O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhado 7 Comentários

Google Agenda - ainda falta muito trabalho!

A agenda do Google é pré-instalado em alguns dispositivos e, na verdade, oferece um agendador de qualidade. Porém, os power users acabam usando outras ferramentas. Com efeito, o calendário parece ser um aplicativo que não passa por updates e melhorias com a mesma frequência dos outros apps. Veja no meu teste que problemas existem com o calendário do Google e por que muitos usuários mudam para outros serviços de calendário.

Avaliação

Prós

  • Boa sincronização com outras agendas e aparelhos
  • Design simplificado
  • Comunicação facilitada com os convidados por e-mail

Contras

  • Visão geral mensal imprestável
  • Apenas um widget
  • Aniversários dos contatos não são incorporados
  • Possibilidades de configuração limitadas
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Google Nexus 5 4.4 Não 201306302 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

A Google Agenda parece bastante simples e funcional à primeira vista. Nota-se bem rápido que funções especiais não estão disponíveis, mas o design ganhou novas cores com o último update. Muitos ainda vão achá-lo muito cinza, mas, pelo menos, os compromissos podem ser marcados com cores.

Um novo compromisso pode ser criado simplesmente ao clicar na janela de tempo correspondente. Um novo clique sobre o Mais abre um novo compromisso. Lá você pode selecionar a conta de e-mail apropriada. Outras agendas instaladas no dispositivo podem ser achadas na seleção de e-mail. A paleta de cores permite a marcação cromática do compromisso. Mais abaixo podem ser adicionados outros detalhes sobre o compromisso, e além disso podemos convidar outras pessoas. O serviço logo acha o contato na sua lista de endereços. O link direto para o e-mail também funciona bem aqui. Você pode escrever vários e-mails com conteúdo curto. Isto é especialmente útil se você está atrasado, gostaria de marcar um novo compromisso ou simplesmente ainda quer trocar algumas palavras pessoais com os envolvidos.

cal
Opção de cores para os vários compromissos. / © AndroidPIT

Os convidados também irão receber um e-mail para confirmar ou cancelar o compromisso. Você será informado da resposta por e-mail. Um bom recurso é a repetição. Com ela, você precisa criar no calendário apenas uma vez um compromisso semanal recorrente.

Na criação do horário para um compromisso, é preciso se acostumar com o app. O campo com o relógio virtual permite a identificação precisa da hora e dos minutos. Para isso, você puxa o círculo colorido para a janela apropriada e muda os minutos, e repete o processo. Por si só, isso não é uma má ideia - mas a criação de um compromisso costuma levar mais tempo do que pelo teclado comigo. Certamente esta é uma questão de gosto, no entanto, e este não será um ponto negativo na avaliação. O app já tem problemas o bastante.

cal1
Configurando um compromisso na Agenda Google. / © AndroidPIT

Enquanto a exibição semanal e diária é bastante clara, a visão mensal é bastante problemática. Nas relativamente grandes telhas do calendário se encontram - pelo menos no smartphone - somente traços coloridos, que não dizem absolutamente nada sobre o compromisso. No tablet a visão é maior e a designação do compromisso pode ser vista. Outros aplicativos de calendário já resolveram este problema, mas no app do Google a visão mensal continua inútil.

Outro ponto negativo que eu notei de imediato: os aniversários dos meus contatos simplesmente não estão incluídos na  Google Agenda, embora um item de menu esteja disponível para isso. Em "Agendas para exibição" a Google Agenda lista seus e-mails sincronizados. Quem quiser pode, por exemplo, ocultar o calendário de trabalho da companhia durante as férias. Na prática, isso funciona muito bem - exceto para os aniversários.

cal3
A visão geral mensal só traz traços (esquerda); à direita, as agendas para exibição. / © AndroidPIT

A sincronização entre os vários calendários e dispositivos funciona muito bem - pelo menos neste teste. Os compromissos são rapidamente sincronizados em todos os dispositivos. Eu coloquei um lembrete em um dispositivo, e ele apareceu automaticamente nos outros dispositivos. Além disso, a Agenda Google no navegador é totalmente sincronizada. Com as notificações, também não houve problemas no teste.

Outro ponto de crítica é o widget: a Google Agenda realmente envolve apenas um único widget, por isso não é personalizável. Lá você pode ver os próximos compromissos, mas isso é tudo. Não há configurações para a visão geral semanal. O design também não é dos melhores. Onde outros aplicativos de calendário trazem uma série de widgets, o Google economiza em sua agenda.

cal4
A interface onde se marca um compromisso (esquerda) e as configurações (direita). / © AbdroidPIT

Tela & Controles

Tirando a visão mensal ruim, a Google Agenda  é rápida e fácil de se usar. O processo de criação de um compromisso é certamente uma questão de gosto. Ao menos nesse ponto o design foi bem-sucedido. No entanto, o calendário de maneira geral parece um tanto frio. Especialmente o widget precisava desesperadamente de uma reforma e mais algumas variações. A Google Agenda é adequada para todos aqueles que querem criar um compromisso de forma rápida e sem fazer questão de funções extras.

cal5
Visões diária e semanal da agenda./ © AndroidPIT

Velocidade & Estabilidade

A Google Agenda roda de maneira estável e confiável. Não houve engasgos ou outras dificuldades funcionais. Todas as configurações - exceto pa incorporação de aniversários - foram bem-sucedidas. A sincronização com outros calendários funcionou muito bem e de forma confiável em ambas as direções. Além disso, vários dispositivos podem ser rápida e facilmente sincronizados. No teste com três dispositivos e o desktop, a sincronização funcionou muito bem.

Relação Preço/Desempenho

A Google Agenda está disponível gratuitamente para download. Ela não possui publicidade ou custos internos, ou seja, sua relação custo/benefício é muito boa.

Veredito Final

A Google Agenda pode ser uma ferramenta confiável, mas tem deficiências ainda em alguns pontos. A competição tem reagido mais rápido de muitas maneiras e incorporado funções pedidas pelos usuários antes do Google. A agenda é realmente fácil de ser usada e também tem um design razoavelmente atraente, mas, por exemplo, apresenta a problemática e frustrante visão mensal dos compromissos.

Os problemas são fáceis de serem resolvidos, especialmente para um conglomerado como o Google, de modo que a Google Agenda recebeu apenas três estrelas. Os usuários com menores exigências podem instalar o calendário sem hesitação e tirar proveito das suas funcionalidades.

8 Compartilhado

7 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi