Multimídia M1 Download pendente na Playstore

  • Respostas:4
jonaspiccoli
  • Posts no fórum: 2

01/09/2019, 00:08:57 via Web

Olá , acabei de adquirir uma multimídia m1 Android 8.1 para o cruze. Vou fazer download na playstore , só que fica como download pendente !
Já desativei as atualizações automáticas ,já forcei parada nas configurações da playstore e nada também...
O que poderia ser?

Responder
Fabiomar de Miranda
  • Posts no fórum: 3

04/09/2019, 00:38:30 via Web

Estou tendo o mêsmo problema com a minha multimidia M1 só que no Civic g9 , consegui até instalar 2 aplicativos depois parou de vez até formatar já formatei mas nada,

útil?
jonaspiccoli
Responder
jonaspiccoli
  • Posts no fórum: 2

04/09/2019, 00:52:19 via Web

Uma forma temporária que descobri eh desinstalar atualizações automáticas da play store nas configurações dela em armazenamento dos apps , clicando nos 3 pontinhos , assim irá voltar a versão antiga da play store.

— alterado em 04/09/2019, 01:01:08

útil?
Responder
Filipe
  • Posts no fórum: 2

07/02/2020, 01:45:56 via Web

Também enfrentei este problema. Igual ao colega abaixo a minha é uma central m1 para o civic g9.

Inclusive eu peguei a transição entre tudo funcionando bem e o problema:
Era possível atualizar/instalar qualquer app pela Play Store normalmente, até que após uma atualização da própria Play Store (essas atualizações, inclusive do Play Services são automáticas e não podem ser desativadas nas opções tal qual fazemos para os outros apps).

(Eu, por exemplo, deixava a atualização automática desativada no Play Store. Só fazia atualizações em apps pontuais, ex.: waze, maps, spotify, sempre manualmente, ou seja, só quando eu queria).
Um belo dia o Play Store parou de funcionar. O status "Download pendente" é eterno e nunca atualiza nem baixa app nenhum mais.

Isso aconteceu após uma dessas atualizações do próprio Play Store/Play Services que são independentes da nossa escolha.
Mesmo que as atualizações automáticas estejam desativadas, a arquitetura de funcionamento do Play Store e do Play Services é para sempre se "auto-atualizarem", independente da vontade do usuário.

Pois bem, nem formatar (restaurar padrões de fabrica/hardresset) ajudam muito, pois logo que a Play Store atualize, o problema retornará. As vezes nesse intervalo você até consegue instalar um aplicativo ou outro pelo Play Store antes que a atualização se instale e com ela o problema do "Download pendente" eterno volte.

Outra solução (também temporária pois o problema volta) são as dicas usuais que encontramos na internet para celulares com esse defeito: limpar a memoria cache e a memoria de informações dos apps Google, Play Store e Play Service. Ou mesmo clicar na opção desinstalar para que eles retornem a versão original armazenada na multimídia.
A questão é que o problema sempre volta.

A melhor solução que achei até o momento esta sendo instalar os apps manualmente pelo APK installer.
É só digitar no google o aplicativo que queira e a terminação apk, por exemplo: "Waze apk" ou "Spotify apk", fazer o download e instalar. Tenho feito isso pelo Google chrome da propria multimidia.
Basicamente ignorando a Play Store.
(E nem tente baixar o Play Store apk ou o Play Services apk e instalá-los pois aí a dor de cabeça e os problemas na multimídia serão garantidos!!!)

Um possível explicação que achei para isso que está acontecendo, vendo fóruns na internet, é de que as modificações na raiz do Android dessas nossas multimídias (afinal elas não têm um Android puro, longe disso, elas têm todas aquelas adaptações na raiz do Android para servirem de multimídias de carro) acabou tendo uma incompatibilidade com os mais recentes códigos internos de funcionamento da PlayStore, que independentemente de querermos ou não, a Google sempre atualiza.

Quando tenho um tempinho, testo se as versões mais recentes já retomaram a compatibilidade com nossa multimídia. Mas até agora nada!

útil?
Douglas
Responder
Filipe
  • Posts no fórum: 2

08/02/2020, 11:48:13 via Web

Boas Notícias:

Com o Wi-Fi da multimídia desligada, limpem a memória cache e todas as outras das informações dos três apps:
Google; Play Services; Play Store.
(Seguindo aquelas dicas comuns já da internet)

Todos retornando a versão original e ainda assim com todos os dados cache e similares apagados.

Conecte o Wi-Fi e abra o Play Store. Perceba que na barra de notificações será iniciado automaticamente o download da nova Play Store. Assim que puder procure pelo Play Services e clique em atualizar. Se o download começar e a instalação ocorrer já é um ótimo sinal.

Após finalizado a instalação mantenha a internet ligada, sem mexer em outras coisas, e perceba que novamente lá na barra de notificações iniciará o download de algo semelhante a “biblioteca de arquivos para o funcionamento do Play Services” (confesso que esqueci o termo exato, mas é algo semelhante ao acima descrito).

Aguarde a instalação e novamente no PlayStore assim que puder procure pelo aplicativo Google e também o atualize.
Se tudo ocorrer bem, o Play Store voltará a funcionar normalmente.

Outra coisa boa é que as versões mais recentes do Google Maps, incluindo essa versão comemorativa dos 15 anos de Maps, do YouTube, do Google Voice Match e semelhantes voltarão a funcionar sem nenhum bug! 🙌🙌
(vários usuários dessas multimídias estavam retornando à versão de fábrica do Google Maps porque após atualizações, o aplicativo apresentava diversos erros...)

Enfim. Espero que consigam retornar a normalidade da multimídia de vocês igual consegui aqui.
Após essa normalização, precedida de uma restauração às configurações de fábrica, mesmo com a instalação de diversos apps inclusive todos atualizados em suas versões mais recentes, a multimídia está rápida e sem bugs🙌🙌
Boa sorte a todos!

útil?
Douglas
Responder