O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 1.260 Compartilhado 268 Comentários

Gboard ganha modo de digitação anônima e outras novidades

O Gboard é o teclado do Google que foi anunciado primeiro para iOS e que permite usar o motor de buscas do Google a partir de um botão no próprio teclado. Usando esta opção é possível enviar qualquer tipo de informação sem precisar sair do aplicativo que você está usando. Atualização: o Gboard ganhou um novo modo de digitação anônima e outras melhorias pontuais. Confira os detalhes aqui.

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Gboard: atualização para versão 6.4.11

Modo de digitação anônima: o modo de digitação anônima do Gboard já está presente na versão beta do Android O, e agora foi liberada também para o Nougat e o Marshmallow. Essa opção ainda é um pouco restrita, visto que você só pode usá-la no Chrome quando uma aba anônima estiver aberta no navegador. Dessa forma, o Gboard não irá salvar nenhuma palavra, frase, número ou qualquer outra coisa que você tenha digitado no teclado.

É possível que o suporte para o modo de digitação anônima seja estendido para outros apps, mas por enquanto ele só funciona no navegador do Google.

gboard modo anonimo download
Modo de digitação anônima e nova organização para os temas do Gboard / © AndroidPIT

Agora você também pode ver o tamanho do teclado em tempo real, ou seja, ao acessar as configurações e optar por redimensionar o teclado será possível ter uma prévia do tamanho das teclas e letras. A seção de temas também foi reformulada e apresenta mais opções de customização em grade.

A atualização já está disponível no canal beta  do Gboard na Play Store ou pelo site APK Mirror clicando aqui

Gboard: atualização para versão 6.2.18

Sugestões para GIFs e painel para formatação: o Gboard chega a versão 6.2 trazendo algumas novidades bem interessantes, como um cursor que ajuda o usuário a formatar textos. Um segundo recurso pode fazer aqueles que usam smartphones com telas grandes, visto que agora é possível mudar a posição do teclado de vários modos, e não apenas para direita ou esquerda.

A versão anterior havia otimizado a integração com serviços de GIFs, e agora o usuário pode obter sugestões de GIFs em suas mensagens. Basta deixar a opção de GIFs aberta enquanto você digita algum texto. É válido lembrar que o reconhecimento dependerá do serviço utilizado, visto que muitos GIFs estão nomeados em inglês.

gboard
Novas posições no layout, cursor de formatação e novos comandos / © Android Central

A atualização chegará nas próximas horas através da Play Store, mas se você quiser testar antecipadamente, pode baixar o APK através do site APK Mirror clicando neste link.

Gboard: atualização para versão 6.1.71

Tradução simultânea: o teclado do Google para o Android, recém nomeado Gboard atualizou para a versão 6.1.71 e agora passa a oferecer tradução simultânea. Assim, o teclado é capaz de traduzir em tempo real o que você está digitando para um idioma diferente do seu.

Para passar a usar o novo recurso, basta tocar no ícone 'G", depois em "Tradutor" e a mensagem será convertida para outro idioma em tempo real. Além disso, o aplicativo também traz uma caixa de texto no menu de acesso rápido que permite copiar e colar textos em outras línguas e ter a mensagem convertida para o próprio idioma. Para quê pensar, certo?

gboard atualizacao traducao
Gboard já oferece tradução simultânea / © AndroidPIT

Sinceramente, essa função me deixa com certo medo do futuro. Entendo o fato da Google estreitar barreiras fazendo com que mais pessoas possam se comunicar ao redor do planeta, sem a limitação do idioma. Porém, por outro lado, muitas pessoas possam ter a ideia de que já não precisam mais aprender novos idiomas, visto que tecnologias com Inteligência Artificial já tornam a comunicação sem conhecimento de um segundo idioma possível.

Opinion by Camila Rinaldi
Essa função me deixa com certo medo do futuro.
O que você acha?
50
50
481 participantes

Otimização de GIFs: o Gboard também ganhou uma ferramenta de pesquisa para GIFs. Agora temos uma compatibilidade maior com diferentes aplicativos, tais como Facebook Messenger, Snapchat, Allo e Hangouts.

O que é o Gboard?

Como o nome mais ou menos explica, o Gboard é um misto do buscador do Google e um teclado (keyboard em inglês). A ideia é facilitar o envio de informações ao escrever um SMS ou no meio de uma conversa no WhatsApp. Assim, para que você não precise sair do aplicativo para fazer uma busca por um lugar, ou mesmo sair do aplicativo usando o Google Now Um Toque, basta clicar neste ícone do buscador, posicionado na parte superior esquerda do teclado.

O Google trouxe o buscador para dentro teclado
androidpit gboard on ios 4
Clicando sobre o "G" com as cores do arco-íris você tem as funções do buscador do Google em segundos / © AndroidPIT

Sim, claramente o Google trouxe o buscador para dentro do teclado e, assim como temos no Allo, o aplicativo de mensagens instantâneas do BIG G, você poderá usar o motor de busca do Google dentro de qualquer outro app.

androidpit gboard on ios 2
Usando o Gboard você envia imagens de forma rápida e sem sair do app / © AndroidPIT

Contudo, independente daquilo que o Google esteja interessado em fazer ao trazer o botão de buscas para dentro do teclado do smartphone, a praticidade de contar com o maior motor de buscas do mundo no teclado pode ajudar e muito nas ações do dia a dia.

Como baixar o Gboard no seu Android?

O Gboard substitui o app do "Teclado do Google", pois afinal de contas, a gigante das buscas não precisa de dois aplicativos com praticamente as mesmas funções. Para passar a usá-lo, você pode baixar ou atualizar o app a partir da Google Play Store:

Gboard – o Teclado Google Install on Google Play

O APK do Gboard já está disponível através do APKMirror. Assim, se você quiser passar a testar as novidades, basta baixar o APK do Gboard e instalar o app no seu Android. Para tanto, você precisará ativar a permissão "fontes desconhecidas", acessando Configurações > Segurança > Administração do dispositivo.

androidpit gboard on ios 3
Quer ser engraçadinho? Envie gifs como se fosse em um passe de mágica / © AndroidPIT

E aí, qual recurso do Gboard você mais gosta?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações do Gboard, o teclado do Google para Android. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

1.260 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jayson S. há 2 meses

    Também tentei me adaptar ao SwiftKey, mas sem sucesso, ou é Gboard ou é Gboard.

  • José Luís Silva há 5 meses

    Muito interessante esse recurso, e agora com a tradução, está muito melhor.

  • Luiz de Sá há 6 meses

    Gboard já tem sugestões de e-mails. Pra habilitar/desabilitar todos os tipos de sugestões é só ir em Configurações > Google > Pesquisa > Em apps

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 2 meses

    Mesmo sabendo que o SwiftKey tem recurso similar, e mais completo, não me adaptei a ele de jeito nenhum. Pra mim ou é o GBoard ou é GBoard. Não tem como me adaptar a outro teclado rsrsrsrs. Quanto ao recurso, é interessante, mas o bom mesmo é ele parar de aprender palavras.

  • Léo Walk há 5 meses

    Realmente o teclado "Gboard" me surpreendeu!!! Primeiro testei no smartphone da minha namorada pra só depois com muita dor no coração se desfazer do Swiftkey e começar a usar ele. Estou gostando muito!!! Principalmente pelas pesquisas internas e tradução simultânea. Adorei!!!

268 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi