Motorola Moto G — [SOLUÇÃO] IMEI zero Moto G5 Plus após instalar a Stock Rom

  • Respostas:12
Claudio Santos
  • Posts no fórum: 7

06/06/2018, 00:21:40 via Web

Olá pessoal.

Eu tive uma bela surpresa quando voltei para a stock rom no meu aparelho, bem detecta o chip mas não tem sinal e quando olho o IMEI ele esta zerado. Garimpei o Youtube e a internet por 5 dias direto e nada; após muito procurar encontrei e devido essa dificuldade acredito que outros também os têm, então vou ensinar como fiz.

O processo funcionou comigo mas pode ser que não funcione com o seu aparelho, o meu é um Moto G5 Plus e também não cubro qualquer dano que venha ocorrer no aparelho, faça por sua conta e risco.

Antes que prossiga com o tutorial gostaria de esclarecer problema que tive a como solucionei.
Eu tinha feito um backup da pasta EFS no TWRP com a Rom Pixel Experience instalada e instalei a Stock Rom e restaurei a pasta mas o sistema não iniciou então eu fiz como dito abaixo mas na primeira atualização de segurança o IMEI voltou a zero, ai tentei novamente restaurar o backup da pasta EFS e deu certo, na primeira vez que restaurei eu tinha usado o TWRP de 64-bits e deu errado e agora usei o de 32-bits e foi normal, o sistema iniciou, voltou o IMEI e faço ligações normalmente.

Então antes de seguir o tutorial tente fazer como eu fiz, instale uma rom que funcione o sinal e faça o backup da pasta EFS usando o TWRP 32-bits e copie o backup para o PC, instale a Stock Rom e depois o TWRP de 32-bits e restaure a pasta EFS.

Vão precisar do seguinte

TWRP: https ://dl. twrp .me/potter/twrp-3.2.1-0-potter.img .html

Uma rom onde o sinal apareça (eu usei a Pixel Experience que já funciona sem problemas, inclusive a câmera tem mais opções que a de outras rom)

Uma Stock Rom de sua preferência, aqui estão algumas opções: https ://mirrors.lolinet .com/firmware/moto/potter/official/RETAIL/

Os comandos "fastboot erase modemst1" e "fastboot erase modemst2".

.bat da instalação rom: http ://www.mediafire .com/file/gywlydba6ymj3zc/Flash_Moto_G5_plus.bat/file

ADB+fastboot: http ://www.mediafire .com/file/oz5aa8ou34ybsqk/adb+fastboot+COMANDOS.rar

Drivers da Morotola: https ://motorola-global-portal-pt.custhelp .com/app/answers/detail/a_id/89879/~/onde-posso-baixar-os-drivers-usb-para-o-meu-aparelho%3F

Lembre de remover os espaços dos links!

Para quem conhece os comandos e já tem uma ideia de como é instalar uma rom vou adiantar o processo nesse comentário, já para quem não conhece bem ou não conhece nada siga o passo a passo!

Seguinte você vai instalar uma rom e vai reiniciar no modo fastboot, coloque os 2 comandos do passo 12 (são os mesmo citados acima) agora inicie o sistema novamente para ele restaurar o IMEi, logo quando o sistema ligar volte ao fast-boot e com o celular plugado no computador abra o .bat com a stock rom na pasta do adb+fastboot e quando terminar pode ligar o aparelho que já deve estar tudo bem.

Fiz um passo a passo bem detalhado para tentar evitar confusões, porém estou fazendo tudo de cabeça se algo der errado escreva nos comentários!

  1. Extraía os arquivos do Adb+Fastboot para a área de trabalho para facilitar

  2. Cole na memória interna do celular o .zip da rom que funciona o sinal

  3. Extraía e cole sua stock rom na pasta adb+fastboot e também o .bat e o TWRP

  4. Agora abra o cmd e digite "cd desktop\adb+fastboot", em seguida digite "fastboot devices" você deverá receber uma resposta como algo do tipo "01526464 fastboot" isso indica que seu celular esta devidamente conectado

  5. Agora desligue o celular e entre no modo fastboot segurando as teclas volume "-" (menos) e power simultaneamente até que a tela apareça

  6. Conecte o celular no PC pelo cabo USB

  7. Agora volte à janela do cmd e digite ou copie e cole o comando "fastboot flash recovery twrp-3.2.1-0-potter.img" e pressione enter

  8. Agora no celular com as teclas de volume menos e volume mais do procure pela opção "Recovery mode" e tecle power para entrar

  9. Quando o TWRP abrir se não pedir senha pule para o próximo passo, se caso pedir uma senha troque o idioma e selecione cancelar em seguida entre em apagar a memória, agora formatação de dados, na janela que se abrir digite yes e da enter (clicando no botão azul do canto), agora volte e selecione reiniciar e recuperação clique em não instale. Agora vai parar de pedir a senha e poderá instalar a rom

  10. Vá na opção apagar a memória seleciona limpeza avançada e marque dalvik, system, data, cache e deslize a barra azul e volte para o incio o TWRP

  11. Copie para o celular a sua ROM (caso o aparelho não apareça no computador aguarde, é possível que ele seja detectado como Moto Z2 Play) clique em instalar e selecione a sua rom e novamente puxa para a direita a barrinha azul e aguarde terminar a instalação, clique em reiniciar sistema e não instalar

  12. Quando iniciar a configuração vá pulando as configurações, não adicione Wifi nem conta Google para adiantar o processo e quando terminar desligue e entre novamente no modo fastboot, volte no CMD e cole os comandos a seguir teclando enter após cada um deles "fastboot erase modemst1" e "fastboot erase modemst2". Agora ligue seu celular e quando ligar por completo desligue novamente e entre no modo fast-boot, é importe entrar e sair!

  13. Conecte seu celular no modo fastboot e abra o .bat para fazer a instalação da stock rom, inicie o sistema e o sinal deve estar funcionando, seu IMEI deverá ter sido normalizado

Se for repassar o tutorial por favor de os créditos!

— alterado em 20/08/2018, 03:34:26

Responder
AC&MM
  • Posts no fórum: 1 155

06/06/2018, 14:31:56 via Web

Valeu a dica. Isso vai ajudar muitos que estão desesperados com esse problema.

AC&MM
Galaxy J7 Pro
Moto X Force
Galaxy Tab S3

útil?
Claudio Santos
Responder
Claudio Santos
  • Posts no fórum: 7

13/06/2018, 01:34:04 via Web

Pq essa página não aparece na pesquisa do Google?

útil?
Responder
Estevão Gomes
  • Posts no fórum: 457

19/06/2018, 23:03:56 via Web

Alguém sabe como fazer no Moto G4 Plus? no TWRP não aparece EFS

útil?
Responder
Edson Guedes
  • Posts no fórum: 1

06/07/2018, 14:35:17 via Web

Olá. Se eu fizer isso ai e depois fizer alguma atualização ele perde o imei de novo. Depois de voltar para Stock o meu sinal de 4G fica oscilando. Quando mudo para 3G fica 100% o que pode estar causando isso?

útil?
Responder
Gabriel Breno
  • Posts no fórum: 5

22/07/2018, 21:14:39 via Web

o meu tbm está assim. Conseguiu resolver esse problema?

útil?
Responder
Isaias Lucena
  • Posts no fórum: 1

31/07/2018, 18:42:39 via Web

Cláudio, o link do .bat está corrompido, pode reupar ele ou ajeitar?
Agradeço desde já

útil?
Responder
Claudio Santos
  • Posts no fórum: 7

20/08/2018, 03:35:18 via Web

Troquei o link, esse é o novo http ://www.mediafire .com/file/gywlydba6ymj3zc/Flash_Moto_G5_plus.bat/file

útil?
Responder
Claudio Santos
  • Posts no fórum: 7

20/08/2018, 03:42:51 via Web

No meu também perdeu o IMEI, mas no tutorial eu ensinei como resolvi o problema
Eu tinha feito um backup da pasta EFS no TWRP com a Rom Pixel Experience instalada e instalei a Stock Rom e restaurei a pasta mas o sistema não iniciou então eu fiz como dito abaixo mas na primeira atualização de segurança o IMEI voltou a zero, ai tentei novamente restaurar o backup da pasta EFS e deu certo, na primeira vez que restaurei eu tinha usado o TWRP de 64-bits e deu errado e agora usei o de 32-bits e foi normal, o sistema iniciou, voltou o IMEI e faço ligações normalmente.

— alterado em 20/08/2018, 03:43:19

útil?
Responder
Xernoca_Potter
  • Posts no fórum: 1

19/08/2019, 01:28:48 via Web

SUCESSOOO SUCESSO DEU CERTO NO MEU MOTO G5S XT1792

SUCESSOOO SUCESSO DEU CERTO NO MEU MOTO G5S XT1792

OBS: N SE ESQUECAO DE RETIRAR OS ESPACOS DOS LINK

deu certo no meu moto G5S XT1092 SEGUNDO O TUTORIAL
TUTORIAL ITEM 7 OBS: O TWRP NO MEU N DEU CERTO A INSTALACAO INDICADA NO TUTORIAL. ENTAO USEI O TUTORIAL DESSE VIDEO NO YOUTUBE . Q E ESPECIFICO PARA MOTO G5S ( APENAS A PARTE DE INSTALACAO DO TWRP)

RENOMEIE O O ARQUIVO DO TWRP PARA "TWRP"
ITEM 7 (DO TUTORIAL: EXECUTE O CODIDGO "fastboot flash recovery twrp.img"

BAIXEI A ROM STOCK PIXEL EXPERIENCE MONTANA 9.0 PARA MEU APARELHO
https ://download. pixelexperience.org/ changelog/montana / PixelExperience _montana-9.0-20190511-2046-OFFICIAL .zip

E A ROM MOTO G5S MONTANA 8.1 RETAL LINK PARA DOWNLOAD https ://mirrors .l olinet.com/ firmware/moto/montana/

OBTIVE SUCEESO NA RECUPERACAO DO MEU IMEI NA PRIMEIRA TENTATIVA

útil?
Duds_Edu
Responder
Leandro Cruz de Oliveira
  • Posts no fórum: 1

28/10/2019, 22:30:36 via Web

Boa tarde, para fazer esses procedimentos o telefone tem que estar com o bootloader desbloqueado?
Tenho um moto g5s xt1792, que estava travado no logo, dai tentei fazer a instalação de uma rom, ele voltou a funcionar, mas ele não está reconhecendo os chips, está sem IME, e está com a opção OEM apagado/inacessivel, ou seja, não consigo desbloaquer o bootloader, para instalação de uma nova rom. Tem alguma sugestão do que posso fazer?
Tem como ativar a opção OEM por outro modo?

útil?
Responder
Stéfano
  • Posts no fórum: 1

13/04/2020, 04:29:19 via Web

O meu oem também está apagado, o que fazer?

útil?
Responder
Duds_Edu
  • Posts no fórum: 2

13/05/2020, 02:29:31 via Web

Muito obrigado por este comentário!
Eu também tenho o xt 1792 montana, e o seu comentário me ajudou, claro, o tutorial do rapaz acima também.

No caso eu nem usei a versão RETAIL q vc citou, e sim a versão RETBR.
Mesmo assim, obrigado! :)

útil?
Responder