O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

91 Compartilhado 137 Comentários

Review do Galaxy A5: quando o bom não é barato

O Samsung Galaxy A5 é um novo dispositivo de gama média lançado pela fabricante sul-coreana. Com novidades no design e bom funcionamento, nosso teste completo mostra se vale uma compra.

Avaliação

Prós

  • Tela
  • Câmera

Contras

  • Botão de início com folga
  • Atraso no Flipboard
  • Preço
  • NanoSIM

Samsung Galaxy A5 – Desenho & Qualidade de Construção

A Samsung não costuma receber muitos elogios quando o assunto é o visual dos seus smartphones. Desta vez, contudo, o design do Galaxy A5 me agradou bastante. Ele não perdeu a identidade visual da Samsung, mas a mudança de material para o metal fez toda a diferença.

Suas bordas metálicas lhe conferem um aspecto muito nobre, e a carcaça unibody também é de metal. Apesar disso, a pegada é um pouco estranha, recordando mais o plástico do que o metal. A fabricante colocou uma capa rugosa em cima do alumínio, de forma que não seja tão frio como outros aparelhos (veja-se o HTC One M8).

Samsung Galaxy A5 4
Detalhe da lateral direita. / © ANDROIDPIT

O aparelho é levíssimo, pesando apenas 123 gramas, e também muito fino, com 6,7 milímetros. Percebe-se que a Samsung fez grandes progressos para otimizar o visual da linha Galaxy.

A parte frontal é toda de cristal, exceto pela abertura do alto falante superior (para chamadas) e pelo botão de início na parte inferior, com bordas de metal. Devo dizer que o referido botão tem uma folga que me preocupa, que no futuro pode se tornar maior com o desgaste do uso frequente.

Por não se poder retirar a tampa traseira, as entradas para o microSD e cartão SIM foram passadas para a lateral direita, agora em forma de gaveta, abaixo do botão de ligar/desligar (que aliás foi muito bem posicionado).

Samsung Galaxy A5 6
Parte traseira do Galaxy A5. / © ANDROIDPIT

Na lateral esquerda encontraremos apenas o botão de volume único, que pode ser pressionado nas duas extremidades para aumentar ou diminuir o som.

Na traseira encontramos a câmera na parte superior central, flanqueada por um flash LED à esquerda e o alto-falante à direita. Infelizmente, este alto-falante é bem pobre em qualidade e volume.

Samsung Galaxy A5 – Tela

O Galaxy A5 tam uma tela AMOLED de 5 polegadas com resolução HD de 1.280 x 720 pixels. Isso lhe confere uma densidade de 294 pixels por polegada.

Como a Samsung costuma fazer, os níveis de saturação de cor neste display são fantásticos, com contrastes muito vivos. Por outro lado, eu esperava um brilho mais intenso. É curioso como se nota que o brilho aumenta muito do 0 aos 25%, mas depois disso até os 100% a diferença se torna cada vez menor. Mesmo assim, não tive problemas ao visualizar a tela a céu aberto.

Samsung Galaxy A5 – Software

O Galaxy A5 roda com Android 4.4.4 KitKat em conjunto com a interface TouchWiz. De série, ele traz três telas configuradas, sendo uma delas o Flipboard. O carregamento desse serviço demora alguns segundos, gerando um atraso que torna a experiência de uso um pouco frustrante. Ao sair dessa tela, tudo volta ao normal.

Um clique longo na tela e você pode configurar o seu fundo, a colocação dos aplicativos ou a adição de mais telas. Como novidade, a Samsung incorpora temas na TouchWiz, bem como seu enorme menu de Configurações, que traz opções para praticamente tudo e pode se tornar de uso um tanto demorado. Gosto muito das Configurações Rápidas, tanto na barra de notificações quanto no menu, já que assim encontramos de maneira mais veloz todos os ajustes mais importantes.

Samsung Galaxy A5 2
Detalhe da câmera. / © ANDROIDPIT

Com a opção de “Smart Alert” o smartphone vibrará quando você o pegar e tiver chamadas perdidas ou mensagens não lidas, não sendo necessário ligar a tela para verificar.

Por sua vez, você poderá silenciar chamadas se colocar a palma da mão sobre o dispositivo ou o colocar com a tela para baixo. Se desejar, também pode fazer uma captura de tela passando a mão por cima da tela, mas eu não consegui que funcionasse uma única vez.

Samsung Galaxy A5 – Performance

Para um usuário normal, que navega na internet, joga uma vez ou outra, lê emails, etc., o dispositivo dá conta do recado com folga. Dito isso, usuários como eu, ou seja, power users, levam o A5 ao limite bem rápido. Nem é preciso ver os testes de benchmark para saber que não podemos exigir demais do aparelho.

galaxy a5 benchmarks
Resultados baixos em ambos os benchmarks. / © ANDROIDPIT

O processador do Galaxy A5 é um Snapdragon 410 de quatro núcleos funcionando a apenas 1,2 GHz em conjunto com uma memória RAM de 2 GB. A TouchWiz com Flipboard parece ser muito pesada para o dispositivo, causando o atraso mencionado anteriormente. De resto, podemos jogar Real Racing 3, por exemplo, sem sofrer muitos atrasos, mas a qualidade gráfica não será ideal.

galaxy a5 real racing
O jogo fica um pouco pixelado. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy A5 – Câmera

Um dos pontos mais interessantes e de maior qualidade do Galaxy A5 é a sua câmera. Escolheram um sensor de 13 MP para o sensor traseiro e 5 MP para a câmera frontal. Na hora de tirar fotos, a câmera principal é incrivelmente rápida, e as imagens são muito limpas. Estou positivamente surpreso pela rapidez da câmera do A5.

galaxy a5 camera
O software da câmera do A5. / © ANDROIDPIT

O modo automático funciona perfeitamente, mas é possível que com baixas condições de luminosidade exista certo ruído na imagem, algo mais ou menos normal. Além disso, as fotos macro podem ficar granuladas. Apesar disso, não deixa de ser uma das melhores câmeras de 13 MP que já vi. Abaixo estão algumas fotos de teste.

galaxy a5 camera 1
Nossa mascote fazendo pose. / © ANDROIDPIT
galaxy a5 camera 2
Foto do exterior em modo automático. / © ANDROIDPIT
galaxy a5 camera 3
Foto macro um pouco granulada. / © ANDROIDPIT

O ISO e o equilíbrio de brancos podem ser configurados manualmente, assim como a opção de ativar o obturador por gestos (mostrando a palma da mão para a câmera). Ela funciona bem, mas o modo autofoto para selfies, que depois que detecta o rosto tira uma foto, não funcionou comigo.

Samsung Galaxy A5 – Bateria

O tamanho da bateria é de 2.300 mAh. Em princípio, com um uso normal ela chega e passa de um dia de duração. Com um uso intenso, de 5 horas de tela acesa a um brilho de 50%, é provável que você tenha problemas para que o aparelho “sobreviva” até a noite.

O Galaxy A5 possui dois modos de economia de energia, que convertem a tela do smartphone numa “televisão dos anos 60”, em branco e preto. Perfeito para economizar bateria numa tela AMOLED.

Preço e disponibilidade do Samsung Galaxy A5

O Galaxy A5 Duos pode ser encontrado no varejo nacional a um preço de R$ 1.100,00. Para se ter uma ideia, o próprio Galaxy S5 está custando 200 Reais a mais.

Samsung Galaxy A5 – Especificações Técnicas

Dimensões: 139,3 x 69,7 x 6,7 mm
Peso: 123 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1280 x 720 pixels (294 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4.4 - KitKat
Interface: TouchWiz
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Galaxy A5 é um dispositivo que funciona bem para um usuário normal, tendo a vantagem de ser bonito e bem leve. A TouchWiz por vezes atrasa um pouco, e é difícil entender por que um Snapdragon 410 gere esses lags. Sua principal desvantagem, contudo, é o preço, demasiado alto para o que oferece. De maneira geral, contudo, a Samsung produziu um bom aparelho.

O que você achou do Galaxy A5?

91 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

137 Comentários

Escreva um comentário:

  • Estou com 2 dias com o meu e estou gostando ainda estou conhecendo pois tinha o Sony c4 e o Motorola g3. Ainda não consegui um programa para baixar vídeos direto do you tube que funcione nele alguém tem?????


  • Tenho um Moto X de primeira geração há quase 2 anos e estou "enjoado" dele e do sistema tão "limpo". Consigo esse Samsung A5 por aproximadamente R$900,00.

    Alguém poderia dizer se vale a troca?? Vai ter alguma melhora (ou piora)?


    • mesma situação, você chegou a fazer a troca? Eu fiz, meu primeiro samsung, to curtindo um monte essa touchwiz, só não gostei da camera, acho que o meu moto x fazia fotos bem melhores, mais nitidas e cores não tão lavadas.


  • Comprei meu Samsung A5 hoje, estou gostando do aparelho, excelente telefone, bem rápido, não trava e a câmera eh excelente, comprei na loja da Samsung com um desconto de 450 reais, estou muito feliz com a compra.


  • Ótimo aparelho estou surpreso não trava tela perfeita


  • Comprei meu A5 na loja cem,por incrivel q pareça por 698 reais saio por 800 por causa dos juros da parcela pq se ele tivesse mais de 1000 não compraria nao q ele seja ruim,ele é otimo amei...não ligo muito se é iphone ou nao pra mim ele e top iphone galera e pra filho de papai ou pra quem tem condisois certo...tem muitos ai q tem um iphone ou um s7 é anda nos trapo ou nao tem um 1 real no meses kkkķk
    Compre aquilo q vc possa paga nao compre para ser melhor q ninguem.* #falomesmo


  • troquei meu moto X2 pelo A5 e não me arrependo pois ela é bem rápido tanto quanto o moto x


  • O meu n q pega a luz de notificação


  • Troquei o Iphone 5 pelo A5 da Samsung , não me arrependo . Muito melhor . As imagens bem mais amplas. Não trava . Uso qualquer aplicativo sem dificuldades. Recomendo.


  • Gente . A tampa traseira do galaxy A5 risca com facilidade ? Sem uso de capa. Me respondam, ficarei muito grata !!!


  • Estão dizendo que muito caro 1.400, mais já acha de 960 como a magazine Luiza.


  • É, realmente, ter que escolher entre cartão de memória ou a função dual chip é de matar!!! Como é que me projetam um aparelho que ou cabe cartão de memória ou o segundo chip?? Ainda mais hj em dia que utiliza-se cada vez mais memória pra vídeos, músicas, etc. Um erro de projeto como esse me faz questionar se o resto do aparelho não foi tão mal projetado quanto. E por R$1350,00 (valor de mercado livre), mais capa, mais acessórios, realmente não dá!


  • Eu tinha um.moto g2, fui assaltada e comprei um A5. Ouvir muitas criticas e fiquei ate com medo. Mas ele nunca me deixou na mão e olhe q n sou uma usuária simples. Abro muitos apps, uso intenso... Gostei muito e em muitos pontos é melhor do que o motorola. To amando usa-lo ✌😍


  • estou em duvidas ente o A5 pelo S4
    qual vale mais a pena?


  • Pretendo adquirir o A5, mas como faço pra transferir a agenda do Iphone 4 pra ele?
    É possível?


  • O meu galaxy A5 está travando muito, comprei há 17 dias.
    O que devo fazer?


  • Comprei o A5 e não me arrependo! Muito top! bem superior ao Moto G. ;)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações