiro Plano como dito.
Será que é mesmo irreversível?
Será que não é exclusividade da Samsung?
Não deveria haver uma funcionalidade que permite manualmente restringir e reabilitar Dados em Segundo Plano como qualquer aplicação da Google ou não, nativa ou não e com ícone ou não, de forma paralela ao medidor de Dados de fábrica?
Obs. A sincronização está somente habilitada para wi-fi na Store, logo, não é purisso que restringi o Segundo Plano do Services, porque consumia assim mesmo.
Era pra ser uma restrição temporária já que naquele momento não utilizada aplicações secundárias, mas hoje, preciso reabilitar para não ficar pedindo atualização do Services, sendo que já realizei isso e ao pedir atualização toda hora, aplicações da Google e mesmo de terceiros não funcionam corretamente.
Sei que quando se restringe o Services sobe uma nota, qual informa que poderá algumas aplicações não funcionar correctamente, porém como esperado, era para esta restrição assim como qualquer outra aplicação podesse ser reabilitada, naquele mesmo lugar dentro do Uso de Dados que mede quais os aplicativos estão consumindo mais internet.

Então jovem, o que eu vejo aqui é o seguinte... Possuo um Moto X Style com o Nougat 7.0 e nele consigo restringir o acesso aos dados mas mesmo assim deixo acesso ao Play Services mesmo tendo apenas 300MB de dados por mês, pois pelo meu uso percebo que o Services só consome mais dados se: Ele vai ser atualizado ou se ele está sendo usado por outra aplicação, geralmente o consumo de dados dele vem do App do Google, Backup do Fotos ou algum serviço específico do smartphone.
A única vez que vi problema nele com relação a consumo, foi de bateria, época em que ele não conseguia fazer o upload de uma foto/vídeo no app Fotos.
Enfim, sugiro você checar cada app seu se não são eles que estão usando serviços do Services para consumir dados exageradamente, como sincronização em curtos períodos ou backups, hospedagem ou algo assim e você não comentou qual é o seu dispositivo e versão.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Marcelo Ferraz
  • Posts no fórum: 4

01/08/2017, 18:39:14 via Web

Meu Chará, meu Chará, lógico que no seu aparelho vc consegue restringir o Services, lógico que seu consumo é por razão de gerenciamento ou sincronização usados pelos demais apps, a questão não é porque decidi ou não restringir o Services para Segundo Plano, independente se no seu aparelho comparado com o meu e em dias alternados esse consumo varia a quantidade de Dados, mas, na impossibilidade que vejo na minha experiência como usuário e não técnico em software de reverter esse processo.
Eis a descrição que faltou... Samsung Galaxy Pocket GT-S5312B obrigado, pela atenção!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

01/08/2017, 18:49:47 via App

Marcelo Ferraz

Meu Chará, meu Chará, lógico que no seu aparelho vc consegue restringir o Services, lógico que seu consumo é por razão de gerenciamento ou sincronização usados pelos demais apps, a questão não é porque decidi ou não restringir o Services para Segundo Plano, independente se no seu aparelho comparado com o meu e em dias alternados esse consumo varia a quantidade de Dados, mas, na impossibilidade que vejo na minha experiência como usuário e não técnico em software de reverter esse processo.
Eis a descrição que faltou... Samsung Galaxy Pocket GT-S5312B obrigado, pela atenção!

Você não entendeu o que eu quis passar... Quis dizer que dependendo do smartphone que você tem e versão do Android, você consegue acesso a certos recursos ou não, esse é um ponto.

O outro ponto é pra você rever o seu uso e apps para checar se o consumo não vem de algum app seu e não o services do nada, não querendo defender ele =P mas você ter uma ideia que não é outra coisa entende?

Sobre ter ou não a possibilidade de ativar ou não a restrição, isso é no tópico acima, no Android "puro" do Nougat há essa opção, se em um Android modificado por uma fabricante não tem aí é realmente algo muito chato para o usuário ou limitação do sistema modificado que você está usando.

Sobre a questão técnica, também respondi acima, em um dispositivo mais atual e com versão mais atual do Android você terá essa opção.

Sei que a diferença entre smartphones, versões de Android e a versão do Android de cada fabricante possuem suas diferenças então talvez você só consiga o que quer em uma versão mais recente do Android em um dispositivo mais recente infelizmente (Não estou contando com sistemas customizados {Custom ROMs})

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Marcelo Ferraz
  • Posts no fórum: 4

01/08/2017, 22:13:31 via Web

Te chamei a atenção, pois, vejo que é você quem não entendeu nada.
É lógico que um 7.0 tem mais recursos que um 4.0, porém sejamos específicos!
O seu segundo ponto já foi esclarecido, não voltarei dizer.
Já sua explanação conclusiva e as últimas estrofes não são coerentes, diante do post primário.
"Ter ou não possibilidade de ativar (ou não) ? a restrição" daí, voltamos ao vazio vertente do seu segundo ponto, uma vez que qualquer Android com GSM tem esta opção.
Ainda, na segunda parte da explanação referida, você diz que no Nougat "puro" - oxe, essa expressão é a raíz da incoerência nas últimas estrofes ditas - diz que há essa opção, não falando com clareza se somente opção de restringir, oque seria novamente seria óbvio ou a de desrestringir.
Caso seja desrestringir, peço desculpas, mas, sua resposta contém muitas pontas soltas com tom de obviedade.
Porém, sendo mesmo esta a compreensão, solicito um print que pode ser enviado para marcel18feh@gmail.com tá?
Pra finalizar informo que meu Android não é modificado, nem há nele ademais customizações.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

01/08/2017, 22:37:07 via App

Marcelo Ferraz

Te chamei a atenção, pois, vejo que é você quem não entendeu nada.
É lógico que um 7.0 tem mais recursos que um 4.0, porém sejamos específicos!
O seu segundo ponto já foi esclarecido, não voltarei dizer.
Já sua explanação conclusiva e as últimas estrofes não são coerentes, diante do post primário.
"Ter ou não possibilidade de ativar (ou não) ? a restrição" daí, voltamos ao vazio vertente do seu segundo ponto, uma vez que qualquer Android com GSM tem esta opção.
Ainda, na segunda parte da explanação referida, você diz que no Nougat "puro" - oxe, essa expressão é a raíz da incoerência nas últimas estrofes ditas - diz que há essa opção, não falando com clareza se somente opção de restringir, oque seria novamente seria óbvio ou a de desrestringir.
Caso seja desrestringir, peço desculpas, mas, sua resposta contém muitas pontas soltas com tom de obviedade.
Porém, sendo mesmo esta a compreensão, solicito um print que pode ser enviado para marcel18feh@gmail.com tá?
Pra finalizar informo que meu Android não é modificado, nem há nele ademais customizações.

Vejamos, quando eu digo sobre a possibilidade de ter ou não e sobre a possibilidade de ativar ou não, é sobre o seguinte exemplo:

Tenho um Motorola com Nougat, como ele segue os padrões do Android puro, ele tem certas opções e recursos que não foram substituídos, removidos ou melhorados por alguma fabricante, como a Samsung, LG, Sony entre outras, vou dar um exemplo básico fora do seu assunto.

No Android puro apartir do Marshmallow é possível unir a memória interna com a externa (Cartão SD) somando as duas e fazendo o dispositivo ter um grande e único armazenamento.

Outro exemplo seria as permissões, algumas fabricantes permitiam controlar algumas permissões antes do Android puro permitir.

Continuando...

Hoje todo Android possui o Google Play Services, pois é através desse módulo que a Google adiciona recursos e melhora a segurança do mesmo, então ele se tornou algo super importante, como você bem disse, precisa manter ele no dispositivo e atualizado para outros aplicativos e recursos funcionarem corretamente.

Agora, apartir do momento que você quer limitar o uso de dados desse aplicativo/serviço essencial ao Android aí você pode ter limitações para fazer isso ou não!

O fato de ter dito que você pode ou não é devido eu já ter mexido em alguns dispositivos, talvez assim como você, mas como essa ação é algo que eu não faria, é algo que não posso te dar certeza que todas as fabricantes e versões do Android vão te dar essa possibilidade, como nos exemplos que citei acima.

Comentei que aqui no Nougat puro, há essa opção, mas em outro fabricante e versão de Android talvez isso seja uma limitação.

Uma coisa que eu acho que talvez você não saiba ou tem dúvidas é que assim como existe a versão do Android Nougat da Motorola que chega próximo do puro (por isso eu coloquei entre aspas), o Nougat da Samsung é diferente! Vai ter semelhanças e vai ter diferenças. O Nougat Puro realmente é o da Google, ou seja, ela idealiza de um jeito mas as fabricantes vão e mudam algumas coisas.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Marcelo Ferraz
  • Posts no fórum: 4

01/08/2017, 23:08:17 via Web

Agora sim, seu texto foi claro até por d+ diria, embora, algumas analogias desnecessárias.
Mas, o foco fugiu do post primário que requer uma solução para Samsung e no que tange alguém - fugindo da terceira pessoa - independente do motivo restringir o Services e querer tempo depois, manualmente ou não, desrestringir ou reativar por assim dizer.
De qualquer forma agradeço seus comentários chará...

Responder