[8.1][Moto G4][AJUDA] Como trocar ou expandir o armazenamento interno com um cartão de memória

  • Respostas:1
Aaron R.
  • Posts no fórum: 22

22/09/2019, 02:42:46 via Web

Boa noite,

Estive o dia inteiro procurando por como expandir ou trocar o armazenamento interno do meu Moto G4 com Android Oreo e nada... As únicas soluções que encontrei eram para Android Gingerbread ou Jelly Beans. :/

Gostaria de saber se existe alguma forma de fazer algo do tipo com o Android 8.1 e/ou com o Moto G4? Estou disposto a fazer downgrade se preciso, mas se não me engano só posso até a versão 6 do android.

1. Descrição do Caso
Inicialmente, comprei um cartão de memória de 128GB achando que conseguiria expandir a memória interna através das configurações do android (Configurações -> Armazenamento -> SanDisk -> Configurações de Armazenamento -> Formatar como Interno), mas acabou que a única coisa que isso fez foi mover os dados e cache de alguns aplicativos para o cartão, e com isso, liberar quase 1GB do armazenamento interno padrão...

A princípio achei que tinha dado certo, mas ao ver que ainda havia distinção entre um armazenamento e outro, comecei a duvidar da eficácia desse método... Para testar, comecei a baixar jogos grandes, esperando que --não-- aparecesse a mensagem de armazenamento cheio. E apareceu.

2. Expectativas

  • Trocar o armazenamento interno de 16GB pelo externo de 128GB através
    da técnica de SWAP, da qual não tenho ideia de se é possível ser
    aplicada nessa versão do android, ou;
  • Linkar o armazenamento interno ao externo... (symlink?)
  • Conseguir baixar e instalar aplicativos sem ter a necessidade de deletar dados ou desinstalar outros apps para liberar espaço.

3. Problemas enfrentados

  • Para utilizar a técnica de swap, segundo os tutoriais que encontrei,
    é necessário alterar duas linhas do arquivo "/etc/vold.fstab", porém, meu
    arquivo só possuí uma linha que não é um comentário... portanto, pela
    discrepância entre o arquivo do tutorial e o meu, e pelos casos de
    bootloop que vi nos comentários, não arrisquei mudar nada.

4. Conclusão
As únicas linhas significativas do meu arquivo vold.fstab (as linhas anteriores a essa são apenas referentes aos termos de copyright do arquivo):

dev_mount sdcard /storage/sdcard1 auto /devices/msm_sdcc.2/mmc_host
#MTP
#dev_mount sdcard2 /mnt/sdcard/external_sd auto /devices/platform/msm_sdcc.3/mmc_host

Alguém saberia dizer se é possível fazer algo com essas linhas para que o método de SWAP funcione no meu dispositivo? Ou se existe alguma outra forma de solucionar essa questão da expansão do armazenamento no android 6, 7 ou 8? Ou ainda, se isso poderia ser feito simplesmente pelo menu avançado do TWRP?

5. Informações Extras
Modelo do dispositivo: Moto G4 Athene
Root: Sim. Magisk 19.3.
Recovery: TWRP 3.0.2-0
Android: 8.1 Oreo
Rom: Stock

Responder
Aaron R.
  • Posts no fórum: 22

22/09/2019, 02:43:34 via Web

Reservado.

útil?
Responder