O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 8 Compartilhado 64 Comentários

Google está testando bloqueador de anúncios nativo no Chrome para Android

Os bloqueadores de anúncios são uma mão na roda quando o assunto é privacidade, segurança e economia de dados. Sim, deixando de processar propagandas invasivas no seu computador ou smartphone você estará basicamente poupando tudo isso. O Chrome, por sua vez, deve ganhar no próximo ano sua própria versão do AdBlock.

O Google irá lançar em 2018 uma novidade bastante aguardada pelos usuários do Chrome para Android. Finalmente, o navegador nativo do sistema do robô verde irá ganhar um bloqueador de anúncios nativos, ou seja, você não precisará mais baixar extensões ou aplicativos que façam isso separadamente.

O teste deste recurso ainda é limitado, logo, você precisará baixar o Chrome Canary, que é é uma versão experimental do navegador com funcionalidades que serão lançadas - ou não - em versões futuras e estáveis do Chrome. O download pode ser feito na Play Store:

Chrome Canary (instável) Install on Google Play

Por se tratar de um recurso experimental é possível que o bloqueador de anúncios não te impressione à primeira vista. Fiz diversos testes em sites que exibem diferentes modelos de propagandas e, basicamente, não percebi nenhuma diferença entre o recurso nativo no Canary e no Chrome convencional. Para ativá-lo é preciso ir até Configurações > Configurações do site > Anúncios.

chrome canary adblock
Bloqueador de anúncios do Google Chrome / © AndroidPIT

Existe, contudo, uma certa expectativa em torno de seu funcionamento, que deve ser um pouco diferente dos bloqueadores de anúncios convencionais. Isso porque executivos do próprio Google comentaram recentemente sobre esses utilitários e também sobre o papel das propagandas na internet. Muitos sites, portais e serviços dependem da receita gerada por esses anúncios, inclusive o Google, portanto, o bloqueador nativo do Chrome deve inibir apenas pop-ups invasivos e propagandas que carregam malwares.

Não será o fim dos anúncios, mas pelo menos teremos uma trégua daquelas propagandas que enganam os usuários e prejudicam o sistema operacional.

O que você achou do recurso? Já utiliza ou utilizou bloqueador de anúncios no seu Android?

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leandro Marques há 3 meses

    Que bom, pq tem algumas páginas que é quase impossível a navegação de tanto pop-up que aparece, e o pior, alguns quando vai se fechar ainda te redirecionam pra outras páginas....

  • Neto Castro há 3 meses

    Com certeza. Eu sei que quando uso o YouTube por exemplo tenho que ver um anúncio, isso ja ficou claro e você aceita quando cria uma conta. Mas tem sites que você clica em um link e abre mais dois de propaganda, ou aqueles videos e janelinhas que aparecem sem você clicar em nada... affu que raiva meu. Ai você vai fechar e salta mais dois na tela.

  • Vinicius Guerra há 3 meses

    O Google deveria recriar o Chrome, nas suas versões iniciais ele era muito bom e rápido, depois foi ficando lento, pesado e devorador de RAM. Bloquear anúncio, é algo tão simples, que já deveria ser feito a muito tempo. O Opera Mini, faz isso a muito tempo. E consegue ser muito mais eficiente na economia de dados, algo primordial, para quem usa redes móveis e precisa dela.

  • Victor Lima há 3 meses

    opa... parece massa hein

  • Leandro Marques há 3 meses

    Hahahaha verdade, tem que colocar com letras garrafais que é um recurso que ainda está em teste, pq sempre aparece um reclamando e dizendo que não presta....

64 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações