O Android pode sentar no banco dos réus

AndroidPIT Google apps

A União Europeia pode estar prestes a travar uma longa batalha judicial contra o Google. Depois de questionar abusos no sistema de buscas online da empresa, é a hora do Android sentar no banco dos réus. O problema: os Google Apps pré-instalados nos aparelhos.

As informações são do Financial Times, que cita fontes ligadas a agências reguladoras da UE. De acordo com o jornal, uma acusação contra o Android já está sendo finalizada e deverá se entregue à Justiça no decorrer dos próximos dias.

O problema: os Google Apps pré-instalados nos aparelhos

Um dos pontos levantados por Margrethe Vestager, agente de competição da UE, é que os aplicativos do Google pré-instalados nos smartphones vão de encontro a livre concorrência. Para ela, a empresa tem uma vantagem desleal, já que diminui a competitividade ao reduzir as chances de novos desenvolvedores atingirem os usuários.

AndroidPIT Google apps 2 w782
Aplicativos pré-instalados ofereceriam risco a concorrência e a inovação / © ANDROIDPIT

A ideia é processar o Google da mesma forma que a UE fez no passado com a Microsoft.  A batalha judicial com a empresa de Bill Gates envolvia o Media Player, que vinha instalado junto com o Windows.  O processo durou  quase uma década e a gigante de Redmond teve que pagar 2 bilhões de euros em multas.

Para Vestager, os Google Apps agiriam da mesma forma que o Media Player, dificultando a inovação.

“Uma das preocupações foi o efeito sobre a inovação. Se o leitor da Microsoft já estava lá quando você comprou o PC, seria difícil convencer as pessoas a tentarem uma alternativa. Uma grande desvantagem para os desenvolvedores”, lembrou.

Por outro lado, a empresa de Mountain View diz que o Android não limita a concorrência, já que outros apps podem ser instalados sem maiores problemas na Google Play. A gigante também lembra que diversas operadoras e fabricantes, como a Samsung, pré-instalam outros apps concorrentes como o Facebook.

Caso o Google seja condenado, a multa estimada é de 10% do faturamento. Só no ano passado a empresa registrou US$ 74,5 bilhões. Faça a conta.

A multa pode ser pesada, mas se tiver uma regulamentação em cima dos aplicativos pré-instalados da empresa, o Google vai perder uma de suas principais fontes de renda no Android.

Você está de qual lado? Acha que os Google Apps pré-instalados no Android prejudicam a concorrência? Deixe sua opinião nos comentários.

Artigo seguinte
97 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rodrigo Augusto 5
    Rodrigo Augusto 22/04/2016 Link para o comentário

    Microsoft foi pro banco de réus tbm no passado onde alegavam monopolio de programas pré instalados no Windows, ela teve q se dividir em duas empresas naquela época. A Samsung tbm age de forma anti profissional em instalar app no aparelho e o usuário leigo não consegue remover o aplicativo.


  • 1
    Anderson T Barbosa 22/04/2016 Link para o comentário

    Pra mim isto é a mesma coisa que comprar um carro e não poder levar o aparelho de som original... Um absurdo.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Beleza, eu levo o carro com o aparelho de som original mas esse aparelho não é o que eu gosto, mas não posso arrancá-lo, portanto eu fico impedido de colocar um aparelho do meu gosto, e daí, como fica?


  • Marcos G. 8
    Marcos G. 21/04/2016 Link para o comentário

    Dá um root ,e comece do zero


  • Lucas Wiederkehr 10
    Lucas Wiederkehr 21/04/2016 Link para o comentário

    Eu sou #teamgoogle


  • André V. 22
    André V. 21/04/2016 Link para o comentário

    Eu acho estúpido. Se o sistema é da Google, porque não embarcar os seus aplicativos? Sim, alguns aplicativos muitas pessoas não usam, mas por exemplo o Google Play é indispensável para o funcionamento normal de um smartphone Android em termos de adquirição de aplicações, visto ser o "ex-libris" do Android.

    Além disso, a Google referiu que há alternativas, basta procurar na loja da Google. Tal como a Microsoft, isso não muda quase nada, porque se a pessoa conhecer o programa e só usar aquele, ela vai atrás do programa para baixar.

    CAVArtur Scolari


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Mas se eu posso baixar os apps da Google direto da Play Store, porque eles tem que vir pré-instalados, na tela inicial na primeira vez que eu ligo o celular ou o restauro, e o pior, atrelados ao sistema, ou seja, consumindo memória que poderia servir para outro app e sem possibilidade de desinstalar normalmente? A gente sabe que a Play Store e a Play Services são úteis, mas Play Música, Play Banca, Play Games, Play Movies, Chrome, Maps, YouTube são mesmo necessários a ponto de já virem pré-instalados?
      E essa encrenca da Microsoft lá na Europa pelo jeito não deu em nada, porque ela ainda continua embarcando o Edge, os apps do MSN, o app de E-mail, a Calculadora, o Onedrive, o Groove, o Filmes e TV no sistema. Dificilmente vejo gente utilizando outros apps de E-mail, de Notícias, de Clima, Calculadora no Windows porque já ficam reféns dos apps dela. Os apps de reprodução de mídia tem o VLC, e o de Cloud Storage tem o Dropbox e outros, mas isso não tira o fato da jogada que a Microsoft está fazendo.

      André V.Denis FrancisConta desativada


  • 5
    Wesley 21/04/2016 Link para o comentário

    O problema não é ter, e sim o poder tirar de lá... Não quero fazer root para esconder o app não. Eu quero os apps que eu utilizo e os que eu não quiser, eu possa tirar sem problemas e sem root se eu não estiver a fim de fazer. Muito app inútil ali.

    Denis FrancisCAV


  • Blind 40
    Blind 21/04/2016 Link para o comentário

    Perai, e a Apple e seu Iphone com mil coisas pré instaladas como faz?


    Esse tipo de ações são RIDICULAS, vc criou o sistema, vc poem o que deseja e ponto.

    Existe algo já PRÉ instalado pra AJUDAR o usuário, facilitar a vida dele, a loja serve para isso, poder de ESCOLHA.


    viagem demais isso...

    Somente concordo que deveria ter opção de DESINSTALAR nativamente sem problema algum, desocupando espaço. Vc quer? então deixa lá, não usa? desinstale.

    Denis FrancisCAVAndré V.


  • 5
    Vinícius Coelho 21/04/2016 Link para o comentário

    Se viesse a opção de desinstalar, nativamente (sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root... sem root), acabaria com os problemas de uma forma bem mais simples. Ah, e mesmo com o Play Music, MUITAS pessoas usam o Spotify... Só um exemplo

    CAVWilliams


    • 82
      Conta desativada 21/04/2016 Link para o comentário

      Isso td é medo de root??? Rs...

      Williams


      • 29
        Denis Francis 22/04/2016 Link para o comentário

        Acho que alguém não sabe que ROOT é motivo de perda de garantia, but that's none of my business!


    • Williams 18
      Williams 21/04/2016 Link para o comentário

      Seria bom, mas não fazem, por isso vou no root


      • 82
        Conta desativada 21/04/2016 Link para o comentário

        Root ñ tem perigo ñ. Sempre fiz e nunca tive problemas.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Eu acho um saco a Samsung privilegiar o Google Play Music em aparelhos que não são Galaxy A, S ou Note desde o Android KitKat. O app de Música dela é mais interessante em alguns aspectos. Ou mesmo o app AOSP em outros celulares. Obrigar a usar o Play Music é foda.


      • 82
        Conta desativada 22/04/2016 Link para o comentário

        Detesto Play Music


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 21/04/2016 Link para o comentário

    Desde o tempo da Nokia que existe isso..


  • Claudio Sanchez 6
    Claudio Sanchez 20/04/2016 Link para o comentário

    A UE é cheia de frescurinhas. Você não é obrigado a usar o que vem instalado no celular e tem a oportunidade de instalar o que você imaginar. Se o SO é do Google ele já coloca todas as ferramentas necessárias pra quem tem uma conta do Google e ativa o SO. Agora os apps das empresas, esses são de incomodar muito. A UE tem que processar Samsung, LG e companhia.

    André V.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Beleza.
      Mas veio instalado o Google Play Banca. Eu não preciso dele. E na hora de desinstalar? Geralmente os apps da Google vem todos atrelados ao sistema, e só com root você consegue desinstalá-lo. Mas, fazer root só pra desinstalar app é um saco, principalmente agora que, desde o Android 4.2 ou superior, fazer root em certos aparelhos já não é uma tarefa das mais práticas.

      Conta desativada


  • Willian Belizario 26
    Willian Belizario 20/04/2016 Link para o comentário

    Root livrai-nos de todo mal amém!

    WilliamsFelipe A.Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 20/04/2016 Link para o comentário

    Tanta coisa para se preocupar, a união européia (com letras minúsculas mesmo) esta querendo aparecer por que nos Smartphones vem o Google pré instalado, ora faça mil favor, usa quem quer, quem não, usa o que mais lhe agradar. Por quer eles não vão se preocupar com os atentados o EI, é muito mais inteligente.

    Conta desativadaIlan E.


  • Paulo Wanderley da S. 21
    Paulo Wanderley da S. 20/04/2016 Link para o comentário

    O que dizer da Apple então???

    Tiago Hastenteufel


    • 44
      Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

      Mas vocês são iguais velhinhas mesmo heim, vai gostar de um mimimi lá longe.

      Williams


  • 5
    Betel studios 20/04/2016 Link para o comentário

    ah claro usando o Android puro o aparelho se enche de apps, nossa, vai usar a antiga TW, sinceramente é cada um q vem pra tirar dinheiro das empresas, isso é frescura, todo mundo usa esses apps, só falta mesmo deixar desinstalar pro cara q não quer usar, só isso

    Blind


  • 23
    Shunsui 20/04/2016 Link para o comentário

    O maior problema não é isso, o problema é que o Android não permite desinstalar tais aplicativos, apenas permite você digamos desativar eles, mas estarão lá consumindo memória o tempo todo. Nos Estados Unidos a associação do consumidor de lá entrou com uma ação sobre isso, a Google não permite eles desinstalarem os aplicativos, apenas desativar, mas ficam lá consumindo memória, e tem outra acusação, que a Google força as fabricantes a usarem e deixar pré-instalados tais aplicativos da Google usando como pretexto a Play Store, ou segue a regra, ou fica sem a Play Store.

    CAVAndré V.


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 20/04/2016 Link para o comentário

      Mas isso ocorre igualmente no Windows Phone e no iOS, cada empresa beneficiando seus respectivos sistemas e aplicativos. Não existe Santo.

      André V.WilliamsBlind


      • André V. 22
        André V. 21/04/2016 Link para o comentário

        Não é questão de ser "Santo". Se eu ter um sistema operacional criado pela minha empresa, eu acho normal querer regras para que as fabricantes instalem o sistema de determinada maneira.


    • 82
      Conta desativada 21/04/2016 Link para o comentário

      Shunsui, ñ é o Android que ñ permite e sim as fabricantes q assim o fazem... E o Google tb.

      Williams


  • Caique Moraes 15
    Caique Moraes 20/04/2016 Link para o comentário

    O meu argumento é simples (tanto para Microsoft quanto a Google):
    O SO é meu e eu coloco nativamente o que eu quiser nele. Se você não gostou, sugiro que pare de usar meu SO e crie o seu.

    André V.WilliamsRafaelClaudio Sanchez


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 20/04/2016 Link para o comentário

    Apesar de utilizar bastante alguns dos apps da Google que já vem de fábrica, acho um exagero por parte da Google. Ao meu ver deveria ter como no mínimo desinstalar esses apps sem nessecidade de ter acesso root.

    CAV


  • 15
    gleibson 20/04/2016 Link para o comentário

    sim eu acho que além de enche o celular com aplicativos que quase ninguém usa

    CAV


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 20/04/2016 Link para o comentário

    Não acho tão prejudicial assim, visto que, ao meu ver, todos tem utilidade.

    Williams


    • Williams 18
      Williams 21/04/2016 Link para o comentário

      Ruim é não poder remover facilmente

      Eric Romero


      • Eric Romero 39
        Eric Romero 21/04/2016 Link para o comentário

        Pois é.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Mas nem todos pensam que todos os apps tem utilidade Eric.
      Ou Google Play Banca é unanimidade? Ou Google Play Livros é unanimidade? Ou Google Chrome é unanimidade?
      Uma coisa é Google Play Services ou Google Play Store, que são uns apps desgracentos pra consumir memória, mas sabemos que são indispensáveis. Mas Google Play Livros particularmente eu não acho indispensável. E a Google tem que empurrá-los em todos os aparelhos como se eu fosse usá-los. Beleza, se tiver a opção de desinstalar facilmente, eu até perdoarua. Mas não, ela ainda tem que colocá-los atrelado ao sistema, e só com o root pra tirar as desgraças. E olha que root, depois do Android 4.2, já não vem sendo tão prático assim de colocar em diversos aparelhos.


  • 73
    Jairo rios 20/04/2016 Link para o comentário

    A maior lobista junto a comissão da UE neste processo é a MS , quer ver o circo pegar fogo


    • 23
      Shunsui 20/04/2016 Link para o comentário

      Assim como no passado foi a Google contra a Microsoft, deveria ler mais sobre isso, quando a Microsoft foi acusada de monopólio a Google estava lá, principalmente no que tange ao Internet Explore, e a Microsoft também usava a mesma argumentação que o Windows não proibia instalar outros navegadores, e mesmo assim a Microsoft perdeu...

      CAV


  • Souza 9
    Souza 20/04/2016 Link para o comentário

    Não acho que isso seja um problema, os apps da Google não são perfeitos, e para alguém que tem mente aberta, basta ir na Google play e procurar alternativas às padrão do Google. Não é porque já tem um app pre-instalado que você não vai recorrer a outro mesmo que este supra todas suas necessidades, pode haver outro mais eficiente. Basta pesquisar. Não se aconchegue! A única reclamação que tenho com isso, é sobre não poder desinstalar os aplicativos que vem de fábrica.

    CAVRodrigo Schardosim


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Tá, os apps são dela, o sistema é dela, portanto ela pode fazer o que quiser. Mas precisa mesmo jogar na cara do usuário o Google Play Banca, o Google Play Filmes, o Google Play Livros? Na primeira vez que o cara liga o celular, lá está a pastinha "Google" com todos os apps dela. Mas o sujeito só usa uns 2 sendo que tem uns 10 ali. Pode ser prático para alguns apps, mas é altamente incômodo para outros.


  • Tulio Schutz 10
    Tulio Schutz 20/04/2016 Link para o comentário

    É justamente por isso que eu sempre uso Roms customizadas.


  • Emanuel 14
    Emanuel 20/04/2016 Link para o comentário

    O problema é pouca memória no meu caso!


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 20/04/2016 Link para o comentário

    Seria mais fácil se todas as fabricantes deixassem a gente desinstalar os aplicativos que vem nativamente.

    Tiago HastenteufelCAVRafhaela MarquesCarlos CampeloValdomiro Prata JuniorConta desativadaJoni PavanelloConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/04/2016 Link para o comentário

      Realmente Pamella! Seria maravilhoso isso!


    • Carlos Campelo 11
      Carlos Campelo 20/04/2016 Link para o comentário

      concordo com voce


    • Eduardo Rocha 37
      Eduardo Rocha 20/04/2016 Link para o comentário

      Seria um sonho!


  • Kevin Couto 21
    Kevin Couto 20/04/2016 Link para o comentário

    Se você não quer usar os apps do Google basta desativar, acho desnecessário uma batalha judicial...

    Joni Pavanello


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/04/2016 Link para o comentário

      Ou fazer root e remover por completo!

      Conta desativadaCarlos Campelo


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Beleza.
      E quando eu quiser instalar um app e der memória cheia, e daí?
      Por um acaso não são esses tais apps desativados que estão atrapalhando o app que eu realmente quero instalar?


  • 21
    Joao Paulo Santos 20/04/2016 Link para o comentário

    O único aplicativo do google que uso é o nativo de mensagens de texto, porque o resto eu desabilito todos!
    Seria ótimo poder desinstalar sem fazer root, acho que o usuário deveria ter mais controle sobre o que consome os recursos do aparelho.
    O pior é que os aplicativos do google não são os melhores em sua categoria, talvez por isso eles nos obriga a mantê-los no aparelho.

    CAVJoni Pavanello


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 20/04/2016 Link para o comentário

      Mas se proibir a Google e ter seus app no PRÓPRIO sistema operacional, os cara também deve proibir as operadoras e fabricante de por seus lixos no apararelho como por exemplo a Samsung que vem com 1001 apps desnecessários. eu ultilizo muitos apps da google seria bom ele vim puro mas o aparelho também tem de vir sem nada das fabricantes.

      Joni Pavanello


      • CAV 57
        CAV 22/04/2016 Link para o comentário

        Mas logicamente todas essas estão erradas. Estão se aproveitando da fragilidade desses orgãos para adotarem essas medidas abusivas que mais atrapalham do que ajudam o consumidor.
        Há de se questionar até que ponto é vantajoso para as pessoas terem apps pré-instalados nos seus aparelhos, porque a maioria não usa nem metade dos apps que vem pré-instalados. Mas eles estão lá, porque dizem que é pra facilitar pro consumidor. Até onde facilita?

        Joao Paulo Santos


      • 21
        Joao Paulo Santos 22/04/2016 Link para o comentário

        Concordo que a Google coloque todos os seus aplicativos no celular. Até porque alguns são essenciais ao seu funcionamento e quando desabilitados sem um substituto o sistema fica instável e com erros. Mas o problema é não permitir que sejam removidos.
        E isso vale pra Samsung, Asus e todas as outras.


  • Josue Js 12
    Josue Js 20/04/2016 Link para o comentário

    Os apps pré-instalados não são o problema, o que é ruim é não poder desinstala-los. A Google pode resolver o problema fazendo igual a Microsoft, tornando o sistema um serviço. Com isso os seus apps padrão serão parte desse pacote.

    CAVValdomiro Prata JuniorJoni Pavanello


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/04/2016 Link para o comentário

      Nesse ponto a Microsoft tá de parabéns por deixar desinstalar qualquer aplicativo!

      Carlos Campelo


      • 73
        Jairo rios 20/04/2016 Link para o comentário

        O problema é que não tem app nos Lumia , vai instalar o que?


      • 44
        Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

        Não é só nos Lumias, isso vale para a versão desktop Jairo....
        Pessoal aqui ultimamente esta com bolso cheio de pedras, pqp.


      • 23
        Shunsui 20/04/2016 Link para o comentário

        Rapaz, não fale asneira, não tem aplicativos? Perdoe, mas anda meio desatualizado, melhor procurar sites sobre o sistema e ver que todo dia lança aplicativos...


      • Henrique A. 22
        Henrique A. 20/04/2016 Link para o comentário

        Deivis, não é bem assim. Vai desinstalar o Outlook? Não pode. Quer desinstalar o Edge? Não pode.


      • CAV 57
        CAV 22/04/2016 Link para o comentário

        Calma Josué e Deivis, não elogiem a Microsoft ainda.
        Até onde eu sei, o Internet Explorer, o Windows Media Player, o Paint, a Calculadora, o Bloco de Notas, a Ferramenta de Captura, o WordPad e outros eu não consigo desinstalar, nem no Windows 10.
        E, pelo menos no Windows 8.1, a Microsoft fez a besteira de não permitir a desinstalação do OneDrive e do Fotos. E quando vou instalar o app de E-mail ela me empurra os apps de Calendário e Pessoas, e daí fico naquela: ou instalo os três ou não instalo nenhum.
        E no Windows Phone 8.1 os apps OneDrive, OneNote e Carteira eu não conseguia desinstalar, além, claro, do Internet Explorer. E acho que essa restrição continua no Windows 10 Mobile.
        Então a UE encheu o saco da Microsoft, mas na prática, a Microsoft não aprendeu nada com esse processo.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 20/04/2016 Link para o comentário

    se quiser que tenha apps pré instalados td bem... mas pelo menos deixa as pessoas que não usam tirarem do aparelho ... pq tem uns que não dá

    CAVValdomiro Prata JuniorDeivis SchumanJoni Pavanello


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/04/2016 Link para o comentário

      Seria algo muito bom, assim como a MS faz!

      Victor Lima


      • CAV 57
        CAV 22/04/2016 Link para o comentário

        No Windows 10 Mobile eu posso desinstalar tudo, até o OneDrive, o OneNote, o Edge?


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 20/04/2016 Link para o comentário

    Acho que os fabricantes deveriam dar o poder de escolha aos usuários permitindo apagar certos Apps. Chega de Bloatware!

    Valdomiro Prata JuniorJoni PavanelloConta desativada


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Mas se não fosse conveniente para elas, você acha que elas continuariam fazendo isso?
      A Samsung até ensaiou diminuir o bloatware, mas certamente a graninha que ela ganha da Gameloft a fez voltar atrás, mesmo ela sabendo que o povo não gosta dos apps demos dela.


  • 30
    Lordney 20/04/2016 Link para o comentário

    Tomara que perca e que todas as fabricantes sejam obrigadas a não instalar nada que não seja de uso funcional com o sistema. É o fim você comprar um smartphone e ele ter um monte de apps inúteis que não podem ser removidos, e desativar não faz com que a memória seja liberada pois eles continuam alí. Uma coisa que me irrita é play games, deteszto jogos mobile e essa merda fica atualizando sozinha mesmo eu configurando a loja para não atualizar os apps automaticamente.

    CAVConta desativada


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 20/04/2016 Link para o comentário

      desabilita o apps. sim os aparelhos como por exemplo da samsung deveria vir puro e o android também, mas e assim e proibir a Google de ter seus app no proprio sistema devem também proibir as fabricares ou não adiantara nada. sera tipo injustiça eu uso muitos app da Google mas o do aparelho nada, por isso uso rom costumizada. '-'


  • 45
    Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

    Eu uso a play store e o chrome somente.
    Para mim alguns apps realmente só ocupam espaço.
    Se precisar de Drive ou gmail, posso ir pelo chrome, não me incomodo.

    CAV


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/04/2016 Link para o comentário

      Tbm só utilizo esses dois que vc citou brother!


  • 12
    Antonio Claiton 20/04/2016 Link para o comentário

    Já que não faz diferença pra google, então que ela tire os gapps e se quisermos podemos instalar depois.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      E onde a Google estaria ganhando com isso?
      Ela não mantém os seus apps porque ela não pensa no consumidor.
      Ela mantém os apps porque ela mesma estará ganhando com isso.


  • Augusto Silva 34
    Augusto Silva 20/04/2016 Link para o comentário

    Eu sou a favor de um sistema mobile mais limpo possível mas mesmo assim acho a acusação totalmente sem fundamento. A Google Play está lotada de apps de milhares de desenvolvedores que podemos instalar na hora que quisermos, não faz sentido achar que o usuário vai ficar usando um aplicativo só porque ele já vem instalado. Verdade é que a maioria dos aplicativos da Google que vêm pré-instalados são muito bons (vide Gmail, Drive, Keep, etc), e apesar de não poder ser desinstalado (sem root) é muito simples desativa-los. Como uso root já desinstalei faz tempo tudo o que não uso.

    Conta desativada


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 20/04/2016 Link para o comentário

      verdade, mas os app das fabricante serve pra nada a maioria '-'

      Augusto Silva


  • 73
    Jairo rios 20/04/2016 Link para o comentário

    Não acredito que prejudique , apenas induz.


    • Josue Js 12
      Josue Js 20/04/2016 Link para o comentário

      Você tem razão. A Google condiciona, não determina, por isso não tem crime algum. Assim como no caso da Microsoft, isso é só para arrancar dinheiro das empresas americanas. E todo julgamento tem que ocorrer com todos os sistemas operacionais que existem. Pois TODOS OS SISTEMAS OPERACIONAIS vem com programas e apps das empresas, o iOS, o Android, o Windows 10 mobile, o OSX.
      A justiça européia só persegue a Google agora. Pela acusação parcial não pode ser julgado, só poderá quando todas as empresas de software estiverem no banco dos réus, pois todas adotam o mesmo procedimento. A justiça deve ser imparcial, o politicamente correto europeu deve valer para todos.


      • Laércio Henrique Da Silva 23
        Laércio Henrique Da Silva 20/04/2016 Link para o comentário

        correto, e assim se tirar os direitos da Google de ter seus app no próprio sistema operacional devem tirar de todas as outras empresa.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 20/04/2016 Link para o comentário

    É o que eu venho falando há muito. Embarcado devia vir somente um navegador, a partir dele o usuário consegue instalar tudo o que quiser.
    Eu lembro bem da briga que foi a UE contra a MS, no final das contas a MS simplesmente deu opção aos usuários (como se o Inter Explorer fosse tão bom quanto era antes).
    Mas isso é desleal com a Google, para esse processo ter lógica, a UE tem que processar também a Maçã e todas as fabricantes que utilizam o Android, pois todos eles vem com apps embarcados, muito deles inúteis.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Com certeza.
      Esse negócio de ferrar com uma e deixar as outras na boa não convence e só comprova a parcialidade da justiça.
      Justiça tem que ser imparcial para ser válida. Senão, é uma "pegação no pé" que trará mais problemas do que soluções.


  • Josival Sousa 29
    Josival Sousa 20/04/2016 Link para o comentário

    Se formos levar em consideração o tempo que durou a briga judicial com a Microsoft o Android estará em sua versão 16+ e até lá muito coisa já terá acontecido.


  • Murillo Assunçao 3
    Murillo Assunçao 20/04/2016 Link para o comentário

    N acho q prejudica a concorencia, porem acho q eles desnecessários, como os pre instalados da samsung, Pois ocupam espaco,e alguns nem da pra remover

    CAVEmanuelsf


    • 85
      Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

      Mas aí já é outra questão, acredito que a fabricante tenha liberdade de instalar seus apps próprios no aparelho. E a denúncia se refere ao Google impor isso em seu sistema independente da fabricante....


      • CAV 57
        CAV 22/04/2016 Link para o comentário

        Mas, se for ver, dá na mesma.
        Qual é a utilidade do Galaxy Apps? Qual é a utilidade do Samsung Push Service? Qual é a vantagem de vir com o Dropbox pré-instalado, se nem tenho uma conta e nem tenho vontade de criar uma?
        Uma coisa é o SO já vir com drivers, codecs e itens básicos pro SO funcionar de cara e eu ir atrás do resto, ou pelo menos já vir algumas coisas como app de Música, de Reprodução de Vídeo, Navegador, Gerenciador de Arquivos, mas com a possibilidade de eu descartá-los se assim quiser.
        Outra é a Samsung me empurrar o Galaxy Apps, o ChatON (que já nem embarca mais) e sem me dar a possibilidade de desinstalá-los facilmente.
        Percebe? Muda a empresa, mas a pilantragem é a mesma, porque pode ser vantajosa pra elas, mas nem sempre é vantajosa pra nós, consumidores.


  • 27
    Frederico Porto 20/04/2016 Link para o comentário

    Pra mim, qualquer aplicativo pré-instalado que não seja essencial ao sistema cai na definição de bloatware. Sua remoção é difícil e limita a memória disponível para instalar os aplicativos do usuário final.

    UPDATE: já encontrei o email dessa margrethe para expor meu ponto de vista como usuário! de fato, os GApps limitam o espaço e, por não poderem ser removidos, dificultam aos usuários de celulares com baixa memória livre de testarem outros aplicativos. Foi o que eu informei a ela.
    Quero ver o google ser obrigado a colocar seu aplicativos na pasta de software do usuário, não do sistema!

    CAVConta desativada


  • 85
    Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

    Nunca encarei isso como algo errado, se eu compro um android é obvio que irá vir aplicativos google e se eu compro um Iphone, também é de se esperar que venham aplicativos da Apple. Mas independente disso, é possível baixar outros Players de Música, outros navegadores e etc. Acredito que o que esta sendo levado em conta é o fato da Google sempre ter levantado a bandeira da "liberdade", e se é assim, pq tenho que aceitar os seus aplicativos no sistema se tem vários outros que podem fazer a mesma coisa? É um assunto polêmico e cada um tem uma visão.....

    CAVMessias de Carvalho S.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Vir não é necessariamente um problema. A gente já viu que até pode ser uma solução.
      Mas uma empresa que, como você diz, que prega um SO livre, mas que embarca seus apps na pasta do sistema e não do usuário, limitando a memória e impossibilitando uma remoção fácil é meio contraditório, não?
      Não é o que acontece, mas vamos dizer que ela embarca o Google Chrome para "impedir" que eu baixe o Opera. Não que ela impeça por meio da opressão, mas só do fato dela limitar a memória, já significa que ela está conseguindo o que quer, aparentemente.


  • henriluiz 7
    henriluiz 20/04/2016 Link para o comentário

    Não vejo tanto problema em vir pré instalado, só acho que deve existir a opção de remover os apps (pré instalados) que vc deseja.

    CAVAder MarceloMessias de Carvalho S.


  • 82
    Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

    Pra mim o problema ñ é nem vir pré instalado. O problema real é ter que recorrer ao root pra desinstalar. Tem que pelo menos dar a opção de remover normalmente.

    CAVAugusto Silva


  • 13
    Diego Rodrigues 20/04/2016 Link para o comentário

    Não faz sentido. A Google entrega um sistema pronto para ser usado. Para isso ele precisa ter alguns apps para executar as tarefas. Seguindo a lógica deste processo, o certo seria entregar só o kernel e depois o usuário que se vire buscando o que lhe agrade no mercado.

    Conta desativadaMessias de Carvalho S.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Sua ideia faz sentido quando falamos de apps indispensáveis, como um Gerenciador de Arquivos. Já passei raiva com aparelhos da Motorola de precisar acessar, de cara, apks que eu tenho no cartão de memória (como um gerenciador de arquivos, hehehe), e não ter o gerenciador, e me obrigar a ir no Google baixar o ES File Explorer (já que o celular não é meu e eu não quero logar com a minha conta do Google para fazer isso pela Play Store), que nem é o Gerenciador que eu usaria no dia a dia, mas que vou precisar naquele momento porque a maldita Motorola não tem uma solução própria para isso (ela até tinha, até os RAZR i, mas não sei por que fez a besteira de desistir do app).
      Agora o Google Play Livros, o Google Play Banca fazem de um sistema o que você considera como "pronto"? Eu discordo.


  • Não Sou Capaz de Opinar 13
    Não Sou Capaz de Opinar 20/04/2016 Link para o comentário

    Vai ver é porque a UE está precisando de dinheiro para sair do atoleiro, aí vê um processo no Android como uma "fuga de escape". HAHAHA! (brincadeiras a parte)


    Sinceramente, acho isso injusto. É lógico que em um sistema operacional tenha apps pré-instalados no aparelho. Se for assim, processem o iOS também pelo Bússola, Amigos, Game Center, Safari, Bolsa, Notas, Saúde, Gravador, Tempo...

    CAVMessias de Carvalho S.


    • 25
      Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

      Tomara eu que o Brasil tivesse no "atoleiro" que esta a Uniao Europeia"....


      • Não Sou Capaz de Opinar 13
        Não Sou Capaz de Opinar 20/04/2016 Link para o comentário

        Foi brincadeira como eu mesmo disse. Não é possível que tenhas a levado a sério.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Claro. Deveria mesmo.


  • 44
    Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

    E vamos as polêmicas.


    • 85
      Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

      hahahhahahaha, ai é so adicionar "Apple" ao comentário e pronto, ta feita a cagada.........

      CAVConta desativada


  • 22
    Conta desativada 20/04/2016 Link para o comentário

    Concordo e discordo. Vou usar o exemplo do Play Music, que é o meu serviço de streaming. Nem cheguei a buscar opções na Play Store pois o mesmo supriu minhas necessidades já de imediato, e sou assinante do serviço desde então. Por outro lado, um smartphone com Android puro (ou quase) não conseguiria executar um simples mp3 sem antes precisar recorrer à Play Store.


    • CAV 57
      CAV 22/04/2016 Link para o comentário

      Esse problema que você cita é mais evidente com o app de Gerenciador de Arquivos, que Nexus e Motorola burramente não embarcam.
      E Play Music é mais útil para isso mesmo. Pois como apenas um tocador de mp3 ele é um app que deixa bastante a desejar. Até soluções proprietárias como os apps de Música da Samsung, LG e Sony fazem melhor essa tarefa de tocar música.
      Mas infelizmente quem compra um Galaxy que não seja A, S ou Note, tem que engolir o Play Music porque a Samsung, não se sabe por quê, não quer empurrar o seu app de música como fazia até o Android 4.3 (exceto os Galaxys Fame e Young Plus com Android 4.1 que nem a S Planner ou o Relógio dela quis enfiar). Claro, tem opções na Play Store, mas se não são do meu gosto, como fico? Poderia tentar pegar os apps de música da tal fabricante, mas o app não instala em qualquer aparelho, daí ferra tudo.


  • Fernando Tenório 15
    Fernando Tenório 20/04/2016 Link para o comentário

    Sim prejudica e muito...

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.